Morte e Vida de Charlie St. Cloud Ben Sherwood

Resenhas - Morte e Vida de Charlie St. Cloud

Ricardo 11/07/2011

Um amor de livro!
Em sua belíssima obra "Morte e vida de chalie St. Cloud", Sherwood aborda o amor em suas diferentes facetas. É um livro de linguagem simples e enrriquecedor, o que lamentavelmente ao se projetar para a "Telona" não pôde superar, como sempre, a obra escrita. É um livro indicado para todas as idades, eu particularmente amei o livro!

Marcia 04/07/2011

Morte e Vida de Charlie St. Cloud
Não consegui largar o livro enquanto não terminei a leitura! Ele é simplesmente maravilhoso! Me cativou desde o começo, e olha que eu não estava muito animada para iniciar a leitura.
É um livro que merece ir para o topo da sua lista! Curto, mas com uma história maravilhosa!

Eddie 01/07/2011

Morte e Vida de Charlie St. Cloud
Acabo de ler o livro Morte e Vida de Charlie St Cloud, onde tive o prazer de viver no cemitério por algumas semanas. Escrito por Ben Sherowood, o livro conta a história de Charlie St. Cloud, um jovem com uma vida inteira pela frente que não consegue superar a perda do irmão mais novo, Sam. Assim, ele vive no cemitério, onde um milagre acontece todas as tardes, na hora do crepúsculo.
O livro é narrado por Florio Ferrente, um paramédico, e é uma delícia de ser lido. A história flui e nós nos encantamos com Charlie, esse jovenzinho meio problemático, mas encantador. Conhecemos também Tess, uma intrépida navegadora que quer ganhar o mundo, Sam, o irmãozinho menor por quem nós também nos apaixonamos, e um monte de outras figuras carismáticas na pequena cidade de Marbleheads.
A narrativa é muito fluida, natural e cativante. Sherwood nos ganha pela simplicidade, pois sua linguagem é simples, nem um pouco pomposa. Seu conhecimento da dor da perda (que ele revela mais tarde ao falar um pouco sobre a criação do livro) nos convence e nós nos sentimos quase tão magoados quanto Charlie. Com grande empatia, o autor também nos apresenta ótimos personagens, como Tink e “A Mulher que Escuta”, uma senhora que ficava sentada em sua calçada e cobrava por hora para qualquer um que quisesse falar sobre qualquer coisa. Mais barata que uma terapeuta, ela ainda dava descontos para parentes e amigos.
O livro tem um pé no misticismo espírita e dá uma escorregada quando se torna um pouco didático demais ao explicar o que acontece quando se vai pro lado de lá, quando se fica do lado de cá ou quando empacamos no meio. Por mais interessantes que sejam as informações, parece quebrar um pouco o ritmo da história. O fim também se arrasta um pouco, como se o autor não quisesse sair da história. Nem nós queremos, mas sabemos que é hora de partir. Falta um gran finale ou mesmo um final mais doce, mais cativante, coisa que o filme ajeitou rapidinho com uma linguagem mais hollywoodiana. Mas eu falo do filme daqui a pouco!
Morte e Vida de Charlie St Cloud é uma delícia de se ler, especialmente se você sofreu alguma perda. Se há algo que nos faz irmãos é a dor. Nesse ponto, o livro é um ótimo apoio para quem precisa de um ombro e de uma luz nesse lugar escuro que é a tristeza da saudade.

Continue lendo a resenha comparada (filme e livro) com imagens e trailer no: http://alcateialoboteca.blogspot.com/2011/06/morte-e-vida-de-charlie-st-cloud-o.html

