A criatura

A criatura Laura Bergallo

Resenhas - A criatura

Doug Tods 20/01/2010

NÃO O SUBESTIME!
A junção dos games da atualidade com os incomparáveis mitos gregos. Uma aventura cibernética com um toque de mitologia torna-se agradável os olhos do leitor. Os capítulos são pequenos e repletos de aventura, você devora o livro sem ao menos notar. Além de mostrar a fissura dos jovens pelos games, o livro também narra um conto amoroso de colegial. O livro também é rico em conteúdo, quando nos referimos à Grécia antiga, vocês vão enfrentar uma batalha no labirinto digna de competir com a de Harry Potter e o Cálice de Fogo, e também vão se surpreender com um final inimaginável. O livro poderia ter um pouco mais de trama, e assim, ser um pouco maior, pois quando a história começa a ficar realmente boa, ele simplesmente acaba. Mas fora isso, A CRIATURA está de parabéns!

Cat 22/02/2020

O livro é muito bom. Para quem gosta de aventura esse livro é ideal. Conta a história de um garoto muito bom em criar jogos para computadores, mas acaba criando um personagem que se revolta contra ele e os dois começam uma disputa. Há um final que, na minha opinião, foi muito bem elaborado, é um final que dá pena, mas se pensar um pouco, deveria mesmo acontecer.
kkmoreno 22/02/2020minha estante

jacdeoliveira 03/12/2011

Eugênio Klaus é um garoto de 15 anos e é um gênio da computação, ou melhor, nos jogos de computador.
Certo dia, uma empresa super famosa chamada Magnum Softwares contrata o jovem, e ele é clara engata numa nova aventura. Quando ele descobre que a empresa está tentando transportar um jogador de games para dentro do mundo virtual ele fica realmente impressionado.
Deixando o trabalho um pouco de lado, quando ele chega a sua casa começa a testar seus novos jogos com "a criatura" que ele criou. Um jogador dentro do computador que joga contra ele, o Loser. E bom, porque esse nome? Está um pouco na cara né?!
Certo dia Loser cansou de ser o "boneco" de Eugênio e se revolta contra seu criador, o que é algo extremamente estranho já que ele é somente um programa de computador. Loser desafia Eugênio e é neste momento que a verdadeira aventura acaba de começar.

O que posso dizer deste livro? Simplesmente surpreendente.
Achei que a história seria algo sem graça e fraca, mas quando comecei a minha leitura minha opinião mudou na mesma hora.
O assunto do livro não é normal, ou melhor, é normal, mas acaba sendo esquecido durante muitas histórias. A tecnologia está tão em alta no nosso dia-a-dia que muitos autores tentam fugir da mesma, mas Laura se aprofundou ainda mais nela.
Já o assunto mitologia citado quase em todo o livro achei ainda melhor. Extremamente maravilhoso. Sou super fã de mitologia grega o que me agradou ainda mais, e fez com que a história e tornasse ainda melhor.
Se você é uma daquelas pessoas que amam computação, jogos, mitologia, etc. Este livro é super recomendado para você. A aventura de Eugênio irá fazer com que você roa as unhas e morra de curiosidade, assim como eu mesma morri.
Um livro magnífico, e muito bem escrito.

Laura Lemos 17/12/2012

A CRIATURA.
Este livro fala sobre a vida de um menino que trabalha criando jogos de computador.Uma das pessoas que trabalha com ele criou um jogo chamado "Greeks"(gregos).Em seu computador há um personagem criado pro ele mesmo que tem vida,e o desafia nesse jogo,esse personagem se chama Loser.Loser vence o jogo mas havia um combinado:se Loser ganhasse,ele viveria para sempre no mundo dos humanos,mas o combinado não é cumprido.Loser continua vivendo no computador.

