Rin Tin Tin

Rin Tin Tin Susan Orlean

Resenhas - Rin Tin Tin

skuser02844 29/07/2022

Quem diria que a melhor biografia seria de um cão
Uma das melhores biografias que já li. Não se trata apenas de Rin Tin Tin ou dos Rin Tin Tins mas de muitas pessoas envolvidas, pessoas que amavam essa lenda, que dedicaram literalmente suas vidas para tornar Rinty uma das figuras mais lembradas por décadas e fonte de inspiração para várias gerações, ensinando o valor da lealdade, coragem, persistência e a luta pelo bem. O livro que levou 10 anos para ser escrito mostra as vitórias, os drama e as lutas de várias pessoas envolvidas com o cão, algumas amigas, outras inimigas. Também é abordado a vida em Hollywood, casas (para os cães também!), dinheiro, casamentos, divórcios, processos, falência, várias emissoras, patrocinadores e pessoas poderosas envolvidas, os bastidores do cinema mudo, preto e branco, com edição de cores artificiais e o colorido, conflito de idéias, anos de cartas dos fãs, seriados e filmes, cita a cadela Lassie (que na verdade era um macho, pois este ao contrário das fêmeas, tinha um pelo longo) e outros cães famosos, também podemos ler alguns scripts, o que narra o inicio da serie “As aventuras de Rin Tin Tin” me trouxe várias lembranças e tive que ir revê-lo no youtube (exatamente igual ao script). O livro ainda nos mostra a incrível importância que os cães tiveram na 2a guerra mundial e nos conta que na vida real, Rin Tin Tin foi encontrado em um canil inimigo. Um livro que emociona, surpreende e mata a curiosidade sobre vários momentos da história do cão mais famoso do mundo.

Haislan 14/07/2020

Além de contar a história do Rinty, trata muito bem da história do pastor alemão.

Annie - @queriaseralice 20/06/2017

“Rin Tin Tin foi amado, é verdade, no mundo inteiro, por milhões de pessoas com famílias incólumes e nenhuma lacuna em sua felicidade, mas significa algo de especial para os portadores de ausências persistentes. No fim das contas, ele foi uma grande companhia para os que não tinham companhia.”⠀

Na Primeira Guerra Mundial, a presença de cães em campos de batalha era quase comum. Assim como os soldados, eles tinham funções determinadas, algumas extremamente importantes – como farejar corpos em busca de sobreviventes, por exemplo.

Foi nesse cenário violento que o soldado americano Lee Duncan conheceu um filhote de pastor alemão, sobrevivente de um bombardeio. Seu nome? Rinty, ou melhor, Rin Tin Tin, um cão que nasceu em 1918 e se tornou uma lenda.⠀

A história de vida do Rinty é extremamente bonita – principalmente a do primeiro, já que existiram MUITOS descendentes. Porém, a fama acabou (como em muitos casos) mudando Lee, pelo menos ao meu ver. Ele se tornou rico e ganancioso.

Rin Tin Tin foi um astro do cinema (mudo ao falado) graças a persistência de seu dono, mas também devido a seu talento como ator canino.⠀

Recomendo pra quem gosta de biografias um tanto diferentes (talvez não seja meu caso 👀). 🐶

site: https://www.instagram.com/p/BQCAFtZBsbk/

Bruh | @meumundoemlivros 14/04/2014

Quem nunca ouviu falar de Rin Tin Tin, o famoso e eterno cão ator? Nascido no meio do caos da primeira guerra mundial e que fora resgatado por Lee Duncan, um jovem soldado.

Em Rin Tin Tin - A Vida e a Lenda, conheceremos a história de Lee e sua dura trajetória até obter idade suficiente para se juntar ao exército e ser recrutado para a primeira guerra mundial, aonde encontra uma ninhada de pastores alemães em meio aos escombros da guerra. E como o próprio Lee relata em seus cadernos, que a autora Susan Orlean tomou como fonte para constituir esse livro, sua vida realmente começa, no dia em que encontra Rin Tin Tin.

Com o fim da guerra e deslocado, Lee com muito esforço consegue ingressar Rinty (Rin Tin Tin) nos cinemas, que na época ainda era de filmes mudos. O cão logo virou o ator do momento e seus filmes bateram recordes de bilheterias.

Com o passar dos anos e a morte do primeiro Rin Tin Tin, a vida de Lee passou por altos e baixos, da riqueza a sérias dificuldades financeiras.

Lee achava que seu cão poderia ser imortalizado, e decidiu passar seu legado a diversas gerações. Fato que devo admitir que me incomodou um pouco por Lee sempre achar que Rin Tin Tin poderia ser substituído por outro cão a altura ou até melhor que o primeiro, coisa que as vezes dava a impressão que apenas criava Rinty afim de lucrar e não por amor.

Com Rin Tin Tin Junior, Lee teve desilusões e até dificuldades financeiras. Já com Rin Tin Tin III, participou da segunda guerra mundial e voltou ao cinema, que naquela altura, já havia sido “modernizado”.

Susan Orlean fez um ótimo trabalho, suas pesquisas nos presenteou de muitas formas. Seu livro não conta apenas a história de um cão e seu dono. Nele descobrimos a origem da raça Pastor Alemão, aprendemos um pouco da história do cinema, como surgiu o adestramento de cães, fatos históricos e a triste e sofrida história dos animais no cinema e na guerra, que eram terrivelmente maltratados e usados como objetos.

