Paredes Vivas Rosa Mattos

Resenhas - Paredes Vivas

Joyce 13/10/2017

Paredes Vivas
Tudo se inicia com a morte do pai de Mauren quando ela tinha 8 anos, ele morrera afogado na misteriosa Lagoa dos Barros e após esse desastre , se sentiu culpada por ter incentivado o pai a pescar naquele dia.
Após alguns dias do luto, sua mãe ficou doente e ela ver sua vida desmoronando aos poucos. Ela passa a ter pesadelos horríveis e precisa ser forte para enfrentar o turbilhão de problemas que virão pela frente.

Mauren é uma criança de poucos amigos na escola, porém ela conhece Tobias e Gregor , alunos novatos que logo se tornam seus melhores amigos.
Ela vive sobre os cuidados de Nice , que passa a ser como uma segunda mãe para ela.
Certa noite Mauren e Tobias fizeram uma brincadeira no cemitério que futuramente lhe causou graves consequências e juntos eles teriam que procurar uma solução para esse mistério.

"É difícil dormir com a cabeça cheia de sombras".
As consequência da brincadeira no cemitério, só aparecem apenas na segunda metade do livro.As fases da personagem vão mudando no decorrer dos capítulos, da infância até chegar a fase adulta.

Uma mistura de suspense com sobrenaturais e um romance super fofo, um livro que te prende até o final e esse final foi surpreendente.

Telma 16/08/2015

Sensível e bem escrito!
Que surpresa mais gostosa esse livro da Rosa Mattos. Já ouviram esse nome antes?

Quem está sempre pelo blog e acha o nome familiar, fizemos resenha do Livro O Medo de Vírgilia, em Março - clique aqui para ler.

Pois bem, Rosa Mattos, pelo que vejo, flerta com traumas mentais (distúrbios, doenças, problemas). Gosto demais dessas abordagens porque amplia horizontes que ainda precisam ser mais conversados e, consequentemente, mais entendidos.

Nesta história, conhecemos Mauren (que personagem cativante!!!!) e acompanhamos sua vida desde os 8 anos de idade, até os 18 anos. De início, a personagem madura e sensível, sofre a falta do pai e se sente culpada por sua morte, mas tenta esconder esses sentimentos por amor à mãe.

Recompus-me. Embora por dentro estivesse desgrenhada, com as ideias em desalinho.

Rosa tece essa história com fios de poesia. Gosto muito da maneira como ela escreve. Romântica, sensível, leve e profunda ao mesmo tempo.

Neste intervalo de idade, Mauren descobre um terrível segredo de família, sua mãe beira a morte e ela se apaixona. Todas essas emoções e sentimentos são muito bem explorados por Rosa Mattos. Nos identificamos com vários dos trechos.

Imaginei uma série de fatos que não aconteceram. E, por outro lado, uma série de fatos acontecidos que minha imaginação sequer teria aptidão para imaginar. Disso retirei uma sábia lição: não sofrer por antecedência.

Assim, aos poucos parei de sair. Se for para viver sem espontaneidade prefiro apenas olhar a vida pela janela.

O parte mais linda da história é o desenrolar da história de amor que vai brotando entre Mauren e Tobias. O romance vai desabrochando e amadurecendo para ambos. É fofo e contém os ingredientes que quem já amou conhece: ansiedade, felicidade, insegurança, medo de perder, borboletas no estômago...rs

Olha que trecho fofo:

'Um dia irei perdê-lo para que o mundo possa ganhá-lo' - falei em tom de brincadeira, na semana passada quando ele tirou a melhor nota da turma.'É possível que o mundo me ganhe, mas você jamais vai me perder'.

A escrita, bem como a ortografia e gramática estão impecáveis! Adorei ver isso!

Há duas coisas que senti falta no livro:

A passagem de anos dos 12 aos 15 poderia ter sido melhor trabalhada. Talvez um novo capitulo devesse ter sido começado. Tive que voltar e reler para perceber que aquele tempo havia se passado. A história nesse meio tempo poderia ter sido mais explorada, porque a ausência de explicação de algo (não posso falar que algo é esse para que não haja spoilers, tá? seja paciente comigo) deixou uma lacuna grande, no meu ponto de vista.

Outra coisa que senti falta é que, num primeiro momento, pela sinopse, dá impressão de que a convivência com o espírito será a trama central da história. Não é. Isso só aparece no finalzinho.

De qualquer forma, deixo claro que esse é meu ponto de vista e isso não "mancha" a beleza da história e a maneira poética como ela é contada.

Rosa Mattos começou a carreira de escritora com contos e este é seu primeiro romance publicado. Seu talento que é indiscutível!

O dia em que você estiver a fim de se encantar, suspirar, com uma história leve e sensível, esse livro é uma excelente pedida.

Muitos beijos, meus surtadinhos.

