Se Arrependimento Matasse

Resenhas - Se Arrependimento Matasse

1 | 2 | 3 | 4

Thiago.Lopes 12/04/2023

Não me prendeu
Apesar de amar esse gênero whodunit esse livro não conseguiu me prender. Os personagens são chatos e a narrativa segue uma investigação exaustiva. O autor até tenta desenvolver os personagens mas em nenhum momento nos sentimos conectados a eles. Sempre tem algum personagem fazendo decisões questionáveis que nos deixa distante de qualquer traço de realismo da trama.

Rebeca 20/02/2023

Surpreendente e muito bom
Se arrependimento matasse me levou a horas e horas lendo, simplesmente porque precisava obter respostas.

O início é um pouco chatinho, como a maioria dos livros o são, mas eu adorei o desenvolver e realmente fiquei bastante surpresa com o final. Os objetivos do assassino me deixaram em duvida se eu ia ou não ia sentir pena dele. Mas no fim acho que não senti, porque ele teve a oportunidade de escolher.

Mas assim, uma história muito boa realmente. Bem rápida, se passa em um só cenário, o que eu acredito fazer com que a história pareça correr mais rápido.

Não é revolucionário e inovador, mas surpreendente.

ane 20/11/2022

É um ótimo livro, PORÉM, não foi algo que posso dizer que me prendeu. É interessante, em alguns momentos você fica meio ????? mas é bom KKK

Nathaly.Alves 19/10/2022

Se arrependimento matasse.....
Amei, tem um plot gigante no final, é daqueles livros que te prende desde o começo a história é bem escrita. O suspençe é incrível

Júnior 14/08/2021

Bom livro de investigação e suspense
Se Arrependimento Matasse foi um livro que comecei a ler na expectativa de ser uma leitura rápida, interessante e que me trouxesse a um clima de suspense, terror e mistério. Muito que bem, consegui encontrar esta experiência no livro e isto já valeu o tempo investido!

A escrita do autor é bem leve e fluida, o que me fez imergir bastante na leitura. Não há um grande desenvolvimento dos personagens e durante a narrativa achei alguns dele, até mesmo os principais, bastante superficiais, não conseguindo me importar tanto com eles. O personagem Alice foi o meu preferido durante toda a história, a personalidade e a construção dele ao longo das páginas foi um grande acerto do autor.

Me irritei com alguns aspectos da narrativa e dos personagens, entretanto, no final, muitas coisas foram explicadas e o que me irritou começou a fazer sentido, melhorando bastante a minha experiência geral com esta leitura. Falando nisso, o final é muito bom, me prendeu bastante e eu não consegui largar o livro enquanto não terminei de ler, foi tudo bem amarrado e conectado ao que vinha sendo construído, mesmo que tenha ficado algumas explicações meio forçadas para tapar possíveis furos na explicação do crime.

Por Fim, Se Arrependimento Matasse é um ótimo livro para se passar o tempo, foi uma leitura bastante positiva e intrigante.

13/04/2021

Já li duas vezes esse livro e gosto muito dele. O autor se espelha na Agatha Christie para escrever seus livros e de fato lembra. Gostoso e fluido de ler.

Nat 15/03/2021

Uma boa história de investigação. Comprei o livro anos atrás em uma feira, mas só fui ler agora e me surpreendi, a história foi melhor do que esperava.
A escrita prende, e o clima de mistério e suspense é muito bem construído.

Aninha | @pactoliterario 18/05/2019

Alex, Alice e Rebeca são amigos e não se viam há muito tempo. Os três decidem se reencontrar novamente, e o destino deles é o hotel dos pais de Alex, que até o momento de contato para se encontrarem lá, Alice e Rebeca não tinham conhecimento desse hotel.

Os três chegam lá pensando que será a melhor férias da vida deles, mas não é. Uma chuva daquelas começa a cair, atrapalhando o plano deles, então, decidem ficar apenas dentro do hotel. Logo coisas estranhas começam acontecer, chega um cara muito esquisito chamado John, e super suspeito. Também chega um professor, Dante. E a pessoa mais suspeita de todas, uma mulher chamada Frederica, de início Frederica quer está a par de tudo e de todos, até tentando se tornar amigo deles, o que no início é muito estranho.