É interessante descobrir mais sobre o cão que fez parte da história de muitas infâncias pelo mundo, e triste saber que a nova geração talvez nunca o conheça de fato. Rinty pode ser tido como uma lição de vida. Nasceu no improvável, conseguiu vencer cada obstáculo e sempre mantinha seu rabinho abanando.

Recomendo este livro, que me agradou do inicio ao fim, a todos pois sei que irá agradar a muitos outros.

Devo falar da capa? Eu amei, é claro *-* A editora Valentina está de parabéns, o livro está perfeito.

Quatro Amigas 08/04/2014

Resenha para o blog www.quatroamigaseumlivroviajante.com

Rin Tin Tin, A Vida e a Lenda
Autora: Susan Orlean
Páginas: 308
Editora: Valentina
Resenha por: Bruna Souza
Classificação: 4/5

site: http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/2014/04/resenha-rin-tin-tin-vida-e-lenda-susan.html#.U0SYQ_ldWT8

Raffafust 14/10/2013

Nunca pensei que gostaria tanto de um livro sobre um cão! Está certo que amo biografias mas gosto de cães sem amar, não me entendam mal, acho os fofos, mas nunca os tive. Não sou mega protetora de animais e nem morro de vontade de ver filmes que tem animais. Então porque ler esse livro?
Primeiro porque foi uma maravilhosa surpresa saber da história dele. Não é do meu tempo, certamente também não é do seu que está lendo essa resenha mas o nome do cão sempre foi famoso. Ouvia meus pais falando, via o em fotos antigas mas nunca parei para ver nenhum episódio do seriado.
Quando soube que o livro contava muito do mundo cinematográfico, me interessei em lê-lo! E para minha felicidade, o livro é tão bom que o li em menos de 24 h! Sabem aquele livro que você não consegue parar de ler?
A história do pastor alemão que chegou ao estrelato mas que depois caiu no ostracismo lembra as biografias de muitos astros de Hollywood que sofreram com o anonimato. No caso de Rin Tin Tin quem sofreu foi seu pai, ou melhor seu dono, o americano Lee.
Nascido na França o cão veio imigrando para os EUA após a primeira guerra mundial junto com sua irmã canina Nanette, e foi parar na casa da família de Lee, sua irmão morreu de pneumonia onde foi acolhido e onde aos poucos começou a chamar a atenção de todos já que ele sabia muitos truques e pulava bem alto. Dali para tv com sua obediência foi um pulo, afinal os produtores estavam cansados de cão estrelas. Rin Tin Tin dava até autógrafos, ou melhor seu dono Lee que o empresariava, ele fazia propagandas de ração e era patrocinada por ela, ele era um símbolo para todas as crianças.
Chegou a ganhar estrela na calçada da fama!
Seu dono o tratava como a um filho e tinha muito orgulho de tudo que ele fazia!
No entanto o livro mostra que os filmes de Rin Tin Tin foram ficando no esquecimento, até porque cães da raça dele ficaram sendo mal vistos já que eram usados pela polícia para ataque. Alguns países até proibiram a venda da raça.
O cão famoso teve 4 filhos que também acabaram no showbizz. E fazendo papel do pai muitas vezes, já que o cão original morreu em 1932! Fiquei pensando que se Rin Tin Tin fosse um ser humano ele com certeza teria caído no mundo das drogas, porque a trajetória de ascensão e queda dele parece com a de muitos atores !
O livro é lindo, tenho certeza que muitos vão se emocionar com essa história!

Ju 04/09/2013

Rin Tin Tin: A Vida e a Lenda
Acho que eu já disse que sempre fui apaixonada pelo Rin Tin Tin. E quando eu digo sempre, quero dizer por praticamente toda a minha vida mesmo... Sim, eu vi Rin Tin Tin na TV. A série foi reprisada na década de 80 (pois é, eu já vivia nesse tempo... rs...). Tive inclusive uma fêmea de pastor-alemão, que ganhou o nome de Lassie. Esses dois cachorros, na minha infância, ainda eram estrelas da TV: Rin Tin Tin, o pastor-alemão e Lassie, a collie (a personagem era fêmea, mas era representada por um macho). Juntei os dois em um só ser. =)

"O fato é que Lassie e Rin Tin Tin não eram, em absoluto, semelhantes. Lassie era uma popular personagem de livro que foi representada no cinema e, depois, na TV, por nove cães atores talentosos, o primeiro deles Pal, de Rudd Weatherwax. Rin Tin Tin era um cão de verdade convertido em ator."

Rin Tin Tin, ou Rinty, "nasceu em 1918 e nunca morreu". Claro que isso se refere à lenda que nasceu com ele. Houve várias gerações de Rin Tin Tin, e por muito tempo esses cães estrelaram filmes e uma série. Foram amados como se fossem um só e tenho certeza que, como eu, muita gente tem belas lembranças a respeito deles.

"Aquilo que você ama de verdade nunca morre."

