A Resposta Católica

A Resposta Católica Pe. Paulo Ricardo

Resenhas - A Resposta Católica

Daniel 05/05/2024

Não é fácil ser católico.
Livro de muito fácil entendimento e muito bem embasado, expõe de forma clara a fé católica. Em relação ao apresentado não cabe discussão e sim obediência, se você for católico.
As dúvidas colocadas no livro foram muito bem selecionadas e tratam de questões objetivos sobre a fé católica, que certamente muitos fiéis já se perguntaram sobre.

jo ^^ 14/03/2024

Amo o Pe. Paulo Ricardo!
Que livro maravilhoso! Perguntas tão importantes e tão bem respondidas, com liguagem simples e de fácil compreensão!
Esse livro não serve como ponto de conversão, mas claro que pode agiliza-la, pois é cheio de ensinamentos, quase uma catequese!
Leia-o se você tiver a oportunidade e o interesse. Se você não for católico, ou buscar conhecer a religião com verdadeiro interesse, claro que você não entenderá e ridicularizara o que há no livro. Então indico a leitura com uma mente aberta que aceite críticas!
Amei muito.

Teté 16/01/2024

Ótimo livro
As respostas de Padre Paulo são muito claras e diretas, sempre muito bem embasados nos documentos da Igreja

Luiz 03/12/2023

Alguns assuntos requerem uma Resposta Católica
Livro: Resposta Católica - Um pequeno manual para grandes questões
Autor: Pe. Paulo Ricardo

Pe. Paulo Ricardo sem dúvida é um dos padres mais conhecidos atualmente, além de fornecer cursos diversos possui um trabalho rico em que explica diversas questões que envolvem a doutrina e a história da Igreja Católica. Já assisti muitos relatos de conversão e posso dizer com muita segurança que pelo menos 80% dos casos Pe. Paulo Ricardo foi citado como sendo uma influência importantíssima pra essa tomada decisão que envolve uma nova forma de ver e vivenciar a fé.

Particularmente posso dizer que Pe. Paulo Ricardo teve grande influência na compreensão da Fé Católica, mas principalmente por dois meios tive contato com os ensinamentos do Padre. O primeiro foi nos estudos sobre Marxismo Cultural, no seu canal do YouTube, Pe. Paulo Ricardo nos mostra de forma clara e brilhante o que é o marxismo e sua vertente cultural, nos mostrando o como ela impregnou a cultura brasileira. Outro ponto foi justamente a sua Playlist "Resposta Católica", uma sequência grande vídeos em que o padre responde dúvidas diversas sobre a fé católica, e com base nisso perguntas selecionadas entraram para este livro.

Confesso que boa parte das perguntas contidas no livro eu já tinha visto nos vídeos, porém a a facilidade é que num livro é possível fazer uma explanação melhor e com direito a notas e referências.

Nesse ponto, digo que pra quem já assistiu os vídeos muito provavelmente o livro não agrega em muita coisa. Mas não há como dizer que o livro não bem escrito e fluido de ler, pois é em grande medida, o o tipo de livro facilmente lido em 2-3 dias.

Serve também para um primeiro contato com o padre, visto que já vi muitos não quererem "contato" justamente pelo seu jeito incisivo de se portar, mas creio que isso seja necessário, não é de hoje que a fé católica é atacada e desmoralizada de tudo quanto é forma, e o ímpeto dos vídeos, e do livro, é justamente mostrar a verdade da doutrina da Igreja, doa a quem doer.

Temas como:
- A Igreja Católica não permitia a leitura da Bíblia.
- a Igreja Católica inventou que Maria era virgem
- Jesus tinha irmãos.
- a Igreja Católica inventou o nome "Católico"
- a Igreja relativiza o uso das roupas eclesiásticas.
- a Igreja acrescentou livros na Bíblia.
E etc.

Respondendo perguntas mal intencionadas e outras bem intencionada, ou seja dúvidas sinceras, o padre, nos esclarece diversos pontos específicos sobre a história da Igreja, a doutrina e a moral católica. É um bom livro de introdução ao catolicismo e esclarece quem tem dificuldades com a área de apologética ou até mesmo dúvidas sobre a fé.
Falo isso porque sinceramente não consigo imaginar um "não-Católico" lendo esse livro.