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2015/08/resenha-paredes-vivas.html

Marcia Pimentel 08/07/2015

Uma história muito envolvente.
Depois da morte do pai, quando ainda era uma menina, Mauren passa a ter vários pesadelos. A morte do pai abalou tanto Mauren que ela se fechou para o mundo. Ela passou a esconder seu sofrimento para não fazer a mãe sofrer ainda mais. Mauren e a mãe passam a ter um amizade muito bonita. A professora manda que os alunos façam uma pequena redação, é a partir daí que tudo muda na vida de Mauren.Ela conhece Tobias e dessa grande amizade nasce uma história muita bonita. Os anos passam e Mauren e Tobias se envolvem cada vez mais. Enquanto isso surge um mistério envolvendo a morte do pai de Mauren. Quando Mauren faz quinze anos, um fantasma começa a assombrá-la por causa de uma brincadeira que ela e Tobias fizeram sete anos atrás. Tobias e Mauren tentarão desvendar o mistério que envolve a morte do pai dela e isso a colocará em grave perigo.

O livro é uma mescla de romance, suspense e sobrenatural. É uma leitura leve e fácil. Eu recomendo o livro.

site: http://marcia-pimentel.blogspot.com.br/2015/01/resenha-do-livro-paredes-vivas-da.html

Lê Golz 21/03/2015

Resenha - Paredes vivas
Paredes vivas é uma publicação da Editora Dracaena, e o primeiro romance escrito pela autora Rosa Mattos. Nele encontramos uma história, com suspense, romance e um toque de sobrenatural.

A história nos apresenta Mauren desde a infância, e como sempre foi uma menina muito esperta para sua idade. Após perder seu pai misteriosamente para as profundezas de um lago, ela vê toda sua vida ser transformada. Nos próximos anos que se seguem, sua mãe piora muito seu estado de saúde, e nenhum médico consegue descobrir o que ela de fato tem. Como se não bastasse, com sua mãe internada, ela se vê aos cuidados de seus tios, com quem não queria morar de maneira alguma.

Durante essa infância marcada por tragédias familiares, ela conhece Tobias, seu colega de classe. Seu mais novo amigo lhe propõe alguns desafios, que na verdade são brincadeiras macabras, que acaba causando consequências alguns anos depois. Achando ser apenas uma lenda - aquela brincadeira feita depois de vários anos - Mauren descobre que estava enganada quando um espírito de um garoto aparece em seu quarto. Como isso acontece praticamente no final do livro, qualquer coisa que eu escrever a mais será spoiler. Portanto, vou deixar vocês descobrirem de quem era esse espírito, e o que ele tem haver com a brincadeira macabra feita pelos dois amigos.

''Eu sou uma garota sonhadora, que vive tendo pesadelos e mesmo sendo muito medrosa não resiste a um bom desafio.'' (p. 32)

Pode parecer muito confusa toda essa historia, e antes que o leitor possa pensar, causa a impressão de ser uma leitura que causará muito medo. Foi o que também pensei ao ler a sinopse. Mas a verdade é que a historia é bem simples, e não é tão medonha quanto aparenta.

A narrativa é feita em primeira pessoa, pela visão de Mauren, e podemos entender melhor o que se passa na mente da personagem. A escrita da autora é maravilhosa e muito fluída, onde facilmente devoramos o livro em poucas horas. Além de uma narrativa madura, temos a construção de personagens bem elaborados e reais. Sem contar a criatividade dos acontecimentos.

A diagramação do livro é simples, com folhas amareladas e letras em tamanho confortável. A arte da capa me agradou bastante, e combinou com o conteúdo do livro.

Imaginei o portão aberto, aguardando meus passos. O silêncio dos mortos a minha espera. O medo criando sombras em todos os cantos. Ruídos de tampas de túmulos de abrindo...Daí comecei a roer as unhas até quase sangrarem.'' (p. 47)

Adorei a construção dos personagens, principalmente de Mauren. Ela é uma menina que desde pequena sempre foi muita sensata, e sempre exerceu uma proteção admiradora pela mãe, e esse sentimento protetor de filha para mãe marcará muito o final dessa história. Tobias também é um encanto de menino, e será um companheiro e tanto para Mauren.

Os acontecimentos estavam fluindo muito bem, porém estava em mais da metade do livro, e Mauren ainda não tinha encontrado o espírito citado na sinopse, e que faria jus também ao título do livro. Então, quanto mais me aproximava do final, mais me perguntava se isso ia acontecer ou não. Isso teria me aborrecido mais, se eu não tivesse me surpreendido tanto com o final. Apesar de achar que a autora esperou demais para narrar esse acontecimento, achei que o desfecho foi bem inusitado e conseguiu agradar.

Se ao querer ler o livro, você espera encontrar uma história sobrenatural, saiba que há muito romance também, assim como um pouco de mistério. O foco dessa história são os sentimentos de Mauren e sua vida familiar. Um livro leve, para quem gosta de uma trama bem escrita e com um toque de suspense.

