As Memórias Perdidas de Jane Austen

As Memórias Perdidas de Jane Austen Syrie James

Resenhas - As Memórias Perdidas de Jane Austen

Carla Sarmento 11/12/2021

Para quem adora Jane Austen
Esse é um livro obrigatório para quem gosta de Jane Austen. Adorei!!! O livro é baseado nas suas memórias que foram encontradas muito tempo depois de sua morte. É incrível como ela vai descrevendo situações vividas que encontramos nos seus livros. Adorei saber como foram escritos os dois principais livros: razão e sensibilidade / orgulho e preconceito. Terminei a leitura feliz!

Janaíne 13/11/2021

Tocante e intenso como a própria Jane Austen
As Memórias Perdidas de Jane Austen foi uma grata surpresa. Não conhecia nada sobre a obra e me chamou a atenção apenas por eu já ter lido praticamente tudo que a JA escreveu, e assim esse livro se tornou, sem qualquer expectativa, um dos melhores do ano.

Logo no início da leitura já encontramos o delicioso humor da JA, tão presente em diferentes personagens nas suas histórias. A inteligência aguda, a fina ironia e a profundidade dos seus sentimentos e pensamentos são revelados pouco a pouco e nos cativam sem nos dar chance de resistir.

Por se tratar de um diário, tive a sensação como se a própria JA estive ao meu lado, me contando sobre as suas alegrias e tristezas, sobre os seus sonhos e decepções, sobre as esperanças e o profundo desejo de amar e sobre a sua forma única de ver a época, os costumes e as pessoas.

Um livro indispensável para todos os fãs da querida Jane Austen.

"Mas existem muitos níveis de veracidade, não é mesmo, entre a verdade que revelamos publicamente e a qual reconhecemos em silêncio, na privacidade de nossos pensamentos, e talvez para um ou dois de nossos conhecidos mais íntimos?"

"É da natureza humana, creio eu, querer algo diferente daquilo que temos, não importa o quão afortunado somos".

"Nas horas que passávamos juntos, discutindo, debatendo e trocando ideias e sentimentos, eu experimentava uma espécie de felicidade plena que, até aquele momento, me era desconhecida".

"Acredito que haja uma espécie de felicidade a ser encontrada em todas as coisas na vida, em tudo que é bom e agradável, bem como no que é triste ou doloroso. Não temo mais a revelação de meus fracassos ou dos de outrem. Passei a acreditar, no final, que não há vergonha na verdade, apenas liberdade; e que, com o tempo, toda história tem o direito de ser contada".

isabella 29/10/2021

Incrível
Livro incrível, personagens extremamente fortes e profundos. História extremamente triste e emocionante

Julinho 08/10/2021

Não bom quanto "Os diários secretos de Charlotte Brontë", onde Syrie James conseguiu captar muito bem a essência da irmã Brontë mais velha e se limitou a ficcionalizar personagens e a história reais. Todo o enredo, centralizado em um personagem insosso e irreal como Mr. Ashford, não conseguiu capturar o meu interesse - o personagem parecia muito mais uma versão sem graça do nosso querido Mr. Darcy do que alguém que despertaria tantos sentimentos em Jane Austen.

Raquel 21/04/2021

Maravilhoso!
Enquanto fã incorrigível, sou suspeita para falar, pois nada poderia ser mais surreal do que acessar as lembranças de Jane Austen. Mas quero registrar que este livro trouxe uma das histórias mais lindas e marcantes que há muito tempo não encontrava em outros livros, e mesmo ficando na dúvida sobre o que de fato era real e o que não era, não pude deixar de sentir a beleza da essência romântica de J.A., nem de ser levada imediatamente para o séc XIX toda vez que abria o livro, ficando absolutamente submersa nessa história.

Toda a história de J.A. e seu grande amor é de encher os olhos, me fez até ser trouxa me apaixonando, mais uma vez, por um homem de 200 anos (francamente J.A.!). O Sr. Ashford é  descrito como uma pessoa, que apesar de suas grandes posses, era humilde de caráter e muito gentil, além de ser muito inteligente, característica esta que o levou ao encontro dos complexos pensamentos e emoções de J.A. Foi lindo ver tudo acontecendo, evoluindo lentamente, anseava pelo próximo capítulo!

Foi incrível também acompanhar a jornada de criação das suas obras, e se apaixonar pelos diálogos sobre seus próprios personagens, enquanto os criava. Fantástico para quem já leu suas obras e pode descobrir um pouco mais sobre eles pela ótica de J.A.

