A 5ª Onda

A 5ª Onda Rick Yancey

Resenhas - A 5ª Onda

Anna Beatriz 11/07/2014

Imprevisível
Durante a leitura, eu só encontrava comentários ótimos sobre A 5ª Onda. Depois de terminar, me deparei com totalmente o contrário (?). As pessoas chamavam de romance monótono, chato, etc. Diziam que não chegou nem perto das suas respectivas expectativas, e percebi então que esse é um daqueles livros para amar ou odiar, sem meio termo. O que pode afetar algumas pessoas, e por isso tenho que deixar aqui a minha opinião e garantir que o livro é ÓTIMO. Vale -totalmente- a pena, porque 1) faz uma curva inesperada em relação a todos os clichês que você supõe que irão acontecer no desenrolar da história e 2) acrescenta pequenos fatos comuns, mas pouco vistos literariamente, tais como:

- No meio de um apocalipse alienígena, a protagonista, Cassie (de Cassiopeia) estar preocupada em relação ao seu estoque de absorventes e se irá conseguir encontrar mais. (!)

Rick Yancey escreve maravilhosamente, faz suas personagens criarem vida na nossa imaginação. Por meio das entrevistas, dá para perceber que ele tem muito cuidado com essa questão da previsibilidade e está sempre se virando para evitá-la. Como um exemplo básico e sem graves spoilers, temos o fim do livro, nada parecido com fins normais de séries de livros normais, com frases que abrangem um problema a ser resolvido na sequência. O problema é você quem supõe, com base na coisa que foi deixada em branco que você achar mais importante.
É uma obra que prendeu a minha atenção até a madrugada, impossível de fazer pouco-caso. Na minha opinião, cinco estrelas; se possível, dez.

Rafael.Amauri 02/08/2014

A QUINTA ONDA PASSOU E LEVOU MEU CORAÇÃO!
Puff, que introdução podre!! Mas o negócio é o seguinte, realmente, o livro levou meu coração, Eu, como um grande apaixonado por apocalipses, livros sobre a sobrevivência da raça humana, passando por todas as situações mais improváveis não poderia deixar de ler este livro, uma das promessas para 2014, o livro que mudará o estilo literário desse ano, como li em alguns lugares, 2011 foi dos vampiros, 2012 dos seres sobrenaturais, 2013 dos zumbis e ouvi boatos que 2014 será dos ALIENS!

Iremos a estória, onde temos uma personagem que não nasceu como Katniss Everdeen, forjada no calor da batalha, sendo uma amazona da vida desde a infância , Cassiopéia Sullivan(Sim, o nome da personagem é Cassiopéia, nada comercial, mas o autor a chama de Cassie) era uma garota normal, estudava, tinha uma melhor amiga, era apaixonado pelo rapaz mais popular do colégio, astro do futebol estudantil, típica história adolescente norte americana. Contudo, quando os Outros, como são chamados os alienígenas, invadem a terra, Cassie é obrigada a lutar ao lado de seu pai para salvar a mãe e o irmãozinho de cinco anos, Sammy, que sofrem com as ondas de ataque extraterrestres, a cada onda, a população mundial vai diminuindo, os humanos se extinguindo, pragas, ataques massivos, terremotos maquiavelicamente planejados, os aliens querem nosso planeta, e nos somos apenas mais um obstáculo. Sammy, irmão de Cassie, é raptado, com o pretexto de ser guardado em segurança, porém a adolescente percebe que não é isso que esta acontecendo, e promete a si mesma resgatar o irmãozinho, ai começa a jornada da protagonista por um mundo devastado, onde não se pode confiar em ninguém, já que a quarta onda já se passou tem algum tempo e não se sabe se haverá outra, onde a quarta onda ainda pode estar acontecendo.

O livro é muito bem escrito, as descrições são ótimas, as cenas de humor são inteligentíssimas, Cassie e Ben Parish são personagens super cativantes, cada um de seu modo, as cenas de tensão são realmente tensas, sem mencionar as partes mais emocionantes do livro, para não dizer fofas, o autor tem uma sensibilidade única, ele consegue colocar em meio ao apocalipse alienígena, com personagens bravos e destemidos, que já não têm mais nada a perder, sensibilidade e doçura, diálogos que mudam completamente a percepção do livro.

