Falcão: Meninos do Tráfico

Resenhas - Falcão: Meninos do Tráfico

1 | 2 | 3 | 4

Nicoly455 11/04/2024

Incrível
Como em 'Olhos D'água" esse livro traz toda essa dureza da realidade para com muitas pessoas, só que dessa vez o livro é real, são pessoas de verdade. São muitas as cenas em que tive que fechar o livro e absorver aquela sensação horrível de saber que tudo ali é real, e que muitas pessoas sofrem por negligência e egoísmo de outras, que crianças perdem a sua infância e ingenuidade tão cedo. Essas crianças não carregam soldadinhos de brinquedo, elas são os soltados em uma guerra atemporal, incessante, sangrenta e perversa. E no fim os adultos ditos "sujos", "marginais" são apenas pequenas crianças recheadas de sonhos, aprisionadas em um corpo feito e grande, cercado pelas consequências de atos que não tiveram escolha.

Robremir 25/01/2024

Registros e Reflexões
A minha maior dificuldade com o livro é que ele não é nem um livro de entrevistas (embora tenha muitas), nem um somente um diário de produção (embora ache que no geral ele deva ser classificado assim), mas há também histórias soltas dos dois autores, não há uma preocupação com ordem cronológica e a última entrevista, ao meu ver é destoante. Talvez eu deva guardá-lo junto com as crônicas, e adquirir os outros e colocar num box: crônicas da violência brasileira no início do século XXI

É um livro bom de ler, embora os temas sejam pesados. Os autores tentam desviar tua atenção no meio dos capítulos mais tristes/violentos.

Espero que as coisas tenham melhorado de 2004 para cá.

Christiane.Leite 02/05/2023

Lendo Falcão: Meninos do Tráfico, de MV Bill e Celso Athayde, é impossível não se comover com a dura realidade enfrentada pelos jovens das favelas do Rio de Janeiro. O livro revela detalhes chocantes sobre como o tráfico de drogas se tornou parte integrante do cotidiano dos meninos e meninas da favela e como a falta de oportunidades os leva a buscar saídas perigosas e imediatas para seus problemas. É uma leitura impactante e urgente, que denuncia a desigualdade social e a violência sofrida por aqueles que vivem à margem da sociedade.

Rodrigo 09/04/2023

Forte
Um livro extremamente impacarante.
Deixe seus preconceitos fora da leitura, pois eles podem atrapalhar a absorção da mensagem principal.

Denis 17/03/2023

A realidade nua e crua do nosso Brasil...
Um livro impactante, mostra a realidade das favelas brasileiras através de uma espécie de documentário. Essa foi uma das leituras mais difíceis da minha vida, pois desbloqueou lembranças a muito tempo esquecidas. O livro confirma o que eu já sabia, por experiência própria, desde criança: o herói da favela é o traficante. Não que os traficantes sejam bons, mas eles fazem o que fazem por necessidade e pra proteger suas famílias. As crianças das favelas estão condenadas ao trágico mundo do tráfico porque todos querem se tornar heróis.
Israel60 04/04/2023minha estante
O que era ruim piorou. Ano passado 2022, o tráfico realizou em várias favelas (comunidades) a festa do dia das crianças, ruas inteiras fechadas com barracas, brinquedos, piscinas e tudo de "graça", o estado acaba ficando de mãos amarradas pois se acabar com essa "festa" a comunidade se revolta...

Yago 15/07/2022

Falcão é um livro top
Podemos dizer que foi um excelente tapa na cara da sociedade, pra mostrar a realidade nua e crua. Vale a leitura.

NatAlia.Sousa 24/01/2022

Falcão - Meninos do Tráfico é um contundente relato de MV Bill e Celso Athayde sobre os bastidores do documentário que mostrou ao país o universo dos meninos que trabalham no tráfico de drogas. Numa linguagem franca e direta, em narrativas em primeira pessoa, Celso e Bill revelam as experiências dramáticas que viveram antes e durante as filmagens, e discutem também temas polêmicos, como racismo, segurança pública e repressão policial.

Diego 14/09/2021

Esse livro é feito pra cortar a carne
Não é um livro bonitinho, é sobre miséria, violência, ódio e sofrimento. Mostra o Brasil desigual, dos jovens que entram pra o crime em um ciclo eterno. O questionamento que os autores se fazem durante o livro é o mesmo que o meu: que [*****] de país é esse? Em um dado momento eu terminei de ler um capítulo e engrenei diretamente em outro, ao terminar a primeira página comecei a chorar. Algumas coisas leva um tempo pra absorver mesmo, são impactantes. Há um documentário homônimo disponível no youtube. Como alguns já disseram: todo brasileiro deveria ler.

Ju Ragni 19/08/2021

Importante ler
Há livros que merecem ser lidos, porque envolveram risco, esforço, são resultado de um trabalho árduo e obstinado de relatar uma realidade, para que todos a conheçam. Muitas vezes é a realidade que ninguém quer ver, porque incomoda, porque não tem solução fácil, porque não é bonito de ser ver. Mas ver é necessário para se começar qualquer mudança. Só podemos mudar o que sabemos que existe. Esse livro não tem partido político, não tem orientação programática, não aponta culpados. Só mostra. E já dói muito ver. Mas é preciso.

