A arte de pensar claramente

Resenhas - A arte de pensar claramente

1 | 2 | 3 | 4

Leandro137 18/04/2024

A arte de pensar claramente
Confesso que esse livro me surpreendeu bastante. Trouxe reflexões bem interessantes de como nossos pensamentos podem nos levar a cometer erros. O autor deixou claro que mesmo tendo consciência dos erros de pensamento que ele expõe no livro, muitas vezes é impossível não ser vítima deles. Assim o que o livro busca não é necessariamente mudar hábitos de pensamento dos seus leitores, mas proporcionar reflexões e apontar erros que costumamos cometer. O autor não é especialista em psicologia, psiquiatria ou nada do tipo. Então, o que ele escreve vem das experiências que ele teve enquanto indivíduo formado em administração de empresas e como empresário. (Curso administração então achei isso bom) Gostei no livro o fato de os capítulos serem curtos, o que torna a leitura fluida e agradável. Porém, achei um pouco repetitivo alguns capítulos que pareciam falar as mesmas coisas só que com palavras diferentes. Ainda assim achei que valeu a pena. Recomendo.

Leonardo 27/03/2024

Nada demais
Não foi um livro que gostei de ler, talvez no meu momento de vida atual o livro não tenha feito sentido, falam muito bem dele, mas não foi algo que me tocou. Talvez em uma próxima oportunidade eu releia ele.

Ceres_lima 03/03/2024

Razoável?
Acredito que minhas opiniões sobre o livro sejam devido ao momento da minha vida, a leitura, apesar de muito direta, é um pouco confusa em algumas partes. No mais, é um livro de observações sobre a vida na visão de estudo do autor, bom!

°Patt~Siilva° 26/01/2024

Meio confuso, meio trucado, para "pensar claramente"
Já li outros títulos que abordaram temas contidos neste livro e compreendi melhor. Aqui, em vários momentos, a explanação do autor ficou um pouco confusa, meio trucado do texto.

Muitos conceitos mostrados são bem interessantes, mas a leitura foi meio cansativa.

Orlando.Fidelis 14/12/2023

Ferramenta para otimizar seu raciocínio.
Esse livro aponta erros de raciocínio que seguimos quase que majoritariamente. Ele traz uma noção de evolução biológica que nos coloca entre o pensamento racional e o emocional. O que fica claro nesse livro é que sabendo dos erros de pensamentos e corrigindos o lado positivo do raciocínio aparecerá. Recomendo que leiam riscando o livro, anotando sua experiência em cada tópico e se propondo a exercitar no dia a dia o aprendizado.

Lucas 05/12/2023

Bastante simples com dicas de como se comporta melhor em certas ocasiões, a forma de pensar claramente é bem leve de se ler, capítulos bem curtinhos e bem escrito. Recomendo a leitura.

Preto Contenção 03/12/2023

? Vamos voltar a realidade ?
"A Arte de Pensar Claramente" do Rolf Dobelli é tipo um mapa do tesouro para a mente! Lançado em 2014, cada capítulo é como uma luzinha acendendo na nossa cabeça, saca? É aquele livro que te faz pensar, tipo "Epa, será que tô caindo nessas armadilhas mentais?" Com um jeito descontraído, Dobelli dá um tapa na cara da falta de raciocínio lógico e te deixa ligado. Se você curte desvendar os truques da sua própria mente, esse livro é um play obrigatório!

pamelaoliveiraa.s 10/09/2023

Ótimo para aprender sobre desenvolvimento pessoal e comportamento humano
Quando terminei a leitura não tinha entendido muito bem a mensagem, talvez tenha sido a falta de maturidade... mas 8 meses após a leitura me dei conta estou aplicando algumas coisas que foram citadas no livro e isso é muito positivo. Vale a pena a leitura, ainda mais para quem gostar de entender o comportamento humano ou gosta de estudar sobre desenvolvimento pessoal.

Acredito que farei uma releitura em breve.

Manymony 23/08/2023

"Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados"
Nosso cérebro não é infalível, muito longe disso. Na verdade, muitas vezes nos leva, de forma imperceptível, a cometer erros de julgamento e a fazer péssimas escolhas.
Sempre há formas diferentes de se encarar uma situação, e olhando por outros ângulos o que antes era um problema pode se mostrar apenas com um contratempo

andersondynastheon 05/04/2023

Razoável
A Arte de Pensar Claramente do autor Rolf Dobelli, ele estuda os ?erros de lógica? mais imprevisíveis. Faz isso para descobrir por que superestimamos nosso próprio conhecimento. Além disso, investiga por que algo não se torna mais verdadeiro porque milhões de pessoas o consideram dessa forma e por que ficamos absortos em teorias comprovadamente falsas.