Demorei cerca de um mês para lê-lo, mais por preguiça mesmo, mas quando passei da metade do livro, terminei em apenas 3 dias.
Um livro que com toda certeza me fará comprar suas continuações, já que haverá pelo menos mais duas, super recomendo, Rick Yancey manda super bem!

site: https://www.facebook.com/pages/Uma-Odisseia-na-Estante

ket :) 11/10/2021

Maravilhoso
O que eu posso falar desse livro, eu vi algumas avaliações negativas, mas eu realmente gostei (atendeu minhas expectativas), a dinâmica de livro é muito interessante, a cada capítulo você está na pele de um personagem diferente, tem muita ação, esse livro é incrível.

giubs6 05/08/2021

SUPEROU TODAS AS MINHS EXPECTATIVAS!!!
Esse livro sinceramente é incrivel! Ele é capaz de confundir completamente a cabeça do leitor de uma forma muito doida e isso só aumenta a curiosidade para saber qual das linhas é a verdadeira e quem realmente é digno de confiança. A história é narrada em primeira pessoa por vários pontos de vista e eles vão se intercalando ao longo do livro. Cassie não é uma protagonista chata que fica chorando o que passou, pelo contrário, ela nos explica o que aconteceu antes do ponto onde começa o livro. Temos um certo romance, mas não me incomodou durante a leitura, o que é um bom sinal pq eu n gosto de romance kakaka.
Em geral o livro é excelente, só esperava um final um pouco melhor, mas ele se conclui respondendo todas as perguntas.

daiane301 22/07/2020

Eu gostei da leitura, entretanto não me interesso em ler os outros. Assim como Cassie, não confiei em nenhum dos outros personagens, é isso que torna a quinta onda tão ameaçadora. Esse livro tem história, conceitos e uma aventura, mas não muita ação. Se não me engano são três histórias que se juntam no final. O vilão é algo muito maior que eles imaginavam e é muito assustador como a tecnologia é usada para manipulação de exércitos. Foi um livro legal de ler mas não tem nada muito novo, os personagens são ok mas nada que prende muito também.

Mabi 01/04/2022

(Em 2015...)
~Começei a ler aleatoriamente no wattpad sem esperar ou entender nada da sinopse e acabei amando kkkk
~Foi o primeiro livro de ficção científica que li, na época tinha 11 anos mas é tão bom que ainda lembro dos detalhes!

af.analulu 18/10/2021

Livro esquecido
Eu tinha esquecido que havia lido esse livro e foi por volta de 2015/2016. Então, não terá uma resenha porque não lembro de muitas coisa kkkkkkkkk

Gostei bastante na época, mas a adaptação é ruimm

Não sei se relendo hoje eu iria gostar...um dia distante irei reler...

Thauani 26/08/2016

The Book.
As pessoas viviam suas vidas tranquilamente, até o momento que uma imensa nave se instalou no céu e permaneceu ali, sem nenhuma explicação. O governo disse que eles estavam seguros, mas a verdade não era bem assim. Na 1ª onda a energia foi completamente desligada e toda a tecnologia inutilizada, na 2ª onda Tsunamis e inundações dominaram as áreas litorâneas, na 3ª, uma peste violenta se espalhou por grande parte da população, na 4ª os poucos sobreviventes começaram a ser perseguidos pelos silenciadores. Cassie é uma sobrevivente, e agora precisa se proteger, enquanto a 5ª onda começa.
Cassie – de Cassiopeia – sobreviveu. Ela faz parte dos 3% da população que não foi eliminada, por alguma razão ela é imune. Sua mãe foi atingida pela peste, e seu irmão levado por aquele que ela imaginou serem soldados, mas agora ela não tem certeza de quase nada. Sua única certeza é que precisa encontrar Sammy, seu irmãozinho de cinco anos, para quem fez uma promessa. Sozinha, ela precisa se esforçar para sobreviver enquanto tenta encontrar pistas que a levem até Sammy.
O problema é que os silenciadores estão por toda a parte, e eles são incrivelmente bons. A única companhia de Cassie é o seu fuzil e um ursinho de pelúcia, que Sammy deixou com ela, caso ela sentisse medo. É uma invasão alienígena, não há dúvidas quanto à isso, mas eles nunca foram vistos e não entraram em contato de nenhuma forma, como os “outros” realmente são? Cassie não sabe, o que ela sabe é que não pode confiar em ninguém.
No entanto ela encontra Evan Walker, que a salva quando ela provavelmente iria morrer e se mostra um rapaz doce e prestativo. Mas ele esconde segredos, isso é claro, Cassie precisa confiar em seus instintos.
Eu gosto de ficção cientifica, e gosto de histórias com Aliens, mas Rick Yansey elevou o nível. Ele fugiu dos clichês e tornou tudo tão possível, que é muito difícil não se envolver na história, se sentir parte de tudo isso. A construção dos personagens foi minuciosamente pensada, eu me apeguei a todos eles e queria que todos se dessem bem. Yansey não poupa sangue, mortes e sofrimento. Mas, ainda assim a esperança, o amor e a amizade estão bem presentes.
Recomendo com certeza!