Gustavo.Baldissera 16/06/2021

Triste
Infelizmente, livro muito atual.
E o pior que isso segue acontecendo de igual pra pior. Ainda mais quando a MILÍCIA tomou conta do poder.

Ãnimo Total 30/05/2021

Será que tem solução?
Livro forte, impactante e real.
A verdade é que precisamos de política pública de verdade...não pode haver omissão do Estado .

Cristiano.Goes 10/05/2021

MENINOS DO TRÁFICO
Leitura impactante. Retrato do Brasil nu e cru. Mostra a desilusão de uma geração entregue ao abandono. Embora não apresente saidas, as respostas dos entrevistados mostra que há alternativas para o Brasil. Ainda há esperança, mesmo que improvável.

Carlos 19/03/2021

Leitura desconfortavelmente necessária
Apesar de ter devorado o livro e tê-lo lido em poucos dias, precisei de um pouco mais de tempo para conseguir escrever algo a respeito dele.
São histórias que nos deixam sem palavras, assustados com a indiferença com a qual são criados os falcões e, ainda, descrentes de um futuro melhor.

MV Bill e Celso de Athayde escrevem de uma forma despojada e fiel aos seus sentimentos, quase que como se redigissem um diário. Facilmente nos vemos inseridos naqueles cenários, chorando da mesma dor e nos revoltando com as mesmas injustiças.

?Falcão - Meninos do Tráfico? é um retrato de um Brasil extremamente desigual que invisibiliza essas crianças. O que é relatado no livro é uma realidade dura de um Brasil que é mais confortável de não se ver.

Wallace17 14/03/2021

Que porra de Brasil é esse?
É difícil encontrar palavras para descrever este trampo de responsa do MV Bill e Celso Athayde. Falcão, Meninos do Tráfico é uma pesquisa contundente sobre a política genocida da guerra contra as drogas. O livro trata do extermínio dos jovens favelados do Brasil. Este é um marco da sociologia brasileira. Um exemplo de trabalho comprometido com os fatos tal como eles são.

Bill e Celso fazem um trampo de campo inestimável. As entrevistas com os menores são uma surra de realidade sobre as condições precárias dos jovens brasileiros de todas as quebradas. Cada um tem suas razões para ingressar no mundo do crime, contudo, em geral o perfil é de crianças que nasceram no berço da miséria, vivendo em moradias precárias, sem estruturas materiais e psicológicas. A grande maioria sem a referência da figura paterna, sem escolaridade e consequentemente sem oportunidades no mercado de trabalho.

É neste trágico cenário social que ocorrem as entrevistas com os menores. Meninos que vivem sem futuro, convivendo com a violência e corrupção policial, o desprezo e o abandono do Estado e sociedade. São relatos de um cotidiano do mundo crime extremamente violento, onde a vida vale muito pouco.

Em suma, é um livro pesadíssimo de ler. Teve dois momentos pesarosos na leitura. O primeiro foi o subtítulo QUE PORRA DE BRASIL É ESSE?! Um subtítulo que resume meu sentimento sobre o conteúdo desta obra. O outro instante da leitura que me marcou foi quando um dos menores entrevistados disse: “Meu sonho era ser palhaço”. Dilacerou o meu peito ler essa parada. Dos 17 entrevistados do livro, 16 morreram: QUE PORRA DE BRASIL É ESSE?

site: https://www.instagram.com/p/CMaRpbzn9Gi/

Monalisa.Costa 24/02/2021

Tem solução?
Muitas vezes durante a leitura deste livro me peguei fazendo essa pergunta! E aí, será que tem jeito pra droga, pra criminalidade e pra violência no Brasil?

Em uma das entrevistas um deles responde que o que leva o indivíduo pra vida criminosa é a "necessidade e a falta de comunicação".

Com as devidas exceções, a grande maioria é por isso mesmo! A necessidade do básico leva à mera sobrevivência quase que em estado de animalidade! Luta pra conseguir viver: pra comer, pra morar, pra se medicar, pra viver msm! Mas não poder dormir em sua cama é vida? Ter que dormir nas lajes das casas é vida? Não poder usufruir o fruto do trabalho é vida??

Também é sim falta de comunicação, mas não só como dever da família (isso tbm, é claro). É a falta do Estado, da sociedade não só na vida da população carente, mas da polícia séria que muitas vezes sofre as mazelas provocadas por quem detém o poder.

É um livro triste, mas meu sentimento nesta obra se confunde! Isso pq eu sei que é difícil, mas a gente consegue ver algumas das causas do problema e, consequentemente, já começa a pensar em possíveis soluções.

Não é fácil, mas tem jeito. O problema maior, a meu ver, é saber se há interesse em resolver, se a desgraça de uns não gera o "sucesso" de outros, justamente daqueles que tem a possibilidade de modificar a situação. Ou seja, resta saber se quem está no topo da pirâmide quer mudar a estrutura pra uma sociedade menos injusta, não com armas, pq não resolve, mas com política social.

É difícil! Mas eu tenho esperança, mt esperança. Qto a nós, meros mortais, há sim o que fazer. Além de aprender a escolher melhor quem nos governa, é necessário agir e, como disse Luiz Eduardo Soares no livro "Cabeça de Porco", é preciso abrir os olhos, enxergar e começar uma luta para salvar menino a menino, menina a menina. Uma vida salva da morte, da violência, da mera sobrevida já é uma grande vitória.

Eu tenho esperança!

1 | 2 | 3 | 4