O fantasma de Anya

O fantasma de Anya Vera Brosgol

Resenhas - O Fantasma de Anya

Vanessa França 30/06/2017

Adoro graphic novels e quando esta ficou disponível no skoob não deixei passar. A capa é bem legal, o fantasma no cabelo de Anya juntamente com o título. E então, no topo, há uma citação de Neil Gaiman. Então eu sabia que seria bom, se Gaiman adora, eu adorarei.

Anya é sua adolescente típica. Ela quer se encaixar, ela tenta não comer o alimentos gordurosos que a mãe faz, e ela ignora completamente o amigo da família "geek" no caminho para a escola, de modo a parecer mais normal. E, claro, ela sonha em namorar um cara popular e de boa aparência que, infelizmente, já está comprometido.

Claro, tudo muda quando ela cai em um poço, que tem um esqueleto. Há um fantasma que pertence a esse esqueleto e ela sai do poço com Anya, para seu horror. A última coisa que ela quer é uma marcação fantasmagórica com ela para a escola e em qualquer outro lugar. Claro, as coisas aumentam rapidamente, fazendo Anya perceber que talvez ela tenha sido um pouco mais egoísta do que deveria ter sido.

Adoro a moral desta novela gráfica e a forma como Anya recebe um chute na bunda. As ilustrações são maravilhosamente incríveis, puxa você diretamente para a história. O enredo também é ótimo, torcendo um pouco de forma que Anya não espera, mas isso é sugerido para o leitor antes de Anya descobrir o que está acontecendo.

Michelle Trevisani 07/12/2016

Oi Galera linda, tudo bem com vocês? Hoje a resenha aqui do blog é do livro da Vera Brosgol, O Fantasma de Anya, publicado pela editora Jangada. O livro é em formato de quadrinhos - aiinn como eu adoro quadrinhos! Quando vi esse livro em promoção tive que comprar hahah.

Esse livro foi assim: peguei na mão, sentei, comecei a ler e depois de uma hora saí do sofá, quando terminei. Foi de um fôlego só e não queria parar até ver o fim. A história é bem suave, um Jovem Adulto em quadrinhos. Não é nenhuma história extraordinária, mas adorei a leitura, foi divertida e traz lições.

A história tem como protagonista a Anya, uma estrangeira que não tem muitos amigos, é pouco popular e o garoto que ela gosta namora a garota mais linda do colégio. Sua vida pouco agitada dá uma mudada de rumo quando Anya cai em um buraco ao se distrair andando em uma floresta e se depara com algo inusitado: uma caveira. E de repente o fantasma da caveira começa a falar com ela. Emily, a tal fantasma relata que faz anos que caiu ali naquele buraco e acabou sozinha e fatalmente morta, já que ninguém a encontrou. Anya fica assustada, já imagina que terá o mesmo destino, mas a fantasma a ajuda a sair ao ouvir alguns garotos próximos.

Emily, a fantasma, só consegue se locomover perto o suficiente de seu corpo, então conseguiu seguir Anya para fora do buraco porque Anya "acidentalmente" leva um ossinho do dedo mindinho de Emily junto consigo para fora do buraco sem perceber. No começo Anya se irrita ao ver que a fantasma a seguiu, mas quando Emily começa a ajudá-la na vida escolar e ser sua amiga, Anya já não imagina mais a vida sem ter a fantasminha por perto. Mas Emily tem um passado. Um passado mal resolvido e ressentido que pode colocar essa amizade em cheque e fazer com que Anya repense seus atos.

Leia o restante da resenha no meu blog >> Livro Doce Livro.

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/2016/12/resenha-o-fantasma-de-anya.html

Pri Gabarron 27/06/2016

Não confio mais nessas indicações de autores famosos que as editoras colocam nas capas, mas será que não dá mais pra confiar em premiações também? Claro, é só minha opinião, mas não sei como essa HQ pode ter sido tão comentada lá fora e ainda indicada para adultos. Personagens nada cativantes, história que não traz nada de novo, não empolga, não emociona e não assusta, só gostei do traço. Vou colocar pra troca aqui.

KeylaPontes 19/12/2015

Anya é um jovem Russa que está morando nos Estados Unidos. E como uma jovem imigrante em uma escola cheia de americanos está tentando se "misturar" e não ser considerada intrusa.

Claro que do seu jeito.

Anya tenta a todo custo se ajustar. Fuma. É insatisfeita com o seu sotaque (estudou avidamente para perdê-lo), com a religião, é insatisfeita com o seu peso, com a sua família, com a escola, com o colega russo que todos acreditam que deveria ser amigo dela pela simples fato de ser... Russo!

