O Mundo Perdido

O Mundo Perdido Michael Crichton

Resenhas - Mundo Perdido

Núbia Esther 23/04/2011

Seis anos se passaram desde os eventos catastróficos que puseram fim ao sonho milionário de John Hammond e da InGen, seis anos desde que a Ilha Nublar em que o Parque dos Dinossauros fora construído foi esvaziada, as instalações e os dinossauros eliminados, ou pelo menos era o que se achava... Afinal, misteriosos animais têm sido encontrados mortos nas regiões costeiras da Costa Rica. O governo faz de tudo para impedir que informações sobre o assunto vazem. Donos de empresas de biotecnologia estão interessados. Em meio a tantos boatos um paleontólogo destemido (na verdade meio inconseqüente), Richard Levine, decide averiguar essa história mais a fundo. Ele quer empreender uma busca pelo Mundo Perdido, i.e. por dinossauros vivos, e quer contar com a ajuda do Prof. Ian Malcolm. Lembram dele? Ele estava presente durante aqueles acontecimentos derradeiros, ele e seu otimismo sempre presente. Que segredos as florestas costa-riquenhas escondem? Qual a herança deixada pela InGen?

Com diálogos sarcásticos, por parte de Ian é claro além de várias discussões sobre assuntos científicos, o livro é um prato cheio para quem curte ficção científica de qualidade, aquela recheada de fatos científicos e muita ação e aventura. Só para vocês terem uma idéia temos crítica ao mundo acadêmico, a história dos dinossauros e a origem do termo cunhado por Richard Owen, Charles Darwin, Georges Cuvier, genética de populações, panspermia, ecologia e em meio a tudo isso ataques de Raptors, Carnotauros, Tiranossauros...

- Eu não sei, mas toda a atitude para com a pesquisa está mudada, Richard. Isso é bastante evidente aqui. A Costa Rica tem uma das ecologias mais ricas do mundo. Meio milhão de espécies em doze hábitats ambientais diferentes. Cinco por cento de todas as espécies do planeta estão representadas aqui. Este país tem sido durante anos um centro de pesquisa biológica e, posso garantir, as coisas estão mudando. Nos velhos tempos, as pessoas que vinham para cá eram cientistas dedicados que queriam aprender tudo, só por amor ao conhecimento e ao estudo macacos gritadores, vespas polistinas, plantas sombrilla. Pessoas que tinham escolhido seus campos de estudo porque gostavam do que faziam. Certamente não iam enriquecer com isso. Mas agora tudo na biosfera tem valor potencial. Ninguém sabe de onde vai sair o próximo medicamento, e por isso as empresas farmacêuticas criam todo o tipo de fundo de pesquisa. Talvez o ovo de um pássaro tenha proteínas capazes de inibir a coagulação do sangue. Talvez a superfície cerosa de uma samambaia contenha um analgésico. A atitude para com a pesquisa está mudando. As pessoas já não estudam o mundo natural, mas estão fazendo um trabalho de extração. É uma mentalidade de saqueador. Qualquer coisa nova ou desconhecida automaticamente é interessante porque pode ter algum valor. Pode valer uma fortuna (pág. 48)

Saímos de Ilha Nublar, agora o nosso ponto de encontro é o Sítio B na Ilha Sorna, um local não menos imponente do que a primeira ilha e que esconde inúmeras surpresas. O que Hammond fazia no Sítio B? Qual era o papel que o Sítio B representava para o antigo Parque dos Dinossauros? O que há de errado com o local? Para aqueles que como eu eram fissurados nos filmes quando criança, recomendo fortemente a leitura, Crichton encerra com maestria os eventos iniciados no Parque dos Dinossauros.

[Blablablá Aleatório]-http://feanari.wordpress.com/2010/10/23/mundo-perdido-michael-crichton/
[Meia Palavra]-http://blog.meiapalavra.com.br/2010/11/18/mundo-perdido-michael-crinchton/

JulianaCalvelli 14/06/2021

Simplesmente nostálgico
O livro é extremamente nostálgico, me transportou para dentro dos filmes de Hollywood.

Muito gostosa a experiência de rever essa história, agora na forma de livro. Gostei bastante.

Qualquer fã de dinossauro se ler, vai amar.

kika.piresss 28/01/2021

O mundo perdido
Amo os filmes e os dois livros bom eu gostei bastante, apesar de ser diferente em algumas coisas me fez lembrar algumas cenas dos filmes... Amei.

camilazjm 03/06/2022

o mundo perdido
dps de quase um ano tentando ler esse livro, e durante o tempo todo a ressaca me barrando, eu consegui terminar!!!

tive muitas expectativas sobre o livro pois achei q seria até de certo ponto parecido com o filme. e ainda levando em conta q o primeiro livro se parece mais com o primeiro filme do q esse.

mas de todo modo, foi uma leitura muito fluente e interessante. eu como uma fã de dinossauros me deliciei com esse livro, q foi mais teórico do q na prática, ao invés do outro livro.

sarah como sempre sendo a maior, e o ian q por um milagre se tornou meu personagem favorito!
o levine tbm me conquistou dps de uns xingamentos vindo por minha parte.
e dogson, espero q vc tenha sido delicioso pro baby trex.

eu amei demais!
pra quem gosta do assunto, eu recomendo muito ?

sullsor 18/10/2021

Um Thriller de tirar o fôlego repleto de aprendizado
O segundo livro de Jurassic Park é focado na possibilidade da existência de um mundo perdido onde dinossauros vivem sem interferência humana, voltado inicialmente para o paleontólogo Richard Levine o thriller nos guia para uma serie de acontecimos que são consequências dos experimentos de Hammond no primeiro livro. Repleto de conhecimentos gerais sobre a evolução de espécimes, filosofia, paleontologia e comportamento animal é inevitável a sensação de aprendizado constante enquanto a história segue seu rumo em uma montanha russa emocional. O livro é muito bem detalhado de uma forma dinâmica, seja no cheiro repugnante do hálito dos dinossauros ou na sensação umida e fria da floresta durante a noite. Isso cria tamanha imersão que nos obriga a continuar a leitura, uma pena que a franquia se encerra nesse livro e Michael já não está mais entre nós.

