A Different Blue

A Different Blue Amy Harmon

Resenhas - A Different Blue

Caroline Gurgel 13/08/2014

Quem dera se para cada Blue tivesse um Mr. Wilson
Resolvi ler A Different Blue após ter me encantado com a leitura de Making Faces, outro livro da autora, que me fez querer ler tudo que ela já escrevera. Assim como Making Faces, A Different Blue é cheio de mensagens bonitas e inspiradoras, mas não o supera.

Blue Echohawk não sabe quem é, de onde veio, não sabe seu verdadeiro nome nem precisamente que idade tem. Abandonada pela mãe quando tinha cerca de dois anos, Blue foi criada por Jimmy, que lhe deu carinho até o dia que pode. Com idade suficiente para estar na faculdade, Blue ainda cursa o último ano do High School. Ela se esconde atrás da máscara de garota confiante e desejada, mas o novo professor de História, o jovem Wilson, consegue, em suas aulas, enxergar através dela, consegue perceber que tem algo ali que precisa de um resgate. Ele consegue ver uma garota carente, perdida, bonita, mas que precisa se encontrar.

A história é narrada em primeira pessoa pela Blue e tem ritmo extremamente lento e melancólico, que me incomodou um pouco. Os personagens contam muitas histórias e lendas, algumas interessantes, outras nem tanto. Alguns trechos são bastante descritivos sobre histórias ou personagens que não me interessavam, e isso cansou, de certa forma. No entanto, em outros, me via fascinada por aqueles relatos e por aquelas mensagens inspiradoras.

Adorei as aulas do professor Wilson, porém, não as considero plausíveis ou compatíveis com qualquer aula de História real. Entendo (e concordo) quando a autora explica que História e Literatura se misturam, por ser sempre um relato, real ou fictício. No entanto, as aulas de reflexão e autoconhecimento não se encaixam bem no ensino da História e considero que melhor seria se ele fosse professor de Literatura e ponto final. Apesar disso, me encantei com o professor, seu charmoso sotaque britânico, sua paciência e sapiência, seu carinho e sua vontade de ensinar de forma diferente, sua vontade de mudar aqueles alunos, de fazê-los querer ser cada vez mais e melhores.

Mr. Darcy Wilson (sim, Mr. Darcy! Jane Austen feelings!) foi um personagem envolvente e cativante, arrebatou meu coração e me deixou sorrindo, mas... como assim ele só tem 22 anos?! Garoto prodígio, compreendo. Inteligente acima da média, compreendo. Cursou a faculdade antes do tempo, compreendo. Apaixonado por História e mitos desde pequeno, compreendo. Um professor incrível, compreendo. Tamanha sabedoria e maturidade, não consegui compreender. Honestamente, ele para mim tinha por volta dos 30 anos (considerando-o precoce). Passar em testes de inteligência com pouca idade é crível, mas sabedoria e maturidade se adquire com as experiências da vida, quando você sabe ouvi-las, enxergá-las e sugar o melhor delas. Mas, esqueça os pontos negativos, pois com pouca ou muita idade, ele é apaixonante.

Blue. Gostei dela desde o começo, achei seu personagem muitíssimo bem construído, especialmente seu talento com as esculturas em madeira, e seus defeitos e qualidades foram sempre muito bem colocados. Ela, porém, toma uma decisão que achei descabida, levando em consideração sua trajetória.

Tenho a sensação de que só escrevi sobre os pontos negativos desse livro, então preciso ressaltar que é uma belíssima história, com uma escrita quase poética e uma trama muito bem construída. É uma história sobre uma garota que precisava se encontrar consigo mesma, precisava descobrir quem ela era, precisava entender que ela não era descartável, que existia um futuro, que ela podia amar e ser amada, que ela tinha qualidades e um talento formidável. Precisou que um certo Mr. Darcy aparecesse e a amasse imensamente...most ardently!*

*Mr.Darcy é um personagem de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e "I love you... most ardently" é uma citação sua.

? ? ? ? ?
? ? ? ? ?
Rosa 11/10/2014minha estante
To louca pra le,mas não encontro em português. Onde conseguiu???

