Pride and Prejudice

Pride and Prejudice Jane Austen

Resenhas - Pride and Prejudice

Maira Giosa 22/01/2021

Eu já amava Orgulho e Preconceito antes mesmo de lê-lo. Quando decidi fazê-lo, foi nessa edição lindíssima da Barnes & Noble. Com mais de 200 anos, o clássico de Jane Austen já foi passado para a TV, para o cinema e teve inúmeras releituras. E por uma razão: é impossível não se apaixonar por Mr. Darcy.

Embora seja o homem mais desagradável que a protagonista, Elizabeth Bennet, já conheceu, a autora nos mostra - tal como num Romeu & Julieta - que nem todos os relacionamentos improváveis são impossíveis. E que nem todas as aparências são exatamente aquilo que vemos num primeiro momento.

Com uma ironia velada, a escritora nos transporta à uma faceta da sociedade georgiana do fim do século XVIII (e sua própria), no qual o bom casamento era a única solução para moças de famílias menos ricas. Isso acarretava em relacionamentos feitos por dinheiro e que traziam pouca felicidade ou amor.

É surpreendente, portanto, o quanto nos identificamos com Lizzie, apesar do lapso temporal. Entendemos seus anseios e desejos, sua atitude ousada e irreverente. A literatura de Jane Austen é universal, pois quem não se preocupa, afinal, em encontrar um parceiro que nos faça felizes acima de tudo? Encontrar amor verdadeiro? Ainda mais se for como nas declarações românticas do tímido e austero Mr. Darcy!

Foi de coração aberto e com muito prazer que mergulhei nesse mundo e me deparei com personagens complexos e uma história digna de perdurar, ainda, muitas décadas.

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira/

Alny 24/11/2020minha estante
Mesmo com muita gente gostando desse livro, entendi bem a autora ironizando a felicidade dela por casar e ser livre e segura. Só q o romance foi ruim e mal construído, bem aleatório e gratuito passando de ódio pra amor sem explicar muito. Não sei se eu q não curto mt romance cão e gato mas curti não kskskkkk.

Letty 24/11/2020minha estante
Concordo plenamente, amém que não fui a única kkkkkkkkkkkk mds, casal desconexo... Sigo achando ele um porre

Natalie Kruschewsky 07/11/2020

Um romance romântico maravilhoso
O livro é maravilhoso! A construção de personagens é impecável e a história envolvente.

A escrita é um pouco rebuscada, mas da pra ler tranquilo de você tem um vocabulário bom e talvez um dicionário em alguns momentos.

É um livro de seu tempo, mas que tem pitadas de ideias e questionamentos revolucionários pra época.

Em alguns momentos a história fica meio parada, mas acho algo interessante pra ter uma ideia de como as coisas podiam demorar para se desenrolar quando toda a comunicação era por carta.

No geral é um romance romântico muito gostoso de ler e a escrita da Jane Austen é impecável!

Mait 24/10/2020

Um clássico para aquecer o coração
Já tendo assistido o filme, quis ler o livro para saber como era a história original.
Uma história cativante, com muitos detalhes e grandes diálogos. Permite ao leitor mergulhar no contexto histórico e compreender as personagens.

Josie 17/10/2020

?You might have talked to me more when you came to dinner.?

?A man who had felt less, might.?

eu tô muito boiolinha

Julia.Nunes 24/09/2020

Clássico
Primeiro livro lido da jane austen. Um clássico. Tive um pouco de dificuldade com o inglês por ser um livro antigo, mas me apaixonei pelos personagens.

elle 19/09/2020

#1
Não tenho nem palavras pra expressar o quanto eu amo esse livro e tudo o que ele significa pra mim. É o mais exímio trabalho de Jane Austen e, em minha opinião, o relicário de toda sua maestria. Elizabeth é a maior e melhor heroína literária de todas, porque ela é tridimensional em uma época (tanto de narração quanto de escrita de Austen) que as mulheres eram descritas no plano, quando muito de forma bidimensional. Claro que podemos pensar nos escritores franceses do mesmo século, que davam maior profundidade psíquica às suas personagens, mas ainda assim eram escritas por um homem, e que se olharmos na biografia descobrimos serem grandes misóginos. Fitzwilliam Darcy é o esperado e o inesperado. Ele é o esperado de um aristocrata mas ao mesmo tempo foge da compreensão geral, e apesar de ser o esperado por Lizzy no começo, o desenrolar da história é uma série de surpresas para ela acerca do caráter dele. O orgulho não se restringe à Lizzie assim como o preconceito não se restringe ao Darcy. Ambos possuem ambas características, que são não só extremamente bem exploradas como também destrinchadas por Austen. É de verdade um tesouro, porque não é como os romances de época atuais onde temos uma autora do século XXI escrevendo sobre o século XVIII/XIX e conferindo à essa época coisas por vezes anacrônicas, é um romance de época escrito por uma jovem daquela época, intrinsecamente inserida naquele contexto e observadora e crítica dos costumes que a rodeiam. Não é apenas um romance na conotação romântica da palavra, é uma crítica sutil (algumas vezes nem tão sutil assim kkkkkk) àquela sociedade e àquele modo de vida. Fatos históricos são panos de fundo mas ajudam a compreender melhor o contexto, afinal, temos as guerras napoleônicas. Enfim, é um livro apaixonante e, para mim, o mais próximo de um retrato literário de uma verdadeira relação amorosa, de como o amor de fato floresce.

Ana 14/09/2020

Matando a saudade dessa história que eu amo tanto, dessa vez exercitando o inglês. Para mim, além de uma história muito bem construída e narrada, é um prazer essa leitura de linguagem hoje obsoleta, tão rebuscada e elegante. Continua, definitivamente, sendo um dos meus livros favoritos.