site: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-paredes-vivas.html

Victor 06/11/2014

Paredes Vivas
Seu estilo é peculiar. Na medida em que este adjetivo revela um talento inquestionável. Sua escrita nos enlaça, nos envolve, de tal jeito que, não receio em afirmar, proíbe-nos de largar a estória enquanto ela não encontrar seu termo.
O romance Paredes Vivas, da escritora gaúcha Rosa Mattos, é um destes contos (não. Não há incoerência nesta afirmação, apesar das distintas classificações dos gêneros literários) que residem na seara da literatura surpreendente. Uma surpresa agradabilíssima! A autora está municiada de um vocabulário certeiro, que vai aonde a escrita competente costuma. Direto aos assunto, sem rodeios, e com a verve natural da boa e velha literatura fantástica. Temos uma personagem, a protagonista, que, de repente, como costumam as situações que nos crivam de significados, vê sua vida tomar um norte para o qual ela definitivamente não poderia elucubrar nem mesmo nas suas mais tresloucadas aventuras imaginárias. O desenvolvimento da trama, então, gira em torno do que ela precisa, e poderá, fazer para lidar com o turbilhão de sortilégios que despencam, como uma cachoeira caudalosa, no seu cotidiano. Lugar comum observar que há suspense, mistério, romance, aventura e todos os outros ingredientes imprescindíveis à uma grande estória? Não, pois eles podem estar em qualquer texto. E esse, definitivamente, não é um qualquer.

site: http://www.skoob.com.br/resenha/nova/47938837/

PorEssasPáginas 30/04/2014

Resenha Paredes Vivas - Por Essas Páginas
Quando a autora Rosa Mattos entrou em contato para fazermos uma parceria e eu li a sinopse do livro, fiquei muito curiosa. Eu adoro romances, principalmente sobrenaturais, e por isso pedi para ficar com ele. E não me arrependi nem um pouco, porque o livro foi muito envolvente!

Paredes Vivas conta a história de Mauren, passando desde a infância até a idade adulta. O livro começa com a protagonista com 8 anos, após uma tragédia que acaba levando a morte do seu pai. Ela se sente culpada pelo o que aconteceu e começa a sofrer em silêncio. Inclusive ela tem pesadelos bem fortes para a idade, mas mesmo assim, ela levanta a cabeça e continua com as suas tarefas diárias. Na escola, a professora de redação pede para que eles escrevam em apenas uma frase quem eles eram.

“Eu sou uma garota sonhadora, que vive tendo pesadelos e mesmo sendo muito medrosa não resiste a um bom desafio”.

A professora colocou todos os recados no mural no fundo da sala e quando Mauren volta para o local depois do intervalo, encontra um bilhete no seu caderno. Alguém a desafiava: ela deveria ir ao cemitério à meia-noite. Mesmo com medo, ela aceita, e através de várias mensagens, acaba descobrindo quem é a pessoa. Mas mal ela sabia que uma pequena brincadeira poderia trazer tantas consequências…

É muito difícil falar sobre esse livro porque a leitura foi muito diferente. Ele é pequeno, com 195 páginas, e eu o li inteiro em um único dia (até porque eu simplesmente não conseguia parar!). Eu sei que ele não é um conto, mas eu fiquei com esse sentimento durante a leitura. E eu não sei até agora o motivo disso. Pode ser porque a escrita de Rosa é bem direta e ela vai trabalhando todos os pontos principais do enredo desde o início do livro. Todos os acontecimentos são importantes; não existem cenas só para “completar páginas”.

Paredes Vivas é uma mistura de romance, suspense e sobrenatural, com a presença de algumas cenas até bem fortes (uma me deixou muito surpresa! Já estava achando que eu iria ter que terminar o livro antes que escurecesse). O romance, levando em consideração que o livro relata diversas faixas etárias da protagonista, foi bem trabalhado. O suspense me deixou na ponta da cadeira durante toda a leitura. Eu ficava tentando adivinhar o que ia acontecer – alguns mistérios foram bem fáceis, outros nem tanto. E o final, devo dizer, foi excelente! Eu acertei como o livro iria terminar (e fiquei muito feliz com isso) e mesmo assim fiquei muito surpresa. Eu adorei como a autora foi audaciosa nas suas escolhas durante o livro. Mas a parte sobrenatural… Bem, pela sinopse, parece que ela tem uma grande parte no enredo, e na verdade, não é bem assim. Ela é muito importante, mas ela demora bastante para ser realmente desenvolvida no livro. Eu acredito que por causa disso algumas pessoas podem começar a ler esse livro com uma visão bem diferente do que realmente é.

A leitura de Paredes Vivas foi muito envolvente. Eu adorei a forma direta como o livro é narrado e os personagens foram bem construídos. A minha única crítica é que no início eu fiquei muito confusa com a idade da narradora. Ela era uma criança, mas às vezes usava vocabulários que não condiziam com a idade. Depois eu percebi que o livro traria a protagonista com idades diferentes e ficou a dúvida: ela estava narrando conforme os fatos aconteciam ou, depois de adulta, ela estava se lembrando dos acontecimentos?

“Quatro anos depois. Estamos em 2007. Estou com doze anos”.

Por causa desse trecho no presente (e de outros) comecei a pensar que ela estava narrando o que estava acontecendo naquele momento. Mas às vezes as frases pareciam de personagens com mais de oito ou até mesmo de doze anos… Isso não atrapalhou a leitura como um todo, mas me deixou um pouco pensativa no início.

E eu preciso comentar sobre essa capa: ela é LINDA! Só com o livro em mãos que conseguimos apreciar toda a beleza dela. É de uma delicadeza incrível e o clima que ela transmite retrata bem a história.

