Atormentada

Atormentada Jeannine Garsee

Resenhas - Atormentada

Bellesbooks 28/06/2021

Misericórdia
Livro foi um achado, nunca tinha lido nenhum obra cujo protagonista tinha algum transtorno sinopse chamou atenção. Meus Deus tudo nesse livro e meia boca diálogos péssimos e fraquíssimos história não prende e final totalmente sem emoção alguma, se matasse mais personagens não iria fazer falta alguma.

Bia 17/06/2021

Adorei
História mto boa, super envolvente. No começo achei bem parado, tanto q demorei pra começar a ler de vdd, mas depois fica mto envolvente e vc não consegue mais parar de ler. Pena q o final eu fiquei meio (?????), achei q ficou mto vago oq aconteceu, não entendi direito.
Rosa Gillies 12/08/2021minha estante
sim? tipo quando a Annaliese simplesmente fica fraca e a Rinn ?derrota? ela, tipo como isso aconteceu ??? ela faz o maior inferno aí do nada a Rinn fica mais ?forte? q ela e pronto ela some, e tudo volta ao normal ????? nn fez sentido

Karol 30/04/2021

É ou não é?
O tempo todo na duvida se era coisa da cabeça dela ou se era real, porque nem a personagem principal sabia!
Bem legal. Recomendo

Ellen628 24/04/2021

4,7??
Rinn Jacobs é uma personagem muito fiel ao que se foi proposto aqui neste livro.
Sofrendo de transtorno bipolar, acabou causando a morte da avó e tentando suicídio. Foi parar em uma clínica e agora faz uso de medicamentos que não pode parar nunca.
Preciso se mudar com a sua mãe e é durante essa mudança que começamos esse livro, porque todo o caos vai acontecer realmente em River Hills.
Porque tudo o que ela não precisa era estudar em um colégio assombrado onde muito provavelmente, ninguém acreditaria nela.

A junção de todos esse elementos mais um fantasma com sede de vingança foi incrível! A autora tem uma escrita fluida e viciante. O fato de ser narrado em primeira pessoa também é algo que eu amo, e aqui, fez o papel de nos deixar em dúvida se tudo era real ou paranóia da Rinn.

O final não é completamente fechado, mas também não é completamente aberto. Acho que para as condições psicológicas da personagem e a trama em si, o fechamento dessa história foi perfeito, dando até mesmo uma abertura para uma continuação. Mas não sei se a autora conseguiria fazer um segundo livro sem se tornar repetitiva.

Enfim, gostei bastante da leitura e não me arrependi nem um pouco. A edição também é muito bonita!

Danny 07/04/2021

Psicótico
" Uma coisa que eu aprendi é que, mesmo que seja considerado oficialmente louco, você não pode usar isso como desculpa para as coisas que faz. Provar que você é um doente mental não lhe dá um passaporte para a liberdade."

Ju 26/03/2021

Impossível de largar
Não li muitos livros sobre pessoas com transtornos e afins, mas todos os que eu já li me surpreenderam, me ensinaram e me cativaram completamente. Com atormentada não foi diferente.
O livro conta a história de Rinn, uma menina da Califórnia com bipolaridade, que se muda pra uma cidade de fim de mundo que eu nem me lembro o nome, após em um momento de surto acidentalmente ter causado a morte da própria avó. Não, antes que pensem nisso, ela não matou a vó, mas sem querer acabou causando tudo, já que elas estavam em uma cabana que acabou pegando fogo e Nana morreu tentando arrombar a porta de Rinn para salvá-la.
Isso fez com que ela e a mãe se mudassem para a cidade onde a mãe cresceu. Ao chegar Rinn já faz alguns amigos e também descobre o ocorrido na escola: uma estudante morreu, muito tempo atrás, na piscina e todos dizem que o espírito de Annaliese permanece até hoje assombrando o lugar. Com isso coisas estranhas começam a acontecer: uma estudante perde a voz, outra o bebê, outra não consegue praticar o esporte que tanto amava.
Mas as coisas vão piorando, pois alguns estudantes começam a morrer de forma misteriosa, além de outras pessoas mudarem de comportamento completamente de um dia pro outro. Pra quem não acreditava em fantasmas, Rinn começa a perceber que tem algo de muito errado, que as coisas estão interligadas, desde muito tempo, quando a sua mãe e alguns amigos, justamente os pais dos jovens que estão sofrendo com as coisas estranhas, estudavam com Annaliese.
A história é muito bem escrita, nos momentos de surto e de loucura da protagonista, você consegue sentir o que ela sente, a angústia, a perda, a sensação de estar enlouquecendo. Peço perdão pelo trocadilho, mas é insano o quanto esse livro prende e surpreende, vale muito a pena ler.

site: cosmosehistorias.blogspot.com

Matheus Monteiro 08/01/2021

Uma metáfora sobre transtornos emocionais
Aviso: o livro contém cenas de tentativas de suicídio. Mais de uma.