Realmente chorei no final!
"...agora, acredito que haja uma espécie de felicidade a ser encontrada em todas as coisas na vida, em tudo que é bom e agradável, bem como no que é triste e doloroso."

E chorei mais ainda no posfácio, que mesmo já conhecendo sua biografia, finalizei com um grande sentimento de saudade de um alguém realmente admirável.

...
"- Você quer ser uma romancista publicada?
- É tudo que eu sempre quis.
- Então você será uma romancista publicada, Srta. Jane Austen."
...

Ivi 04/04/2021

As memórias da Senhorita Jane
"Passei a acreditar, no final, que não há vergonha na verdade, apenas liberdade".

Verdadeiramente emocionante. Já havia lido o livro da Charlotte Brontë, também escrito pela Syrie James, e esperava algo maravilhoso, o que realmente ocorreu.
Durante a leitura, fui relembrando os livros da Jane Austen através de alguns diálogos e acontecimentos e isso me fez sorrir várias vezes. Recomendadíssimo!

Simelo 21/03/2021

Perfeito
Amei e me emocionei muito com esse livro, todos admiradores se Jane Austen tem que ler esse livro, ele é baseado no diário dela encontrado, um verdadeiro tesouro. Lindo

Ana 30/10/2020

Um livro que todo fã de Austen deveria ler
A escrita tem o tom leve, divertido e um pouco irônico de Jane Austen. É uma linda história, digna da autora que escreveu romances tão belos.

Deisinha 04/06/2020

Quem pertence ao mundo literário já ouviu falar pelo menos uma vez na vida sobre Jane Austen, sobre suas obras e sua vida bem curta. E por mais que tenha uma minoria que não goste da escrita da autora, não deve negar que ela tinha uma mente além do seu tempo.
Jane Austen, nunca se casou, porém viveu um amor verdadeiro na sua curta vida. No livro As memórias perdidas de Jane Austen, foi montado através de cartas que Jane mantinha em um baú, em uma residência de um dos seus irmãos, essas cartas foram de extrema importância para saber mais sobre a vida de Jane, já que se sabe bem pouco da sua vida íntima. Nessas descobertas aspectos importantes foram revelados para suas obras, já que Jane se inspirava na sua vida para dar origem aos seus livros, coisas do seu cotidiano que ela considerava pertinente para a narrativa.
Tem uma parte no livro que achei bem interessante que foi entre um diálogo entre Jane e sua amiga Alethea, na qual indagava Jane por copiar características de pessoas reais e por em seus personagens e que eles não eram inventados. Jane, discorda e fala que na verdade se inspirava em lugares, casas, mansões, mas quanto as personagens era criações e não reproduções dos mesmos atos que ela conhecia.
Recomendo muito essa leitura para quem é fã da obra de Jane, pois abrange muitos detalhes da sua vida, de onde ela cresceu, sua relação com seus pais, sua relação com a sua irmã Cassandra e principalmente com o seu único amor, o qual nas cartas ela usa um nome fictício para preservar a imagem da pessoa que ela se envolveu amorosamente. Jane deixou seu legado em seus livros, sua história ainda é viva até hoje.

Isabel Verena 27/05/2020

O livro é uma homenagem a Jane Austen, uma fã escreveu baseando-se nos históricos da vida da autora. É leve e bem romântico.

Apenas não indico pra quem não quer pegar spoiler dos livros que Jane escreveu, existe muitas citações e detalhes dos livros nessa leitura.

Babi 17/01/2019

Sabemos muito pouco sobre a vida de Jane Austen, o que está disponível para nos informar sobre ela é tão raso perto da vontade que temos em conhece-la mais a fundo, afinal ela é uma das mais célebres autoras do século XIX. E se além de ter escrito lindas histórias de amor, Jane também tivesse vivido uma grande paixão que nunca foi descoberta até então? É com essa premissa que a autora criou uma obra fantástica.
Ao fazer uma reforma na antiga casa que Jane morou em seus últimos anos de vida é encontrado um báu com manuscritos da própria Jane contando sobre sua vida. Nesses manuscritos além de conhecermos sua família, Jane nos conta sobre o amor que viveu com um homem até então desconhecido.
Logo de inicio no livro, Austen fala sobre o questionamento das pessoas sobre como uma solteirona escreve histórias de amor tão reais se nunca vivenciou tal sentimento? E é dai que ela nos relata sobre um momento de romance em sua vida.
Em um período de férias com seu irmão, Jane conhece o Sr. Ashford, e eles logo sentem aquela conexão de corpo e alma, um gostar tão profundo que é impossível negar os sentimentos mas ambos tem problemas a superar, afinal ele já estava prometido a anos a outra mulher e desmanchar esse compromisso iria trazer grande prejuízo para sua família.
É nos encontro e desencontros desse casal que vemos as situações e pessoas que inspiraram Jane em suas seis grandes obras. A autora desse livro, Syrie James conseguiu unir o cenário da vida de Jane com circunstâncias escritas em seus livros. Nesse livro a autora nos mostra que todos os personagens de Jane foram criados a partir do contexto de sua rotina da juventude até a vida adulta.

Dizer que Syrie criou uma bela obra é pouco perto desse presente que ela escreveu para os fãs de Jane Austen! Ler esse livro, mesmo sabendo que a historia ali é fictícia com alguns fatos reais, foi simplesmente maravilhoso! Me deixou muito feliz em ter vivenciado a rotina de Jane de forma tão profunda e real. A autora tem uma escrita tão gostosa de se ler que você se sente envolvido na atmosfera que ela cria para nos contar sobre a vida de Jane, seu envolvimento romântico e suas duvidas quanto a publicação de seus livros.
Para quem já leu os livros de Austen vai encontrar vários elementos presentes que são semelhantes entre a vida de Jane e essa historia criada por Syrie e foi justamente isso que me fez amar esse livro. E até mesmo quem não leu nada de Jane, vai se senir maravilhado com essa obra. Eu recomendo demais.

site: https://www.instagram.com/p/BoCucJ1HbTf/

Gizalyanne 03/08/2018

Perfeito!!!
Aiiiimm!!!!???
Que dizer deste livro ?? Maravilhoso!!!!
Syrie James nos transporta para a vida da Jane misturando fatos conhecidos com ficção é emocionante !! Ela cria situações que podem ter inspirado cenas dos livros da Jane.Mas é recomendável que quem vá ler já tenha lido otros livros da autora para compreender as referências. Lembrem-se essa é uma biografia romanceada a autora estudou a vida da Jane e acrescentou aos fatos diálogos , romance e eu amei!!! Supercomendo!!

Trilha sonora para acompanhar o livro: Quem de nós dois - Ana Carolina

Stefani 19/05/2018

Descobrindo o outro lado da famosa autora
Nossa q livro mais lindo!!! kkk Eu gostaria muito de enrolar um monte neste texto pra só no final poder dizer o quanto esse livro é apaixonante, mas acontece q esse livro me conquistou tanto que não há como começar esse texto de outra maneira, eu tenho q ser direta, esse livro é perfeito!
Primeiramente tenho q deixar claro que não sou uma fã de biografias, na verdade só li uma em toda a minha vida, e infelizmente sou sim uma pessoa que não curte esse gênero, mas acho q a gente tem q ler de tudo pra só assim desenvolver uma ideia sobre um dado assunto, entao resolvi ler esse livro apesar do genero. Outra coisa a se ressaltar é q eu não sou uma grande fã da autora, na verdade eu já li 2 livros dela, um eu não gostei nenhum pouco, já o outro q é Orgulho e Preconceito é um dos meus queridinhos, entao resolvi ler essa biografia apesar de achar q eu não ia gostar tanto deste livro, então imaginem minha surpresa quando amei a historia!
Bom segundo a autora q publicou este livro parece q foram encontrados os diarios de Jane Austen a alguns anos atras, assim esses manuscritos foram editados e publicados nesta versão a q esse texto se remete. A historia é sobre a vida de Jane Austen, mas sem duvida é o diario mais lindo q já li, pq não é escrito como um diário normal, mas sim como um livro com capitulos, a autora esta relembrando o seu passado. O mais interessante é que a autora nunca se casou então sempre houve comentarios sobre como uma mulher solteira e sem envolvimentos romanticos poderia escrever historias de amor como as q Austen publicava, por isso nesse diario Jane resolve contar sua real versão dos fatos, e isso nos leva a uma das historias de amor mais lindas q já vi. Amei absolutamente este livro, mas confesso q queria saber se realmente é uma ficção ou se esse diario da Jane foi realmente encontrado, mas apesar de não ter esta informação (se alguém tiver por favor me fale aqui nos comentarios pq to super curiosa!) eu amei muito esse livro e indico a todos os q buscam um romance encantador. Leiam também pessoal, esse livro vale muito a pena!
Maju 04/06/2018minha estante
Stefani, esse livro não é uma biografia! É uma história ficcional!

Stefani 11/09/2018minha estante
Oi Maju, obrigada por tirar minha duvida!