A Filha do Capitão

A Filha do Capitão Alexander Púchkin

Resenhas - A Filha do Capitão

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Maju76 27/01/2022

Ótima leitura!!!! Um clássico com uma linguagem simples, personagens carismáticos, além de uma imersão na história e cultura russa

Andre.Santana 25/01/2022

Pushkin, o grande poeta russo
Esse clássico da literatura russa é uma obra-prima de forma e conteúdo. Uma narrativa bem empolgante em que o mestre Pushkin mescla fatos e personagens históricos e fictícios com muita perfeição.

Uma ficção histórica que tem como pano de fundo a rebelião cossaca e camponesa na Rússia (rebelião Pugachov, 1773 - 1775).

William LGZ 23/01/2022

Uma Agradável Estória
Foi um livro bem gostosinho de ser ler e cuja narrativa me cativou muito desde o começo, adorei principalmente as relações entre seus personagens e como o autor aproveitou cada um que apareceu.

Os únicos defeitos para mim foram as maneiras de como os problemas eram resolvidos e também o final que me pareceu arrastado além de concluir de forma meio abrupta.

Porém, no geral, achei uma história realmente bem boa e recomendo a experiência de lê-la.

Thaís de Souza 09/12/2021

A filha do capitão
Emocionante, é a palavra que define este livro, na minha opinião, a história toda é embebida em emoção, quando tudo parece perdido, acontece uma reviravolta inacreditável que torna a trama ainda mais eletrizante. O final é simplesmente perfeito.

Fabby 02/11/2021

Mais uma leitura que atesta minha paixão pelos autores russos. Um clássico, com linguagem um pouco mais rebuscada logicamente mas um enredo cheio de emoção, cenas engraçadas, cenas dramáticas, todas muito bem receitas. Mesmo com poucas páginas parece que li um calhamaço (eu os amo) e saio da leitura feliz.

A edição da Principis está com excelente qualidade, tem notas de rodapé muito interessantes e colocadas no momento certo.

Super recomendo, vale muito a pena conhecer as aventuras de Priot e Macha.

Carolina Del Puppo 04/07/2021

Um bom livro
Foi uma boa história, um romance não muito romântico, mas foi uma leitura fácil e agradável, recomendo para começar a literatura russa.

Ilma (@unicamente_livros) 09/05/2021

A Filha do Capitão é um livro clássico, escrito por Alexandre Pushkin, este considerado o autor pioneiro da literatura Russa. É um livro com características de um romance histórico pelo fato de trata-se de um amor que acontece durante uma rebelião na Rússia, mas relatado de uma forma bem dinâmica.

O livro tem como protagonista Piotr Andreitch, um jovem oficial do exército russo, que desde o ventre de sua mãe foi alistado pelo o major do exército, o seu pai.
Ao longo do enredo podemos acompanhar seu crescimento e amadurecimento. Durante toda a obra nos deparamos com Piotr vivendo situações de muitos altos e baixos.
O nome do livro é pelo fato de Maria Ivánovna, a filha do capitão e também a amada de Piotr, apesar de ser uma garota simples, é a peça principal para o desenvolvimento e acontecimentos durante uma boa parte da obra.

Um livro de romance ( não tão romântico) mas com muito amor e honra. Honra que podemos perceber na vida de Piotr que honra seus princípios, seus deveres e ao amor que sente por Maria Ivánovna.

É uma obra que acredito que sua leitura seja fundamental.

Felipe 03/05/2021

Nascido em Moscou, Alexandre Pushkin descendia de uma família pertencente à nobreza russa que possuía registros de sua ancestralidade desde o século XII. Aos 11 anos de idade, enquanto ainda estudava no liceu imperial em Tsarskoye Selo, Pushkin já tinha destaque nos círculos literários. Nos dias que correm, o autor é considerado o maior poeta russo e o pai da Literatura russa do século XIX, tendo apresentado ao país todos os gêneros literários europeus e influenciado romancistas como Ivan Turguêniev e Liev Tolstói. Nesta resenha, falarei sobre “A Filha do Capitão”, uma de suas mais conhecidas obras.

Na trama, Piort Andrêitch, Petrucha, é entregue às mãos de Savélitch, seu preceptor, aos 5 anos de idade. A relação de Piort e Savélitch era pacífica, embora algumas situações deixassem claro que a atuação do preceptor não bastasse para que Petrucha tivesse um comportamento adequado. E houve uma ocasião em que o protagonista desta história apostou bens de sua família e os perdeu, causando grande remorso em seu instrutor.

Quando cresce, Piotr é enviado à fortaleza Bielogórskaia. Ele tinha grandes projetos para a sua vida no exército, e na fortaleza chegando é recebido por Ivan Kuzmitch. Em certa ocasião, enquanto almoçava com a sua família, Piotr conhece Maria Ivanovna, a filha do capitão. E por ela Petrucha se apaixona.

“A Filha do Capitão” é um romance histórico ambientado na Rússia czarista da segunda metade do século XVIII. À época, mais de 80% da população era constituída por camponeses. Séculos antes, ocorreu a unificação do país e o primeiro imperador se intitula Czar, Ivã III. Durante muito tempo, e ainda durante o momento em que o enredo dessa obra se passa, a Rússia mantinha uma firme relação com a igreja ortodoxa do período bizantino.

