Notas para uma História do Design

Notas para uma História do Design Pedro Luiz Pereira de Souza

Resenhas - Notas para uma História do Design

Jeromix 29/12/2018

Um olhar diferenciado sobre a história do Design como epistemologia
O livro surpreende por trazer um olhar diferenciado, contra-hegemônico, da história do Design como epistemologia (e profissão).

A maioria dos livros teóricos publicados sobre o campo tendem a se focar ou na história do produto, na do método ou na do profissional. Mas diferentemente, o fio condutor que amarra os elementos presentes neste livro, é político. Enquanto a maioria das publicações sobre Design se posicionam politicamente neutro (ou a apresentam de modo indireto), aqui o posicionamento político é elemento chave - e isso é ótimo! É costume do campo relacionar/relatar questões políticas de modo passivo - vinda do objeto de estudo; mas como é bom ver um posicionamento ativo - vinda também do autor - nos escritos sobre Design.

Por fim, o livro quebra alguns paradigmas históricos, questionando entendimentos comumente apresentadas aos alunos como dogmas inquestionáveis - portanto, não é um livro para quem tende a idolatrias.

Como o autor sugere na apresentação do livro, ?ele deve ser entendido justamente pelo que sugere seu título: um conjunto de notas, reflexões, questões que visam a suscitar discussões?, mas que ao meu ver, acabou por se apresentar como um resumão de uma pesquisa muito maior, que merecia (e merece!) ser publicada, em uma integridade sólida mais abrangente que suas parcas (mas retumbantes) 71 páginas puderam fornecer. Só por isso, não recebe 5 estrelas.

Renata 20/04/2013

Seria melhor se houvesse algumas palavras com descrição na nota do rodapé. Mas fora isso, bem informativo!