Rinty era o companheiro de Lee Duncan. Um norte-americano que teve uma infância bem difícil, abandonado pelo pai e, por alguns anos, também pela mãe. Enquanto servia na Primeira Guerra, na Europa, ele encontrou uma fêmea de pastor-alemão com uma ninhada de 5 filhotes. Como não podia ficar com todos, escolheu um macho e uma fêmea, que se tornaram Rin Tin Tin e Nanette (esses eram os nomes de bonecos que traziam boa sorte, e Lee, desde o momento que os colocou em sua vida, sentiu que sua sorte havia mudado).

"Rin Tin Tin sempre foi mais do que um cão: foi uma ideia e um ideal."

Susan redescobriu a história de Rin Tin Tin por acaso, quando pesquisava uma outra coisa. Fico feliz por ela ter sentido que precisava apresentá-la ao mundo, porque esse livro é realmente uma preciosidade. Ele conta a história de quase um século. Não foi à toa que a autora levou dez anos para finalizá-lo.

"Comecei a entender que o que me levou a Rin Tin Tin foi, mais que tudo, a sua constante presença - o fato de ele ter ficado na cabeça de tanta gente durante tanto tempo num mundo em que tantas outras coisas cintilam por um instante e desaparecem sem deixar rastro. Era algo com que se podia sonhar."

Foi emocionante descobrir coisas sobre o cão, como ele ser viciado em sorvete; e sobre o astro, como ele ter se apresentado também no teatro de vaudeville (uma espécie de show de variedades).

Fiquei um pouco chocada quando descobri que os Rin Tin Tin, a partir de determinada "geração", não eram mais descendentes do original. E muito mais espantada quando fiquei sabendo que, no seriado de TV, não utilizaram o Rin Tin Tin que Lee havia treinado à época, o IV, por considerá-lo burro. Foi outro cão, de outro dono, que encarnou Rinty.

"Lee cuidaria para que sempre houvesse um Rin Tin Tin e percebera que chamar a atenção para cada nova encarnação de Rin Tin Tin tornava menos perceptível a sua continuidade. Agora, cada cão dava lugar ao seguinte, silenciosa e completamente, como se vivessem todos num universo que passara a existir fora dos limites do tempo."

A edição valoriza a história. Amei as patinhas que estão em todas as páginas, e a capa também é linda.

Adorei a leitura e indico para quem conheceu ou quer conhecer Rin Tin Tin. O livro mostra também a passagem do cinema mudo para o falado, a chegada da TV e várias fases pelas quais ela passou. Sempre gostei de estudar coisas assim, o que enriqueceu o livro ainda mais para mim. O único problema é que agora terei que arrumar tempo para assistir a filmes e a episódios da série As Aventuras de Rin-Tin-Tin que eu conseguir encontrar por aí. =)

"Uma revigorante lição que ainda temos a aprender com os cães é que nos aquietarmos em relação ao passado e ao futuro não nos limita; ao contrário, nos liberta. Rin Tin Tin não precisava ser lembrado para ser feliz: bastavam-lhe as ocasiões de deitar-se ao sol, de ir buscar a bolinha, de morder a boneca de apito - momentos em si mesmos completos, puros e suficientes. "

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/08/resenha-rin-tin-tin-vida-e-lenda.html
Juh 05/09/2013minha estante
Já ouvir falar muito no Rin-tin-tin, só nunca assisti a série, mas se nã me engano já assisti filmes, gosto muito de cachorros e quero muito ler esse livro, deve ser bem interessante conhecer um cão que nunca morreu (a lenda) e que até hoje inspira milhares de pessoas!

Michelli Prado 05/09/2013minha estante
Para quem ama cachorro,como eu,acho que esse seria um livro perfeito!!Tenho muita vontade de lê-lo..
Não existe maior alegria de uma pessoa do que o seu amiguinho canino,essa deve ser uma história e tanto'
Beijus Ju!!!

; Gii 05/09/2013minha estante
A única coisa que sabia sobre Rin Tin Tin e Lassie é que ambos eram cachorros da TV.
Nunca imaginei que ele realmente existiu e que tem uma história que levou dez anos para ser escrita! Saber que ele e sua lenda salvaram a Warner Bros e estiveram presentes durante praticamente toda a história da TV e do cinema é surpreendente!
Deve ser muito fofo as patinhas nas páginas *--*
Adorei a resenha e a oportunidade de saber mais sobre esse cão =D

Narinha 06/09/2013minha estante
No momento estou lendo 'Marley & Eu' e confesso que estou apaixonada por esse cachorro, por isso acho que não vou ficar decepcionada de ler outro livro em que o protagonista é um cão que parece ser tão carismático - ou mais - do que Marley.
Vou colocar na minha lista de leitura, pois estou louca para saber sobre a estrela dos cinemas de Hollywood, Rin Tin Tin, e também saber sobre a história de seu dono, Duncan. Espero aproveitar a leitura e vou até perguntar para minha mãe se ela já assistiu a série de Rin Tin Tin, pois esse nome não me é estranho, acho que já foi mencionado aqui em casa... Enfim, obrigada pela dica!

Adriane Rod 06/09/2013minha estante
Aiii que linddooo. Amaria ler esse livro, de verdade!!
Rin Tin Tin também fez parte da minha infância e eu também tive uma cadela com o nome Lessie.

Essa história merece ser revivida e conhecida pela geração mais nova.