Mas nada é mais suspeito que um empregado do hotel, o Jeremiah, logo que chegaram no hotel, o Alice e a Rebeca não gostaram nem um pouco dele, uma pessoa que ri de tudo (mesmo que não seja o momento para fazer tal coisa) e tem um olhar bastante malicioso. Um pouco depois do jantar neste mesmo dia, um empregado da casa morre, e esse é Victor o cozinheiro do hotel, mas isso acontece depois que a luz do hotel acaba e logo em seguida volta, sendo assim, os pais de Alex vão chamar ele e logo em seguida isso se torna um viral no hotel.

Cada um começa a suspeitar do outro, e para a surpresa de todos, Frederica, uma garota que ninguém confia naquele lugar e que a maioria das suspeitas recaí sobre ela, começa a interrogar todos em uma sala e a repassar a história para achar o culpado. E o que era para ser um encontro agradável, acaba se tornando um encontro de dor e ódio.

Assim como li em muitas resenhas, realmente o final do livro é surpreendente. O livro é bem escrito, mas de alguma maneira, não me conectei muito bem com a história. Vamos lá, a história tem tudo pra ser boa, mas não me prendeu, e é isso que sempre esperamos do livro, não?! Pois é, mas como eu disse, não que a história seja ruim, é muito boa, mas infelizmente não houve aquela conexão. Gostei de alguns personagens, como a Rebeca, que logo de ínicio me identifiquei com ela, o Alice (sim, é um homem) é outro personagem super legal e que faz super diferença no livro. Adorei essa história criada pelo Alma, em geral, um livro de suspense tem que ser muito trabalhada e prevejo que seja bem difícil de escrever, e o parabenizo por isso. Enfim, recomendo o livro, mas infelizmente comigo não deu certo.

Resenha postada originalmente no blog Pacto Literário.

tadeu-cz 12/01/2018

o livro até é bonzinho sim , mas não me prendeu muito não. achei tipo os livros igual ao da coleção vagalume um suspense meio juvenil.ja li livros beeemm melhores.

Daia @contandocapitulos 06/10/2016

Um suspense arrebatador!
Alex, Alice e Rebeca eram grandes amigos na escola. Com o passar do tempo, seguiram caminhos diferentes e acabaram se separando.
Após um longo tempo sem se ver, eles resolvem fazer uma viagem para retomar a amizade, o destino escolhido é o hotel dos pais de Alex. O objetivo era colocar o papo em dia, saber os rumos que a vida de cada um tomou, relembrar os bons momentos e a partir disso manter contato.
Tudo corria bem, a sintonia entre eles era a mesma do passado. Com a chegada dos demais hóspedes, os pais de Alex planejam um jantar para receber um suposto investidor. Neste momento todos se conhecem e têm uma refeição agradável.
A partir disso toda a paz da noite se esvai. Um assassinato ocorre no local. Victor, o cozinheiro, é encontrado morto. Uma tempestade terrível acontece lá fora. Com as estradas bloqueadas e carros sabotados, seria improvável que o assassino fosse alguém de fora, logo todas as pessoas que estão no hotel são suspeitas.
A cada minuto que passa o clima de tensão aumenta, uma investigação inicia entre eles para encontrar o criminoso, porém é difícil ver a verdade em meio a uma tragédia como essa, que afeta o comportamento de todos.
O tempo está passando, mais mortes acontecendo e para se salvar, eles terão de juntar as peças e encontrar o responsável por toda essa tragédia. Nunca o amanhecer foi tão esperado e demorou tanto a chegar. Quem dera eles não tivessem chegado a este hotel. Se arrependimento matasse...

“É dito que quando alguém conhece o verdadeiro desespero, se não houver distração constante e eficiente, a pessoa se perde nas profundezas da loucura até o fim de sua vida.”