Caroline Gurgel 11/10/2014minha estante
Oi, Rosa. Li em inglês, comprei pela Amazon ;)

bia 23/10/2014minha estante
hey rosa ,se vc ainda nao achou esse livro em portugues esse cite, "http://adoramosromancesemebook.blogspot.com.br/" aqui vc consegue ler

Lizzy 30/11/2014minha estante
Realmente a decisão que a Blue tomou me deixou em choque, fez o livro cair na minha avaliação. Outro detalhe que a autora ignorou foi o destino do Manny e da Graciela...eles simplesmente sumiram!

Fabi129 19/09/2016

HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO DE VIDA
Olha já li outros livros da Amy Harmon....
Precisamente, este é o quarto livro dessa autora que leio.
E como os outros livros, a história novamente é focada no drama de vida do (a) personagem e não no romance do casal.
Eu até que gostei de ler este livro.... Mas esperava mais do desenvolvimento do casal.
Achei super chato eles não terem nada quando eles estavam na escola.
Resumindo: vou dar um tempo nos livros da Amy Harmon.
Gosto mais de livros com romance complicado e casais que me façam vomitar arco-íris hahaha >_
Mi 21/09/2016minha estante
gosto de menos enrolação, e os livros da amy comparado com o beleza perdida foi so decepçao

Fabi129 21/09/2016minha estante
vdd
sem falar naquele livro tedioso que vc mandou eu ler kkkkk

Tchan 21/10/2014

Já sou apaixonada por Sr. Darcy em Orgulho e Preconceito e me apaixonei por esse aqui também. Será que tem mais por ai?? Minha queda por britânicos só aumentou.
A história é sobre Blue, uma menina que foi abandonada pela mãe quando criança e criado de maneira diferente por seu pai adotivo. Então ela conhece o professor de história britânico no seu último ano da escola, ela é a tipica revoltada e insegura por ter sido abandonada e ele aos poucos a ajuda em seus momentos mais difíceis e a se entender melhor.

Mari 25/11/2014

Esse livro me foi sugerido por uma amiga cujo gosto literário confio plenamente, então talvez seja necessário avisar que fui cheia de expectativa para ele. E o que acontece quando vamos com muita sede ao pote???? Na maioria dos casos nos decepcionamos, certo??? Pois é, mas acreditem se puder, isso não aconteceu com esse livro.

A história é toda contada em primeira pessoa pela personagem principal que se chama Blue (azul, é inglês). Ela é linda, inteligente e talentosa, mas esconde isso atrás de uma pose de "menina má", com roupas colantes, notas baixas e atitude de quem "não liga para nada nesse mundo". Sua atitude é uma forma de autopreservação que criou desde que ficou "orfã" de Jimmy, o homem que a criou com muito amor e carinho após ter sido abandonada por sua mãe em sua caminhonete.

Sua vida, que já não era fácil, é virada de cabeça para baixo por alguns acontecimentos, entre eles a chegada do novo professor de história, Mr. Darcy Wilson (sim, Mr. Dary como em Jane Austin. Essa analogia não é feita apenas por nós leitoras, está no livro.rs.).

Com uma história envolvente e extremamente bem trabalhada, esse livro trata de autoconhecimento e superação. Ele fala sobre a beleza interior de cada um, a importância de confiar em si mesmo e de reconhecer que todos temos valor. É impossível não ficar imerso na história enquanto lê, não querer pegar Blue para cuidar e proteger ou não torcer para que mais Mr. Darcys existam nesse mundo afora.

Em um momento em que a nova leva de New Adults te foco quase que exclusivo na atração sexual dos personagens e em cenas de mesmo tema, Amy Harmon nos traz um livro repleto de sentimentos profundos, problemas atuais e ética. Um livro que vale a pena ser lido, definitivamente.

Andréia Karoline 30/11/2014

Bem não sei bem o que esperava desse livro mas sei o que não esperava e definitivamente não esperava uma história tão profunda, não sei bem como lidar com atitudes que não condizem com a minha, o livro se trata de superação, Blue uma menina perdida tentando se encontrar e se descobrir na vida. O que achei interessante e brilhante foi que o foco não foi na "paixão" entre o casal principal, foge um pouco da ideia de que o amor muda e transforma que estamos acostumados a ler. Um estrela a mais pelo Darcy Wilson, todos merecem uma pessoa assim na vida