Enfim, Paredes Vivas é aquele livro que você não consegue parar de ler enquanto não tiver terminado!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-paredes-vivas#more-14723

Francine 21/04/2014

A doçura do primeiro amor...
Li Paredes Vivas por meio do Book Tour organizado pelo blog As Leituras da Mila, ao qual agradeço pela oportunidade. :)

Narrado em primeira pessoa, este livro nos apresenta Mauren Avelar quando ainda era uma criança. Seu pai morreu afogado há poucos dias, enquanto pescava, e ela não quer receber a piedade dos colegas no seu primeiro dia de aula, mas isso é impossível na pequena cidade de Santo Antônio (Rio grande do Sul). Ao mesmo tempo, dois novos alunos ingressam em sua turma: Gregor e Tobias. Em uma simples atividade escolar, a professora pede que escrevam uma breve autodescrição e, assim, a vida de Mauren se entrelaça às vidas destes dois novatos. Gregor a encanta com sua gentileza, tão presente em sua frase, e logo se tornam amigos. Tobias a assusta com a frieza das suas palavras e, sem que Mauren soubesse, a desafia a enfrentar seus próprios medos.

É Tobias quem apresenta o amor à Mauren. Eles são o primeiro amor um do outro. Eu degustei cada momento que viveram juntos, porque em Paredes Vivas a relação de ambos se desenvolve durante alguns anos. Esse é, definitivamente, um ponto alto da história! A ênfase sobre os sentimentos destes dois personagens é que manteve o enredo atraente para mim. A verdade é que, em meio à doce descoberta do amor, Mauren precisa lidar com situações complexas envolvendo a misteriosa doença de sua mãe, o excessivo interesse de sua tia e a fria autoridade do seu tio. Mauren é apenas uma adolescente e a autora foi muito feliz em preservar suas limitações, sem torná-la repentinamente alguém capaz de enfrentar todos os obstáculos. Enquanto o mundo desaba sobre Mauren, há ainda o encanto da festa de aniversário, do primeiro beijo e até mesmo da graduação a ser escolhida. Eu gostei muito deste equilíbrio.

Claro que a parte sobrenatural aparece (rs)! E, além de tudo, Mauren agora precisa lidar com a situação inusitada de ter um fantasma em sua casa, fruto de uma maldição. Eu gostei de toda a confusão que este ser invisível provocou e o considerei uma ponte especial para o desfecho da obra, que foi surpreendente.

Como aspecto frágil, indico a sinopse que (em certa medida) engana o leitor. O foco da história não é a relação da protagonista com o fantasma e o gênero sobrenatural é pouco explorado. Ouso dizer que, talvez, o título também pudesse ser alterado para melhor se adequar ao enredo. Algumas cenas na obra são previsíveis, mas nem por isso menos aguardadas. :)

Paredes Vivas é um romance de linguagem fluída e rápida leitura. Rosa Mattos prendeu-me desde a primeira página e, em algumas horas, cheguei ao final do livro. A autora nos presenteia com uma epígrafe a cada capítulo, que só vem somar à beleza da obra. Sendo uma publicação da Editora Dracaena, já esperava a qualidade que encontrei na linda capa, diagramação e revisão. Considero-o um bom livro.

Não posso deixar de comentar: Vale a pena ler para, no mínimo, conhecer o Tobias! Ah... *suspira* Que garoto apaixonante! *3*

Conheça meus quotes favoritos acessando a resenha no blog:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2014/04/resenha-28-paredes-vivas.html

Vanessa Vieira 14/03/2014

Paredes Vivas_Rosa Mattos
O livro Paredes Vivas, da gaúcha Rosa Mattos, nos traz uma história bem escrita e fluída, tendo como base os conflitos familiares da protagonista Mauren e os seus primeiros encalços no campo amoroso. Gostei muito da proposta da obra, porém, a julgar pela sinopse, esperava um pouco mais no contexto sobrenatural.

Conhecemos a história de Mauren ainda garota, na faixa de 7 à 8 anos de idade até o momento em que ela está prestes a ingressar na faculdade, já com 18 anos. Quando criança, uma tragédia familiar abalou suas estruturas: o seu pai faleceu vítima de afogamento na Lagoa dos Barros, a deixando completamente despedaçada, sem contar a culpa que ela carrega, pois no dia de seu acidente fatal, tinha pedido para que ele fosse pescar.

Sua mãe também ficou muito abalada com a perda do marido, ficando gravemente doente, o que deixa a jovem ainda mais aflita. Como se não bastasse isso, Mauren passa a ter inúmeros pesadelos, que lhe causam profundo temor e parecem querer lhe avisar sobre algo macabro.

Ao iniciar o ano letivo no colégio, ela acaba encontrando um amigo em Tobias, o novo aluno da escola. A vida da garota - até então solitária e isolada, tendo como companhia apenas a empregada da família, Nice - adquire um novo sentido e ela acaba vivenciando muitas aventuras ao lado de Tobias, incluindo uma brincadeira para lá de estranha no cemitério. Mauren, cada dia mais, estranha a doença de sua mãe, e acaba descobrindo que tem alguém prejudicando a saúde dela, e ao lado de seu novo parceiro, começa a investigar e reunir provas a respeito. Alguém muito próximo a ela possui planos maquiavélicos e é capaz de matar para concretizar seus ideais...

