Vovó Vigarista

Resenhas - Vovó Vigarista

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

laraestevess 23/06/2022

top
muito bom, adorei completamente a história, muito divertida, adorei imenso as personagens e as suas histórias de vida!!

Sheyla 15/01/2016

VOVÓ VIGARISTA
A resenha de hoje é dedicada a todos que, assim como eu, não se importam com o gênero ou a classificação etária de um livro. Se ele é infantil, infantojuvenil ou adulto não importa. O livro tem de ser bom e, se por algum motivo você nem sonha em ler um livro infantil, preste atenção nessa dica.

David Walliams ganhou meu coração desde que conheci o livro "Ratoburguer" publicado pela editora Novo Século, comprei o livro com o intuito de presentear o meu sobrinho e incentivar ele a começar a ler livros mais grossinhos. Desde então venho adquirindo todos os livros publicados pelo autor no Brasil. Os livros de David são recomendados ao público infantil e infantojuvenil, mas nada impede que um adulto venha se apaixonar por sua narrativa. Além de bem humoradas, suas histórias são normalmente comoventes.

O título já nos dá uma prévia de que a tal vovó é uma trambiqueira nata, uma vigarista. Não se assustem! O autor não pretende corromper as crianças apresentando-lhes uma história sórdida. Na verdade, David já conquista e chama a atenção do leitor desde o primeiro momento com o título.

Ben é um menino de apenas 11 anos que odeia as sextas-feiras, isso porque ele odeia ter que passar a noite na companhia de sua vó paterna que, até o momento ele ainda não conhece como uma vigarista. A avó de Ben tem um gosto muito peculiar, ou seria estranho: ela adora sopa de repolho, bolo de repolho, chocolate de repolho, ou seja, ela é louca por repolho. Se não bastasse o fato de transformar todas suas receitas cujo repolho é o ingrediente principal, Ben tem de suportar a flatulência da avó causada pelo excesso de repolho. Flatulência ou seja, ela solta "Pum", muitos pum's (obs: parte da leitura extremamente engraçada).

A avó de Ben é a figura emblemática da vovozinha frágil, que não costuma sair de casa e que faz tudo para agradar o netinho. Porém, Ben é um menino muito mal humorado e impaciente com avó. O motivo de tamanho mau humor é que Ben é praticamente despachado para a casa da avó nas sextas à noite, isso porque os pais de Ben são apaixonados por um programa de dança na tv.

A paixão de sua mãe pelo programa é tão insana que ela deseja que Ben se torne um dançarino profissional, mas isso está longe dos planos de Ben que na verdade é apaixonado por encanamentos. O menino coleciona revista de encanamentos e não se imagina fazendo outra coisa da vida a não ser consertando tubulações. Mas o desejo de Ben não é bem aceito por seus pais. Resumindo, Ben não tem escolha nem direito de gostar daquilo que lhe dá prazer. O que lhe resta é passar o tempo em que seus pais se ausentam com sua avó.

O convívio entre Ben e avó é bem difícil no começo, mas as coisas começam a fluir depois que Ben descobre uma lata antiga com joias preciosas escondidas na casa da avó. A partir daí, surge o interesse de saber de onde surgiram tais joias. Até o momento não existe nada que desabone a conduta de sua avó até que Ben surpreende sua vó roubando uma joalheria. What’s? De vovó chata e peidorreira para vovó vigarista em poucos segundos!

A avó de Ben passa a ser uma incógnita. Seria ela uma ladra de joias preciosas? Como uma velhinha poderia se passar por uma ladra sem que ninguém notasse? Ben tem muitas perguntas a fazer a avó que irá lhe surpreender ainda mais com histórias cheias de aventuras. O grande barato é perceber o quanto o autor vai inserindo a sua marca ao longo da narrativa. Lições de respeito ao próximo e, principalmente aos idosos que são ignorados por netos, filhos e parentela.

É emocionante a maneira como David constrói a relação de Ben com a avó. É possível que você deixe algumas lágrimas correrem durante a leitura de algumas passagens, mas uma coisa é certa: não há como não se emocionar com a história de Ben e sua vó vigarista. Não estranhe se de repente você abandonar a leitura para ir correndo ao encontro de um abraço de sua avó ou avô, seja ele vigarista ou não.

Ilustrado por Tony Ross, Vovó Vigarista possui belíssimas ilustrações e capítulos curtos que tornam a leitura ainda mais prazerosa. Como não se apaixonar por uma vó como esta e não desejar ter uma igualzinha?

É a típica leitura que tende a transformar alguém ou pelo menos modificá-la de alguma maneira. É um alerta a pais e adultos. É uma mensagem clara e objetiva de como adultos devem tratar os idosos, e consequentemente uma lição para as crianças que precisam aprender a respeitá-los. De todos os livros de David esse é sem sombra de dúvidas o mais emocionante. Numa sociedade cada vez mais preocupada com a aparência, imediatista e individualista uma leitura como esta é indispensável.