O militarismo também exercia uma grande influência naquela sociedade. A Rússia era uma grande potência europeia, e isso a expunha a guerras. No país, os participantes do exército eram recrutados dos círculos da própria aristocracia. Vimos isso muito bem em “A Filha do Capitão”.

Na fortaleza Bielogóskaia, Piotr viu Vassilissa Iegórovna, a esposa do Ivan, governar a fortaleza como uma dona de casa governa o seu lar. Ivan Kuzmitch chegou à posição em que se encontrava após enfrentar a dura disciplina dos soldados recrutados para servirem ao exército. Assim mesmo, a fortaleza vinha se tornando um ambiente bem agradável para Petrucha.

Ele foi promovido a oficial. Enquanto narra a vivência de Piotr na fortaleza, Pushkin nos apresenta à Rússia de seu tempo. Era um país marcado por uma grande diversidade étnica, e ainda é. O autor também mostrou as peculiaridades da cultura do país decorrentes da presença da igreja ortodoxa bizantina.

Uma delas está no casamento. Nas igrejas católicas orientais, há diferenças entre os ritos de casamento em relação à Roma. Neles, há uma autonomia em relação ao rito católico ocidental. Na obra, vimos o casamento ser representado como a formação de um “novo reino”, o que ocorre nas coroações dos casamentos da religião.

Um dos primeiros episódios marcantes de Piotr na fortaleza foi o de um duelo que travou com Ivan Ignátitch. O duelo teve repercussões negativas e Vassilissa os proíbe na fortaleza. Em paralelo, Maria Ivanovna passa a ter pretendentes.

Contudo, era por Piotr que ela nutria profundos sentimentos. Isso promovia em Petrucha um arrefecimento de sua raiva quanto aos personagens que com os quais vinha se desentendendo. A sua família, por outro lado, não via com bons olhos um envolvimento entre ele e Maria Ivanovna.

Essa obra pertence à fase dourada da Literatura russa. Na realidade, foi o próprio Pushkin quem a inaugurou no país. À época, o Romantismo ainda estava em sua periodicidade. A estruturação de “A Filha do Capitão” é bem similar ao dos romances de cavalaria que desde o século XIII eram cada vez mais escritos no romance em prosa.

Na obra, vemos Piotr, o herói, em busca de sua donzela em apuros, Maria Ivanovna. Não entrarei em maiores detalhes a respeito porque muitos poderão se incomodar. Nas obras do Romantismo, essa estruturação foi em diversas vezes adaptada.

Conclua a leitura da resenha no blog. Caso tenha gostado e deseje ler mais resenhas nestes moldes, siga o perfil no instagram: @literaturaemanalise

site: https://literaturaeanalise.blogspot.com/2021/05/resenha-filha-do-capitao-alexandre.html

Lau 13/02/2021

Meu primeiro contato com a literatura russa. Sofri bastante no começo para acompanhar a quantidade de nomes inseridos na narrativa em um intervalo tão curto de páginas, mas deu pra se acostumar. Me atrapalhei também com alguns termos, mas pela idade do livro já era o esperado. História interessante, com um final meio previsível.

astrphysics2 23/01/2021

comecei o livro desprezando o protagonista mas acabei me afeiçoando a ele mais tarde. gostei do fato de que o livro não é sobre como eles se apaixonaram e sim sobre todo o caminho para ficarem juntos. ótima representação de como as pessoas conseguem ser boas para alguém e totalmente inescrupulosas com outras. gostei bastante.

aproveito esta resenha para me despedir de vocês, decidi parar de usar o skoob!

Teu 16/01/2021

Vale a pena pelos dialogos
Tem duas coisas muito marcadas nesse livro, o estilo russo de ser e a marca do romantismo.

Comprei esse livro por uma promoção, decidir ler por mero capricho e vontade de expandir meus horizontes.

No início o livro parecia não dizer respeito a nada, madame pretendia ou empolgava, o lia mecanicamente, como quem cumpre um trabalho, mas em um dado momento tudo melhorou, a história passa a ficar interessante, os diálogos com pugathov são incríveis, e fazem o livro valer a pena.

Pontos negativos : nomes muitos parecidos dos personagens, a mania irritante do autor de repetir os nomes dos personagens a cada fala, o que torna a leitura cansativa as vezes.

Recomendo a leitura

Malu 13/01/2021

Um clássico é um clássico né
Nunca tinha ouvido falar em Alexander Pushkin mas com certeza sua prosa é envolvente o que me faz ter mais curiosidade e vontade de ler mais coisas escritas por ele.

Karina Reis 11/11/2020

Um romance (não tão romântico) que se passa durante uma determinada guerra. É uma história rápida e interessante.

Filino 25/10/2020

Excelente narrativa
Primeira obra de Pushkin que li. Escritor morto prematuramente; dono de uma prosa direta, mas nem por isso superficial. Seus personagens carregam uma complexidade - até mesmo um dos considerados "vilões" têm comportamentos que não caberiam nos limites estreitos de um "mal" absoluto ou caricato.

Uma leitura agradabilíssima. Vale a pena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6