Lanced: The shaming of Lance Armstrong

Lanced: The shaming of Lance Armstrong David Walsh...

Resenhas - Lanced: The shaming of Lance Armstrong

Shirlei.Satiro 15/05/2013

A mãe de todas as farsas
É... eu li "Lanced: The shaming of Lance Armstrong" de David Walsh e a equipe de esports do jornal The Sunday Times.

Me lembro que quando o "Caso Armstrong"* aconteceu, estava tão envolvida com outras coisa que não prestei muita atenção.
Meu padrinho estava lutando contra um câncer no pâncreas extremamente agressivo quando tudo aconteceu.

Em 2011, quando descobrimos o câncer de meu padrinho, eu costumava falara ele sobre esse esportista que lutou contra esse terrível monstro e, não só ganhou, como pôde depois disso ganhar 7 vezes a mais difícil e celebrada "corrida" de bicicletas (posso chamar assim?). E, apesar de saber que meu padrinho não tinha mais muito tempo, eu acreditava (como ainda acredito) em milagres, pois Lance Armstrong era um milagre!
Então, quando o inferno pessoal do Sr. Armstrong veio a público, eu não estava prestando a devida atenção, pois vivia a vida daqueles que estão cuidando de um parente em estado terminal.

Não acredito que TODOS os atletas do mundo são "limpos! Sabendo o dinheiro envolvido em alguns esportes, é impossível acreditar que nenhum deles use dopping.
Mas, saber que depois de sofrer um tratamento quimioterápico, este homem, um atleta (pelo amor da Deusa!) não só usou dopping, como usou substâncias que poderiam fazer o seu câncer voltar mais agressivo e mortal do que antes, foi um pouco demais (ou muito demais, eu não sei) para alguém que viu uma pessoa amada ser estufada de medicamentos, que estavam não só matando o câncer mas, matando a pessoa também.
Li o livro com esse misto de desapontamento e raiva. Furiosa, para falar a verdade, com Lance Armstrong, por ele estar jogando fora um corpo saudável por causa de dinheiro e um pedaço de ferro para colocar na estante de casa!

Não estou me preocupando aqui com spoilers. O caso foi examinado, exumado e reexaminado tantas vezes que é impossível você não saber do que se trata.

O livro é uma compilação de artigos publicados pelo jornal britânico The Sunday Times. Em sua maioria, os artigos foram escritos por David Walsh, um jornalista que nunca "engoliu" direito essa estória milagrosa de Lance Armstrong e seu retorno triunfante ao Tour de France!

Quando você começa a ler, pensa que, talvez, os jornalistas estejam caçando Armstrong por nenhuma razão aparente mas, quando você começa a colocara as peças do quebra-cabeças de maneira fazer sentido, percebe que o sr. Lance Armstrong não passa de um ciumento, arrogante, preconceituoso, egoísta e, acima de tudo, mentiroso.
Nada, absolutamente, nada era proibido em sua jornada para o topo! E isso me fez pensar nos esportes e atletas de maneira geral: "Será verdade que nada importa a não ser a vitória?"
Minha resposta: Não acredito nisso! Mas, quem sou eu? Uma psicóloga que não tem um único osso esportista em seu corpo inteiro!

É um bom livro. Você percebe, durante a leitura, que foi feitas "ás pressas" quando o escândalo estourou. O The Sunday Times estava só tentando ter de volta algum dinheiro do que teve de pagar ao Armstrong ao longos dos anos e dos processos por causa de seus artigos, artigos que você vê/lê aqui neste livro.

Li o livro em inglês, pois não foi publicado aqui no Brasil (e não vejo motivo para tal, pois o brasileiro não se interessa muito por este esporte). Se você souber apenas o básico a respeito do "Caso Armstrong" esta é uma boa leitura para você começar a se aventurar por essa história. Agora, se você já sabe um pouco mais, talvez os outros livros de David Walsh, um dos únicos jornalistas que nunca "largou o osso Armstrong", seja mais interessante.

*não sei como foi chamado, na época, na mídia, mas aqui eu chamo o escândalo todo de Caso Armstrong.

as palavras estória e história são aqui usadas nas intenção de destinguir algo ficional (estória) de algo realmente ocorrido (história).

site: http://leiturarosa.blogspot.com.br/2014/12/pitada-18-mother-of-all-frauds.html