"Atormentada" é um livro que não tem medo de arriscar temas pesados. A história que usa uma boa parte do seu tempo para apresentar e situar os personagens em uma trama de YA adolescente, aos poucos vai se tornando em um livro de horror sobrenatural com toques de slasher cada vez mais perturbador e brutal. É interessante como a autora vai criando o pânico em seu livro aos poucos, criando também um senso de irrealidade e paranoia. É interessante a construção dessa atmosfera, utilizando uma linguagem acessível e direta. A grande questão do livro, e o que complexifica, mas também o coloca em discussões sensíveis, é a metáfora da história de utilizar o sobrenatural como representação da depressão/ transtornos emocionais. É muito interessante o simbolismo que a autora cria nesse aspecto, ousando até mesmo a usar o formato slasher como algo próximo ao fato dos impactos de um suicídio para com pessoas ao redor. Esse simbolismo enriquece a trama, mas em alguns momentos pode ser questionado algumas abordagens. Há uma exaltação muito forte ao uso de medicamentos, e pouca conversa sobre a necessidade também de conversar, de psicoterapia. É um livro pesado, com cenas explícitas de pessoas tentando se matar de diferentes formas, além de descrições longas sobre crises. Por isso, é bom ter cuidado ao se ler.
É um livro interessante. Assustador em alguns momentos, psicologicamente brutal em outros. Não recomendo para pessoas que estão sensíveis no momento, porque a autora realmente pega pesado em várias partes e pode machucar. Talvez pudesse ser escrito de forma a complexificar mais seus temas, que são importantes, mas algumas vezes não tão bem trabalhados.

Andrezza Lima 16/12/2020

Suspense dos bons
Romance adolescente, abordando a importância do acompanhamento médico em casos de transtornos neurológicos.

Andressa S. 10/12/2020

?Atormentada? é um livro sem muitos rodeios e com um andamento bem cadenciado. No livro conhecemos a história de Rinn, uma garota bipolar que evita suas crises com uso de medicações. Ao se mudar para River Hills, após um incidente que mudou sua vida, Rinn começa a frequentar o Colégio local, onde dizem que a piscina é assombrada por Annalise, uma adolescente que se acidentou vinte anos atrás. Quando Rinn começa a notar coisas estranhas, começam as tentativas de contato com o ?fantasma?, Rinn precisa entender porque não é ?afetada? pelo espírito. O histórico médico da personagem começa a fazer questioná-la sobre o que é real e o que é fantasia. E em uma luta interna, Rinn precisa enfrentar os fatos e proteger quem ama.

A a narrativa é boa, fluída, um livro rápido de ler, sem muitos problemas em relação a leitura. O grande problema, na minha opinião, vem com a narrativa. O fato de ser narrado em primeira pessoa, coloca Rinn o tempo todo em conflito com o Leitor, duvidei várias vezes do que ela narrava e cheguei a achar que era eu a doida. Em outros livros, o questionamento é muito positivo para a história, não é o caso de ?Atormentada?.

Não costumo iniciar as leituras com conhecimento da história, gosto de ser surpreendida pelo enredo e talvez, no caso de ?Atormentada?, tenha sido esse o problema. Iniciei o livro com a expectativa de uma história entorno do conflito de Rinn com a doença, terminei em uma história de fantasma cheia de falhas, com poucas explicações sobre o que tinha e estava acontecendo, num ritmo muito acelerado e sem nenhuma lógica.

Preciso frisar que se você tem a desconfiança de que existem fantasmas, MINHA FILHA, CORRE! Por que esses adolescentes vão mexer com quem ta quieto?

Aky 09/12/2020

Eu gostei (muito), mas podia ser muito melhor
É palpável o amor que a autora tem por essa história.

A Rinn é uma personagem de fanfic no início, até ela adquirir uma profundidade incrível e você se apaixonar. Eu amei a forma como a autora tratou o transtorno bipolar dela - apesar de que sou leiga, então não sei se está correto. Mas ela mostra de um jeito que te conduz muito bem pelas atitudes da Rinn.

Esse livro dá muitas deixas pra teorias e é a primeira vez que me sinto instigada a criar isso, o que eu acho ruim, porque isso vem de pontas soltas na história.