;)

Lore 06/09/2013minha estante
Sabia vagamente alguma coisa sobre Rin Tin Tin, mas não sabia que sua história ela linda dessa forma! Não cheguei a ver filme, programa de tv, nada, apenas ouvi falar através da minha mãe, que assistia também. Enfim, tenho curiosidade de ler o livro pois sou apaixonada por cachorros -à propósito, não sei se eu já falei, tenho dois em casa haha-. E esse quote no final que coisa mais linda, me deu até uma emoçãozinha. Adorei a resenha Ju :)

Thaís 07/09/2013minha estante
Que capa linda Ju, lembro dele na divulgação aqui. Eu por ser muito novinha rs não o conhecia, mas perguntei minha mãe e ela me contou sobre ele, o livro não é meu gênero mas eu adoraria lê-lo

Leilane 10/09/2013minha estante
Nossa, sem dúvidas esse livro é um preciosidade para os fãs! Descobrir tantos detalhes de algo que se gosta tanto é incrível, não é?!
Vi uma matéria sobre o livro na Globo News, é bem completo e fico feliz que a Valentina esteja crescendo e escolhendo bons livros que têm bastante notoriedade. Amei a resenha, Ju!
Beijos

The Serial Reader 29/08/2013

A Vida e a Lenda...
A grande maioria dos livros resenhados no blog é ficção, mas hoje resenho o livro de uma grande jornalista do New Yorker, Susane Orlean, sobre Rin Tin Tin, um dos cães mais famosos do cinema. A autora levou aproximadamente 10 anos para pesquisar, colher informações e escrever este livro. Posso dizer que, mesmo não conhecendo muito sobre Rin Tin Tin gostei bastante do livro, do estilo da narrativa e do modo como a autora nos apresenta os fatos. Quando solicitei o livro para a Editora Valentina comentei com a responsável pelo relacionamento com os blogs que me arriscava a pedir o livro, pois era um tipo de livro com o qual eu não estava acostumada, mas mesmo assim gostaria de ler, para sair um pouco da minha zona de conforto, experimentar um estilo com o qual tive pouco contato, e não me arrependi da minha decisão.

" 'Sempre haverá um Rin Tin Tin', disse Lee Duncan, repetidas vezes, a repórteres, visitantes, revistas de fã-clubes, vizinhos, familiares e amigos. No começo devia soar absurdo - uma doce ilusão a respeito do animal que amenizara a sua solidão e o fizera famoso em todo o mundo. Mas Lee estava certo: sempre houve um Rin Tin Tin."

Quando comecei a ler o livro esperava algo mais "impessoal", apenas uma narrativa de fatos sobre a história de Rinty, e o livro é bem mais que isso, nos mostra fatos que além de informar, emocionam bastante, mesmo para quem - como eu - não conhecia muito sobre a história deste pastor alemão. A trajetória de Rinty começa quando ele foi encontrado durante a Primeira Guerra, e Lee Duncan, na época um jovem soldado, se apegou ao cachorro e decidir levá-lo à Califórnia, onde sua "carreira" começou. Esse é apenas um dos muitos fatos apresentados que me surpreenderam bastante. Outro ponto que, ao final da leitura e depois de um tempo pensando sobre o livro, me marcou muito foi que, apesar de o livro ser, aparentemente apenas sobre a história de Rin Tin Tin, obtemos um bom panorama do aspecto humano, sobre as pessoas que fizeram parte da vida do Rinty. E, óbviamente, aprendemos muito sobre a indústria do cinema, onde Rin Tin Tin encontrou sua fama.

"Mesmo quando fotografado fazendo coisas divertidas, como esquiar na água, refestelar-se ao sol, cavalgar, fazer as unhas, caminhar na neve com candidatas a estrela ou tomar leite junto com as crianças, tinha um olhar pensativo, preocupado, como se carregasse um peso na alma."

Diferentemente de um texto jornalístico, é perceptível a presença da autora na obra, sua paixão é palpável em cada página, e também em sua dedicação ao livro: afinal, foram 10 anos de pesquisa (e acredite, MUITA pesquisa) e dedicação para esse livro nascer. Há excertos, fotos, transcrição de textos externos: uma riqueza de informações! Recomendo muito para quem se interesse por cinema, pela história dos "Rin Tin Tin"s e Lee Duncan. Rin Tin Tin foi um ícone na história do cinema, e mesmo quem nunca assistiu à um filme dele, deve conhecê-lo. Ele atraiu para o cinema uma grande diversidade de público (meu avô, inclusive, é um grande fã dos filmes). A edição do livro está linda, as texturas da capa e a qualidade da fotografia foram as primeiras coisas que chamaram minha atenção. A parte interna também recebeu atenção especial da Editora: as folhas tem uma coloração amarelada que torna a leitura agradável e não cansativa, apenas gostaria que a fonte fosse um pouco maior, mas fora isso, não tenho queixas sobre a edição.

"A primeira tomada não agrada: o cão corre e sobe ao telhado, mas hesita antes de saltar. O diretor detém a câmera e pergunta a Lee se gostaria de ensaiar novamente. Lee diz que não, que o cão se sairá bem dessa vez, dando um leve toque com a mão em sua cabeça. Olha para Eva e diz que ele está pronto. O diretor pede ação. O cão começa. Entra correndo no forte, sobe a escada, corre pela sacada e, dessa vez, sem hesitação, salta sobre o vazio, desafiando o tempo e a gravidade."