Aline Dias 29/12/2022

O título não ?fecha?
O livro vem em forma de pequenas reflexões, acredito que o mais interessante seria o autor ter feito um embasamento mais profundo considerando o título do livro ?

Luan.Brito 20/11/2022

Bom livro
É um livro bem interessante, com muitas sacadas sensacionais que vai fazer o leitor evoluir bem, porém tem situações pouco repetitivas.

Jenner Azevedo 06/09/2022

Ah, essas uvas não estão maduras
Apresenta de forma clara e objetiva diversos vieses cognitivos e erros de pensamento. Muito interessante. Muita gente que lê se vê no livro e acaba criticando (vide as avaliações na Amazon)
mas é um livro que de fato nos ajuda a pensar melhor e não cair em armadilhas da nossa própria mente

Bele 29/08/2022

Foi a primeira vez que tive contato com o viés de comportamento,o autor aborda o conteúdo de forma clara e objetiva. Ao longo do livro é possível perceber a importância do pensamento crítico,racional e que devemos conseguir equilibrar razão e emoção.

Gabriel.Maia 02/08/2022

Se você quer ser diferente, pense diferente
Termino esse livro com uma sensação estranha dentro de mim. Acho que não consegui absorver tudo que o autor tinha para passar por falta de experiências de vida para usar como parâmetros, então estou certo de que farei a releitura em um outro momento pois é uma obra cheia de informações importantes e cheia de gatilhos para mudança de mindset.

O livro já deixa clara sua proposta no título, traz vários exemplos de pensamentos que temos no nosso dia-a-dia que podem estar freando nosso progresso e atrapalhando diversas áreas de nossa vida, e deixa claro que todas as pessoas estão sujeitas a esses "erros de pensamento" como o autor gosta de chamar.

Um dos pontos mais interessantes levantados pelo autor na minha opinião é sobre a falácia de custo irrecuperável. Sabe quando você está lendo aquele livro chatíssimo só pra terminar de ler, alegando que já leu tantas páginas e se parar de ler agora terá desperdiçado seu tempo? Esse é um exemplo claro. Você não deve insistir por muito tempo no que não está dando certo apenas porque já investiu dinheiro ou tempo nesse projeto, pois o que está perdido, está perdido. Nesses casos devemos agir pensando em redução de danos, não em recuperar o que foi perdido.

Em vários pontos essa leitura me lembrou bastante o livro "O mundo assombrado pelos demônios" de Carl Sagan, principalmente quando o autor fala sobre o viés de confirmação. Sagan já havia falado sobre esse viés em seu livro para explicar como os gurus das pseudociências manipulam sua percepção de certos acontecimentos. Se você passar a vida inteira pensando que as pessoas são boas, você achará evidências suficientes para confirmar esse pensamento, assim como encontraria evidências caso achasse que as pessoas são más. Tendemos a filtrar as informações que chegam ao nosso cérebro de modo que a informação se adapte aos nossos ideais, e não que nossos ideais se adaptem à informação, o que é um erro muito comum que te mantém preso em sua bolha e te permite ser enganado mais fácil por pessoas que te mostram aquilo que você quer ver, mesmo que isso seja uma tremenda mentira.

O autor também demonstra claramente a sua repulsa pelos especialistas em algumas partes do livro. Não concordo com tudo o que ele pensa sobre os especialistas mas admito que eu mesmo era muito refém da prática de procurar opinião dos "especialistas de youtube" antes de fazer qualquer coisa. Antes de fazer uma resenha eu sempre via vídeos de resenhas para moldar minha opinião, antes de montar uma nova dieta eu sempre olhava vários vídeos que confirmassem minhas ideias sobre tal dieta, e não em entendam mal, o conhecimento novo é sempre bem vindo, o problema aparece quando você já tem esse conhecimento e não tem coragem de aplicá-lo por medo de errar, e continua vendo vídeos e mais vídeos buscando a falsa sensação de segurança que esses especialistas te passam. Dobelli alega que os especialistas e máquinas de previsões aleatórias tem quase a mesma margem de acertos, e que por isso não devemos levar suas previsões a sério, até porque eles não tem nada a perder se errarem as previsões, não serão demitidos nem perderão dinheiro. Agora, quando acertam uma previsão que seja fazem questão de mostrar isso para o mundo todo, aumentando sua credibilidade e oferecendo mais margem para futuros erros.