Paredes Vivas nos traz uma história interessante e que cumpre o seu intuito de entreter, mas confesso que esperava um pouco mais da trama. Temos romance, suspense e sobrenatural, mas este último não surgiu na forma como eu esperava, aparecendo quase no final do livro, e mesmo assim, não conseguiu causar aquele efeito estarrecedor. Basicamente, o enredo retrata os conflitos familiares da protagonista, a sua culpa pela morte do pai e o mistério envolvendo a doença da mãe. Narrado em primeira pessoa por Mauren, de forma fluída e com uma certa conotação poética, acompanhamos toda a sua dor e também o caminho das pedras que ela percorre junto com Tobias para descobrir quem está tentando matar sua mãe.

Mauren é uma jovem introvertida e solitária, que com a dor da perda e o sentimento de culpa, acabou se isolando de tudo e de todos. Quando conhece Tobias, sua vida passa a ter novas cores e ela se deixa envolver em suas aventuras, chegando a fazer uma brincadeira no cemitério que acaba por ter sérias consequências. Além de encontrar um companheiro e amigo em Tobias, os dois acabam engatando um romance doce e sereno, algo bem sutil e fofo, condizendo bastante com as facetas dos dois personagens. Quando eles ficam intrigados com o quadro de saúde da mãe de Mauren e passam a colher provas - que confirmam suas suspeitas - , um clima de suspense toma conta da trama e essa foi a parte mais eletrizante do livro. O vilão é alguém totalmente sem coração, movido apenas pelo ego e pela ambição, e conseguiu ganhar todo o meu asco devido as suas atrocidades.

Resumindo, Paredes Vivas é um bom livro, mas para quem espera algo mais voltado para o sobrenatural, como a própria sinopse sugere, não é muito indicado, visto que essa parte não tem tanta abrangência na trama e só começa a surgir nos últimos capítulos. A capa é simples e a diagramação está ótima, com fonte em tamanho adequado e revisão impecável. Recomendo.

site: http://www.newsnessa.com/2014/03/resenha-paredes-vivas-rosa-mattos.html

Fer Kaczynski 16/02/2014

Este livro é de um Booktour da parceria com o blog Leituras da Mila, tem uma capa muito bonita, é de fácil leitura e bem escrito.
O livro conta a história de Maureen, uma menina tímida e muito inteligente, que se vê as voltas com um drama familiar, seu pai morreu afogado num lago durante a uma tempestade, após isso ficou ainda mais reclusa e sem confiança em amigos e familiares.

"A morte de papai provocou uma cratera em meu peito, tão imensa que não houve atadura capaz de preenchê-la. Fiquei, para sempre, com uma dor tatuada na alma". (p. 13)

Leia o restante em:

site: http://movimentodolivro.blogspot.com.br/2014/01/paredes-vivas-rosa-mattos.html

meiriellen 10/02/2014

final imprevisível
Agora q terminei o livro, fiquei sem palavras para escrever, pois não sei ao certo se gostei ou não. Garanto q o final é audacioso, inesperado, e se fosse eu a escrever daria um final diferente com certeza. Até 80% do livro estava muito encantador, depois passei a ter medo, depois ficou estranho. A autora é muito criativa, audaciosa com certeza, escreveu uma boa estória, apenas o final não foi o q eu esperava. Recebe ★★★★.:)

Jéssica 14/01/2014

Paredes Vivas nos conta a história de Mauren, uma jovem que tem sua vida destruída depois de uma tragédia familiar.

Durante a narrativa vamos conhecendo desde a infância até a fase adulta de Mauren e nos primeiros capítulos temos uma criança de oito anos que perde o pai em um acidente e Mauren se sente a responsável pelo ocorrido. Além da dor da perda, ela tem que lidar com a misteriosa doença de sua mãe e com o sofrimento de se sentir sozinha, já que agora que sua mãe está adoentada e com a morte de seu pai ela não tem ninguém para conversar.

Mauren era apenas uma criança é teve que lidar com a morte, mas ao longo da história ela vai crescendo e se transformando numa adolescente, mas ainda se sente culpada por tudo. Quem já perdeu um ente querido sabe que a dor nunca passa, mas com o tempo temos que lidar com ela. E eu li a obra de Rosa Mattos quando tinha acabado de perder uma pessoa de minha família e em muitos momentos eu enxergava minha própria dor em Mauren.

''Colocaremos uma atadura no coração e seguiremos vivendo, um dia de cada vez.''

Mauren tem que lidar com esse sofrimento sozinha, mas acaba conhecendo uma rapaz, o Tobias, que a faz se sentir especial e o romance acaba surgindo entre eles. Os dois terão que lidar com os desafios e temores para descobrirem a verdade sobre a morte do pai dela, a busca pela salvação da mãe de Mauren e lutar para ficarem juntos.

Paredes Vivas é um livro que mostra a morte, a perda e o sofrimento, mas também mescla o sobrenatural e a fantasia, onde temos até seres sobrenaturais e uma maldição envolvida. Não irei aprofundar nisso, porque mesmo que na sinopse já esclareça eu prefiro que esse mistério seja descoberto quando vocês lerem o livro.