Já faz um tempo que esse livro foi lançado e não sei se existe a intenção de lançar outros, visto que é descrito como sendo "Volume 1". Fato é que existem cerca de uns 200 vídeos no canal, teria material pra lançar outros livros, porém percebo que esse "quadro" do Resposta Católica não é mais "alimentado", acredito que isso se deve ao foco que o padre dedica aos seus cursos.

Recomendo sim o livro, ainda que seu conteúdo possa ser consumido pelos seus vídeos, mas reforço que qualquer conteúdo do Pe. Paulo Ricardo é de uma preciosidade muito grande.

? A Igreja Alguma Vez Proibiu a Leitura da Bíblia?
"[...] o encargo de interpretar autenticamente a palavra de Deus escrita ou contida na Tradição, foi confiado só ao magistério vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo. Este magistério não está acima da palavra de Deus, mas sim ao seu serviço, ensinando apenas o que foi transmitido, enquanto, por mandato divino e com a assistência do Espírito Santo, a ouve piamente, a guarda religiosamente e a expõe fielmente, haurindo deste depósito único da fé tudo quanto propõe à fé como divinamente revelado."
(Dei Verbum 10 apud Pe. Paulo Ricardo, p.42)

? Um Católico Pode Ser Maçon?
"Quanto aos princípios maçônicos, estes são clara e irremediavelmente incompatível com a doutrina cristã. A Igreja sempre viu na Maçonaria um forte naturalismo racionalista, ou seja, não há intervenção do divino na história, não há sobrenatural e a religião é apenas um esforço do ser humano que busca os vestígios de Deus nas realidades intangíveis, de tal forma que, através desse racionalismo, se possa conhecer o Grande Arquiteto do Universo."
(Pe. Paulo Ricardo, p.62)

Maria4303 04/02/2023

Sério, um ótimo livro para compreender algumas questões e tirar dúvidas sobre o que a igreja nos manda em determinadas situação. O livro todo é feito com bases concretas, como o Catecismo da Igreja Católica, os dogmas da Igreja e os Códigos de Direitos Canônico. Uma verdadeira catequese em forma de livro.

Michele Duchamp 25/09/2021

Sadismo teológico
Padre Paulo Ricardo faz parte da nova direita brasileira. O seu método evangelizador segue a linha "dura" de expoentes como Olavo de Carvalho (ao qual o padre apoiou e posou para uma foto, ambos portando armas) e Ítalo Marsili.
Seria uma espécie de sadismo teológico, como foi classificado em um artigo do site Ihu Unisinos.
Aqui, a resposta católica - na verdade resposta ideológico-católica - é utilizada como uma espécie de política do "big stick".
Tenho muitas críticas a esse tipo de abordagem da moral. Por isso, rompi e me afastei dessa ala da Igreja.
Não indico para pessoas que não seguem a direita como norte de vida espiritual. É um livro voltado completamente a esse nicho de pessoas (ou pelo menos às pessoas que aí querem ingressar).
Mas cada um escolhe o pastor que mais lhe convém, baseando-se no ideal de pessoa em que quer se tornar. Felizmente (ainda) somos livres para escolher nossos caminhos.

Enzo Frese 11/09/2020

Santo Alvitre
Padre Paulo sana inúmeras dúvidas relativas a Santa Igreja Católica e seus dogmas. Recomendadíssimo! "Estejais sempre prontos a dar razão de vossa fé a todos aqueles que vos perguntar"

Marcus Vinicius 17/06/2020

Ótimo. Responde claramente as dúvidas que temos. Recomendo.

Gran DBabú 15/06/2019

Respostas sem achismos
O livro é bem claro em explicar a origem e fundamento do posicionamento da Igreja Católica acerca de variados temas. Sempre embasado em documentos oficiais do Magistério da Igreja, eventualmente respaldado por posicionamento de grandes teólogos de agora e de outrora. Como o padre Paulo Ricardo diz, a Igreja Católica não é assim chamada apenas por ser universal, mas por seguir integralmente a doutrina deixada pelos Apóstolos.