Até que um dia ela, perdida em pensamentos, cai em um buraco e ali fica sem ter como sair. E lá encontra uma fantasminha. Emily Reilly que há 90 anos vive ali. Emily tem que viver perto dos seus ossos, sendo assim, só poderá sair se alguma parte deles for para algum lugar.
O que acontece é que ela decide que esse é o momento.

Emily se mostra então uma super amiga! Útil e dedicada e Anya não tem como se sentir mais feliz com a sua nova amiga invisível.
Mas quanto mais Anya tenta ajudar a amiga com o seu passado (para enfim ela se libertar) mais as coisas mudam.

Fantasminha camarada?
Nem tanto.

A autora tem um jeito encantador de escrever. Nela, encontramos uma jovem tentando se ajustar em uma realidade que é tão diferente da sua. Com pessoas que pensam e que tem conceitos diferentes do seu. E que ela acredita que deve ter também. Tudo isso em meio a uma das fases mais complicadas que passamos na vida: A adolescencia.

O primeiro amor (platônico), a primeira decepção, bullying, popularidade, costumes e preconceitos são abordados de forma humorada e até mesmo irônica nessa belissima HQ.

A arte é um show à parte. Todas as ilustrações são com o tom de lilás e a história tem toda aquela pitada Neil Gaiman (li por indicação dele haha). Quem já leu "Coraline" do autor vai sentir uma leve familiaridade.
A leitura é divertida e extremamente agradável!

Recomendo muito!

Resenha em:

site: https://www.instagram.com/p/_c42VGH-ze/

21/09/2015

Anya é aquela típica adolescente chata. Tem vergonha de sua família, de sua descendência – russa, no caso – de seu corpo e anseia ser popular.

Um certo dia ela cai em um buraco na floresta onde encontra o esqueleto e o fantasma de Emily, que caiu nesse mesmo buraco uns 90 anos atrás. A princípio rola uma amizade baseada em interesses. Emily ajuda Anya na escola e a conquistar o garoto mais popular. Só que tudo isso terá um preço, obviamente.

Eu não sabia nada da história então achei uma grata surpresa, mas não tem lá muitos elementos originais. Da metade pra frente começa a ficar levemente sinistro, e me fez lembrar muito Coraline. Daí li na orelha que ela trabalhou no storyboard de nada mais, nada menos que Coraline e tudo fez sentido. Realmente ela bebeu da fonte de Neil Gaiman, o que é sempre positivo, claro.

Mizuh 06/09/2015

Surpreendente
Eu me encantei por esta história em quadrinhos logo pela capa. Eu nunca tinha ouvido falar e achava que era uma história infantil, mas realmente me surpreendeu. O Fantasma de Anya foi publicado pela Editora Jangada e tem 224 páginas coloridas em tom lilás, e trata-se de uma adolescente chamada Anya que vive nos Estados Unidos, ela tem poucos amigos por ser introvertida, porém certo dia ela cai num buraco e conhece o fantasma de Emily, que se torna sua nova "amiga", mas com o tempo ela descobre que isso não era o que ela esperava ser.
A HQ é muito boa, li várias vezes, o material é ótimo e o traço é apaixonante, porém não diria que é uma história pra crianças, e sim para jovens e adultos. Por fim, ela nos ensina a sermos nós mesmos. Recomendo.

Beatriz 24/08/2015

O fantasma de Anya
Anya é uma adolescente Russa que se mudou para os Estados Unidos e está infeliz em vários aspectos da vida. Ela estuda numa escola onde tem apenas um amigo, não tem paciência com a mãe e tem uma quedinha por um rapaz que já tem namorada.

As coisas passam a mudar quando Anya cai em um buraco e lá conhece o fantasma de Emily, uma garota que diz ter sido assassinada. Emily começa a se dedicar muito para essa amizade dar certo. Ela ajuda Anya a se arrumar para uma festa, ganhar nota nas matérias, entre outras coisas...

O problema é que depois de um tempo Anya descobre algumas verdades do passado de Emily e coisas estranhas começam a acontecer. Ela decide então se livrar desse fantasma mas não será fácil.

O fantasma de Anya é uma história bastante previsível, não tem nada de surpreendente mas foi uma leitura que eu gostei bastante. Como essa é uma HQ voltada para o público jovem adulto, é muito interessante acompanhar essa fase da adolescência de Anya, os questionamentos sobre a vida e a evolução quando descobre que algumas coisas que estava fazendo eram erradas.

A autora conseguiu abordar temas polêmicos sem ficar cansativo ou chato. Como o traço e as cores da HQ tem essa coisa sombria e ainda tem o fantasma de Emily, a leitura divertida e misteriosa.