Mauren é uma garota perdida e que está em busca de salvar sua família, mas em alguns momentos eu fiquei chateada com ela, pois sempre está se culpando pela morte do pai e acaba que isso gera um desconforto e eu queria que ela lutasse para descobrir a verdade, só que em muitos momentos Mauren não tem força para isso.

Tobias é um rapaz carinhoso, amoroso e fiel, que está sempre disposto a ajudar Mauren e a lidar com os problemas que cercam a garota.

Um livro cercado de reviravoltas e a autora explora com muita veracidade a morte, o romance e a investigação. Paredes Vivas nos relata a busca para encontrar a verdade.

Quotes:
''Tem apenas seis dias que ele foi enterrado, mas as imagens do sepultamento permanecem vivas em mente, como se o tempo tivesse congelado naquele tempo, lá no cemitério.''

site: http://www.leitorasempre.com/2014/01/resenha-paredes-vivas-rosa-mattos.html

Michelle Ladisl 11/01/2014

O livro nos apresenta a história de Mauren, que se sente culpada pela morte de seu pai.
Quando Mauren tinha 8 anos, perdeu o seu pai na lagoa da cidade onde mora, ela se sente culpada pois quando seu pai perguntou se ela queria peixe, ela confirmou e naquele dia, seu pai morreu enquanto pescava.
Na volta as aulas, Mauren recebe um desafio de uma pessoa que ela nem imagina e por curiosidade ela acaba aceitando. Na primeira vez que ela vai ao local, não encontra com a pessoa, somente na segunda vez e descobre que é seu colega de classe Tobias. Quando chega ao local onde Tobias faz o desafio, Mauren fica com receio, pois ela teria que dar 7 batidas na lápide do morto e segundo uma lenda após sete anos ele viveria nas paredes da casa dela.

“ Indecisa, pensei em como faria para sair daquela enrascada.Se eu desse as sete batidas estaria livre para pedalar de volta para casa e não ficaria com fama de covarde.”
Página 53

Mesmo não querendo, ela resolve aceitar o desafio. A vida de Mauren segue, mesmo tendo sua mãe doente, sem ninguém descobrir o porque dela estar assim.
Com a ajuda de Tobias,que se torna o grande amor da sua vida, ela descobre a fonte de todo mal que está acontecendo com a sua mãe.
Depois de algum tempo, ela começa a ver um espírito e se lembra que se passaram sete anos que ela foi ao cemitério com seu grande amor, enquanto ainda eram crianças.
“ Havia muito não tinha pesadelos.Não assim, tão reais. Havia alguém nos pés da minha cama. Pude sentir a respiração, a proximidade. Não, não era um sonho. Tinha alguém no meu quarto. Abri os olhos. E vi o vulto de um garoto. Eu me assustei e gritei! Ele gritou também! E sumiu...”
Página 155

Após o aparecimento desse espírito, Mauren se vê obrigada a mudar sua rotina.
O desenrolar da história até o final, tanto com relação ao espírito e ao grande amor de Mauren e Tobias é lindo demais e ao mesmo tempo bem triste.

Adorei a leitura! Super recomendada! Entrou para os meus favoritos!

Opinião:
Quando solicitei parceria para a autora, depois da leitura de algumas resenhas, não podia esperar que iria superar todas as minhas expectativas.
A história do livro é linda, nos apresenta um amor entre duas pessoas, que surge ainda quando são crianças, um amor incondicional de uma filha por sua mãe e os altos e baixos que a vida nos prega.
Ri, chorei, me senti na pele de Mauren em muitas vezes fiquei com o coração apertado!

Linda história!!!!

site: www.asleiturasdamila.blogspot.com.br

Nicole Siebel 10/01/2014

Antes de falar do texto propriamente dito, gostaria de fazer algumas considerações sobre apresentação do livro. A capa por si só é bem bonita! Achei os detalhes delicados e o resultado harmonioso. A diagramação do texto é bem feita, com um bom espaço entre linhas e uma boa fonte, confortável para a leitura. Além disso, parabenizo autora e editora pelo cuidado com revisão, pois não me recordo de ter encontrado nenhum erro ortográfico ou de digitação.
Agora, partamos para a história. A narrativa é feita pela personagem central da história, uma jovem chamada Mauren, e começa com a morte do pai dela, numa pescaria na misteriosa Lagoa dos Barros, quando a menina tinha apenas oito anos. A partir desse acontecimento, diversas tragédias acontecem durante a vida de Mauren e ela tem que conviver com a culpa que sente pela morte do pai (ele fora pescar porque ela dissera que gostaria de comer peixe em seu aniversário, no dia seguinte) e com uma misteriosa doença que sua mãe apresenta. Paralelamente, temos a relação de Mauren com Tobias, um menino que lhe propõe desafios no cemitério e por quem ela passa a nutrir sentimentos. Um desses desafios, porém, como a própria sinopse aponta, vai trazer resultados assombrosos.
Como não quero dar spoilers aos futuros leitores, me limitarei a falar apenas isso sobre o enredo e vou passar às minhas impressões sobre a obra.
A leitura é fluida, rápida e muito gostosa. O vocabulário utilizado é bastante simples, o que gera essa agilidade. Através da forma de escrita é possível, também, se identificar muito com a personagem que conta a história, afinal, além de nos contar os fatos, ela expõe seus pensamentos e sentimentos.