Um suspense eletrizante que intriga o leitor do início ao fim. Em toda a narrativa surgem dúvidas sobre quem é o culpado, e isso acaba nos envolvendo ainda mais. Acompanhando a investigação fiz minhas próprias análises e, ao longo do livro, culpei todos em algum momento. Rs
Alex, Alice e Rebeca são os principais personagens da história, é com o encontro deles que vamos conhecendo os demais e o desenrolar da trama. Alice é o mais centrado dos amigos, um pouco introvertido ele é mais observador, consegue manter a calma, mesmo em situações tão criticas. Alex é um cara mimado e explosivo, seu jeito manipulador e impositivo acaba aumentando a tensão do ambiente. Rebeca é uma menina doce e agradável, apaixonada por Alex desde a juventude, esperava que nesta viagem ele a notasse, logo esta era a sua maior preocupação.
Os demais personagens são misteriosos em uma primeira impressão. À medida que detalhes sobre eles vão sendo revelados, se tornam ainda mais suspeitos.
O que mais intriga no livro é que na realidade todos são extremamente suspeitos. Você pode imaginar uma razão para cada um, todas as histórias têm falhas e mistérios a serem desvendados que podem levar a um culpado. Isso faz com que o leitor fique angustiado e curioso, não conseguindo largar o livro até descobrir o verdadeiro assassino.
A trama acontece no hotel dos pais de Alex, um lugar bem afastado que, embora não seja tão grande, tem um requinte que o torna bem acolhedor. Com os acontecimentos, os sentimentos que se seguiram: medo, desconfiança, tensão e instinto de sobrevivência. Juntamente com a situação do tempo e suas consequências: tempestade, neblina, estradas bloqueadas, isolamento; o cenário acaba se tornando sombrio e assustador, como se o mal estivesse à espreita, nas sombras, esperando o momento certo para fazer uma nova vítima.
Com a investigação acontecendo, todos acabam desconfiando uns dos outros, e a cada segundo é mais importante descobrir o autor dos crimes, para assim neutralizá-lo e sobreviver até o amanhecer.
O fechamento da história é extremamente impressionante. De todos os finais que eu imaginei, este não chegou nem perto, e isso foi incrível. Nada melhor que mergulhar em uma história imprevisível, terminando com aquela sensação gostosa de descoberta. Os motivos que levaram a essa catástrofe também são impossíveis de adivinhar ao longo da narrativa.
Me senti tensa e apreensiva em cada página, sem saber o que iria acontecer, quantas vidas ainda seriam perdidas até a noite acabar e tentando sempre descobrir quem é o assassino. Porém com tantas coisas envolvidas é muito difícil distinguir culpados e inocentes. A adrenalina atrapalha nosso discernimento.
Amei a leitura e entendi o porquê desta obra receber tantos elogios. A narrativa é ágil e envolvente; os personagens, ainda que complexos, são bem construídos e despertam a curiosidade dos leitores. Além de toda a aura do livro. Estar preso em um hotel, com um assassino a solta e totalmente expostos a muitos perigos acaba mexendo muito com o leitor, que vive a história junto com os personagens. Uma leitura viciante, impossível de largar antes da última página.
Recomendo aos fãs de suspenses e histórias policiais. E também para as pessoas que ainda não leram nada assim, para vocês essa obra será um inicio com o pé direito.

Quote: “Mudanças, por mais estudadas e planejadas que sejam, desencadeiam outras mudanças, estas inesperadas.”

site: http://www.livrosemrabisco.com/2016/10/se-arrependimento-matasse.html

Dayane 31/01/2016

[Parceria + Resenha] Se Arrependimento Matasse - Alma Cervantes
Esse é algo como uma postagem inédita aqui no Letras Eternas: é a primeira vez que uno a apresentação de um autor parceiro com a resenha do seu próprio livro, mas o motivo é ótimo! Recebi meu exemplar de Se Arrependimento Matasse há mais ou menos uma semana atrás e, como alguém que se encanta por mistérios desde ter conhecido a Rainha do Crime, foi impossível para mim não entrar na história de Alice, Rebeca e Alex e mergulhar nesse mistério viciante no mesmo dia em que o recebi!

Vem saber o que achei ;)

Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos sem se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo. Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hóspedes.
o imaginar como começar essa resenha, já que faz algum tempo que não leio um livro tão bom e envolvente de mistério, pensei que deveria achar as palavras corretas para fazê-los entender o quanto fiquei viciada nessa história.

A escrita do autor pode ser chamada de cativante, com certeza! Me lembrou demais alguns dos primeiros livros que li na vida como O Jogo do Detetive, com um crime a ser desvendado e várias pistas de nos vão sendo dadas desse quebra-cabeça que tentamos a todo custo resolver... mas que eu, pessoalmente não consegui!

Um hotel isolado no meio de um temporal, um assassinato, sem energia ou qualquer modo de pedir ajuda, um assassino que poderia ser qualquer um dos hóspedes, empregados ou, até mesmo, os proprietários... só pela sinopse essa atmosfera proposta já me conquistou! Acredito que livros de mistério que incluem esse traço de "Isolamento" tem um apelativo a mais pra mim; talvez porque soem ainda mais assustadores e também porque nos fazem pensar em cada uma das pessoas na história como um potencial suspeito... e confesso que duvidei de todas as pessoas ali! - risos.

