10 Coisas Que Nós Fizemos

10 Coisas Que Nós Fizemos Sarah Mlynowski

Resenhas - Dez coisas que nós fizemos

Andrea 21/03/2015

"Tive um ataque de pânico no brinquedo Spaceship Earth. O passeio, a viagem por 40 mil anos — os egípcios, os romanos, o futuro —, só me fizeram pensar que éramos todos pequenos e insignificantes e fingimos que nossas vidas têm importância, mas, na verdade, somos irrelevantes. Tudo acaba. Os anos. As gerações. As civilizações. Todo mundo morre. Olhei por sobre a borda do carrinho e tudo o que vi foi um buraco negro sem fundo. [...] nada era para sempre. Nada era inquebrável. Tudo estava condenado. [..] e eu era insignificante, sem sentido, nada tinha sentido."

Acho que esse trecho resume todo o livro pra mim, apesar de a história ser bem mais divertida e fofinha que esse momento deprê. Mas por ele, você entende toda a motivação da April e a razão porque ela tomou todas as decisões que tomou.

No começo, não me identifiquei muito com a personagem (até brinquei que estava realmente me sentindo véia, já que entendi mais os adultos da história do que os personagens principais, hahaha), mas ela foi me ganhando aos poucos. E, bem, quando Hudson surgiu, não pude deixar de suspirar e shippar os dois. s2 s2

A história é bem YA, mas seguiu um caminho que eu não esperava. Quero dizer, meu lado pessimista sempre espera que o/a autor/a vai fazer merda no final, que o amor vence tudo e eu amo você eternamente e blá blá blá, então foi uma baita surpresa (feliz!) o desfecho da história. Não que seja triste, mas a vida da April não girou exclusivamente ao redor do "amor" da sua vida.

Ah sim, e menções honrosas pra querida Vi (quem não queria ter uma amiga que nem ela?) e pra Lucy, que me surpreendeu.

"Eu ainda não estava ciente do poder dos drinques com vinho. Claro, tinham gosto de limonada, mas antes que se desse conta você poderia estar na areia imitando sereias."

Beatriz.Henkels 01/12/2016

Risadas
Recomendo pra quem quiser um livro ao qual se pode dar muitas risadas com uma personagem adolescente perspicaz e enrolada...

Marcynhah 27/04/2018

Livro gostoso de ler, emocionante. Apesar de parecer um livro sobre desobediência adolescentes, na verdade é sobre crescimento e amadurecimento, acima de tudo é sobre perdão.

Gy de Paula 26/07/2018

Leitura leve e gostosa
Estorinha bem adolescente, mas divertida.
April é filha de pais divorciados. Mora com pai, enquanto a mãe se mudou para a França com o irmão mais novo.
Por motivos de trabalho, o pai - no meio do ano letivo - decide se mudar de estado, e qual será o destino de April?
Muitas aventuras, paixões juvenis, muta brincadeira, loucuras e uma gata que se chama Donut (que eu queria pra mim, meu meio gato que não me leia!)
Leitura leve e super rápida, daquelas pra ler antes de dormir e se desligar do mundo.
Excelente pra relaxar.

Laila 14/01/2019

Esse livro realmente me pegou surpresa, porque eu não estava esperando nada dele e no eu amei. Não tem nada de muito surpreendente, mas me entreteu de uma forma inexplicável.

Estela | @euviestrelas 21/01/2019

April não poderia estar mais perdida, seu pai está vindo lhe visitar de surpresa e a casa está uma bagunça e cheia de pessoas espalhadas. O que acontece é que alguns meses atrás o pai da menina anunciou que iria se mudar por causa do trabalho, mas por estar no meio do ano letivo, ela acaba o convencendo a deixar ela morar com uma amiga na cidade.

Mas o que o pai de April não sabe é que ela vai morar com a amiga sem a supervisão de um adulto, pois a mãe irá para Chicago ensaiar para uma peça. Mas April também não sabia que tudo viraria de cabeça para baixo e uma mentira acabaria virando uma avalanche. Duas adolescentes, uma casa e 10 coisas que elas fizeram e provavelmente não deveriam.

Sarah Mlynowski é com certeza uma das rainhas dos livros teen, conhecida pela série Magia em Manhattan (que eu amo aliás), ela tem uma escrita bem leve e divertida. O livro é super rápido de ler e eu gostei bastante do desenvolvimento da história.

April é uma adolescente normal que só quer continuar a viver perto de suas amigas e namorado e se preocupar com seu relacionamento. Todos os personagens são bem consistentes com a realidade, o que achei bem bacana.

A Sarah mantém um padrão de livros do tipo e trata sobre assuntos que interessam adolescentes no geral, como primeira vez e festas. Aqui ela coloca no papel o que aconteceria se uma adolescente tivesse tudo o que mais queria, liberdade, e quais são as consequências disso. Recomendo para quem gosta de um bom e divertido livro teen.

Phaela 26/09/2014

Esse livro foi uma surpresa e uma delícia de ler. Super leve e cativante.
Pra quem gosta das loucuras da adolescencia.

Lud 02/09/2020

Gostei bastante
Livro bem leve e fácil de ler. Nada surpreendente, não que isso seja ruim. Foi bom ver certo amadurecimento da personagem ao longo do livro. O final também foi bom, mas eu esperava mais.

Pri 02/07/2014

Realmente massa
Devo admitir que não sou muito fã de títulos muito longos, um dos fatores que não tornaram a leitura de “10 coisas que nós fizemos (e provavelmente não deveríamos)” muito atrativa para mim. Além disso, a capa me fazia imaginar um livro totalmente pré-adolescente que se acha adulto, mas, uma amiga insistiu para que eu lesse então lá fui eu.
Digamos que, basicamente, todos meus pré-conceitos com relação a este livro estavam errados. A narração em primeira pessoa é ótima e desde o principio eu me vi presa à leitura. A divisão dos capítulos e os títulos dos mesmos foram muito bem pensados e a divisão dos momentos da história também. Os “flashbacks” que rolam na narração revelam partes emocionantes e divertidas da história de April (personagem principal).
Todas as reviravoltas e o cruzamento de histórias dos personagens são encantadores e bem feitos. A história de uma adolescente de 16 anos, que vive uma vida “normal” nunca chamou tanto a minha atenção. April passou por diversos momentos ruins em sua vida inclusive uma “pequena depressão”, mas esses fatores são revelados durante a história – e não o foco principal da mesma. Tudo começa com o pai de April revelando que eles vão se mudar, uma ideia que não é aceita pela garota de forma alguma. Mil formas de continuar na cidade passam pela sua cabeça, depois de muito pensar nisso ela acaba conseguindo convencer o pai a deixa-la ficar na casa de uma amiga que supostamente com a mãe.
A garota está no segundo semestre do primeiro ano de ensino médio e passa a morar sozinha com a amiga, fator desconhecido pelo pai que acha que a filha está morando com a amiga e mãe. As duas descobrem e fazem muitas coisas juntas e fazem o leitor entrar na história e se sentir parte do grupo de amigas.

Gabi 08/02/2014

Se tivesse a oportunidade, que adolescente de 16 anos não mergulharia de cabeça na chance de ir morar com um amigo e viver sem os pais? Nesta engraçadíssima história, Sarah Mlynowski investiga o coração e a mente de uma garota que está, pela primeira vez, por conta própria. Para chegar ao fim do ano, ela precisará fazer malabarismos com um triângulo amoroso, aprender a lavar roupa e aceitar que seu mundinho pode estar prestes a ser detonado… por cada coisa que não deveria ter feito.