O gato do rabino, vol. 2

O gato do rabino, vol. 2 Joann Sfar

Resenhas - O gato do rabino, vol. 2

Karol com kah 19/07/2023

Achei melhor que o primeiro
Mas ainda assim não sou fã desse tipo de narrativa. Talvez por ter passado situações de discriminação religiosa ao longo da vida, acredito que algumas situações do livro podem ser mal interpretadas e/ou pode acabar fixando alguns esteriótipos errôneas.

Acho que esse livro é mais direcionado para a comunidade judaica.

Não recomendo para pessoas que não tenha um conhecimento prévio ou não entendam o humor judaico.

z..... 17/07/2014

Através da HQ conhecemos um pouco da cultura do judaísmo, mas o foco é a visão do gato com seus questionamentos. Nessa, curiosamente, ele perde o poder da fala de uma maneira tão inusitada, como inusitados lhe parecem muitos pontos. Ele infringiu algo que lhe parecia desnecessário e superável em sua visão

Aline T.K.M. | @aline_tkm 09/12/2013

Mantém o interesse, embora não surpreenda tanto quanto o vol. 1
Na continuação do primeiro volume, tudo começa com uma carta vinda de Paris, diante da qual o rabino se vê ameaçado pela possibilidade de ser substituído e não mais ser o rabino da região. Ele precisa provar seus conhecimentos em língua francesa em um exame ditado que o deixa uma pilha de nervos. O gato falante tratará de ajudá-lo como pode, mas acaba pronunciando o nome de Deus em vão e aí... ele perde o poder da fala!

A um só tempo, acompanhamos a chegada de um jovem rabino de visita a um familiar moribundo, e a vinda do Malka dos Leões – primo do velho rabino e a grande atração do livro –, que causa alvoroço principalmente entre as amigas da jovem Zlabya. Temido e respeitado devido a histórias com ares lendários de que seria capaz de proteger mocinhas indefesas de um leão feroz – ele de fato tem um leão de estimação, nada feroz –, o Malka é dono de inegável carisma e ganha nossa simpatia desde sua primeira aparição.

O caráter espirituoso e a tensão permanente marcam o volume dois da série em HQ O Gato do Rabino. Ao passo em que acompanha certo amadurecimento psicológico do gato, o leitor quebra a cara ao se deparar com a perda da fala do astuto personagem. Entre apreensões e mal-entendidos, a resolução de um dos problemas não vem de graça; radiante, Zlabya – a quem o gato secretamente continuava a dirigir a palavra antes de perdê-la, apesar da proibição do rabino – revela ao bichano uma notícia que o deixa de pelos eriçados...

Sem poder falar e diante da tragédia iminente de perder a amada dona para um novo rival, o desfecho traz um gato que é, todo ele, olhos arregalados. Embora não surpreenda tanto quanto o primeiro livro, O Malka dos Leões mantém em pé o interesse do leitor e traz um excelente gancho para o terceiro volume da série, intitulado O Êxodo.

LI EM FRANCÊS
Bem simples de ler, dispensa o uso do dicionário para os que têm certa autonomia no idioma. Recomendado para níveis a partir do intermediário. Aos fluentes: se joguem que essa série vale a pena!

LEIA PORQUE...
Tal como no primeiro volume, a trama continua inteligente, e as falas, sagazes; os personagens conquistam o leitor mais uma vez. Apesar de ter perdido o poder de falar com os humanos, o gato ainda pode se comunicar com os animais, o que tornam engraçadas as interações entre ele e o leão do Malka.

DA EXPERIÊNCIA...
Ligeiro, rápido e gostoso de ler. As ilustrações presenteiam os olhos e, estas sim, continuam surpreendendo.

FEZ PENSAR EM...
Como Félix, Garfield, Frajola e outros felinos das animações, o gato (do rabino) é dotado de personalidade marcante e tem tudo para estar no mesmo patamar de seus colegas famosinhos.

site: http://livrolab.blogspot.com