Mízia 31/12/2014

Uma história surpeendente
Blue Echohawk não sabe quem é. Ela não sabe seu nome verdadeiro ou quando nasceu. Abandonada aos dois anos de idade foi criada por um vagabundo, ela não frequentou a escola até que tivesse dez anos de idade. Aos dezenove anos, quando a maioria das pessoas de sua idade está frequentando a faculdade ou seguindo em frente com a vida, ela está apenas no último ano do ensino médio. Sem mãe, nem pai, nem fé, nem futuro, Blue Echohawk é uma aluna difícil, para dizer o mínimo. Resistente, dura e abertamente sexy, ela é o oposto completo do jovem professor britânico que decide que está pronto para o desafio, e coloca a encrenqueira sob sua asa.Esta é a história de um joão-ninguém que se torna alguém. É a história de uma amizade improvável, onde promove a esperança de cura e a redenção se torna amor. Mas a queda no amor pode ser difícil quando você não sabe quem você é. Apaixonar-se por pessoas que sabem exatamente quem são, é o que torna impossível de se retribuir.

Janaína Hanna 03/01/2015

O que eu achei do livro :
Amy Harmon mais uma vez nos surpreende com sua escrita realista , os livros dela sempre nos ensina alguma coisa ou nos dando alguma lição e esse não foi diferente. A história prende você até o fim do livro.
Eu sou uma fã dela, adorei Making Faces por que é muito realista e me tocou como poucos livros me tocaram.

Fernanda Palhari 10/04/2015

Resenha #15 - A Different Blue, Amy Harmon
Blue Echohawk é uma garota que vive em um tipo de crise de identidade permanente, causada por ela não saber o nome de sua mãe ou porquê ela a deixou e por o homem que a criou não ser seu pai de verdade. Blue finge ser outra pessoa na maior parte do tempo, já que, pela visão dela, ela não sabe quem realmente é, pois não tem acesso às suas origens.

Apesar de tudo, essa moça consegue expressar seus sentimentos por meio de suas esculturas de madeira, arte ensinada a ela por seu pai de criação, Jimmy, a quem ela ama muito. Outra forma de expressão de Blue ocorre nas aulas de História, em que o professor, Sr. Wilson, pede aos alunos que escrevam suas próprias histórias. Ela faz isso forçadamente, mas faz.

"-Olhem a folha na sua frente - Sr. Wilson instruiu, quando terminou a distribuição das folhas. Ele caminhou até a frente da sala de aula e encostou-se à lousa, cruzando os braços. Ele nos olhou por alguns segundos, para garantir que estávamos todos com ele. -Está em branco. Nada foi escrito na página. É uma folha limpa. Mais ou menos como o resto de sua vida. Em branco, desconhecida, não escrita. Mas todos têm uma história, não é?"

O primeiro nome do Sr. Wilson é Darcy, nome de um personagem encantador de um livro muito conhecido da Jane Austen, Orgulho e Preconceito. Por ele ser inglês, em suas aulas ele apresenta a seus alunos algumas diferenças entre a língua britânica e a estadunidense, mas o que eu mais gostei foram os fatos históricos que aparecem no livro, enquanto ele vai explicando a matéria para os alunos. Foram citados Joana D'Arc, adolescente que liderou soldados franceses em batalhas contra a Inglaterra (e ganhou), e as invasões dos povos bárbaros, que levaram à queda do Império Romano do Ocidente.

Esses dois personagens começam a desenvolver sentimentos de um pelo o outro, mas é algo sutil. Um quesito diferente nessa história e que me agradou bastante é que ela não é a típica "mestre+pupila=amor proibido", já que eles não se envolvem realmente no período anterior à formatura do ensino médio (e a trama não fica restrita ao amor entre os dois).

"Talvez tenham sido as histórias que me atraíram. Cada dia era uma nova história. E, muitas vezes, as histórias eram sobre mulheres na História, ou contadas pelo ponto de vista delas. (...). Ele definitivamente não era o meu tipo. Ainda assim, eu me vi olhando para frente durante a minha última aula do dia com impaciência. "

A relação entre eles vai sendo tratada de forma delicada ao longo do livro, parece que eles estão se equilibrando em uma corda bamba e a qualquer momento um deles pode escorregar, acabar caindo e ficar estatelado no chão.

A Different Blue é um livro que nos faz pensar em algumas questões: Quem nós somos? Somos definidos pelo lugar de onde viemos, pelas pessoas que nos colocaram no mundo, pelas pessoas que nos criaram, ou pelo que fazemos enquanto estamos aqui?