A cena final é patética, se comparado ao ambiente atmosférico de terror criado com maestria pela autora, durante boa parte do livro. Parece que a cena final foi só pra zoar mesmo e acabou deixando ali por engano.

Mas é uma leitura gostosa, intrigante, com um romancesinho carismático.

Favoritado só pela Corinne.

Indy 29/10/2020

Muitas histórias conflitantes, sem profundidade de história
Comecei super animada com a história...e se passou três meses que empaquei no livro!

Apesar da história ser muito atrativa, ela é divida em muitas partes e personagens que não tem contexto para o desenrolar da história!

Infelizmente, sem profundidade!

O final teve um climax muito legal, até que gostei!

Júlia Brandão 27/10/2020

Rinn foi diagnosticada com transtorno bipolar depois de muitos altos e baixos e eventos traumáticos, ela finalmente consegue manter o controle através de medicações.
A jovem se muda para a cidade natal de sua mãe. Ela tem a chance de fazer novos amigas em uma nova escola e deixar o passado para trás, tanto quanto é possível.
Logo nos primeiros dias de aula, Rinn descobre que a escola é mal assombrada, pelos menos é que todos ali acreditam, não só os alunos, mas alguns membros do corpo docente também. Tudo isso, porque uma garota chamada Annalise morreu alguns anos atrás.
Além da escola, Rinn descobre que a casa para qual se mudou era onde a menina morava e eventos estranhos, acidentes inexplicáveis começam a acontecer. Será que o fantasma de Annalise está mesmo assombrando a cidade ou será que os remédios não estão fazendo efeito e Rinn começou a alucinar de novo?

Comprei esse livro por impulso, tinha lido a sinopse rapidamente e o preço estava ótimo, menos de 15 reais então resolvi comprar. Quem nunca? Hahaha
Ele já estava morando na minha estante a alguns meses e resolvi desencalhá-lo. Foi uma leitura que iniciei sem expectativa nenhuma e foi surpreendente. E eu amo quando isso acontece, quando um livro surpreende a gente.
Eu devorei esse livro! A escrita é super fluida e envolvente, difícil de largar. Os problemas psiquiátricos da protagonista são tratados de forma realista, sem exageros, sem pesar demais a história e tirá-la de foco. Quem tem questões psiquiátricas sabe que a luta é diária e que a sociedade ainda julga bastante as pessoas que passam por isso. Sem contar nas próprias dúvidas que o livro também aborda, “será que é real ou imaginação da minha cabeça?”.
Os capítulos são curtos, o que já é um ponto positivo pra mim, pois acho que deixam a leitura mais dinâmica, e terminam de forma bombástica. Esse é o tipo de livro que a gente vai lendo “só mais um capítulo” e quando vê leu a última página.

@autorajessicadias 25/10/2020

Não surpreendeu, mas é bom.
A vida de Rinn Jacobs está com um turbilhão de problemas... A separação dos pais, a morte da avó, problemas psicológicos... Tudo isso colaborou para que ela e a mãe se mudassem para uma cidade do interior, onde a mãe cresceu.
Nunca é fácil recomeçar a vida em um lugar novo, principalmente para uma jovem problemática. Ter que começar em uma escola nova, precisar fazer novos amigos, tudo assusta Rinn.
Mas o que é realmente assustador ainda está por vir.
A casa onde ela mora é onde uma antiga professora de piano de sua mãe cometeu suicídio - mais especificamente em seu quarto. Ela também era avó de Annaelise, que morreu na piscina da escola de Rinn quando ela era apenas uma adolescente estudante.
Coisas estranhas começam a acontecer e a protagonista precisa descobrir o que está acontecendo.
Sinceramente, achei a história extremamente previsível. Consegui descobrir o desfecho bem cedo, mas fui lendo esperando ser surpreendida, o que não aconteceu. Às vezes a leitura parecia aqueles filmes de terror antigo cheio de adolescente em pânico e fazendo merda. Fiquei bem chateada por não ter visto o “final” de alguns personagens que foram importantes na construção da trama. Mas, no geral, foi um bom livro.
Está disponível no Kindle Unlimited para quem quiser ler também.

Tally 15/10/2020

Surpresa boa!
Comprei o livro sem saber nada dele e achando a capa terrível, só pq estava muito barato e era terror. Porém, que surpresa! Adorei o livro; a narrativa flui de uma forma muito gostosa e rápida de ler. E a trama me prendeu. Mesmo com suspeitas em relação ao final, não conseguia parar de ler, ansiosa pelo fim.