Mistérios Sombrios do Vaticano

Mistérios Sombrios do Vaticano H. Paul Jeffers




Resenhas - Mistérios Sombrios do Vaticano


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Fanfinc_sf.devorador_de_livros 15/06/2023

Por trás das muralhas do lugar mais sagrado do mundo ? o Vaticano, sede da Igreja Católica Apostólica Romana ? existe uma complexa rede de mentiras, corrupção e conspirações, tão esmagadora que provocou a recente renúncia do papa Bento XVI. Neste relato espantoso e envolvente do jornalista investigativo H. Paul Jeffers, conhecemos com detalhes essa rede sinistra, cujas raízes remontam à época do apóstolo Pedro, o primeiro papa. Está tudo aqui: ? Como o rei da França e o Vaticano se uniram para destruir os Cavaleiros Templários ? A morte misteriosa do corrupto banqueiro do Vaticano ? Rumores de práticas de exorcismo e satanismo ? Os escândalos relacionados a sexo e pedofilia ? Os espiões a soldo da Igreja e seus métodos ? Os bizarros rituais do ultraconservador Opus Dei ? A guerra de 500 anos do Vaticano contra a maçonaria ? As ligações do Vaticano com a máfia e sua cooperação com o nazismo ? A indiferença do papa Pio XII diante da perseguição e morte dos judeus da Europa E muito mais! Um relato fascinante e polêmico sobre os segredos da maior e mais influente instituição do planeta
comentários(0)comente



yurigreen 22/01/2014

Julgue o livro pela capa
Eu deveria saber que um livro que anuncia na capa "Mistérios sombrios do Vaticano - revelações chocantes e polêmicas sobre a instituição mais cheia de segredos do mundo" deveria ser no mínimo consultado antes de ser pego pra compra na prateleira da livraria.

No entanto, o jovem inocente aqui foi levado pela bonita fotografia da capa e decidiu dar um crédito ao livro.

O texto foi escrito por um jornalista, que apesar de ter publicado mais de cinquenta obras, parece não entender como funciona essa coisa de citar fontes e fazer referências corretas. O livro conta com revelações que podem balançar a fé de um católico leigo, mas só se o mesmo também for um completo ignorante na arte do ceticismo cientifico (o que na maioria das vezes é o que acontece).

É o tipo do livro que você começa a ler e quer terminar logo pra não largar de lado na estante como mais um "não terminado". A cada página temos diversas aspas que ocupam mais de 80% de todo o contexto do livro, com absolutamente nenhuma citação e referência pra consulta, o que leva a perda de créditos do autor pelo leitor ao longo dos capítulos.

O motivo das duas estrelas é justificado pelos apendices no final com o pergaminho de Chinon, que absolve Jaques de Molay e outros templários após confissões registradas. Contudo, a pira ainda se fez válida para os seguidores da ordem.

O tratado de Latrão também é apresentado em artigos resumidos, o que dá luz ao pacto de soberania da Santa Sé pela Itália.

Outros poucos capitulos me pareceram interessantes, como sobre os tesouros do vaticano que apresentam pouca solvência e as questões legais para ser um membro da guarda suíça. Os demais vem abordando relações da igreja com o diabo, com nazistas e até com ETs.
comentários(0)comente



Dan 20/06/2020

O demônio mora no vaticano
A igreja católica sempre carregou o estigma de escândalos, corrupção e degeneração da cadeira na corte de são pedro.
Desde que o imperador pagão Constantino teoricamente cristianizou o império, um estado de coisas começou a tomar sigilo.