Fabiana 07/09/2020

Romance dos clássicos. Acho que foi o primeiro desse tipo que li, por isso consigo entender o porque essa leitura pode tornar-se arrastada ás vezes... é um livro bem tranquilo, a história não é das mais excitantes, mas vale muito a leitura, principalmente pra quem gosta do gênero... não sou muito de ler romance, talvez por isso tenha me sentido entediada em certas partes do livro.

Laura.Marques 23/08/2020

Lindo romance
Publicado em 1813, é um dos melhores romances que ja li (não é a toa q virou um clássico).

Ler esse livro é como entrar em uma máquina do tempo e viajar direto para o passado. É incrível ler e imaginar como eram os relacionamentos da época e ver como a Elisabeth era de fato uma mulher consideravelmente a frente do seu tempo!

Recomendo ler esse livro junto a uma análise capítulo por capítulo (encontrada na internet mesmo), podendo assim entender melhor os personagens e conseguindo associar a leitura aos costumes de antigamente.

(Exemplo: graças a uma análise, eu pude entender algumas críticas feitas no livro, q por n serem mais problemas atuais, passariam despercebidos)

Helena 22/08/2020

Deleite sensorial aos amantes de livro em papel
Essa edição é um deleite sensorial aos amantes de livro em papel! A sobrecapa solta é de papel ilustrado colorido. A capa é de tecido e tem baixo relevo de um veleiro. As folhas são costuradas. O bloco sólido das páginas é dourado. Um luxo! E ainda há o bônus de algumas ilustrações de cenas do enredo.
Essa edição é inglês. Confesso que comprei há uns 5 anos e tentei começar a ler, mas abandonei pois achei o inglês formal da época meio difícil de ler. Hoje percebo que, na verdade, me faltou um pouco de paciência e mais confiança na minha fluência. De fato, há palavras que procurei no dicionário. Mas foram poucas. Foi mais pela vaidade de ampliar meu vocabulário do que por necessidade, pois seguindo o fluxo da leitura dá para entender o contexto.
Ciente de que o sucesso social depende em seguir certas regras - muitas delas não ditas - Jane Austen mostra a tensão entre o conformismo e as vontades individuais, entre "verdades universais" da época e sentimentos humanos profundos e autênticos.
As personagens mostram como é fácil se influenciar pelas primeiras impressões ou pela incompletude dos fatos.
Eu amei ver a construção das qualidades de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy no decorrer do tempo. E como cada um foi notando no outro.
Alguns diálogos são particularmente marcantes para mim! Amei ler no original!
Vanessa633 23/08/2020minha estante
Amei a resenha!! Sou apaixonada pelo filme ??

Helena 23/08/2020minha estante
Eu tbm sou apaixonada pelo filme! Já perdi a conta de quantas vezes vi. Mas sempre tem alguma coisa nova para notar. E agora quero ver de novo!

Lucas 19/08/2020

Maravilhoso. Um retrato fiel da época
Fiquei muito feliz com a leitura. Li a edição em inglês. Foi, diria, para mim, dificuldade média! Não parei para procurar a tradução de cada bendita palavra, apenas segui o fluxo e consegui entender tudo.
A história em si é esplêndida. As personagens principais são muito bem construídas (diria que estão nesse grupo Elisabeth, Mr. Darcy e Jane) ao passo que temos personagens secundárias também bem construídas (como o Mr. e a Mrs. Bennet) e outras de pano de fundo (as irmãs do Mr. Bingley, Mary, Kitty e Lydia).
Recomendo profundamente.

nakahara 02/07/2020

Já havia lido o livro anteriormente, mas traduzido. Desta vez li em inglês e com certeza foi umas das melhores decisões pois foi uma leitura muito mais prazerosa. Sou uma grande admiradora das obras da Jane e dela em si, especialmente de orgulho e preconceito, acho incrível a escrita sarcástica e o como ela demonstava estar a frente de seu tempo! Recomendo esse livro a todos, a complexidade dos personagens e o desenvolvimento dos casais são perfeitos e mesmo que seja uma leitura mais complicada para alguns, vale a pena, amo demais!!!!

Andreza.Lima 13/06/2020

Adorei !
É realmente bem claro de onde as autoras de romances de época tiveram inspiração pra poder escrever suas próprias histórias.
Adorei a forma de escrita da Jane, foi um pouco difícil ler todo em inglês, por isso acabei me rendendo a ler na edição bilíngue.
A história é ótima, porém em alguns momentos e introdução de certos personagens ao qual a autora deu ênfase não consegui gostar tanto, e por isso fiz uma leitura um tanto quanto dinâmica, todas as vezes que Mr. Darcy aparecia não tinha como não querer saber mais sobre ele, e foram esses momentos que a história decolou e com certeza foram as partes que mais amei ler. Adorei a construção do romance de Lizzy e Darcy, foi bem aos poucos, porém não tem como não torcer por eles. Alguns personagens eu simplesmente odiei ler, principalmente Mr. Collins e a irmã mais nova de Lizzy.
Com certeza pra quem ama o gênero ou que assim como eu descobriu recentemente que romances de época são ótimos, vale muito a pena a leitura, super recomendo.

jessi48 04/06/2020

Meu favorito
Esse é aquele livro que eu posso ler dez, cem vezes que, ainda sim, vai me fazer rir, me derreter, me indignar. Sempre vai me fazer ansiar por mais quando o final chega. Como é clichê ter esse livro como favorito dentre tantos romances.