Compartilho da opinião de que somos definidos pelo que nós próprios fazemos, pensamos e sentimos. Mesmo que seja tudo uma confusão, geralmente tentamos botar tudo em ordem para enxergar o caminho em frente, aquele que devemos seguir. Acho que esse livro é sobre isso. Sobre a descoberta de quem se é realmente e sobre seguir em frente, sempre.

site: http://sobrecontarhistorias.blogspot.com.br/

Malucas Por Romances 23/04/2015

A Different Blue é uma história comovente e cativante sobre uma garota sem passados, sem esperança, e que se acha sem futuro também.

Blue Echohawk não sabe quem é, nem de onde veio, Blue não é seu verdadeiro nome, sua idade ela também não sabe. Blue foi criada por um estranho desde seus 2 anos de idades aproximadamente, após ser abandonada na carona de seu caminhão, uma garota que precisa ser vulgar pra chamar atenção, uma pessoa que nunca conheceu um verdadeiro amor.
Mas tudo muda no seu último ano do colegio

"A vida é tudo o que temos, e temos de viver como nós acreditamos em vivê-la. Mas a sacrificar o que você é e viver sem crença, que é um destino mais terrível do que a morte."

[...]

LEIA MAIS NO BLOG

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2015/04/resenha-different-blue-amy-harmon.html

Lizzy 25/04/2015

Muito bom! Gostei muitíssimo da primeira metade livro, foi impecável. Eu me vi envolvida pelas aulas do bonito e inteligente professor Darcy Wilson – que nome mais sugestivo, – e seu sotaque britânico. Blue Echohawk, a aluna, é certamente o personagem mais impressionante da história, ela verdadeiramente se destaca. Uma jovem que desconhece seu nome, sua data de nascimento, sua origem, seu passado. Ela foi criada por um nativo americano nômade, um escultor, que deixou como legado a sua arte e a sua sabedoria. Blue, ainda muito jovem, se viu sem ninguém no mundo, cresceu sem verdadeiramente se valorizar. Sua melancolia parecia não ter fim, assim como sua baixa autoestima. Mas, por trás dessa vulnerabilidade, existe uma mulher incrível, corajosa, forte, com uma história de vida marcante. O herói protagonizado pelo carismático professor é um charme, condizente com o nome. Um jovem prodígio, um homem com uma sabedoria incomum em sua idade – ele tem apenas vinte e dois anos, - e totalmente inexperiente no amor. Eu adorei a ideia de correlacioná-lo ao Darcy de Orgulho e Preconceito. Mas, com a devida vênia querida autora, Wilson não se equipada ao Darcy dos meus devaneios, dos meus suspiros literários. A contenção, a autopreservação e o excessivo senso de decoro do herói por vezes me enervaram. Eu sempre imagino o Darcy da Jane Austen como um vulcão em estado latente. Um pouco mais de pegada do Wilson teria me agradado muito mais (risos). Eu sei, essa não é a proposta do livro. Não há arroubos apaixonados, sexo escaldante, nada disso. É um romance de sutilezas, de cura, de descobertas, de autoconhecimento, uma história bela e tocante. Recomendo!

Tati Viana 04/09/2015

A Different Blue
Blue Echohawk, uma garota que não faz ideia de quem é. Ela não sabe seu verdadeiro nome, nem quando nasceu; foi abandonada com dois anos e criada por um andarilho, o que a impediu de frequentar a escola até ter dez anos.
Agora, com 19, quando todas as adolescentes da sua idade estão indo para a faculdade ou simplesmente seguindo sua vida de alguma forma, ela está no que equivaleria ao ensino médio no Brasil. Ela não tem mãe, pai, fé ou futuro, o que obviamente a torna uma estudante difícil.
Durona e incrivelmente sexy, ela é o oposto do professor que se decide pronto para o desafio. É ele que pega ela e a protege, deixando-a sob suas asas. E, assim, vamos conhecendo a mudança de Blue.

Amy Harmon traz uma história lindamente escrita e de uma intensidade arrebatadora.

Conchego das Letras 19/10/2015

Resenha completa
Esse livro me foi sugerido por uma amiga cujo gosto literário confio plenamente, então talvez seja necessário avisar que fui cheia de expectativa para ele. E o que acontece quando vamos com muita sede ao pote?!