Beatriz 01/07/2011

Morte e vida de Charlie St. Cloud
Charlie St. Cloud tem 15 anos (aproximadamente), mora com sua mãe Louise, seu irmão Sam e o cachorro Oscar em Marblehead. Mesmo existindo uma diferença de três anos entre Charlie e Sam eles são irmão inseparáveis, amigos, companheiros e torcedores do Red Rox (time de beisebol). Em uma noite quando sua mãe está trabalhando, Charlie mostra para o irmão ingressos para o jogo da noite do Red Rox, Sam fica todo empolgado mais pergunta para o irmão como eles iriam chegar ao estádio. Charlie tinha a resposta para isso : eles iriram pegar o carro da vizinha - que estava de férias -. Ia dar tudo certo, eles iam ver o jogo do time preferido e ninguém ia ficar sabendo.
Logo eles estavam a caminho do estádio (Charlie, Sam e Oscar), chegando lá comeram cachorro quente, tomaram refrigerante e vibraram com a partida.
Quando estavam voltando, Sam começou a falar como a lua estava bonita e como parecia mais perto. Charlie curioso, olha para a lua e não vê um caminhão que está vindo de frente com o carro, então tudo muda.
No acidente Sam - e Oscar - acaba morrendo, deixando Charlie com uma culpa terrível.
Charlie prometeu ao irmão que tudo ia ficar bem, e que ele nunca o abandonaria. No começo ele tenta passar por cima da promessa e seguir a vida, mais a culpa acaba fazendo ele parar com todos os planos.
Então Charlie arruma um emprego no cemitério Waterside como zelador assim, ficando perto do irmão e cumprindo a promessa feita a 13 anos atrás. Charlie se muda para o cemitério e segue uma rotina, trabalha o dia inteiro e brinca com Sam quando escurece (após o acidente Charlie volta com o dom de ver as pessoas mortas no cemitério, podendo conversar, tocar e até brincar, como faz com o irmão) Ele vive escravo da promessa e não pensa em mudar as coisas, até a chegada de Tess Carroll em sua vida, mostrando que ele está vivo e que precisa seguir em frente.
Sendo assim Charlie tem a difícil decisão a tomar : Segue sua vida com Tess deixando Sam, Oscar e o acidente para trás, ou continua em Waterside com Sam deixando seu futuro de lado.

Léia Viana 21/06/2011

“Confie em seu coração,se os mares explodirem em chamas (...)
(...) e viva pelo amor, mesmo que as estrelas se movam para trás.”

Comecei a leitura achando a narrativa um pouco morna para um tema tão interessante que é a situação de quase morte.Todas as vezes que tive oportunidade, sempre me aprofundei nesse tema, acho curiosa a maneira como algumas pessoas lidam com essa chance que a vida lhes dá, após terem a morte como quase certa.

Senti falta de mais emoção, não sei bem explicar, mas Ben Sherwood não me fez ficar reflexiva, como alguns autores já conseguiram em um assunto tão misterioso e interessante como este, que envolve os mistérios do pós morte.

O livro conta a história de Charlie St. Cloud, que passa por essa experiência ao sofrer um grave acidente. Ao ter a morte como certa, Charlie consegue voltar para a vida deixando do outro lado o seu irmão caçula.

Essa situação de quase morte deu a Charlie um dom de poder ver e falar com os mortos que ainda não se desapegaram da vida. Além disso, Charlie cumpre a promessa feita a seu irmão, antes de voltar à vida de nunca deixá-lo. E, é exatamente isso que Charlie faz durante 13 anos.

É uma morte em vida, já que Charlie deixa os seus planos e sonhos de lado para cumprir a promessa feita a seu irmão. A cada pôr do sol, torna-se uma obrigação diária para Charlie estar ali. Talvez pela culpa que ele carrega dentro do seu coração, por ter conseguido sobreviver ao acidente e o seu irmão não, ou, talvez por ter a oportunidade de descobrir a vida e seus encantos, como, o sabor de um beijo, por exemplo.

Mas, a grande essência dessa história não é o dom que Charlie possui de se comunicar com aqueles que não estão mais presentes, nem mesmo pelo cumprimento da promessa que ele fez, e sim, de uma nova chance diante da vida, de poder olhá-la, aceitá-la e descobrir seus mistérios... de poder aprender mais com ela. De se ter uma nova oportunidade.

Leitura recomendada!

Misha 17/06/2011

#Resenha A Morte e Vida de Charlie St Cloud
Confesso ter demorado um pouco para ler o livro, pois estava viajando e não encontrava tempo para lê-lo, (ele foi até para Curitiba!), achei ele um pouco parado no começo, mas aos poucos foi me entretendo mais e mais, o final foi a minha parte favorita (não posso contar o que acontece né gente! rs) e as cenas finais viraram até um filmezinho em minha cabeça. Gostei tanto do final que até deixei cair algumas lágrimas, e minha mãe até brincou comigo. Recomendo esse livro para quem gosta de um romance, amor entre irmãos. Se você abrir seu coração, um milagre pode acontecer!

Completa aqui, http://makeawishlist.blogspot.com/2011/06/resenha-morte-e-vida-de-charlie-st.html com resenha do livro e do filme

Bia 16/06/2011

Morte e vida de Charlie St. Cloud
O livro conta a história de Charlie St. Cloud. Quando ele tinha 15 anos, era um garoto promissor, tinha boas possibilidades de ter um futuro brilhante e Sam era seu irmão mais novo. Eles eram amigos inseparáveis e Charlie se sentia responsável por Sam.