"Um aguaceiro desabou sobre a cidade, me tirando da cama antes da hora. Era cedo. A casa ainda estava silenciosa. O relógio redondo da parede do meu quarto marcava seis horas. Cedo demais para eu me levantar. Meus olhos ardiam de sono, pois novamente eu tivera muitos sonhos ruins. É difícil dormir com a cabeça cheia de sombras. Ah, se mamãe estivesse melhor, eu teria disparado para o quarto dela como fiz tantas vezes ao ter pesadelos. Respirei fundo. Aguentei firme. E não fui perturbá-la.Página 23."

Mauren, de forma geral, foi uma personagem com a qual me identifiquei e pela qual torci. Mesmo com todas as tragédias por que passa, está sempre preocupada com o bem das pessoas que ama e demonstra muita força nas situações que enfrenta, mesmo que algumas vezes tenha Tobias como um apoio.

"-Confie no seu príncipe – disse Tobias de um jeito irresistível e dando uma piscadela.
-Eu confio – falei, sorrindo. Página 134."

Achei o texto instigante, com um suspense leve, unido a cenas de conteúdo sobrenatural e romance, tudo bem pesado e costurado, já que os dois focos (os problemas familiares de Mauren e sua relação com Tobias) são bem administrados, sendo alternados. Assim, temos cenas mais voltadas ao suspense que envolve a família da protagonista, alternadas com cenas mais românticas entre ela e Tobias e cenas mais voltadas para os desafios que o rapaz propõe. Logicamente, em alguns momentos essas facetas da história se cruzam.

"-Não posso mais sair à noite, Tobias. As coisas mudaram. Eu gostava dos desafios. Mas minha vida está fugindo entre os meus dedos. Você não faz ideia de como é ver mamãe se consumindo na minha frente.Página 88."

A história é simples, mas bem conduzida e por isso mesmo desperta a curiosidade do leitor, fazendo-o desenvolver teorias a respeito dos problemas de Mauren e da consequência dos desafios no cemitério, que aparecem apenas na segunda metade do livro.
Algo que me agradou foi o fato de a história ser ambientada em Santo Antônio e utilizar lendas locais referentes à Lagoa dos Barros para sua ambientação. Como conheço esses lugares, foi muito mais fácil imaginar a história se passando ali. Para quem não os conhece, no entanto, não ocorrem perdas de sentido na leitura.

"Eu não. Eu temia os fantasmas da lagoa. A mulher de branco que andava pela estrada pedindo carona aos motoristas ou passantes. Os mortos-vivos que saíam durante a noite em busca de alimento. Os espíritos com sede de vingança, vagando à procura de novas vítimas. Página 10."

Enfim, para terminar esse texto, recomendo a leitura para qualquer um que esteja procurando por uma leitura leve, agradável e instigante. Se você gosta de romance, de suspense e de toques sobrenaturais, vai gostar do livro tanto quanto eu!

site: http://meigaemalefica.blogspot.com.br/

Dani Cabral 10/01/2014

Para tudo!

Quando eu entrei na promoção do livro sorteado pelo blog Livros, Janela da Imaginação eu não imaginei o que me esperava. Já havia escutado falar do livro, mas não dei muita importância, confesso, na história do livro.

Ao receber o livro pelo correio vi que a autora havia me escrito uma dedicatória, feliz da vida eu parei de ler o “A Última Música” e resolvi me aventurar.

Não consegui parar, li o livro em 2 dias.

Não comece a rir, é sério, é viciante.

Entre uma amamentação do Manuel, vontades da Marina e do maridão eu lia compulsivamente. Até de madrugada quando Manuel acordava para mamar eu lia.

O livro começa com a história de uma menina de 8 anos, que após a morte do pai, que ela acha ser culpa dela, entra em parafuso.

“A morte de papai provocou uma cratera em meu peito, tão imensa que não houve atadura capaz de preenche-la. Fiquei, para sempre, com a dor tatuada na alma” (página 13)

Com o passar dos dias e com a volta às aulas, Mauren, a menina, tenta levar sua vida, mas uma doença misteriosa da mãe a deixa muito preocupada.

Na escola a entrada de dois garotos novos chama a atenção. Um deles Tobias se tornaria o grande amor de sua vida.

A história sempre na primeira pessoa como um diário mostra brincadeiras macabras de crianças, que ela chama de desafios, como idas ao cemitério a meia noite e bater em uma lápide.

Pare, respire, essa parte do livro você precisa ler duas vezes para entender o resto do livro.

Tudo bem, pode continuar...

O tempo corre, Mauren está com 12.
A partir daí a história passa a seu uma linda história de amor daquelas bem águinha com açúcar. Lindinha de se ouvir, ver e sentir.

No começo eu estranhei uma menina de 12 anos de idade toda romântica, pensando em amor e tudo mais me deixou incomodada. Sou do tempo que menina de 12 anos ainda brinca de boneca. Para, não sou velha. (risos) Tenho 37 anos, mas brinquei até os 14. Não tenho vergonha, fui muito feliz, curti muito essa fase. Que pode ter certeza volta com os filhos. Você volta a brincar como antes.

Mas algo estava estranho naquela história, a doença da mãe ainda a preocupava, mesmo já sabendo, por investigação própria, o que era.