4/5

Love always,
Francielle

site: http://www.theserialreader.com/2013/07/resenha-rin-tin-tin-vida-e-lenda-susane.html

Lelê 18/08/2013

Resenha:
MAGNÍFICO!

A autora Susan Orlean demorou dez anos escrevendo este livro. Entre pesquisas e entrevistas, ela conseguiu retratar e trazer ao público um Rin Tin Tin e seu dono de um modo que eu nunca imaginaria.

"O que é que permanece? O que é que

dura? O que é que fica agarrado à sarca

do tempo e o que é que passa sem deixar

vestígios? O que é que só deixa uma

pequena marca no mundo, um túmulo sob

a relva verde, um rabisco num pedaço de

papel, uma lembrança que o tempo desbota

pouco a pouco até apagar?

Pag. 41

A autora narra a história de acordo com as suas pesquisas, acrescentando de maneira minuciosa seus sentimentos em relação as pessoas descritas.

Lee Duncan nasceu em 1893. Quando ele completou cinco anos e sua irmã apenas dois, seu pai foi embora e nunca mais voltou. Abandonou a família e deixou-os em uma situação bem complicada.

Naquela época a dificuldade da mulher criar dois filhos sozinha era muito pior do que é hoje. Assim, Elizabeth não teve o que fazer, colocou os dois filhos no orfanato. Lee tinha apenas seis anos.

Três anos depois sua mãe retorna para buscá-los, e os leva para viver em um sítio. Nessa época o amor de Lee pelos animais já é muito grande. Lee se sentia órfão e seu apego e carinho passou a ser restrito somente para os cães. Coisa que não era comum naquele tempo. Pois os cachorros não tinham acesso a casa de seus donos. Os cães eram serviam somente para a guarda e pastoreio. Ter um cachorro como mascote era algo inimaginável.

Muitas coisas aconteceram até Lee ser enviado à Primeira Guerra Mundial.

Um dia ele encontra uma cadela e cinco filhotinhos. Sobreviventes da guerra.

A cadela morre. Lee dá três filhotes para outro soldado e fica com um casal, ele lhe deu os nomes de Rin Tin Tin e Nanete.

A guerra termina e Lee volta pra casa com seus filhotes.

À partir daí Lee começa a treiná-los para serem atores de cinema.

Ele nunca quis ficar rico com isso. O que Lee sonhava era que todos conhecessem suas joias.

Até que ele conseguiu.

"Um dos menores estúdios de Hollywood,

a Warner Bros. fora fundada pelos quatro

irmãos Warner, oriundos de New Castle,

Pensilvânia, e funcionava num armazém

mal-acabado da Sunset Boulevar."

Pag. 66

Rin Tin Tin chegou no estúdio dos irmãos Warner e tomou o lugar de um lobo, gravou a cena e se tornou um sucesso. A Warner Bros. jamais seria o que é hoje se não fosse Rin Ti Tin.

Tanto isso é verdade, que depois de confirmar seu sucesso, o estúdio pagava mil dólares por semana para Rin Tin Tin, enquanto o ator principal só ganhava cento e cinquenta por semana.

O cinema deu um salto.

"Quase 100 milhões de ingressos eram vendidos

semanalmente a uma população de 115 milhões

de habitantes. A Warner Bros. prosperava,

em ampla medida, graças a Rin Tin Tin: em

1928, o estúdio valia 16 milhões de dólares;

dois anos depois, 200 milhões."

Pag. 82

A autora descreve todo o sucesso que Rin Tin Tin fez no cinema mudo, e como isso mudou com o cinema falado.

Lee era muito perseverante. Nada era mais importante que seu cachorro. Mas mesmo ele querendo que Rin Tin Tin fosse eterno, ele não estava preparado para enfrentar a morte de seu único amigo.

"Tinha tanta certeza de que sua vida

começara no dia em que encontrou

Rin Tin Tin que se recusava

a imaginá-la sem ele."

Pag. 102

Mas a vida continua,vieram outros Rin Tin Tins, descendentes do melhor cão do mundo, mas nenhum outro tomou o seu lugar no coração de Lee. O amor de Lee por Rin Tin Tin era tão grande, que ele nunca escreveu nada sobre sua primeira esposa, nem sobre a segunda, elas não eram verdadeiramente importantes para ele a ponto de serem lembradas. Só o cão era merecedor disso. Parece loucura, mas conhecendo a história dele fica fácil entender seus motivos e suas carências.

"Hoje é difícil imaginar tal reação à

morte de um ator, que dirá de um

cão ator. Seria o cinema mais

significativo em 1932?"

Pag. 104

O livro continua ainda com a relação de Lee e Rin Tin Tin II, Rin Tin Tin III. Ainda tem muitas curiosidades sobre Lessie, Totó (o cãozinho do filme O Mágico de Oz), o cachorrinho dos filmes de Charlie Chaplin, e muitos outros...

Lee foi muito mais do que o dono e treinador do seu cão, ele foi o pai de Rin Tin Tin, e era assim que ele se sentia.

"Lee dizia o tempo todo que 'sempre

haverá um Rin Tin Tin', mas nunca

essa afirmação veio acompanhada

de uma ou duas frases que respondessem

às perguntas que ela própria suscitava."

Pag. 231

Pra quem gosta de cinema, esse livro vai enriquecer demais seus conhecimentos, matar todas as curiosidades sobre o cinema mudo.