Isabella 24/01/2022

Um episódio de Black Mirror
Arrumando minha estante de livros me deparei com um que fora por muito tempo meu livro favorito durante da infância e resolvi reler.
Agora com 22 anos, e não sendo publico alvo, posso dizer que fico feliz de ter tido esse livro como um dos introdutores ao mundo da leitura. É um livro nacional extremamente gostoso e fácil de ler, com personagens interessantes e que aborda a mitologia grega de um modo bem introdutório, que deixa aquele gostinho de quero mais que deve ser o que o professor desejava na época que passou como dever de casa.
O motivo de não ter dado as cinco estrelas é ter achado a escrita de Laura Bergallo extremamente corrida, tendo momentos que fiquei agoniada de como a narração não envolve o leitor. Senti como se estivesse correndo para terminar, eu e ela. Mas talvez seja por não ser mais uma criança de 10/11 anos como o livro é recomendado.
Também achei que aconteceu a mudança de comportamento de Loser muito rápido no final do livro, uma solução abrupta apenas para dar ao final do livro um tom de suspense.
Apesar disso, é uma leitura que recomendo para quem quer um livro fácil ou uma introdução à mitologia grega.
Confesso que queria muito encontrar um livro YA com a mesma temática (o encontro entre os personagens).

isspinola 13/12/2023minha estante
como assim foi pra escola? eu não li isso aí nao

ATAA LEMBREI

EU ACH9

não lembro

NARA DIAS 23/01/2017

A criatura
A criatura publicado pela primeira vez em 2005, o livro além de ter sido bem aceito pelo público adolescente, recebeu o prêmio Adolfo Aizen, da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro – UBE/RJ, como o melhor título do gênero juvenil publicado em 2004/2005.

Nessa nova edição, lançada pela Editora Escrita Fina, o projeto gráfico ganha um ar mais moderno graças ao Estúdio Versalete. A história é dividida graficamente em três partes, usando as mesmas cores da capa, preto, verde-amarelado e laranja-amarronzado, o que ficou excelente, confira a disposição dos capítulos:

1ª parte: 1º a 16º capítulo – páginas brancas, detalhes em laranja e marrom.

2ª parte: 16º a 24º capítulo – páginas pretas, detalhes em verde.

3ª parte: 25º e 26º capítulo – páginas brancas, mistura das artes anteriores.

Na história, temos o criador Eugênios Klaus, gênio adolescente que trabalha com a criação de games, e a criatura Loser, personagem virtual de um jogo exclusivo que Eugênios joga trancado em seu quarto.

O jovem gênio não lida bem com as outras pessoas, além de irritadiço e egoísta, despreza tudo e todos, inclusive os familiares. Ao criar Loser, não trata o protagonista do game de forma diferente, que é constantemente desafiado e de forma injusta, sendo obrigado a cumprir as mais terríveis tarefas humilhantes. Porém, o Loser se revolta e instiga seu criador a uma disputa cara a cara, depois de muito relutar, Eugênios aceita e toma posse de um equipamento experimental, sendo transportado para o mundo cibernético, tendo um final surpreendente.

O enredo apesar de ter sido escrito há mais de dez anos, continua atual e nos leva a refletir sobre os benefícios e malefícios da tecnologia, tudo isso numa linguagem descontraída que desperta o interesse dos jovens leitores. A narrativa em terceira pessoa mostra alguns pontos frágeis que me desestimularam um pouco, um exemplo disso é quando Eugênios consegue retirar da área restrita da empresa o equipamento necessário para a desintegração celular e reintegração para dentro do computador. Fora esse e outros pontos, recomendo a leitura e reafirmo que o final me deixou abismada.

site: http://www.viagensdepapel.com/2016/12/18/leiturinhas-lancamentos-da-escrita-fina-edicoes-2/

Amanda2041 17/12/2021

Nunca imaginei o Frankenstein em uma aventura mitológica.
Mesmo com a tecnologia inovadora na história, o que mais chama atenção neste livro é a quantidade de informação mitológica gréco-romana e a forma como cada uma é apresentado no decorrer da trama.
É um livro infanto-juvenil com ilustrações. À autora nos apresenta seu protagonista (Eugênio Klaus), que é orgulhoso, egoísta e arrogante; E o antagonista (A criatura, Loser, personagem virtual). Que se enfrentaram como "iguais" no mundo virtual, um jogo que os dois não conhecem.
Historia bem simples, mas com um final que surpreende.

E um glossário com curiosidade mitológicas no final.