Desde a influência do paganismo na doutrina cristã que gerou uma série de heresias e tradições fora da bíblia, passando pelos concílios de interesses excusos humanos, chegando á extinção da ordem templária; obstruções da justiça sobre padres pedófilos; acordo com o fascismo; omissão perante o nazismo; bispos do alto clero que servem ao diabo...a santa sé fundou a sua propria teologia dentro de uma podridão que será cobrada no juizo final.
comentários(0)comente



RobsonGrangeiro 22/08/2013

Compendio de mitos
O livro possui um problema sério sobre a citação de fontes. São poucos os momentos que há a informação sobre a origem de certos trechos do livro.
No geral, não pode ser tido como muito inovador, mas é uma leitura interessante até próximos dos três capítulos finais que deveriam ser organizados como apêndices.
comentários(0)comente



Marcella 07/10/2020

O que é lenda de fato?
Confesso que esperava mais do livro.
O título instiga isso.

O livro abrange uma quantidade ampla de assuntos. (alguns já sabidos)
Templários, o comportamento de alguns Sacerdotes, assassinatos, relações com a Máfia, Opus dei, nazistas, espionagem, entre outros.

A falta de credibilidade de grande parte das referências em suas citações, o torna muito especulativo.

A leitura inicialmente se arrastou, toda via, com o passar dos capítulos foi melhorando.

No geral, para quem tem interesse nesse tipo de temática pode ser de algum proveito.
comentários(0)comente



Benigno 19/02/2014

Desperdício de tempo e papel
Porcaria! Não há nada ali que já não seja conhecido, nem tão misterioso ou sombrio, além disso, o autor não informa as fontes que utilizou e é dito que o mesmo é repórter investigativo, se for assim, deixou de lado qualquer critério de investigação. Desperdício de papel que poderia ter sido melhor aproveitado com outra coisa.
comentários(0)comente



Joao.Paulo 17/11/2020

Cansativo
No início é um bom livro mas com decorrer da leitura vai se tornando muito chato e cansativo
comentários(0)comente



Jon 09/04/2023

Muito bom pra quem gosta de investigação/especulação
Uma análise curiosa dos mistérios do Vaticano, de sua história e composição milenar arquitetônica. O autor discute diversas teorias e especulações e até certa profecia apocalíptica. Muito bem humorado e respeita o seu lugar na discussão, o que é bem raro hoje.
comentários(0)comente



Queila.Assis 30/04/2023

A Fossa da Igreja
Da igreja católica eu espero de tudo, o livro é um compilado de artigos, documentos do próprio Vaticano e muito levantamento bibliográfico. Lembra uma fossa de esgoto, quanto mais mexe, mais fede. Não sou fã de nenhuma religião, convenhamos a católica não é lá essas coisas.... enfim ótimo livro, óbvio que tem pontas soltas mas cabe uma análise para outro livro.
comentários(0)comente



Edu 17/09/2017

Falta de fontes e referências comprometem a credibilidade
O livro apresenta fatos muito interessantes e curiosos sobre o Vaticano. Alguns são bem conhecidos do grande público, outros são verdadeiros mistérios, como é apresentado na capa. Mas infelizmente, quando alguém resolve tratar de um tema tão polêmico e cheio de controvérsias, é necessário um respaldo e cuidados que o livro não apresenta, como referências e fontes, o que compromete demais a sua credibilidade.
Acredito que o livro seja uma fonte interessante para dar início a pesquisa sobre o tema, mas quem quiser algo com profundidade não deve levá-la muito a sério.
Dionis 02/02/2020minha estante
Li seu comentário antes de ler o livro, terminei de ler e concordo 100%.




Fellipe.Henrique 01/07/2020

Livro mal escrito
Livro que supostamente falaria sobre mistérios, acabou por ser um livro cheios de histórias sem comprovações e cheios de aspas e cópias de frases de outros autores de artigos jornalísticos.
comentários(0)comente



