Pura Picaretagem

Pura Picaretagem Carlos Orsi




Resenhas - Pura Picaretagem


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Higor Flávio 20/03/2023

Lento
Muito lento a leitura e cheio de explicação longa. Achei que teria um teor mais psicológico, mas fala muito da física em si.
comentários(0)comente



Alessandra Ramos 16/09/2022

Até gostaria que ele fosse maior e mais pormenorizado, trouxesse mais exemplos das "picaretagens", principalmente. Mas dou 5 estrelas pela importância dessa discussão, é o famoso livro que precisa existir.

Além disso, eu sabia muito pouco sobre mecânica quântica e a primeira parte do livro é uma introdução bastante didática ao tema. Acredito que te prepara bem para navegar mares mais complexos em outras leituras.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ricardo.Vibranovski 11/03/2019

Puro quanta para iniciantes.
Escutei uma entrevista com um dos autores que justificou o título e subtítulo do livro como uma decisão editorial. (Para quem não conseguiu ler as letrinhas miúdas na tela: “Pura Picaretagem – Como livros de esoterismo e autoajuda distorcem a ciência para te enganar. Saiba como não cair em armadilhas!”). Não é bem assim. A obra até dedica um pedaço, proporcionalmente pequeno, a esse assunto. Mas o grosso mesmo vai na direção de explicar o que é física quântica, ao invés de gastar muito tempo explicando o que não é.

E foi aí que os autores foram muito bem sucedidos. Tenho lido algumas obras sobre o assunto na esperança de entender mais ou menos os principais fundamentos, e nenhum trabalho conseguiu ser tão didática e claro quanto aqui, no “Pura Picaretagem”. Posso, por fim, dizer que quase, quase estou tendo uma visão geral sobre o assunto graças a esse livro! Um dia eu ainda vou entender o experimento de Bell. Esse é realmente de difícil!

Um prazer adicional é o fato dos autores serem brasileiros. Nosso país não é conhecido pela produção de divulgação científica. É bom saber que tem gente se dedicando a isso com qualidade.

Para saber mais, coloquei aqui embaixo o link para o podcast do “Fronteiras da Ciência” sobre o livro, com a participação de Carlos Orsi, um de seus autores.


site: http://multimidia.ufrgs.br/conteudo/frontdaciencia/Fronteiras_da_Ciencia-T04E29-PuraPicaretagem-16.09.2013.mp3
comentários(0)comente



Guilherme.Vieira 12/05/2017

Desvenda mitos e ensino física
O autor é capaz de apresentar diversos conceitos de física e além disso se propõe a refutar o charlatanismo. Uma obra que ilumina o pensamento crítico.
comentários(0)comente



ivan 11/08/2015

Um bom livro para quem não é Físico
O livro propõe-se a abordar as extrapolações da mecânica quântica: costumeiramente, o princípio da incerteza, o colapso da função de onda e os estados emaranhados (pares EPR e as desigualdades de Bell) são usados para justificar metafísicas que servem de base para ideias como "cura quântica", "formulação criativa", "o segredo", "quem somos nós" etc.

Se Física não é a sua área, este livro é uma boa introdução ao assunto; se, por outro lado (e como eu), você já tiver um background em Física e estiver interessado em explorar profundamente os argumentos das extrapolações propriamente ditas, esse livro não o ajudará muito.
comentários(0)comente



leitorDedicado 29/06/2015

Desvendendo o Charlatanismo !!!
Esse livro é muito bom, a primeira parte do livro trata sobre a história da física de forma direta, e a segunda os autores explicam o uso da física quântica para fins não científicos, utilizando os experimentos quânticos para elucidar e alertar sobre o mal uso da ciência.
comentários(0)comente



Aguinaldo 22/10/2013

pura picaretagem
Daniel Bezerra e Carlos Orsi, autores de "Pura picaretagem" (que tem o subtítulo "Como livros de esoterismo e autoajuda distorcem a Ciência para te enganar. Saiba como não cair em armadilhas!" impresso explicitamente na capa) são dois otimistas inveterados. Não fosse assim não teriam a disposição de publicar um livro que fala o que deveria ser óbvio para qualquer pessoa minimamente educada, mas só sendo muito otimista para acreditar que um dia a população brasileira deixará de se iludir com bobagens esotéricas amalucadas. Mas devemos louvar esse otimismo deles. Neste pequeno livro eles explicam como nenhum dos conceitos da mecânica quântica pode ser utilizado, nem remotamente, para resolver problemas da vida prática das pessoas, como a busca de sorte no amor e nos negócios, ou a experiência da felicidade nos relacionamentos e nas viagens, ou a eficiência técnica em questões jurídicas apresentadas em tribunais ou mesmo em projetos mirabolantes para alcançar sucesso nas carreiras profissionais de cada um. Enfim, deveria ser fácil de entender que não há nexo causal entre física quântica e a cura de problemas de saúde ou entre ciência e o poder de uma pessoa fazer seus desejos mundanos se concretizarem. Infelizmente a maior parte da população prefere explicações mágicas e o malabarismo mental de trambiqueiros ao invés estudar ciências. Bezerra é físico, Orsi jornalista, ambos escrevem regularmente sobre ciências, sociedade e literatura em blogs e jornais impressos. Nos capítulos iniciais do livro eles apresentam uma versão condensada da história da física dos últimos quatrocentos anos. Descrevem os conceitos mais importantes da física moderna, especialmente as interpretações da mecânica quântica e as implicações filosóficas que advém delas. O texto é bem curto e escrito numa linguagem coloquial, sem tecnicidades intransponíveis,mesmo para os neófitos em ciências. Nos capítulos finais eles desconstroem os argumentos de místicos, escritores de livros de auto ajuda, arautos do pensamento positivo e outros picaretas profissionais que usam argumentos da mecânica quântica em seus eficientes projetos de retirar dinheiro da mão dos tolos. É um bom livro. Talvez eu não devesse ser tão pessimista e compartilhar com Bezerra e Orsi algo deste entusiasmo no poder de convencimento das ciências.
[início: 12/08/2013 - fim: 19/09/2013]
"Pura picaretagem: Como livros de esoterismo e autoajuda distorcem a Ciência para te enganar. Saiba como não cair em armadilhas!, Daniel Bezerra, Carlos Orsi, São Paulo: editora LeYa, 1a. edição (2013), brochura 14x21 cm., 176 págs., ISBN: 978-85-8044-826-9
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR