A valente princesa Valéria

A valente princesa Valéria João Paulo Vaz

Resenhas - A Valente Princesa Valéria

Évely Kynsk 16/04/2020

Contos de fadas invertido
Neste conto de fadas as coisas são um pouco diferentes
Sim, tem um príncipe, uma princesa e também dragões mas o tradicional para por aí.
Quem está preso em uma torre é o príncipe que não é tão infeliz assim, quem vai tentar salvar é uma princesa bem diferente do comum, e até o dragão que aprisiona o príncipe não é o que parece ser...
Um ótimo livro para as meninas e meninos reinventaram seu modo de ver as coisas...

Jacque Spotto 08/10/2020

E quem não foi criança e não ouviu ou assistiu as famosas histórias de princesas onde o príncipe sempre tinha que resgatá-las de algum mal, seja dragões, bruxas, feitiços… a princesa quase sempre era um ser indefeso que necessitava de alguém para ampará-la? que seu ideal de felicidade era somente esperar a data do casamento? Não que isso seja errado, mas a vida não é somente isso não é mesmo?

Em "A Valente Princesa Valéria" temos sim uma princesa, um príncipe, feitiços, castelos e dragões mas o enredo difere um pouco das tradicionais histórias de contos de fadas. Valéria é corajosa e aventureira, gosta de viajar, conhecer pessoas e lugares novos e principalmente não está à espera de um príncipe encantado, ela só quer ser feliz usufruindo de sua liberdade. Do outro lado temos o príncipe Horácio, gosta de tranquilidade e é caseiro, e apesar das diferenças eles se encontram e partem para várias aventuras juntos.

O mais importante do livro é retratar que ninguém precisa ser resgatado, mas que diante dos perigos da vida tudo é resolvido com cooperação de ambos, também que o amor romântico não é algo que devemos buscar como uma meta de vida, ele simplesmente acontece sem você buscar por isso. E que principalmente as garotas, se quiserem, podem viajar, conhecer pessoas novas, podem se casar, ou não, ter um tipo de profissão ou não. Podem ser guerreiras e ao mesmo tempo princesas, ou só guerreiras ou só princesas. Elas têm o poder de escolha, mas que nunca deve ser algo imposto, mas sim, escolhido por elas.

Boa leitura!

site: https://www.instagram.com/a_lusotopia

@leitoralbino 15/01/2018

"Ora, uma das coisas que princesas corajosas fazem é salvar príncipes aprisionados. Valéria não pensou duas vezes. Saltou do cavalo, empunhou a espada e bateu na porta do castelo."

O primeiro livro com uma representação feminina fortíssima a gente não esquece, né?

Valéria não segue o esteriótipo das outras princesas, ela não é loira de olhos azuis, não está esperando que o seu príncipe encantado apareça montado em um garanhão, ela não gosta de ficar em castelos, não usa cora e o mais importante: ela não está em apuros presa em uma torre - neste livro, quem ocupa esse papel é o príncipe!

Durante a sua cruzada para conhecer o mundo antes de se tornar rainha e montada em seu cavalo negro, Valéria chega em um reino escondido entre as montanhas e encontra o algo inusitado para outras histórias: um príncipe trancafiado um castelo. Acontece que, naquela região, existia uma bruxa-dragão, que dependendo de seu humor, poderia ser transformar numa velhinha muito boa ou num enorme dragão cor-de-rosa.

O príncipe Horácio era prisioneiro dessa bruxa, e por isso não tinha permissão para sair de seu castelo e ir conhecer o mundo. E embora essa história seja repleta de aventuras e magia, essa resenha vai parar por aqui para não estragar a surpresa da leitura desse livro.

Não sei se devo considerar como a minha primeira e lição sobre o que eu viria a conhecer depois como feminismo, mas com toda certeza foi a mais forte sobre igualdade de gênero. Lembro que quando ganhei esse livro e vi o título eu fiquei muito, mas muito curioso mesmo! "A valente princesa Valéria? Mas sobre o que será?" Levando em conta que o livro não apresenta nenhuma sinopse no verso, quando iniciei a leitura eu simplesmente fiquei fissurado - cara, ela é uma princesa que salva príncipes, como alguém nunca pensou nisso antes?? No auge dos meus 12 anos esse livro contribuiu muito pra formação de quem sou hoje, tanto como leitor - pois eu não queria nunca largar esse livro e mostrava pra todo mundo -, e pra formação dos meus valores.

Eu sempre vou achar que, na época, tão valentes quanto a princesa, foram as pessoas que se abriram e deixaram esse livro cativar não só elas, mas também outras pessoas.