Você vai se emocionar com a vida de Lee.

Se você gosta de livros que falem sobre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, vai curtir também. As descrições sobre Hitler e Blondie, sua cadela, são de cair o queixo.

"A imprensa tratava Rin Tin Tin como

celebridade, publicando notícias e

fofocas sobre ele, sem nenhuma

ironia e sem jamais reconhecer

que se tratava, afinal, apenas

de um cão."

Pag. 87

Eu achei essa capa linda, a diagramação é simples,mas as fotos são ótimas. Senti falta de mais fotos, mas isso é porque eu amo fotos antigas.

É perfeito!!

Me apaixonei!

site: http://topensandoemler.blogspot.com.br/

Rafa 16/08/2013

Resenha - Rin Tin Tin - Susan Orlean
Para quem é cinófilo de paixão Rin Tin Tin (A Vida e a Lenda) tem tudo para ser uma leitura maravilhosa e emocionante. Rin Tin Tin nos revela a história e todos os bastidores da vida de Rin Tin Tin e seu dono Lee Duncan, tudo sob o ponto de vista de Susan Orlean, autora do livro.

Logo no início do livro a autora já nos conta como surgiu o nosso querido pastor-alemão, em meio a Primeira Guerra Mundial, Lee conseguiu salvar Rin Tin Tin num repente sem igual, até então sua vida seguia normalmente. Passados alguns anos, o cachorro passou a ser treinado e atuar nas telas dos cinemas. Rin Tin Tin podia saltar mais de três metros, assim como também podia saltar no tempo, o que nos faz remeter que ele é lembrado até hoje. Rin Tin Tin já tinha se tornado um ícone mundial.

O personagem principal também era chamado de Rinty, adorava sorvete, o que pode assustar um pouco o leitor é que Rinty também era um cachorro normal como outro qualquer, mas ele também era especial. Por toda a vida de Rinty a autora conseguiu desobstruir todos os segredos da vida dele neste livro, ela começa antes mesmo de Rinty nascer até chegar nos dias de hoje com toda a memorável lembrança de como era nos tempos de 1918.

"A história de Rin Tin Tin continha todas as formas de devoção - a devoção a uma ideia, a devoção a um amigo e a devoção quase mágica de um animal a um ser humano." Página 42

Portanto, acho bom ressaltar que a autora me fez acreditar que estava assistindo tudo o que ela contava, porque tudo parecia que ela tinha provas do que estava contando e tinha mesmo, e eu sabia que tudo era verdade, sua jornada em descobrir todos os mínimos detalhes, buscar por personagens ainda vivos, pesquisar em museus e afins, me fez perceber o quão aficionada é a autora por Rin Tin Tin,

O personagem Rinty demonstrava muita ousadia e coragem, ele tinha (e ainda tem) milhares de fãs que quando sempre saía um filme novo sobre ele, os cinemas se abarrotavam de telespectadores loucos para conferir mais um grande sucesso dele. Rinty, quando não podia mais atuar no cinemas ia para a TV, visitava várias escolas, instituições, viajava por todo o lugar pautando vários eventos, Lee não queria que Rin Tin Tin fosse apagado da história do cinema, nem mesmo de sua vida.

É fato e não spoiler que sabemos que Rin Tin Tin teve vários sucessores, uns bem sucedidos outros nem tanto, mas nenhum se igualara ao primeiro Rinty, tão formidável e inteligente, isso Orlean fazia questão de frisar. Acho que para os fãs do Rinty ler essa obra será compensador e ao mesmo tempo tocante, porque se trata de uma obra completa, do crescimento ao decrescimento em sua carreira, do nascimento à morte do seu estrelato, a fama, críticas e mais críticas. Detalhes, detalhes, detalhes, o leitor ficará fascinado com isso, porque é uma coisa que a autora adora abusar.

"Era uma vez um filhote que foi achado por acaso, tornou-se um astro, inspirou pessoas, representou algo grandioso e entrou para a história." Página 127

Rinty em sua fama foi disputado por vários produtores, diretores, patrocinadores, todo mundo queria um pedaço da mina de ouro que era esse extraordinário pastor-alemão.

Muitas e muitas curiosidades sobre o cachorro mais famoso do mundo, como por exemplo: Rin Tin Tin foi quem deslanchou mais de 100 mil telespectadores ao cinema (isso era muito naquela época), enquanto isso a Warner Bros. se enricava mais do que nunca. Enquanto isso, Rinty também fora premiado como melhor ator em um de seus filmes, como o prêmio Emil Jannings em Tentação da Carne e A Última Ordem.

Senti pelas palavras de Orlean muuuita nostalgia, daquelas que te faz relembrar dos primórdios do cinema e da TV, Rin Tin Tin atuava além de programas de TV, como também em programas de rádio, em livros interpretando por exemplo uma babá... Rinty não parava de trabalhar, até hoje é considerado sinônimo de amizade, perseverança, coragem e determinação. Enfim, seguindo todas as gerações clássicas de Rin Tin Tin.

Uma perfeita enciclopédia para os fãs cinófilos.

Tudo bem que as histórias tem seus altos e baixos, o que posso observar que parar na página 107 por mim já estaria por satisfeito, mas preferi seguir e ver o rumo que a autora queria nos dar.

