Mistérios Sombrios do Vaticano

Mistérios Sombrios do Vaticano H. Paul Jeffers

Resenhas - Mistérios Sombrios do Vaticano

Leila 13/01/2015

Como em tudo, o Vaticano também é política. No começo dos séculos, os primeiros títulos de papa eram comprados e passados dentro do poder das famílias ricas da época, após muitos anos começaram as eleições do conclave. Conta a história do envolvimento do Vaticano com os templários, os nazistas, muito mais conveniências políticas do que religiosas. Aborda a pedofilia dos padres e do alto escalão, uma marca vergonhosa na igreja. Levando em consideração a exposição do autor fiquei com vergonha de ser católica.

Benigno 19/02/2014

Desperdício de tempo e papel
Porcaria! Não há nada ali que já não seja conhecido, nem tão misterioso ou sombrio, além disso, o autor não informa as fontes que utilizou e é dito que o mesmo é repórter investigativo, se for assim, deixou de lado qualquer critério de investigação. Desperdício de papel que poderia ter sido melhor aproveitado com outra coisa.

yurigreen 22/01/2014

Julgue o livro pela capa
Eu deveria saber que um livro que anuncia na capa "Mistérios sombrios do Vaticano - revelações chocantes e polêmicas sobre a instituição mais cheia de segredos do mundo" deveria ser no mínimo consultado antes de ser pego pra compra na prateleira da livraria.

No entanto, o jovem inocente aqui foi levado pela bonita fotografia da capa e decidiu dar um crédito ao livro.

O texto foi escrito por um jornalista, que apesar de ter publicado mais de cinquenta obras, parece não entender como funciona essa coisa de citar fontes e fazer referências corretas. O livro conta com revelações que podem balançar a fé de um católico leigo, mas só se o mesmo também for um completo ignorante na arte do ceticismo cientifico (o que na maioria das vezes é o que acontece).

É o tipo do livro que você começa a ler e quer terminar logo pra não largar de lado na estante como mais um "não terminado". A cada página temos diversas aspas que ocupam mais de 80% de todo o contexto do livro, com absolutamente nenhuma citação e referência pra consulta, o que leva a perda de créditos do autor pelo leitor ao longo dos capítulos.

O motivo das duas estrelas é justificado pelos apendices no final com o pergaminho de Chinon, que absolve Jaques de Molay e outros templários após confissões registradas. Contudo, a pira ainda se fez válida para os seguidores da ordem.

O tratado de Latrão também é apresentado em artigos resumidos, o que dá luz ao pacto de soberania da Santa Sé pela Itália.

Outros poucos capitulos me pareceram interessantes, como sobre os tesouros do vaticano que apresentam pouca solvência e as questões legais para ser um membro da guarda suíça. Os demais vem abordando relações da igreja com o diabo, com nazistas e até com ETs.

RobsonGrangeiro 22/08/2013

Compendio de mitos
O livro possui um problema sério sobre a citação de fontes. São poucos os momentos que há a informação sobre a origem de certos trechos do livro.
No geral, não pode ser tido como muito inovador, mas é uma leitura interessante até próximos dos três capítulos finais que deveriam ser organizados como apêndices.