Enquanto o mistério vai se desenrolando, nós nos vemos cada vez mais envolvidos e ansiosos para saber que é a mente por trás daqueles crimes e qual o propósito de tanta violência. O autor, Alma, vai nos encaminhando maestralmente para um fim inesperado e até perturbador que nos faz fechar o livro querendo mais desesperadamente! Aliás, isso é uma cobrança Alma: escreva mais livros de mistério: você nasceu pra isso! *-*

Misterioso, assustador, inteligente, bem escrito... posso indicar esse livro de tantas formas pra te conquistar leitor! Mais um nacional que tenho orgulho de ter na minha estante *-*

site: http://letraseternasdayane.blogspot.com.br/2016/01/parceria-resenha-se-arrependimento.html

Khrys Anjos 08/12/2015

As aparências enganam
Começamos esta história conhecendo o Alex, o Alice e a Rebeca. Eles são amigos de infância e decidem passar um final de semana juntos após muitos anos sem se verem.

O local escolhido é o hotel dos pais do Alex, a Vera e o Charles.
Além deles também se hospedam no hotel o professor Dante, o misterioso John e a Frederica. Ainda temos os empregados Andrei, Jeremiah, Rosa e Victor.

Já na primeira noite temos o assassinato do cozinheiro Victor. E é a partir daí que começa todo o suspense para descobrir quem é o assassino. No decorrer da trama ainda acontecem mais 3 assassinatos.

Se arrependimento matasse a raça humana iria entrar em extinção. Acredito que não exista um único ser humano que não carregue na sua bagagem um arrependimento. Pode ser de uma palavra dita, uma palavra não dita, um ato praticado ou um ato não praticado.

E a história que o Alma nos conta é exatamente sobre os arrependimentos dos atos praticados.

Cada personagem tem um segredo a esconder. E após o primeiro assassinato vamos conhecendo os fatos pelo ponto de vista de cada testemunha. Um detalhe que para um é insignificante passa a ter importância para o outro.

A adrenalina de descobrir quem é o assassino e se manter vivo até o final da história faz com que os personagens cometam atos de egoísmo e mais tragédias acabam acontecendo.

O Alma conseguiu conduzir a história de forma maestral. O assassino, o porquê dos assassinatos e o desfecho da história foram dignos de uma Agatha Christie misturado com Alfred Hitchcock.

Quando se fecham as cortinas no final de um espetáculo no teatro a reação da plateia é se levantar e aplaudir quando gostam. Eu passaria uma meia hora aplaudindo se tivesse a oportunidade.

O suspense escrito pelo Alma é simplesmente perfeito. Nunca passaria pela minha cabeça que o assassino pudesse ser quem acabamos descobrindo no final. Fiquei estupefata.

Com esse suspense o leitor poderá se deparar com a seguinte questão: Do que você se arrepende?

Se for de uma palavra não dita vá até a pessoa e fale. Não tenha vergonha de falar com o coração. Demonstre todo o seu sentimento nas palavras. Deixe sua alma falar e tocar o outro. Tenha a coragem de dizer Eu Te Amo.

Se for de uma palavra dita que feriu alguém vá até esta pessoa e peça desculpas. Tenha a humildade de reconhecer que cometeu um erro e a dignidade de pedir perdão.

Lembre-se de algo muito importante: Esta pode ser sua única chance de dizer ao outro como você se sente. Pode ser que amanhã ela já não esteja mais vivendo entre nós e o arrependimento de não ter tido a coragem de falar vai se juntar ao arrependimento de ter sido covarde.

Quantas chances nós perdemos por medo de não sermos correspondidos nos sentimentos. Por medo de recebermos um não. Mas viver com a dúvida pairando sobre nossas cabeças é muito pior do que ter que conviver com a certeza.

Durante a trajetória da história passamos por vários sentimentos: medo, raiva, angústia, tristeza, perplexidade. E somos presenteados com um final que marcou não apenas os hóspedes e funcionários do hotel mas cada leitor que assimilou esta frase: Se arrependimento matasse.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2013/09/resenha-se-arrependimento-matasse-alma.html

Rone 28/11/2015

Se Arrependimento Matasse hein?

