O Oceano no Fim do Caminho

Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

Léo 07/09/2023

Lagoa.
Até o momento, o livro mais diferente que li. Começa de um jeito e depois te leva pra um rumo que tu nunca imaginaria. Demorei pra pegar o ritmo, mas não é um livro difícil. É só que eu realmente não tava esperando. Mas é uma jornada interessante e, caso tenha a imaginação solta, o livro acaba fazendo sentido. Eu vim de um thriller, então o ritmo e a história deste, quebrou um pouco o ritmo frenético que eu tava, o que não tira a qualidade dele. É um bom livro. É verdade que cai um pouco, mas não o bastante pra deixá-lo chato. Talvez a pausa no desenrolar tivesse sido necessária para situar melhor a história. Primeiro livro do Gaiman que leio também, né? Vai saber se no próximo eu já não esteja habituado com a escrita.

Levovitch 06/09/2023

Neil Gaiman escreve uma história simples e emocionante que nos toca profundamente e faz refletir e relembrar a infância. Foi uma leitura leve com um ritmo bem confortável, os personagens nos cativam com sua simplicidade e ao mesmo tempo, profundidade, uma aventura fantasiosa que emociona até o final.

Nu e As 1001 Nuccias 28/08/2023

"Nada nunca é igual. (...) E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos."
" 'Não vai doer.' Fiquei olhando para ele. Os adultos só diziam isso quando qualquer coisa ia doer muito."

Eu comprei esse livro numa promoção depois de ter sido indicado por umas 3 amigas. Não procurei ler sinopse, li apenas a frase da contra-capa, que é uma opinião. Não li as orelhas, e sempre fiquei intrigada com a capa. Aópeguei pra ler.

Comecei achando que seria um romance romântico. Mas o protagonista é uma criança de 7 anos, concluí que teria algo a ver com infância. Eis que a fantasa se insere na narrativa de forma tão sutil, bem no meio de uma conversa entre crianças, que eu fiquei.. "não, peraí, volta...".

"Livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma."

A parte mais interessante nem foram os elementos mágicos, que, por sinal, são meio indefinidos (são seres de idade indeterminada, com grande conhecimento, uma visão do "tempo" impecável, mas... são bruxas, são seres de outra dimensão, são o quê? E justamente não saber prende mais a leitura). O interessante é como a criança conhece esses seres e aceita com uma facilidade, como se fosse simples e óbvio, como se sempre soubesse que essas coisas existiam. Ele têm medo de alguns, mas tem muita confiança também.

Eu gostei demais dessa simplicidade, dessa aceitação. E o jeito como ele conta a história, como lembranças que afloram e se tornam lúcidas assim que ele chega perto do "oceano" é o que me fisgou e o que tornou a leitura bonita.

"Eu adorava mitos. Não eram histórias para adultos e não eram histórias para crianças. Eram melhores que isso. Simplesmente eram."

O final me fez chorar de soluçar. Não é triste, mas é... uma perda. E se eu explicar vai ser um p*#@ spoleir, então deixa quieto.

Sei da fama do autor, já vi muitas adaptações, mas é meu primeiro livro dele. Lerei outros, certamente.

aAnaCarvalho 26/08/2023

Apenas leiam
Meu primeiro contato literário com Neil Gaiman...Simplesmente fantástico.
É aquele livro que te causa emoções e vontade de continuar a todo o custo, muito fluido e rápido. Ja quero ler outras obras do autor, inclusive Coraline.

Jaque 21/08/2023

Esse foi o primeiro livro do Neil Gaiman que eu li. Gostei muito.

Foi uma jornada interessante porque ele não jogou tudo de uma vez. E a história sendo conhecida por nós, e relembrada pelo personagem principal, foi, aos poucos, construída. Muito bom mesmo!

Eu tinha medo de começar por algum bem famoso, não gostar, e estragar minha experiência com esse autor. Já quero conhecer outros.

Sophia.polzl 13/08/2023

Um pedaço de uma cidade do interior aos olhos de uma criança
Gostaria de começar falando que tenho completa consciência de que não é o melhor livro do autor, porém foi o primeiro que li do mesmo e o responsavel por me fazer tomar grande paixão por sua escrita que não falha em ser lúdica e simples de compreender.
O livro trata da história de uma criança que vivia em uma casa antiga no interior e posso dizer que, assim como coraline ou de Ninguém Owens, suas experiências não são as de uma criança comum porém são muito cativantes e leves.
Se busca um livro mágico que te transporta enquanto não vê as páginas passarem, assim como tudo que já li de Neil Gaiman, recomendo muito a leitura do mesmo.

Marina Costa 11/08/2023

O Oceano no fim do caminho
Ah gente! Q livro lindo! Eu não tenho nem palavras. Não dá vontade de largar esse mundo. A narrativa é absurda de tão envolvente. Tô apaixonada.