Rin Tin Tin é o rei do cinema mudo. Incrível seria mesmo acompanhar toda a trajetória de pertinho de Rinty, voltar no passado e tocar em sua pelagem escura, mas por enquanto me sustento com as palavras da autora, até porque a autora escreve super bem, não nega nenhum detalhe e quer porque quer que a história seja de alguma maneira tocante aos seus leitores, ela quer conquistar mais fãs para Rinty. A autora não deixa o leitor cansar, até porque o assunto é bem interessante, ela até questiona o motivo de escrever esta obra, o que aliás levou mais de 10 anos.

Lee, oscilava na riqueza, é claro que ele adorava o que fazia, mas ser rico não era seu maior objetivo, até porque sabia que Rinty não seria para sempre, mas também sabia que sempre haveria um Rin Tin Tin, que ele seria imortal. Até hoje o mesmo nunca fora esquecido, mas apesar de ter se passados mais de 10 gerações de Rin Tin Tin's nas telas, Rinty é lembrado como um herói até hoje, daqueles que exemplifica e inspira pessoas e personagens. O livro é indicado para todo família, é um guia completo sobre a vida completa do cachorro mais conhecido do mundo. Leiam!

site: http://www.leiturasvivas.com/2013/08/resenha-rin-tin-tin-susan-orlean.html

Literatura 12/08/2013

O cão mais amado
O quanto a amizade entre um homem e um cão é capaz de mudar o mundo? Um filhote descoberto em meio a guerra... Um cão capaz de mudar o mundo...

Todo mundo conhece Rin Tin Tin. Pode não ter visto nenhum filmezinho deste herói animal, mas em algum momento da vida, ouviu falar sobre ele. Mas o que criou esta lenda que, de uma forma ou outra, é conhecida por várias gestações? É o que Susan Orlean nos expõe brilhantemente nesta biografia lançada pela Editora Valentina.

Rin Tin Tin - a vida e a lenda dá vida ao pastor alemão como nunca imaginei. Pensei que poderia ser uma biografia entediante, como muitas que surgem diariamente. Nesse caso, ele romanceia a história, revira as páginas da história e dá a emoção certa em todos os momentos.

Tudo começa com Lee Duncan, um soldado americano que, durante a Primeira Guerra Mundial, poderia ser mais um herói anônimo em busca de defender a liberdade se não encontrasse, em meio ao cenário destruído pela guerra um filhote de cachorro. Lógico que ele trouxe o cão consigo (quem não o faria?!) durante todos os dias da guerra. O pequeno voltou para ele aos EUA e, em uma guinada do destino tão extraordinária quanto esse encontro, o cão começa a fazer parte das estrelas da era dourada do cinema.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/08/resenha-rin-tin-tin-o-cao-mais-amado.html

Fernanda 06/08/2013

Resenha: Rin Tin Tin
Resenha: Quem nunca ouviu falar de Rin Tin Tin, também conhecido como Rinty, um dos cães mais famosos do cinema? E mesmo que o leitor não o conheça, a autora Susan Orlean apresenta uma história complexa e muito bem trabalhada, diante de pesquisas extensas e relatos emocionantes. Neste enredo, conhecemos então a vida e a personalidade em geral de Lee Duncan, desde a época de garoto até quando estava adentrando em sua vida profissional – no exército –, e inclusive quando encontrou o cão. O ambiente se passava diante da Primeira Guerra Mundial, num tempo de perversidades e angustias.

“Rin Tin Tin foi amado, é verdade, no mundo inteiro, por milhões de pessoas com famílias incólumes e nenhuma lacuna em sua felicidade, mas significa algo de especial para os portadores de ausências persistentes. No fim das, contas, ele foi uma grande companhia para os que não tinham companhia.” Pg.20

Um dos primeiros fatos relatados foi referente a importância dos cães neste período, que acabavam sendo usados em diversos tipos de tarefas, desde puxar carroças, eliminação de roedores das trincheiras até suicidas largados em regiões opostas com explosivos vinculados ao corpo. A verdade é que, independente da raça, qualquer cão poderia se juntar na guerra e ser um cão militar. Em consequência, somos apresentados ao ‘desenvolvimento’ da raça pastor-alemão e suas habilidades confiáveis e corajosas. Logo, a narração traça os passos de Rinty, bem como suas adversidades, seus desempenhos em competições e afins e principalmente sobre sua lealdade com o dono.

“O prazer de Lee era o seu cachorro. Pelo que se deduz de seus cadernos, tinha poucos amigos, nenhum interesse por garotas e hobby algum que não incluísse o seu cão. Achava, também, que Rin Tin Tin dava sinais de gênio.” Pg.49

No decorrer dos fatos, o cinema entra em cena de maneira objetiva e inspiradora para muitas pessoas. Lee adaptou a vida do cão de uma maneira intimidadora e ao mesmo tempo assimilável, diante de tantas virtudes e capacidades, além é claro do jeito empolgante e talentoso de Rin Tin Tin se habituar no ramo cinematográfico por meio de tantas mudanças através do tempo.

