Os Sertões

Walnice Galvão

Resenhas - Os Sertões

Golbery 21/12/2009

Ática
Quando comprei minha cópia, comparei com várias e várias outras. Escolhi a da Editora Ática. Fiquei muito satisfeito! De longe a melhor. Bem mais cara, é verdade, mas é bem mais completa, com mapas detalhados, fotos, notas e algum material extra. Recomendo!!

Fatima 17/12/2009

Os Sertões de Euclides da Cunha
OS SERTÕES.
(Euclides da Cunha)
Em 1897 o jornal O Estado de S.Paulo enviou o jornalista e engenheiro Euclides da Cunha ao sertão da Bahia para cobrir a rebelião de Canudos, liderado por Antonio Conselheiro. A descrição que presenciou transformou-se num clássico da literatura brasileira, hoje públicado em 11 idiomas em dezenas de países. A obra trata da natureza e da estrutura social do mundo sertanejo nordestino. O estilo bem elaborado e prolixo.
Os Sertões constitui a primeira análise sociológica sob as populações camponesas carentes no Brasil.
fpessoa9@hotmail.com

Luh 16/12/2009

Detalhes Cansativos:
Nesse livro, o jornalista Euclides da Cunha faz uma narração detalhada do conflito de Canudos ocorrido no interior baiano pelo lider messianico Antonio Conselheiro. Para muitos, essa é uma obra clássica da nossa literatura, no entanto, o excesso de detalhes torna essa leitura bastante cansativa.
O cansaço da leitura é o que leva muitas pessoas a desistirem dela. Há quem diga que Euclides preocupava-se demasiadamente com os intelectualismos em sua obra.
O fato é que é uma leitura obrigatória (pelo menos parte dela) e cheia de controvérsias.

Giordani 18/11/2009

Euclides da Cunha expõe de maneira direta e imparcial a guerra de Canudos, a propósito: episódio lamentável e infrutífero de nossa história, que muitas vidas custou em ambos os lados.
A despeito da cansativa - mas não menos importante - leitura da primeira parte do livro, esta obra é obrigatória para aqueles que se interessam pela identidade nacional. Aborda desde as nossas raízes étnicas até a incompetência do governo em todas as esferas do Estado para com os brasileiros.

Sudan 11/07/2009

Os Sertões
Relato da luta dos sertanejos liderados pelo beato Antônio Conselheiro contra as forças militares enviadas para destruir o arraial de Canudos, na Bahia, no final do século XIX.
Edição crítica, com apresentação e notas de Walnice Nogueira Galvão, uma das mais conceituadas especialistas na obra de Euclides da Cunha.

Sonia Pires 01/05/2009

è um clássico da literatura. Um livro difícil de ler, exige paciência, mas muito bem escrito e relata a luta e a desigualdade social que até hoje continua sendo o mal da humanidade.

Goldenlion85 21/04/2009

Muito detalhista, mostra a realidade sem pudor,
preferir o abandonar,quem sabe depois.

patyfavalle 06/03/2009

a luta do homem pela terra
Neste livro-reportagem, Euclides da Cunha faz uma profunda análise sobre a vida do sertanejo, desvendando um Brasil até então obscuro.

José Rezende Jr 28/01/2009

Se vc, por acaso, empacar nas duas primeiras partes do livro ("A Terra" e "O Homem"), mesmo assim não deve abandonar a leitura. A partir da metade da segunda parte, quando Euclides começa a falar de Antônio Conselheiro -- e sobretudo na terceira parte("A Luta") -- o livro ganha um fôlego impressionante. Mas se vc der conta de ler do começo ao fim, melhor ainda. Imperdível!

(Atenção: não conheço a edição da Martin Claret, mas sei que os livros dessa editora -- principalmente as traduções -- não gozam de boa reputação.)

tio 16/01/2009

Um marco para a literatura.
Um registro para a história.
Dividido em três partes:
A terra (na qual descreve com precisão e minuciosidade Canudos)
O homem (na qual descreve com genialidade os envolvidos)
A luta (na qual descreve com perfeição e fidelidade a batalha de Canudos).

Um livro indispensável para quem curte a literatura e principalmente história.