Penso, Logo Existo

Penso, Logo Existo Lesley Levene

Resenhas - Penso, Logo Existo

Vivs 𧿠29/12/2022

Guia Filosófico
O livro apresenta vários filósofos e algum dos seus pensamentos que os categorizam desde os pré socráticos até os filósofos modernos, é um guia prático que contextualiza bem brevemente os conceitos.

alice315 12/07/2022

3.0/5.0
O livro é um guia básico à filosofia e aos principais filósofos. Recomendo como uma introdução e para consultas rápidas.

Um ponto que pode ser tanto negativo quanto positivo ? dependendo do ponto de vista ? é que o livro é bem simples. Creio que seja a proposta dele mesmo, embora acho que poderia ser mais claro em alguns pontos, que para mim foram confusos ou rasos até demais.

Achei legal que a autora, Lesley Levene, cita vários filósofos e faz referências a eles muitas vezes (comparando o pensamento do filósofo X com o Y, por exemplo). Fiquei triste que não há, no entanto, nenhuma filósofa... Senti falta de uma voz feminina, apesar da autora ser mulher.

Geovanni 14/08/2019

No geral, bom e recomendável
O livro apresenta um resumo superficial da vida e forma de pensar filosofia de todos os filósofos apresentados, seguindo uma ordem cronológica clara.
O problema está na afirmação (de Lesley Levene) da capa de que ele contém "Tudo o que você precisa saber sobre filosofia". Digo isso, pois em alguns casos nota-se que alguns pontos fundamentais de certos filósofos não são apresentados, resumindo o conteúdo ao modo como eles encaram a filosofia e o trabalho de seus antecessores, sem desenvolver suas principais conclusões ou conceitos apresentados - o que, creio eu, não iria engrossar demais o livro, apenas agregaria qualidade...
Ao ler sobre filósofos dos quais já conhecia, senti o conteúdo como muito raso, enquanto ao ler sobre aqueles que pouco ou nada sabia, gostei da introdução e apresentação como uma ideia geral.

Guilherme.Iorio 15/03/2018

penso, logo existo
O livro nos apresenta resumos rápidos e rasos da vida e produção dos principais nomes da filosofia ocidental. Em suas páginas pude encontrar uma introdução generalista para cada período da história, desde os pré-socráticos/ cosmológicos (séc. VII a. C.) até o início da contemporaneidade (séc. XX).

Ao decorrer do livro percebe-se a linguagem simples e uma variedade de informações, as quais faz parecer uma pesquisa de Wikipédia. Esta pulverização de conhecimentos embaraça o entendimento global de uma linha de leitura, mas mostra-se convincente guia básico para principiantes no assunto.

DouglasPires 09/07/2017

Prático
Um resumo objetivo sobre grandes pensadores.

Recomendadissímo!!