Wallace.Victor 10/08/2023

Marcante
Muito emocionante, uma escrita leve, um ritmo gostoso. Se tornou uma das minhas leituras prediletas. Me emocionei muito e o final é de arrancar lágrimas. A temática de falar da infância e a forma como isso nos molda é muito interessante e o autor soube usar muito bem. Não é a toa que ele é considerado um dos melhores escritores da atualidade; sua escrita faz jus à grife do nome: Neil Gaiman.

DudaRib01 09/08/2023

Meu xodó
Esse livro é um dos meus favoritos da vida. Já li mais de 3 vezes e a cada leitura, a magia do livro parece mais nítida e viva dentro de mim.

É um livro que adoro indicar para todos, até porque a cada leitura, estamos num momento da vida diferente, e, portanto, questões diferentes ressoam dentro de nós.

Neil Gaiman é um gênio da literatura e a dualidade da imaturidade e criatividade da infância com a seriedade e desconfiança da vida adulta que cerca o livro é o que torna este uma obra prima.

Sou suspeita de falar, mas acho uma leitura tão gostosa e essencial que acabo sempre voltando pra ele quando preciso de um conforto :)

Wendy 04/08/2023

Envolvente e profundo
Devorei esse livro em 7 dias, completamente envolvida pela forma que o autor descreve tudo que acontece, o que esperar de alguém que escreveu Coraline, uma das minhas histórias favoritas da infância?

O autor descreve precisamente, por meio do personagem principal, todas as nuances e magias das experiências vividas por uma criança e o reflexo disso na vida adulta. Por conta dessa complexidade, o livro termina deixando em aberto ao leitor levar exatamente o que sentiu com esse livro.

?Pessoas diferentes se lembram das coisas de jeitos diferentes, e você nunca vai ver duas pessoas se lembrando de uma coisa da mesma forma, estivessem elas juntas ou não. Se elas estiverem uma ao lado da outra ou do outro lado do mundo, isso não faz a menor diferença?.

sara! 03/08/2023

?Ninguém se parece por fora com o que de fato é por dentro.?
Eu comecei esse livro sem ter ideia do que se tratava, não achei que seria nada do que recebi. Essa história não é só sobre a aventura aterrorizante de um menininho nos auges dos seus sete anos, mas também uma longa reflexão sobre a infância e o quanto ela reflete em quem somos.
A fantasia e magia é completamente sem pé nem cabeça, parece realmente que foi inventado por uma criança de sete anos. O autor soube passar a inocência em cada capítulo, a submissão aos pais abusivos, o medo do desconhecido e a facilidade de compreender absurdos que alguém mais velho não conseguiria sequer imaginar. É um livro que você fica sem entender completamente e tá tudo bem, a aventura do menino é apenas uma forma do autor fazer inúmeras analogias e nos explicar dessa maneira fantástica o que realmente é ser uma criança e como nossa infância molda o resto da nossa vida. Como as memórias e o tempo passam, tudo muda e pequenas coisas que antes eram de uma importância enorme agora nem são mais lembradas.
Com toda certeza mereceu ser favoritado, é realmente um livro muito, muito emocionante e fantástico, tem de ser lido com a cabeça aberta.

mochileira 01/08/2023

Delicinha de leitura.
Neil gaiman não erra nunca, né?

Esse livro tava na minha estante a anos até eu resolver ler, e aí como foi gostosinho, ele leva a imaginação a um novo lugar e é divertido até certo ponto.

Recomendo.

Luanna.Maba 11/07/2023

Uma grande loucura...
Essa leitura foi bem diferente. Comecei a ler uma coisa daqui a pouco virou outra coisa. Mas não digo isso de uma forma ruim.
Comecei muito triste com a vida do menino, ver como ele era sozinho e narrava isso sem nenhum problema me doía o coração. Mas conforme foi desenrolando a história eu fiquei encantada com o mundo criado. Um livro fácil de ler e te leva pra um outro mundo incrível dentro do nosso.

Carolina Miranda 10/07/2023

Mais incrível do que a primeira vez
A primeira vez que eu li esse livro já tinha sido uma experiência tão memorável que tinha colocado ele nos meus favoritos. Dessa vez não foi diferente, apesar de ter tido uma experiência completamente diferente da de 7 anos atrás. Esse livro não decepciona, apesar de parecer uma história infantil tem tantas camadas, tantas possibilidades de interpretação que cada leitura nova será completamente diferente da anterior. Indico muito

V Madero 06/07/2023

O Meu oceano é do tamanho que tem que ser.
Um dos livros mais lindos que eu já li.
Eu senti cada aventura, cada sentimento, cada emoção do protagonista.

O livro se passa a maior parte na infancia do protagonista e conta suas aventuras fantasticas com sua amiga Lettie... é facil de achar varios resumos do livro, não irei me ater a isso.

O livro fala sobre Magia, infancia e lembranças. Acredito que seja um livro que fala diferente com cada um, mas as representações da jovem, da mãe e da anciã me ganhou de muitas formas diferentes.

Ao fim do livro me senti tão nostalgica quanto o protagonista.

O livro é pequeno, rápido e super fluido, mesmo que ele não converse com você tanto quanto comigo, ainda é uma leitura divertida e que vale a pena dar uma chance.

"Afinal este é apenas mais um mundo."