Rei Branco e Rainha Vermelha

Rei Branco e Rainha Vermelha Daniel Johnson

Resenhas - Rei Branco e Rainha Vermelha

3ddy 17/10/2023

A guerra fria trouxe com ela nomes importantissimos do xadrez. Nunca antes um país tinha se empenhado tanto em ser uma potência nesse jogo de estratégia.
'Rei Branco, Rainha Vermelha', além de fazer uma alusão a personagens de 'Alice Além do Espelho', traz consigo historias sobre os melhores jogadores de xadrez, comunismo, guerra fria e máquina x mente humana.
Pra quem gosta de xadrez esse livro é uma obra de arte e sim ele fala do embate entre Karpov x Fisher e Kasparov x Deep Blue.
Eu sei que só por esse introdução já deve ter ficado curioso(a), então aproveite a leitura. Não é apenas mais uma história é uma aula.
Existe um filme chamado 'O Dono do Jogo' que retrata bem a parte do Fisher x Karpov. Há varios outros filmes com a mesma temática, mas existe uma série que ganhou minha atenção, se chama 'O Gambito da Rainha' disponivel na Netflix.

???Me siga para mais resenhas:
3ddy

Lineu 01/01/2020

Xadrez x Guerra Fria
O livro mostra como o xadrez foi utilizado pela antiga União Soviética como propaganda ideológica. O começo é um tanto desinteressante, com muitos comentários anticomunistas desnecessários, mas é seguido pela excelente descrição do match Fischer-Spassky, e os 4 matchs Karpov-Kasparov. Devorei em 8 dias, porque jogo xadrez desde os 6 anos e sou fã do jogo. Para enxadristas é um livro muito interessante.
cpedras 10/01/2022minha estante
Na verdade os comentários anticomunistas permeiam o livro todo e são realmente cansativos, mas o livro é válido por fazer um bom resumo sobre a historiografia do xadrez.

Paulo 25/07/2013

O movimento pelo poder
Rei Branco e Rainha Vermelha Como A Guerra Fria foi disputada no tabuleiro de xadrez" (Record) Nessa estréia como escritor Daniel Johnson, narra a história do xadrez pelo século XX. Depois da revolução de 1917, os Bolcheviques, levaram o jogo para o Kremlin. Mas somente com as manobras do criador do Exercito Vermelho Nikolai Krilenki, é que o jogo veio a se tornar o símbolo do poder soviético. Dando inicio as três décadas da hegemonia russa, que só foi quebrada na histórica partida entre Boby Fischer e Boris Spassky. Mas por trás das partidas, um verdadeiro jogo mental era travado entre jogadores. E entre as autoridades dos países. Pois a vitória no tabuleiro valia não somente o status de campeão, mas a superioridade intelectual perante a nação rival.Dentre diversas manobras políticas e longas partidas de xadrez o livro termina com a consagração de Gary Kasparovy, ultimo campeão mundial de xadrez, sobre a bandeira da União Soviética.

site: http://estantedopaulo.blogspot.com.br

Marcos5813 20/05/2014

Xadrez, entre a Liberdade e a Opressão
Livro do Daniel Johnson, muito bem escrito e traduzido, diga de passagem, pela editora Record, mostra como o xadrez serviu de instrumento ideológico para o sistema comunista que imperou na ex-URSS entre os períodos que vão da Revolução Bolchevique em 1917 até a queda do muro de Berlim 1989, e o esfacelamento do sistema. No período anterior a Segunda Guerra Mundial o xadrez já era vista como um esporte que representava e maior expressão intelectual humana no campo lúdico, disputado com brilhantismo e artisticamente. Campeões como Adolf Anderssen, Paul Morphy, Wilhelm Steinitz, Emanuel Lasker, José Raúl Capablanca, fazem parte de uma era do xadrez mais romântica, anterior dos holofotes beligerantes das potências mundias que estavam para surgir. Com o já implantado comunismo de estado na Rússia, surge o primeiro campeão soviético, Alexander Alekhine. O período hegemônico dos soviéticos no xadrez perdurará até o século XXI, só sendo interrompido por duas ocasiões, por Max Euwe, dos países baixos, entre 1935 à 1937 e Bobby Fischer, em 1972. O período pós Segunda Guerra Mundial viveu momentos de tensões entre os dois atores principais do cenário político e econômico. De um lado, o capitalismo liderado pelos EUA, que prezava pela liberdade e o livre mercado, do outro, o comunismo de estado liderado pela Rússia e outros Estados que formavam o bloco da URSS. Nesse meio o xadrez é disputado em cada casa do tabuleiro como o esporte intelectual que comprovará quem são os mais aptos para vencerem nisso que é uma mistura de maestria e talento. Livro estupendo!!! Um livro de história e sobre xadrez.

Gabriel.Arbes 24/01/2022

Os bastidores dos macht do titulo.
O livro trata dos bastidores dos confrontos para o titulo mundial de xadrez, apesar de ser muito interessante o livro, principalmente para quem gosta de xadrez, ele fala muito mais de politica, o autor deixa claro a sua posição anticomunista do início ao fim do livro.