O viés retrospectivo é outro ponto interessante que o autor levanta no livro. Após um acontecimento é muito fácil encontrar motivos. Por exemplo quando seu amigo é despedido do trabalho dele, você pensa: "Mas também ele não fazia por merecer, não fazia horas extras nem nada do tipo, era óbvio que isso aconteceria" ou então pode pensar "Ele trabalhava demais, esse era o problema. Todos sabemos que puxa-saco não dura muito, era óbvio que isso aconteceria". Esse viés casa muito bem com o viés de confirmação e nos mostra que devemos ter muito cuidado com esse óbvio.

Talvez um dos pontos mais importantes que absorvi nessa leitura foi a prova social. Tendemos a pensar que quanto mais pessoas tem uma mesma opinião, mais essa opinião tende a estar correta, e isso não poderia estar mais errado. Nosso cérebro se deixa levar pela maioria, e mesmo que você tenha uma opinião contrária, provavelmente se absterá de expressá-la se todos os outros tiverem uma opinião contrária e acabará ficando calado, mesmo que não concorde com a opinião vigente. Isso pode ser um erro absurdo pois muitas vezes alguém dará uma opinião sem nem saber ao certo o que está acontecendo ou sem ter conhecimento sobre o assunto, e essa opinião pode ser aceita por falta de concorrência, então sempre dê sua opinião mesmo que ache que ela não será bem aceita. E caso você seja o chefe do projeto, sempre tenha ao seu lado um advogado do diabo para colocar opiniões contrárias em jogo e você possa analisar diferentes contextos e tomar a melhor decisão possível.

O viés da ação também me chamou muito a atenção, ele diz que nós tendemos a nos movimentar em situações de desconforto mesmo que tenhamos mais vantagens ao permanecer parados. Não suportamos ficar parados enquanto as coisas acontecem, mesmo que essa ação repentina possa causar inúmeros efeitos negativos. O autor cita o exemplo de um goleiro em uma cobrança de pênaltis. Raramente o goleiro permanece parado, mesmo havendo uma chance de 33% do cobrador chutar no meio. Isso acontece pois o goleiro acha menos vergonhoso tomar o gol tentando defender em algum canto do que tomar o mesmo gol mas ficando parado, o que não faz muito sentido. Em situações indefinidas tendemos a buscar o movimento apenas para termos a sensação de que estamos fazendo algo para melhorar a situação, o que pode acabar atrapalhando tudo. Nesses casos indefinidos, que você não tem noção do que fazer, não faça nada sem pensar. Pare, respire, relaxe e tente analisar a situação, colete informações e elabore uma estratégia que faça sentido antes de fazer as coisas de qualquer jeito.

Essa foi uma leitura importante e lendo os destaques para escrever essa resenha eu consegui melhorar minha percepção sobre a leitura. Como todos os livros existentes, esse também não é perfeito, tem algumas partes que eu não concordo com o autor e eu achei que tem muita informação repetida que poderia ser colocada em apenas um capítulo, o que acaba deixando a leitura meio cansativa em alguns momentos, mas ainda vale muito à pena. Como eu disse antes, esse é um livro que eu com certeza irei reler futuramente quando tiver mais experiências de vida e tenho certeza que minha mente será outra completamente diferente da de agora, o que me deixa ainda mais animado.
É com certeza um livro riquíssimo em sabedoria, que te faz olhar as situações do seu cotidiano com outros olhos e te faz ser uma pessoa mais original, que foge do padrão social e isso é o que fará você se destacar. O melhor destaque que fiz nesse livro é uma citação de Emerson que o autor insere magistralmente no final do livro. Vou deixar ela aqui no final. Obrigado por ler até aqui!

"Coletivamente, é fácil viver de acordo com representações alheias. Na individualidade, é fácil viver de acordo com as próprias representações. Contudo, notável é apenas aquele que preserva sua independência na coletividade." - Ralph Waldo Emerson

1 | 2 | 3 | 4