Certo dia, Charlie e Sam vão em um jogo de beisebol do Red Sox. Após a partida, de volta para a casa, acontece um acidente de carro, Charlie e Sam ficam entre a vida e a morte. Antes de ser reanimado, Charlie promete a Sam que nunca o abandonaria e o irmão mais novo morre (sim, isso é muito triste).

Após 13 anos, Charlie ainda não consegue superar a dor da perda. Porém, depois de ter sido reanimado, ele recebeu um dom extraordinário de ver, tocar e falar com os espíritos dos mortos, inclusive com o seu irmão. Durante os 13 anos que se passaram, depois do pôr-do-sol, os irmãos se encontram na clareira do cemitério para conversarem e jogarem beisebol. Para cumprir a sua promessa, Charlie torna-se o zelador do cemitério e a sua vida se resume a cuidar dos gramados e monumentos e visitar seu irmão. Ele não tinha vida, fazia apenas isso, não viaja para muito longe, porque de noite tem esse compromisso.

Tess Carroll é uma jovem veleira, também moradora da cidadezinha de Marblehead, e está se preparando para navegar sozinha ao redor do mundo. O destino faz com que ela acaba conhecendo Charlie.
Com este encontro, surge um novo horizonte para Charlie.

Charlie e Tess formam um casal muito fofo e a ligação deles é forte. Vai acontecer uma coisa (que claro eu não vou contar o que é :p), que ele terá que escolher entre o amor que sente por Sam e o que sente por Tess, com isso ele começa a perceber que nada acontece por acaso e todos nós temos um destino a seguir. por isso Deus deu uma segunda chance à ele. Sim, "eu acredito em milagres".

"Algum dia nós vamos nos encontrar. Eu acredito nisso com todo o meu coração. Até que esse momento chegue, eu quero que você mergulhe em busca dos seus sonhos. Eu quero que você confie no seu coração. Eu quero que você viva por amor. E quando você estiver pronto, venha me encontrar. Eu estarei esperando. Você abriu meu coração e me fez sentir mais viva do que eu imaginei ser possível."

"Confie em seu coração se os mares pegarem fogo. E viva pelo amor, embora as estrelas caminhem em direção oposta."

"Tudo vai ficar bem, basta deixar o tempo fazer o seu trabalho."

Resumindo, esse livro é MARAVILHOSO !

Iasmin 16/06/2011

"Morte e vida de Charlie St. Cloud", um dos livros mais lindos que eu já li, é muito interessante e me fez refletir sobre inúmeras coisas. Um romance perfeito, com aventuras, várias surpresas, com o grande amor de Charlie a seu irmão, com o fato de ele nunca desistir. Achei muito interessante por falar de espíritos, sobre a libertação deles, sobre a travessia que eles fazem, e sobre estarem entre nós.

"confie em seu coração
se os mares explodirem em chamas
e viva pelo amor
mesmo que as estrelas se movam para trás."

e.e. Cummings.

Amanda Carneiro 11/06/2011

www.primeiro-livro.com
“Sentia que tudo que vinha dele era como uma corrente marítima a puxava cada vez mais para o fundo”.

O livro conta a história de Charlie St. Cloud, que após um acidente de carro perde seu irmão, Sam. Charlie havia feito uma promessa a Sam de que sempre se encontrariam para jogarem. Charlie consegue conversar e brincar com o espírito de Sam, graças à esta promessa. Então, num dia, Charlie conhece Tess, por que se apaixona perdidamente. Mas ele não sabe que está se envolvendo com o espírito de Tess, e não com ela. Então, ele só pode escolher uma das duas opções: Ou salva o corpo de Tess e a tem para sempre, ou vai ao encontro de Sam, para não perder a promessa. E essa escolha, mudará para sempre sua vida.

Realmente, um dos livros mais lindos que já li. Não é a toa que muitas pessoas acham que este livro é do Nicholas Sparks! J
Um livro envolvente e muito bem narrado! Bem Sherwood, tornou-se um dos meus escritores favoritos após ter lido este livro. E aposto que com você não será diferente!
- Aliás, assisti a adaptação para filme e digo que foi a melhor adaptação de livro que já assisti! Vale a pena assistirem!
Amanda Carneiro 15/12/2011minha estante
Sim, Marília, mas mesmo no trailer do filme e na sinopse do livro já está escrito que aconteceu um acidente de carro. Ou seja, não é spoiler. Seria spoiler contar o acontece após isso.

Milinha Belikov 05/06/2011

Charlie St. Cloud é um adolescente de 15 anos, que vive na pequena cidade costeira Marblehead. Sua vida tinha tudo para dar certo, até que em setembro de 1991, ele pega "emprestado" o carro de sua vizinha e leva seu irmão caçula Sam e seu cachorro para assistir a um jogo de beisebol em outra cidade. Até que na volta, por uma negligência de Charlie, os três sofrem um acidente, resultando na morte de Sam e de seu cachorro.