Essa obra é cheia de lições de vida. Você percebe que os adultos maduros tem uma bagagem de histórias e que eles não devem ser rechaçados como velhos gagas. Deem atenção aos seus avôs e avós e se deliciem com suas aventuras. O livro e infantil, mas carregado de um humor irresistível a qualquer leitor, independente da idade. A leitura flui de uma maneira surpreendente que quando você se dá conta já acabou o livro. Dá para ler em um dia só.

site: http://navibeblog.blogspot.com.br/

Karolina 26/09/2022

Livro para crianças mas não só isso
Muitas pessoas caem no conto que livro para crianças é tranquilo e bobo, o autor mostra que isso é a maior mentira. O livro começa de jeito leve e te faz crer que será tranquilo sempre, mas podem ler sem medo que o livro passa longe de ser assim. Além de trazer mensagens importantes, como respeitar os demais, além de mostrar que todos vamos envelhecer um dia e que merecemos respeito não importando se é uma criança ou idoso, mostra a importância do apoio familiar a criança em suas decisões e descobertas. Leiam e não se arrependam.

Luisa 15/10/2020

Recomendo! Principalmente para os mais novos!
Eu li esse livro alguns anos atras, devia ter uns 12 anos e lembro que amei!! A historia foi bem legal!! Conhecemos uma vovó diferente numa leitura muito divertida!!
Os adultos também podem se divertir nessa leitura, mas recomendo especialmente aos mais novos que estão entrando nesse mundo de leitores e desenvolvendo o gosto e o hábito!!

vanessaxclementino 29/07/2022

uma doce vovó
"Nessa vida, temos é que seguir nossos sonhos. Senão só estaremos perdendo tempo." (p. 139)

uma história comica, mas, que nos ensina sobre respeito e amor as pessoas que vieram antes de nós.

Renan Lucri 29/07/2015

Não só para crianças
Quem acha que esse maravilhoso livro é só para crianças pode parar de pensar isso. Esse livro tem uma narrativa bem leve, deixa você preso na leitura (prende tanto que li o livro em um dia) em suas 237 páginas que passam voando! Uma história apesar de um pouco infantil, muito bonita. Confesso que meia olhos ficaram um pouco marejados em algumas partes. Livro fantástico!

Bresolin 25/06/2020

Leitura obrigatória com os filhos
História leve, divertida, que passa uma mensagem bacana sobre a família e a vida.

Eu li com o meu filho de 10 anos, e foi uma experiência.fantástica.

Recomendo a todos!

bella 28/02/2023

Livro com cheiro de repolho
Li esse livro por "recomendação" de uma amiga depois dela me contar que era seu autor favorito. Fiquei curiosa para conhecê-lo e escolhi esse livro.
Foi uma leitura super fluída e leve, com personagens carismáticos e uma história interessante. Adorei como o autor mistura diversão com assuntos relevantes e sérios.
Ótima experiência!

Bianca 13/04/2021

Gostei do livro, me emocionei com a história, vale a pena ler, uma leitura bem fácil

Sarinha 24/08/2020

Diversão garantida
Leitura gostosa para a criançada. A cumplicidade entre avós e netos é bem retratada neste livro, de uma forma bem humorada e singular. Vale a leitura!

Katy 07/07/2013

Amor de Avó
Em todas as noites de sexta-feira, enquanto os pais de Ben vão assistir o show de Dançando com Superestrelas ao vivo, ele vai para casa de sua avó. Para ele, é muito chato toda sexta-feira ter que ficar fazendo palavras cruzadas, dormir cedo e sempre jantar sopa de repolho.

"Todos vamos ficar velhos um dia. Até você. E aposto que sua avó tem um ou dois segredinhos. Todo velho tem..."

Em uma sexta-feira como outras, Ben segue a sua avó e descobre que ela é uma vigarista, a maior vigarista do mundo. Assim, ele ver que ela não é nenhuma chata como achava que era e se diverte muito com essa ideia.

Com isso, ele e sua avó vão planejar um crime juntos: Roubar as joias da Coroa em Londres. E essa é a principal, digamos assim, parte da história.

O livro tem uma grande moral e, de todos os finais que podia imaginar, esse me surpreendeu muito. São 240 páginas, mas uma leitura fácil e rápida. Além de ser um livro bastante descontraído que faz você rir em muitas partes. Eu, como talvez qualquer pessoa que ler, irá lembrar de alguma avó sua (e até com os pais!) e pensar um pouco mais diferente.

Se quer um livro rápido e descontraído, recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6