Léo 16/10/2021

Só queria mais uns 10 livros desse universo ?
É uma pena que o autor não tenha escrito mais livros desse universo. A escrita do Michael Crichton é um deleite. Assim como em Jurassic Park, o autor nós entrega uma história rica em ação e suspensa, porém, sem deixar de lado debates incríveis sobre a evolução e outros temas científicos. Ian Malcom basicamente surge nesses momentos. Não dou 5 estrelas, como fiz com Jurassic Park, pois alguns personagens me saíram muito forçados aqui. Sarah Harding parecia uma espécie de Rambo, onde poderia realizar tudo sozinha sem problemas algum. Poderia invadir um ninho de tiranossauros, matá-los e sair tranquilamente (isso não acontece no livro). As crianças também parecem seres sobrenaturais. Em um ataque de raptor, as crianças, que deveriam travar de medo, conseguem pensar em soluções que adulto nenhum conseguiria pensar. E estamos falando de adultos PHD em ciências de diversos tipos, como Ian Malcom, Thorne, Levine e a própria Sarah Harding. Mas mesmo assim, o livro vale muito a pena. Principalmente para quem gostou de Jurassic Park.

Alessandro.Aguilera 29/07/2021

Sensacional
Que bela continuação de Jurassic Park. Adorei as personagens, o cenário, a ambientação e a trama em si. O livro flui muito por causa dos capítulos curtos. Esqueça o filme que toma um caminho diferente do livro. Recomendo a leitura.

Thiarles 22/08/2020

Alguns livros não precisam de continuação
Bem inferior ao primeiro, usando de mais violência onde o outro tinha de fatos interessantes. Claro que ele não é só coisas ruins, ainda estamos falando de dinossauros aqui, é difícil de estragar. É uma narrativa mais pobre e com algumas partes um tanto forçadas, porém o suspense em algumas é muito bem feito, assim como a ação.

Rafael 31/05/2023

De longe é muito melhor que Jurassic Park
Michael realmente conseguiu trazer debates importantíssimos durante essa obra.

Eu já fiquei tão contente em ver logo nas primeiras páginas as discussões sobre a teoria da complexidade. Eu também não tinha nunca parado para pensar que não se é possível estudar a extinção. E, além de tudo isso, o ser humano terá parte na extinção de quantas outras espécies?

O Mundo Perdido é tão dinâmico que ao chegar em 96% do livro ainda estamos tendo ação. É algo surreal e inexplicável ainda mais depois de pensar que foi o mesmo autor que escreveu "A Linha do Tempo" (que é horrendo). O livro tem uma escrita que te deixa ansioso em saber o que irá acontecer nas próximas páginas e quando você menos espera já acabou. Os dinos são maravilhosos, as crianças são mais tranquilas e eu nem desejei que elas virassem petisco.

Ganha facilmente o favorito.

Pâmela 13/06/2021

MUNDO PERDIDO
Após 6 anos o Jurassic Park fechar, todos os envolvidos dizem que não havia nenhum dinossauro lá. Mas há uma pessoa que não estava lá que contesta isso: Dr. Richard Levine. E ele faz um expedição para Costa Rica onde ficava o antigo parque, agora fechado. Há dois adolescentes de 13 anos, alunos dele que acabam indo juntos, escondidos. Arby & Kelly. Então eles encontram os dinossauros. Há uma doutora: Sarah Harding que também faz parte da expedição. Eles acabam por percebem que estavam alimentando os dinossauros com uma carne que era tóxica, e os comps, dinossauros necrófagos e que comiam as próprias fezes sealimentavam disso e acabavam contaminado. Se um T-REX comesse um Comps, se contaminaria. Era um mundo perdido no meio do nada, eles estavam esperando por um Helicóptero, mas o Helicóptero não achou ninguém e foi embora. Kelly encontrou um tipo de mapa da ilha, onde dizia que havia barcos. Eles foram embora nos barcos.

Teteu 27/10/2020

Incrível!
É um livro muito bom, que sabe misturar bem ação é ficção científica. Tem um probleminha ou outro, mas nada que atrapalhe a experiência.

girlbetweenbooksandcoffee 22/07/2022

Apenas leia!
Se eu pudesse dizer algo pra te convencer a ler esse livro, seria apenas: leia, essa vai ser a escolha mais acertada da sua vida! O primeiro livro é incrível (e incomparável), e o segundo livro é surpreendente! Apresenta problemas ainda mais reais, com dinossauros ainda mais cruéis.

Cleiber 25/02/2023

Bem escrito
A boa construção de enredo e personagens mais a escrita impressionantemente bem do Michael Crichton da um toque de glamour no livro. A emoção e ensinamentos passados aqui são inexplicáveis. Simplesmente incrível. Não tenho nem palavras pra descrever todas as qualidades dele.

Onira.Oliveira 20/09/2023

Ficção científica muito foda.
Achei que este livro seria párecido com o primeiro (técnico e monótono). Arrisquei e demorei HORRORES pra concluir pois eu AMEI a história.
77% da história é completamente diferente do filme. Me envolvi mais neste segundo livro do que no primeiro. Achei mais eletrizante, aventureiro e realista. Creio que Crichton decidiu fazer o segundo bem mais leve nos termos técnicos e científicos do que o primeiro. De fato vi a ilha na minha imaginação.