Minúsculos assassinatos e alguns copos de leite

Minúsculos assassinatos e alguns copos de leite Fal Azevedo

Resenhas - Minúsculos Assassinatos e Alguns Copos de Leite

Marcia Saito 14/02/2014

Literatura poética de vidas fracionada
Uma tragédia anunciada traz à tona problemas familiares que leva a personagem Alma recapitular fatos que fez sua família desintegrar. Lembranças dos que foram, sentimentos sufocados, a incompreensão do cumprimento de obrigações sociais e papéis familiares. A confusão e a exaltação dos sentimentos que insistem dominar uma vida que só quer a normalidade, a paz e o amor compreensivo.
Duas linhas de narrativa, que correm em paralelo, se harmonizam com cada momento que pontua a vida da personagem, que convive com sua tentativa de viver com certa normalidade. Os vícios, os gatos, os cachorros, um vizinho prestimoso e que cuida-a da maneira dele. Os quadros, a casa longe da praia, lembranças de outras mortes próximas e dolorosas demais, os parceiros que foram. A Mãe. O Pai. A irmã morta. A filha.
Uma leitura diferente, que não segue a estruturação usual dos romances que existe por aí. Descompromissada e cheia de detalhes que poderiam ser espelho da vida de qualquer um, flui tranquila e pulverizada em frases que pontuam o que é de importância para a personagem. Leitura suave e sem sobressaltos, apenas como a vida poderia ser encarada com sensibilidade e reflexões de quem a quer viver em paz em sua felicidade pessoal.

Obs.:Foi a indicação de Luana Lott (muito fofa!), filha de Mauricio Alves, um ex-amigo FB que o vitimei com minha imaturidade, em um momento de estupidez. Mesmo à distância, ele me beneficia com coisas boas, como esse livro. Não há perdão para a hostil e imatura, como eu. Sinto falta de sua perspicácia e sensibilidade silenciosa.

site: http://torrenteliteraria.wordpress.com

Librarian L 01/09/2017

A leitura surpreende.
A autora, já conhecida no meio digital e também pelo seu trabalho como tradutora, surpreende quem folheia o livro em busca de uma boa leitura.Com uma narrativa fragmentada, ora no presente, ora no passado, ela nos apresenta o interior da personagem principal e seus dramas, seu cotidiano e aqueles pensamentos que se "pensa alto" de vez em quando. A escrita é madura, de uma autora que já sabe manipular as palavras para compor uma personagem... Vale a pena, é daqueles livros que se lê rapidamente, por querer saber mais e mais.

Jessé 02/02/2018

Fragmentos de um ser humano
Minúsculos Assassinatos e Alguns Copos de Leite narra a vida de Alma, uma pintora de meia idade que viveu pouco e sentiu demais. Toda a sua vida foi marcada por quebras e fragmentações, e é assim que ela nos conta a sua história, intercalando passado e presente e construindo uma teia que nos permite ver e entender como os acontecimentos de outrora continuando reverberando mesmo tanto tempo depois.
A autora Fal Azevedo nos presenteia com um romance marcante, que nos apresenta uma mulher em busca de si mesma enquanto tenta suportar as dores que a vida lhe impõe. Todo o texto é carregado de sensibilidade e pesar, o que acaba sufocando o leitor em alguns momentos, mas creio que isso não é demérito, pelo contrário, é só mais um recurso para imergirmos com Alma nessa história de perdas e dissabores, mas também de redenção.

Resenha originalmente publicada em: http://sobreoquelievivi.blogspot.com.br/2018/02/resenha-minusculos-assassinatos-e.html?m=1

Sodalita 16/10/2012

Grata surpresa.

sandrinha cacau 17/04/2010

Gostei em parte...a narrativa mistura passado, presente, receitas de bolo, receitas de bebidas, e-mails confusos...o tema é bom, mas acho que poderia ter sido mais objetivo, sem muitos labirintos.