"Enventualmente, todos voltaram a comer, porém a atmosfera havia mudado. Ninguém mais falava e era notável como todos evitavam que seus olhares se encontrassem como os dos outros."

Uma das primeiras coisas que eu gostei deste livro de cara foi o título que é muito sugestivo e cinco elementos que o autor colocou e que são uma das meiores combinações para qualquer história de mistério: hotel, hóspedes, empregados, assassinato e nevasca.

É uma trama que consegue manter uma atmosfera de suspense em cada página até o final. ( Ficamos procurando cada pista para tentar descobrir quem é o verdadeiro assassino e com o coração na boca imaginando quem será a próxima vítima.)

Alma Cervantes tem o talento de contar uma história de um jeito muito bacana e único. Ele como admirador da língua portuguesa, escreve de uma manerira clássica e poética. ( Avançamos até a última página de um só fôlego!!! )

Veja á resenha completa em:

site: www.clubeescritoresdaliberdae.com.br

Anni | @dearmasen 19/05/2015

Resenha: Se arrependimento matasse
Só para vocês terem uma ideia, ele entrou para a lista dos melhores livros que já li. Sabe quando você pega um livro e não consegue mais parar de lê-lo? Pois bem, foi exatamente isso que aconteceu quando iniciei a leitura de ''Se arrependimento matasse''. A história é tão maravilhosa, tão bem trabalhada, que não me resta alternativas a não ser parabenizar o autor logo agora no começo da resenha. Mente brilhante, pode apostar.

Alex, Alice (não estranhem o nome, é um garoto) e Rebeca são três amigos que estavam sem se verem há alguns anos. Eram muito amigos no tempo do colegial, então nada mais normal do que marcarem um reencontro. O local escolhido foi o hotel dos pais do Alex, e é para onde seguem. Conforme dito na sinopse, quando os amigos estão se preparando para dormir, eis que escutam batidas desesperadas na porta e, sem delongas, descobrem que o cozinheiro foi assassinado.

A sinopse praticamente está descrevendo o começo da trama, então creio que já se mostra claro como irá se passar a história. Você se depara com as cenas e fica completamente vidrado no que está lendo, esquece que existe um mundo lá fora e se teletransporta para dentro do livro - ficando envolvido por completo naquele mistério.

No começo um jantar descontraído, hóspedes com personalidades completamente diferentes e, em seguida, todos tomados pelo susto da situação de um assassinato. Quem matou? Por que matou? Tudo milimetricamente calculado. O ambiente foi tomado por um caos e, ao mesmo tempo em que pedidos de calma eram lançados, paz não podia se estabelecer no recinto. Como poderiam sossegar sem saber em quem deveriam confiar?

Vou procurar não contar muitos detalhes, por que senão seria uma chuva de spoilers.

O enredo é excepcional, o autor nos cativa com sua escrita e pode ter certeza que desde a primeira página você se vê envolvido na história, vivenciando tudo aquilo com eles. Sem deixar de falar, é claro, nas conversas inteligentes e bem detalhadas - eu AMO isso. Uma escrita maravilhosa, fácil de ser lida, e pra lá de tão apaixonante.

No decorrer das páginas certamente o leitor se pega tentando desvendar o mistério, juntar as peças do quebra-cabeça, e procurar uma razão para cada acontecimento. Isso é involuntário, sem dúvida. Pasmem ou não, mas surpreendeu todas as minhas expectativas. Todas mesmo! Eu nunca que imaginaria quem seria e o por quê daquilo, e óbvio que não direi à vocês o maior enigma do livro - fiquem calmos que aqui não vai ter spoiler, haha.

Aviso básico: Faça tudo o que tem de fazer antes de começar a ler ''Se arrependimento matasse'', por que quando começar... Meu bem, você não vai conseguir parar. Esse livro é desses que você lê e depois quer ler de novo e de novo e de novo.

Espero que o autor lance mais livros, por que seu talento é inegável. Quem ama um mistério, o desenvolvimento de um caso, deve ler essa história o mais rápido possível. Por que, se arrependimento matasse, você morreria por não tê-lo. Okay, esqueçam esse trocadilho e leiam assim que puderem, creio que irão amar tanto quanto eu amei. História perfeita, está recomendadíssimo!

site: http://masenstale.blogspot.com.br/2014/10/resenha-se-arrependimento-matasse.html

1 | 2 | 3 | 4