FM 12/10/2020

H . Paul Jeffers, foi um escritor/jornalista, que antes de se embrenhar pela literatura, passou pelas mais importantes redes de rádio e televisão dos EUA. Sua veia investigativa é a principal marca de sua obra, que conta ainda com a visão e rigor de um historiador. Não se contentou em se ater ao factual. Embrenhou- se pelos caminhos da investigação , do tetamunhos e dos documentos. Aventurou - se ( com relativo sucesso), na produção de diversos romances e ensaios, aonde seus personagens estão sempre envolvidos em mistérios e intrigas.
Sua vasta produção literaria, contempla a área política, com a produção de importantes biografias do cenário estadunidense, assim como reportagens sobre agencias de investigação e entidades religiosas.
E minha leitura foi sobre uma dessas obras que se debruça sobre os mistérios que envolvem o Vaticano. São pontuações, fatos, vestígios e documentos , todos encontrados a partir da biblioteca do Vaticano. Criada em 1451 pelo Papa Nicolau V, como um espaço de convivência entre os 'sabios'.
Os números ( estimados) , de documentos secretos existentes nesta biblioteca são impressionantes.
É a partir desse espaço que o autor nos convida a revisitar o maior momentos da história do Vaticano. Entre escândalos de toda espécie, intrigas e violencia. O autor deixa sempre a reflexão, de que " se os arquivos do Vaticano fossem totalmente abertos para a pesquisa de qualquer interessando, o mundo passaria por uma profunda mudança".
A partir da biblioteca do Vaticano que o autor entalha seu trabalho. Os livros , e documentos que a biblioteca guarda, revelam toda a intriseca história por traz da maior religião do planeta e a entidade que a controla, O vaticano
O livro trás toda a cronologia de papas e seus períodos .
Desde o ano 32 até 2013.
Para quem gosta de estudar sobre a história do Cristianismo ou simplesmente só história, o livro é super aconselhado.
De leitura simples , agradável e rápida, consegue trazer uma riqueza de informações sem forçar a cabeça do leitor.
comentários(0)comente



Leila 13/01/2015

Como em tudo, o Vaticano também é política. No começo dos séculos, os primeiros títulos de papa eram comprados e passados dentro do poder das famílias ricas da época, após muitos anos começaram as eleições do conclave. Conta a história do envolvimento do Vaticano com os templários, os nazistas, muito mais conveniências políticas do que religiosas. Aborda a pedofilia dos padres e do alto escalão, uma marca vergonhosa na igreja. Levando em consideração a exposição do autor fiquei com vergonha de ser católica.
comentários(0)comente



AlanBorel 26/08/2023

Interessante
Interessante, por vezes fantasioso e intrigante, o autor aborda um tema de fontes pessoais, mas cabe a leitura.
comentários(0)comente



angeskoober 01/11/2019

Conspiração ou verdade?
Um livro ótimo para quem gosta de conspiração. Mas nem tudo que aconteceu com relação ao Vaticano é criado pela mente de conspiradores e escritores (como Dan Brown, que chegou a ser boicotado por muita gente por causa de O código Da Vinci).
Essa obra é baseada em documentos e também especulação, porque muitos documentos o Vaticano nunca liberou para pesquisa. O livro é dividido em 16 capítulos que falam de assassinatos de papas, homossexualismo entre padres e guardas, Opus Dei (serão eles os vilões que Dan Brown criou? fica a dúvida), exorcismo (estaria o diabo agindo dentro do Vaticano? fica outra dúvida), corrupção (o Vaticano está quebrado, isso é um fato), enfim, é um "prato cheio" para quem gosta de saber dessas coisas.
Fiquei chocada em vários momentos, porque não tinha ideia de que o Vaticano era cercado por tanto escândalo. Mas como qualquer instituição, há pessoas boas e ruins dentro. Sempre tem uma maçã podre no cesto (não resisti). Apesar do título sensacionalista, o livro procura mostrar fatos, apesar de ter muita coisa que não foi provada. Aí ele já deixa a dúvida e o leitor pode tirar suas conclusões, ou esperar que um dia o Vaticano libere as provas contra ou a favor da instituição.
Gostei bastante da leitura e dá pano para manga, para quem gosta de escrever livro de mistério. Só tomem cuidado para a obra que escreverem não entrar para a lista dos livros proibidos do Vaticano, como O código Da Vinci entrou...
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2