Charlie fica entre a vida e a morte e, quando estava do “lado de lá”, faz uma promessa a Sam de que nunca o deixará sozinho.

------------------------------------------------

PARA LER MAIS DA RESENHA ACESSE: WWW.PALAVREANDOLIVROS.COM.BR

tiagoodesouza 01/06/2011

Eu comprei este livro há um tempo na Saraiva do Shopping Vitória e estava curioso para lê-lo. Mas apareceu um monte de leitura na frente e fui empurrando. Como não é um livro mandado pela parceira Novo Conceito, não havia pressa para resenhá-lo.

Confesso que deveria tê-lo lido antes. Ou pelo menos ter começado. A história tem uma temática pouco explorada na literatura. O que acontece após a morte?

Charlie St. Cloud era um adolescente quando sofreu o acidente de carro que resultou na morte de seu irmão mais novo, Sam. Mas naqueles poucos minutos em que esteve desacordado dentro do carro, ele passa por uma estranha experiência e é dela que vem uma promessa que afetará sua vida nos próximos trezes anos.

Charlie prometera a seu irmão que sempre estarIA a seu lado. E mesmo depois do acidente, ele continua na cidade cuidando do cemitério onde Sam fora enterrado. É lá que Charlie descobre que possui um dom muito incomum, que a princípio faz com que as pessoas o considerem meio louco: ele pode ver e brincar com seu irmão. Durante todos os entardeceres (?), Charlie e Sam se encontram num lugar especial na floresta próximo ao cemitério para jogar beisebol e, assim, mantém a promessa de estarem sempre um ao lado do outro.

No entanto, um acidente de barco em alto mar faz com que Tess Caroll entre na vida de Charlie.Uma ligação muito especial acontece entre eles. Seu primeiro encontro é num cemitério e mais incomum que isso não poderia ser. Mas Charlie estava para descobrir um grande, digamos, segredo que o fará se questionar muitas coisas.

Muita gente acha que o começo do livro é meio enfadonho. Eu particularmente gosto quando livros falam do dia-a-dia, do cotidiano. Não achei enfadonho o começo da história, pois toda história tem que começar não devagar, mas com calma, com sentido, para naquele determinado momento prender o leitor. Por "aquele determinado momento", quem leu sabe do que falo. Realmente fiquei surpreso com essa parte.

O livro foi transformado em filme e digo que não curti as mudanças que fizeram. Ainda achei bem melhor adaptado do que Um amor para recordar, mas nunca que na minha cabeça o Charlie do livro terá a imagem do Zac Efron. Charlie é descrito como um cara com quase dois metros de altura e o Zac me parece um anão (risos). Tá, para ser justo, o Zac até que teve uma interpretação boa do personagem. Senti falta de um monte de coisa...

maadelima 28/05/2011

Resenha - Morte e vida de Charlie
Já tinha assistido ao filme em outubro do ano passado e até então fiquei muito curioso para ler o livro. E quando a parceria com a editora Novo Conceito deu certo pedi logo para resenhar.
Li o livro em dois dias! – Li um pouco na sexta á noite e passei a tarde toda de sábado lendo. É impossível parar de ler, pois o autor Bem Sherwood escreve de uma forma simples e envolvente. Morte e vida de Charlie St. Cloud é uma grande reflexão sobre aproveitar e demonstrar tudo aquilo que só lembramo-nos de fazer quando perdemos algo. – E somos obrigados a sofrer por não ter feito.
A história é sobre Charlie e sua vida após a morte de seu pequeno Irmão Sam. – Responsável pelas partes mais lindas e tristes do livro. E como se libertar do passado que se foi e precisa ser libertado. Ai aparece Tess que é a chave para toda a história.
E falando em Tess – Ela é a maior prova de que a maioria de nós humanos passamos a ter fé quando estamos nos momentos difíceis. E assim passamos acreditar em milagres.
Terminei o livro chorando. Posso dizer que Ben se parece muito com Nicholas Sparks, mas tem algo diferente que não sei descrever. “O jeito que o autor escreve é muito reflexivo e nos leva a pensar que como Charlie diz:” - Não há pressa / Mentiras que contamos a nós mesmos. “ ou seja , não espere muito para dizer um simples Eu te amo para quem é especial para você.
Queria dizer muito obrigado para a Editora Novo Conceito que me mandou o livro. Maravilhoso.
Nota 10!