Tá, essa parte eu não vou contar, vai ter que ler o livro, senão perde a graça!

Depois com 15, ela conta subre sua festa de aniversário lindamente narrada me transportou para o clube, me senti entre as convidadas. (risos)

“O piso quadriculado em dourado e branco, as paredes em amarelo-ouro, os lustres em forma de gota d’água e a decoração em branco e rosa-chá, com muitas flores e sons de violinos, causaram-me um impacto inebriante” (página 131)
Depois um fato que me deixou de cabelos em pé, confesso que fechei o livro, e fui conhecer o shopping que inaugurou aqui perto de casa. Foram as 4 horas mais calmas para mim, e olha que fui com Marina e Manuel.

Com a correria da Marina entre a decoração de natal e as mamadas do Manuel não lembrei da história. Quando cheguei em casa o livro estava encima do aparador. Ai Jesus! Pensei... Preciso ler, crise de abstinência. Coloquei um desenho na televisão e fiz Manuel dormir no peito, assim ficaria mais fácil.

Ok, continuando no livro...

As últimas 35 páginas do livro são essenciais, preste bastante atenção.

Ah! Não vale somente lê-las, você não entenderia o porquê tudo aquilo aconteceu.

O final do livro é lindo, uma amiga disse que chorou. Eu não! Não chorei porque fiquei em estado de choque. Sério... meu coração dispara só em pensar nisso.

Super recomendo, livro de capa linda, chama muito a atenção, capítulos pequenos, você não se perde na leitura.

Bem narrado, de leitura simples. Realmente parece ser escrito por uma criança/adolescente, como se fosse o diário dela.

Eu li em 2 dias, e você, TE DESAFIO!
RosaMattos @mattos_pink 11/12/2013minha estante
Dani, que maravilha saber que a leitura te proporcionou tantas emoções e curtiu a história sem querer desgrudar até saber o final. Quero agradecer a você por essa resenha incrível e mandar beijos para os lindinhos e fofos, Manuel e Marina, que foram uns queridos colaborando pra que você lesse o livro em dois dias, em meio a uma rotina tão atribulada. Muito obrigada!!

Léo 10/01/2014

VOCÊ CONSEGUIRIA ESCONDER SEU SOFRIMENTO EM NOME DO AMOR?
O livro conta a história de Mauren, uma menina um tanto reservada, mas muito esperta, com uma maturidade muito grande para a idade. Após perder o pai, que morreu afogado em um lago durante uma tempestade, sua reserva aumentou ainda mais. Além disso, a menina passou a ter pesadelos sombrios, fortes demais para alguém de sua idade.

Para poupar sua mãe de mais sofrimento, já que esta estava com uma saúde debilitada e vivia em constantes discussões com o cunhado Vicente, sobre o futuro da empresa que era do marido, Mauren aprendeu a esconder muito bem seus sentimentos, sofrendo em silêncio muitas vezes.

Quando volta para a escola após as férias de verão, Mauren conhece Tobias, um garoto misterioso que atiçava a curiosidade e a paixão por desafios da garota. A partir daí, uma grande amizade nasce e eles se tornam parceiros, se aventurando pelo cemitério da cidade. E uma dessas visitas tem bastante importância pro decorrer da narrativa.

As coisas na casa de Mauren estão tensas, pois a saúde de sua mãe está cada vez pior e sua vida está em risco. Além disso, a menina perde a confiança em pessoas bem próximas a ela. Mas o pior é que a saudade que tem do pai e os problemas com a mãe deixaram um peso enorme sobre a garota e só Tobias pode lhe amparar nesse momento.

A escrita de Rosa Mattos é perfeita. O livro é narrado em primeira pessoa, pela visão de Mauren. Assim podemos nos sentir mais incluídos na história da garota e enfrentar todas as dificuldades ao seu lado.

Os personagens foram muito bem estruturados, passando a idéia de realidade. Tobias é de longe meu personagem favorito, com suas travessuras de criança e o modo como vai amadurecendo. Mauren é um exemplo de força e maturidade. Em alguns momentos a achei adulta demais e em outros criança demais, mas sem desmerecê-la nem um pouco. Ione, a mãe de Mauren, e Nice, a empregada da família, são as pessoas mais bondosas da narrativa, sendo a constante fonte de carinho de Mauren durante seus dilemas.

Em apenas 195 páginas eu ri, chorei, senti raiva, chorei mais um pouco e me senti feliz. O passar dos anos me deixava um pouco confuso, mas isso não chegou a ser um defeito. Gostei muito que Rosa não poupa detalhes e nos choca constantemente, o que achei um golpe de mestre. A única coisa que me decepcionou foi a sinopse. Sim, a sinopse. Ela aborda mais o lado sobrenatural, mas algo que acontece somente nas 30 páginas finais.

Esse livro foi uma experiência ótima e que teve diversos significados para mim e acredito que para todos que leram. As reviravoltas foram constantes e impactantes, não me deixaram largar o livro até terminar. Recomendo a todos e agradeço a Rosa pela oportunidade de ler algo tão maravilhoso.

site: http://www.segredosentreamigas.com.br/2013/11/ta-na-estante-paredes-vivas-154.html