“Rin Tin Tin desde o começo foi admirado como ator, mas nunca deixou de ser visto como um cachorro de verdade – mais exatamente um modelo genético: todos queriam uma amostra sua.” Pg.70

A autora precisou de quase dez anos para concluir esta obra, e foi perceptível o esforço pelas minuciosas informações adquiridas, seja nas partes mais leves quanto as mais emocionantes, como por exemplo a morte de Rin Tin Tin. Sempre gostei muito de animais e mesmo que não fosse, é impossível não se encantar com as declarações envoltas neste livro. Nos passa uma sensação de acolhimento, paciência e principalmente sobre companheirismo e amizade verdadeira.

“Em cada episódio, um turbilhão de dramas humanos: uma apaixonante série sobre Rin Tin Tin (...) o cão mais famoso de todos os tempos!” Pg.179

As cenas variam de dramáticas até motivadoras, estabelecendo sentidos críticos em cada circunstancia e revelando satisfações intensas e, principalmente, autênticas. Foram tantos Rin Tin Tin e tantos registros de produções, que chegou uma hora onde todos simpatizavam com o cão e faziam de tudo para ter um animal como ele. Como resistir a ele?

“Lee só acreditava no que encontrara em Rin Tin Tin. Acreditava na sorte que o bafejou ao achar o filhote, no consolo e amizade que ele lhe proporcionou e na história épica que era contada por meio do cão – de bravura, lealdade, força e vontade. Lee acreditava que essas qualidades sempre prevaleceriam, insuportáveis e incognoscíveis, num épico capaz de transcender o tempo. Lee acreditava no cão, e isso era a sua vida.” Pg.229

Rin Tin Tin e toda a sua trajetória conseguem ensinar lições simples, porém importantes. E o destaque está justamente em compreender cada ato de sua existência valiosa e resistente ao tempo. Este conto em especial, serve justamente para mostrar que ainda existem muitas outras histórias parecidas como esta. Sempre haverá um Rin Tin Tin por aí... Mesmo que seja no anonimato.

“Rin Tin Tin começou como um conto sobre a surpresa e o milagre, um golpe da fortuna numa época desafortunada, continuou como realização de uma promessa de amizade perfeita e culminou como portador de histórias sublimes que perduraram anos. Ele completou as pessoas.” `Pg.283

site: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2013/08/resenha-rin-tin-tin-vida-e-lenda.html

Brunna 29/07/2013

Simplesmente apaixonante
Quem não conheceu Rin Tin Tin, o pastor-alemão mais famoso de todos os tempos, com certeza já pelo menos ouviu falar, nem que seja por alto, desse cão que arrastou milhares de fãs em diferentes gerações. Rin Tin Tin foi estrela tanto do cinema mudo quanto da TV, sem contar os milhares de artefatos que foram vendidos com sua face estampada ou, simplesmente, seu nome vinculado à marca do produto. Rinty foi, sem dúvida alguma, um grande astro.
É até difícil de imaginar que um cachorro tão talentoso quanto ele fora encontrado na Europa por um jovem soldado, Lee Duncan, em meio a Primeira Guerra Mundial, abandonado ainda filhote naquele caos. Duncan, que também foi órfão por um período de sua vida, logo se sentiu afeiçoado por Rinty e enfrentou das mais variadas situações para levá-lo consigo aos EUA - seu lar.
Por obra do destino, Rin Tin Tin começa a fazer filmes e logo se torna celebridade. Óbvio que um pastor-alemão não dura para sempre (não em carne e osso) e, quando Rinty parte desse mundo, é seu filho, Rin Tin Tin Junior, que fica com seu legado. OK, Junior não era tão talentoso assim quanto seu pai, mas ainda assim participou da mídia. Seu filho, Rin Tin Tin III, foi um astro. Esse sim tinha talento. Será mesmo que era descendente de Junior? Essa é a questão que mais me fascinou nesse livro: o fato de não ter sido apenas um cão a aparecer em tantos filmes e seriados. Está certo que eu quase nada sabia sobre a vida de Rin Tin Tin, mas não fazia ideia que não havia sido apenas um Rinty a ser o cão famoso.
Duncan passou por muitos momentos difíceis em sua existência. O fato que torna isso mais triste é que parecia que sua família não era importante pare ele, pelo menos não tanto quanto seus animais, com quem passava a maior parte do tempo, cuidando, ensinando e, claro, participando das gravações.
Sou uma amante de cães. Tenho uma poodle que considero minha filha. Para mim, saber sobre Rin Tin Tin através dessa obra brilhante de Susan Orlean, foi extremamente gratificante e comovente. Nunca li nada parecido, porque ela não só informa, também emociona. E muito! Chorei.
Com uma narrativa tão peculiar (a autora “surfa na onda do tempo”, mesclando diversos momentos da história de Rinty, do cinema, de outros astros e até mesmo de sua própria vida), fiquei fascinada e apaixonada. É humanamente impossível ao menos tentar descrever o que senti lendo essa história. Tantos fatos incríveis e nunca imaginados por mim, simplesmente me conquistaram.
Incluindo a linda diagramação da editora Valentina (o livro tem várias patinhas de cachorro e algumas fotos) e o bom trabalho feito por ela, não tem como não indicar Rin Tin Tin - a Vida e a Lenda. Quem tinha alguma dúvida, dê uma chance. Creio que nunca leu nada que ao menos se pareça com a magnitude desse livro que tem um “valor inestimável”.

site: http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/2013/07/resenha-rin-tin-tin-vida-e-lenda.html