É um livro que eu recomendo para quem gosta de HQs, história sombria e é fã de Neil Gaiman. Aliás, essa história me lembrou bastante Coraline.

site: http://www.prateleiracolorida.com.br/2015/08/o-fantasma-de-anya-vera-brosgol.html

Lya 19/11/2014

Atraída pelo comentário do Neil Gaiman, resolvi me aventurar por essa leitura cativante. Fácil e rápida, dá pra ler numa sentada (o que dá certa pena). Os traços são bem bonitos de um jeito simples, e a tonalidade monocromática dos painéis dá um charme a mais. Anya é uma personagem com a qual muitos podem se identificar; é insegura e cheia de complexos sobre o próprio corpo. O desenvolvimento da relação entre ela e a fantasma em questão, Emily, é intrigante e envolvente, gerando várias expectativas a respeito da trajetória de Anya. Sem dúvida, me instigou a conhecer outros trabalhos de Vera Brosgol.

Maria Faria 17/08/2014

Fantasminha assustadora
O Fantasma de Anya, de Vera Brosgol, é a graphic novel com visual mais lindo que li até então. A edição é um capricho que une desenho e estória interessantes. Todo em tom bicolor o livro prende o leitor por uma hora de leitura que possui a intensidade de uma boa estória.
Anya é uma adolescente russa tentando se adaptar e ser aceita entre seus colegas em uma escola dos Estados Unidos. Voltando da escola, irritada com tudo e todos à sua volta, ela está desatenta e cai em um buraco. Ao riscar um fósforo para fumar seu cigarro enquanto espera que alguém passe por ali, Anya descobre que tinha companhia: um fantasma de nome Emily que está há mais de 90 anos presa dentro do buraco.
Ao ser resgatada, a garota leva Emily consigo, sem querer e sem perceber. E depois de um vexame na quadra da escola, sozinha no banheiro, descobre que está novamente acompanhada pelo espírito que conheceu dentro do buraco. Anya não aceita ter Emily por perto com facilidade, mas quando descobre que através de Emily pode saber tudo o que seus olhos não alcançam, repensa sua decisão e concorda em ter uma amiga sobrenatural.
Antes mesmo de acostumarmos com a presença de Emily a história sofre uma reviravolta e nem tudo que Anya pensava ser verdade era de fato real. O mais legal desta graphic novel YA (Young adult) é que ela tem conteúdo para entreter leitores de qualquer idade. As certezas da personagem são questionadas, quebradas e em pouco tempo você termina de ler pensando que, mesmo sem fantasma, você já passou por momentos assim em sua adolescência.

Jung Angel 24/02/2014

Resenha O Fantasma de Anya
O que falar do material a não ser. Que capricho, cuidado!!

Anya é divertida, e a típica adolescente com seus problemas, paixão, peso... Aqui conheceremos ela nessa fase, digamos "aprendendo a se conhecer". Não posso esquecer de contar a vocês que Anya é Russa (a como eu apaixono nos russos), o fato que ela tenta esconder de todos na sua escola. Anya se senti excluída, e sabe que se mostrar "estrangeira" será uma presente para seus colegas "aprontarem" com ela. Por isso ela tenta passar uma imagem de "o nem ai, sou mais eu", com um estilo deslocado.

"Uma Obra-prima dos quadrinhos e da nova literatura" Neil Gaiman (Nota da capa)

P.S: Se a resenha ainda não estiver online no blog, não se preocupem que logo será publicada. A resenha/opinião aqui no skoob é um resuminho da resenha completa que será ou já foi publicada no blog.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Mi Cherubim 28/07/2013

O Fantasma de Anya
Hi Angels!
Esse livro é muito fofo. Eu o conheci quando fui até a Editora Pensamento Cultrix, pois não tinha recebido a news, todos choram...

A capa me encantou desde que coloquei os meus olhinhos azuis nele!!!! Quando peguei pra ler foi de uma vez, como é quadrinho é bem rapidinho, a mensagem passada na história é bem bonita e própria para os adolescentes.
Anya é uma imigrante russa que não gosta de sua nacionalidade. Não gosta de sua aparência. Não gosta de ser diferente. Ela tem uma única amiga. Fuma. Não vai a igreja. E... é apaixonada pelo garoto do time de basquete.
Tudo está na mesma até que... ela cai no buraco e conhece a Emily. Ela é uma fantasma que seus ossos estão no buraco e pasmem... ela fora assassinada.
Mas nada é o que parece. Anya ganha outra amiga. Emily a ajudava no colégio e até a ajudou com o Sean, o cara do basquete... contudo... ela não esperava por algumas situações...