Liliane 21/10/2015

A Quinta onda
Até o momento, estou surpresa com esse livro, pois, o mesmo é uma ficção científica, e eu nunca tinha lido nada desse gênero.
A escrita do autor é incrível, os personagens muito bom. E o fato dos alienígenas serem desmistificado foi maravilhoso.
Enfim, livro mais que recomendado. Que venha Mar Infinito
Barby 16/11/2015minha estante
Eu devorei o livro em 24h. Que leitura maravilhosa!!! Não conhecia o autor mais, me surpreendeu demais. Sua sensibilidade, tudo no livro .Perfeito. Se tornou um dos meus livros favoritos .Louca para ler o segundo livro da trilogia.

Liliane 25/05/2016minha estante
Bárbara, se tornou um dos meus favoritos também hahaha

jile 26/06/2021

uma ficção científica que faz você sentir todos os sentimentos de medo, tensão, tristeza da forma mais humana e real possível tudo o que cê pode sentir cê vai sentir, e tudo só fica mais intenso quando você vê da perspectiva de mais de um personagem, não tem como você não se ver num cenário APOCALÍPTICO. é espetacular pago pau SIM

@estantedakassi 28/08/2021

Por que eu demorei a ler esse livroo
Eu enrolei muito para ler esse livro pq já tinha visto o filme e amado, então imagina que o livro seria bem parecido (Ingênua).

O livro (como sempre) é bem diferente. Os personagens, as histórias e os relacionamentos são bem diferentes do livro. Me superrendi em várias partes que eu jurava que já sabia (Ingênua).

É um livro que te envolve e você fica louca para saber o final. Por mais que já tenha visto o filme, vale bem mais ler o livro, tipo um milhão de vezes. Como sempre o filme é rápido, não conhecemos os personagens a fundo e eles mudam cause tudo.

Resumão: Me apaixonei, adorei e estou ansiosa para ler os próximos. Recomendo muitooo para os fãs de distopia. É uma pegada adolecente (Como a maioria das distopias), mas vale super a pena.

Ps: Lembrando que sou suspeita, pq amo distopias.

Manu 28/12/2015

simplesmente incrível
Cassie Sullivan era uma adolescente de 16 anos completamente normal até que uma nave alienígena fixa-se na órbita da Terra instalando o caos no planeta. Durante certo tempo não houve contato entre os humanos e a nave e isso causava ainda mais desespero. Até que a 1ª onda ocorre,um pulso eletromagnético é lançado sobre a Terra deixando todo o planeta na escuridão,a 2ª onda leva 40% de toda a população e a 3ª extermina quase toda a humanidade com um virús mortal. A quarta onda conta com alienígenas habitando corpos humanos. E agora vem A 5ª Onda. Os Outros não vieram com fins pacíficos, não vieram com histórias de abdução ou raios saindo de sua nave. Eles querem morte e sabem exatamente como consegui-la.

A história conta com uma narrativa fluida e totalmente viciante,possui personagens incrivelmente bem construídos e uma premissa inovadora. Vale a pena ler só de ter Evan Walker na história, o par romântico super fofo e diferente de Cassie,que juntos enfrentam a 5ªonda.

Gabriella.Mengden 03/04/2022

Perfeito
Maravilhoso, baita construção de livro, de universo, de personagens, sou apaixonada no Evan, ele é absolutamente perfeito. Amei. Pronta pro próximo (sorte que peguei a trilogia inteira no sebo)

Mai 28/01/2022

Não sei o que pensar, definitivamente não é meu gênero favorito. Mas gostei, história bem complexa e empolgante
Espero mais de Evan no próximo livro, me apaixonei por ele

Pedro Augusto 22/03/2020

A 5° onda
"Depois da primeira onda, só restou escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora se inicia a quinta onda". O enredo acontece em um cenário pós apocalíptico, proveniente da
invasão alienígena na terra, protagonizado pela personagem Cassie, é narrado em primeira pessoa ,porém mais de um ponto de vista é apresentando, acrescentando assim mais conteúdo na trajetória da personagem.
??
A história traz em sua síntese, um bom enredo que, em minha opinião, não é tão bem aproveitada pelo escritor, com descrições demais em momentos inoportunos, e vice-versa, além de algumas cenas de ação um tanto tediosas, a ponto de não se focalizar a imagem da cena. Em contrapartida, o autor sabe bem ultilizar os finais de capítulos, para instigar a leitura do próximo, principalmente na troca de pontos de vista, o que na minha opinião é uma boa estratégia empregada. O desenvolvimento dos personagens é outro fator a se ressaltar pois Rick yancey, faz isso com primazia enorme, com detalhes vivenciados pelos personagens influenciando em vários momentos da história.