Na maioria dos casos nos decepcionamos, certo??? Pois é, mas acreditem se puder, isso não aconteceu com esse livro. Bem longe disso, eu simplesmente amei!

"Eu vivo desejando que você tivesse uma vida diferente... Uma vida melhor. Mas uma vida diferente teria feito de você uma pessoa diferente... E essa seria a maior tragédia de todas" (Tradução livre de: "I Keep wishing you had a different life, a better life. But a different life would have made you a different blue... And that would be the biggest tragedy of all")

Em um momento em que a nova leva de New Adults tem foco quase que exclusivo na atração sexual dos personagens e em cenas de mesmo tema, Amy Harmon nos traz um livro repleto de sentimentos profundos, problemas atuais e ética. Um livro que vale a pena ser lido, definitivamente.

CURIOSIDADES:

01 - Para quem não sabe, essa é a mesma autora de BELEZA PERDIDA (ver resenha aqui), lançado pela Verus.

02 - Eu li esse livro em inglês, porque ele ainda não foi lançado em português aqui no Brasil, mas para quem não sabe ler em inglês e não tem como comprar o livro na língua original, sugiro veementemente que iniciem uma campanha junto à editora "Eu quero A Different Blue em português!".

É isso gente! Espero que tenham gostado da resenha.

Gostou dessa resenha, feita por Mariana Ramos? Quer ver as imagens ou ler outras resenhas? Então entre em nosso Blog!

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/10/resenha-different-blue.html

Silvia 12/01/2016

A melra!!!
Não sei como isso acontece, mas Amy sempre toca o meu coração. Li outras resenhas e as leitoras até podem ter razão de que esse livro não foi tão profundo ou tão bom quanto os outros livros dessa autora, mas no meu ponto de vista foi especial.
Achei a história encantadora, pois nos deparamos com uma garota marcada pelo abandono e sem saber sobre sua própria história, que se encontra perdida e numa vida sem sentido. Entretanto isso foi modificado porque ela encontrou alguém que lhe fez ter novas perspectivas.
Darcy Wilson uma velha alma em um corpo novo, que trouxe tantos ensinamentos e amadurecimentos para a linda garota Blue.
Eu acho que a história foi real, crua, com os deslizes de Blue, mas com ela se auto descobrindo, com novas perspectivas e sendo altruísta ao colocar o bem estar de outro acima do seu.
Gosto como a autora inseri arte, outras culturas e a música em suas histórias, fica pessoal e extremamente tocante.
Amei, me emocionou e super indico o livro.

"- Era uma vez havia um pequeno pássaro que foi colocado em um ninho. Procurado. Amado. Sem medo, porque sabia que era um falcão, um pássaro bonito, digno de reverência, merecedor de amor..."

E assim Blue se encontrou!!!

Gabi | @ps_gabih 30/01/2016

Só amor...
"O arrependimento é o tempero da vida. Não importa o que vc escolha, sempre irá se perguntar se deveria ter feito uma escolha diferente."

Li outro livro da @amy.harmon2 e tive meu coração quebrado várias vezes.?

Esse livro da Amy conta a história de Blue, uma menina de 19 anos que ainda cursa o último ano do ensino médio e veste uma carapuça de "fácil" pra que as pessoas não vejam quanto ela é maravilhosa e talentosa.

Quando tinha por volta dos 2 anos de idade, a sua mãe lhe deixou no carro de um estranho e desapareceu. Ela foi criada por ele e recebeu muitos ensinamentos, incluindo a arte.

Quando Wilson aparace na sala de aula e ela percebe o quanto professor a faz repensar sobre a sua vida, incluindo quem ela realmente é, isso a faz atacar com sua melhor arma. A língua afiada e o desdém.
As aulas do professor Wilson faz com que os questionamentos de Blue sobre o seu passado aumente cada vez mais, já que ela nem sabe se o seu verdadeiro nome é mesmo Blue.

Enfim....
Quando comecei a ler achei que a Amy iria me decepcionar. Eu não estava embarcando na história e foi assim pelo menos nas primeiras 70 pags até que finalmente comecei a gostar o rumo da história.

É um livro sobre descobertas de si próprio, o quanto uma amizade, uma orientação pode salvar alguém de si mesmo .
Sobre escolher ser o que vc quiser ser... Independente de tudo.

Estou simplesmente apaixonada pela Amy Harmon, e já estou providenciando os outros livros dela para ler tuuuuudo ?