Leia mais no Memories of the Angel

site: http://memoriesoftheangel.blogspot.com.br/2013/07/o-fantasma-de-anya.html

Mila F. @delivroemlivro_ 23/06/2013

Divertido, bonito e encantador!
O Fantasma de Anya é uma história em quadrinhos toda delicada e bem trabalhado nos termos de qualidade e diagramação, as folhas são aquelas típicas de fotografia e os quadrinhos são excepcionais. A editora realmente caprichou.
Mas e o enredo? Bem, temos Anya, uma adolescente russa que se mudou para os Estados Unidos [como a autora!], com seus dramas juvenis: gosta de um garoto popular chamado Sean que nem sabe que ela existe e que namora a garota mais popular e bonita da escola Elizabeth, não tem amigos exceto uma única amiga chamada Siobhan, todos a ignoram na escola, tem complexo de inferioridade, um terrível medo de engordar, tem vergonha de sua mãe e seu irmão Sasha [que lhe atormenta bastante].
Certo dia, perdida em seus pensamentos Anya acaba caindo e ficando presa em um buraco, assustada acaba descobrindo o fantasma de Emily Reilly que há 90 anos ‘habita’ naquele buraco. Emily tenta fazer de tudo para ser útil e se tornar amiga de Anya. Anya vê algumas vantagens em ter uma amiga invisível já que conseguiu tirar notas boas, falar com o gatinho do Sean e ir para uma festa de verdade, entretanto, as coisas começam a mudar e Anya vê um lado de Emily que antes não tinha visto. O que parecia ser uma boa ideia, passa a assustar.
Vera Brosgol escreveu uma HQ fantástica para jovens adultos, mostra a fase das explosões e o mundo juvenil todo cheio de clichês: garotos e garotas populares, um paquera platônico, amigos ou falta deles, bullying, etc. Tudo é bem detalhado, apesar da história ser contada em quadrinhos!
O Fantasma de Anya foi uma grande surpresa para mim, eu sabia do que se tratava, mas não esperava que fosse gostar tanto. Até então nunca fui fã de HQ, tanto que não tenho nenhuma HQ na minha estante, obviamente já li várias HQs, mas nenhuma se tornou meu xodó como está sendo agora O Fantasma de Anya.
Após uma leitura tão boa, é impossível não indicar este livro para quem gosta de HQs, Fantasia, Livros Juvenis, que simplesmente querem estrear no universo das HQs ou primam por um excelente passatempo. O livro inteiro pode ser lido/apreciado/degustado em menos de uma hora. Estou tão apaixonada por essa leitura que fico com uma cara de boba quando falo dele. Confira essa leitura também!

Camila Márcia

Psychobooks 18/06/2013

Classificado com 3,5 estrelas no Psychobooks

www.psychobooks.com.br

- Premissa + Apresentação da história

HQ é uma mídia rápida.
Para conquistar o leitor o autor tem que, por meio de seu texto e imagens, já nos convencer nos primeiros quadros sobre o que está falando e porque devemos continuar seguindo sua história.
Confesso que "quadrinhos" não funciona muito comigo, já comentei isso por aqui, antes. Fico presa no texto e acabo esquecendo de me ater à imagem e o que o autor do quadrinho quis passar usando seus desenhos. Na leitura de "O Fantasma de Anya", me policiei para ficar atenta ao que as imagens tinham a me dizer antes, depois ler o texto e só então juntar os dois compreender a ideia geral. (uma leitora que me deu a ideia, obrigada! Funcionou!)

Anya é uma imigrante russa que faz de tudo para perder suas raízes e conseguir se passar por uma verdadeira americana. Já perdeu seu sotaque, nega sua raiz religiosa e evita ao máximo qualquer contato com qualquer coisa - ou pessoa - relacionada ao seu passado. Quer passar a imagem de uma garota americana descolada. Mas o resultado de suas ações não é bem esse: Anya tem apenas uma única amiga e está indo muito mal na escola. Até o dia que, ao voltar para casa, ela cai em um buraco e encontra uma ossada e com essa ossada, um fantasma.

- Narrativa e desenrolar da história

Os acontecimentos em uma HQ são muito rápidos e é preciso que a história seja apresentada de forma dinâmica e que conte a que veio. A história de Anya é bem previsível, devo alertar. Desde o início da trama tinha uma ideia geral de onde a autora estava me levando, mas isso não foi um empecilho para a boa fluência da leitura.
A autora Vera Brosgol coloca um fator sobrenatural na vida de Anya para que ela entenda que sua atual postura não é a correta. O fantasma dá um toque de suspense e divertimento à trama.

Inúmeros problemas na vida de adolescentes são abordados, como a visão distorcida de si mesmo, a busca por algo que às vezes não é tão perfeito assim e necessidade de encarar a todos desprovido de preconceitos.

- Vale a pena, Alba?

Eu gostei.
É uma HQ voltada ao público jovem-adulto. Adorei os traços da autora e as cores usadas para dar à história uma atmosfera lúgubre. A narrativa entretém e mostra a que veio.
Recomendo.

Imagens do livro no link: http://www.psychobooks.com.br/2013/06/resenha-sorteio-o-fantasma-de-anya.html