1968: O Ano que Não Terminou

Resenhas - 1968

1 | 2 | 3 | 4

Addilað» 03/03/2022

Para ler e reler
O livro me ajudou a entender sobre o início da ditadura militar no Brasil pelos olhos de um jornalista que viveu esse período de nossa história! O livro é um pouco cansativo para quem não sabe todos os conceitos relacionados a política (meu caso). Pretendo reler esse livro futuramente para absorver melhor o conteúdo.

Quanto ao autor (Zuenir Ventura) já havia lido outro livro dele, o que me fez consumir outros títulos de sua autoria.

Para entender a história do nosso país recomendo esse livro e esse autor/jornalista.

Felipe 21/01/2022

Boa introdução ao Brasil contemporâneo
Gosto como o livro passa por todos os temas relevantes à época. Zuenir apresenta a dimensão política, cultural, acadêmica e depois passa a narrar os fatos mais marcantes.
Estava esperando truculências do exército e torturas, e tudo isso está no livro. Mas me surpreendeu como a juventude de esquerda era homofóbica e careta - nem as drogas presentes como imaginamos com os hippies. Já para o lado do exército, fica marcante a história de Sérgio Ribeiro Miranda de Carvalho.

Bebelly 03/12/2021

O livro é muito bem escrito e me permitiu aprender muito sobre a época. Recomendo pra quem se interessa por história e política contada de forma simples. Obs: a escrita do Zuenir me lembra muito a do Laurentino Gomes, acho que por ambos serem jornalistas.

Desnorteada 05/10/2021

O relato no ponto de vista de várias pessoas e com histórias que poderiam ser esquecidas. Conta com violência e obstinação de um povo que não se deu por vencido e foi a luta. Com heróis e relatos engraçados.

Duda 06/09/2021

Olha
Eu gostei de saber que tiveram que a geração passado lutou pelos seus direiro e agora é a vez da nossa geração z lutar algumas partes contendo gatilhos só pra avisar pq eu tenho 14 anos e li e gostaria de saber que tem gatinhos recomendo pra maiores de 16

Wallace17 30/07/2021

Um clássico da nossa historiografia
"O país acumulou uma considerável soma de crises que antigiram praticamente todas as áreas, fortalecendo as bases radicais. A marcha da insensatez parecia irreversível. À medida que a intolerância ia tomando conta do governo, a única resposta possível parecia ser o radicalismo, que se manifestava no movimento estudantil, na política, nas artes e no showbiz. Longe iam os tempos em que o diálogo ainda podia ser pelo menos uma esperança. Era a hora do enfrentamento. As esquerdas lutavam contra a ditadura e, preferencialmente, entre si. A INTOLERÂNCIA NÃO TINHA MAIS IDEOLOGIA".

Relato é do ano de 1968. Qualquer semelhança com o Brasil atual não é mera coincidência. Será que somos uma nação fadada a repetir os mesmos erros do passado? O único caminho par evitar ser "mais do mesmo" é estudar, debater com seus amigos, discutir no trabalho, na faculdade. Não é possível que sejamos tão avessos assim para o progresso da nossa nação.

Um belo livro pra analisarmos um ano que foi uma reviravolta no Brasil assim como foi no mundo inteiro. A leitura dessa obra de Zuenir Ventura é um mergulho há meio século atrás. As minhas considerações sobre livro só reforçam que a ditadura foi uma desgraça para a nação brasileira. E quem pensa o contrário, corrobora para a crueldade, torturas e MORTES. Não saber conviver com a oposição é o primeiro passo para a barbárie e o fascismo.

site: https://www.instagram.com/p/BlMgYzCBQma/

Rebeca.lousz 30/04/2021

A ditadura no Brasil teve nome e sobrenome
Zuenir Ventura nos presenteia com um exaustivo trabalho de jornalista, são fatos atrás de fatos pesquisados e comprovados até a última instância, é admirável esse compromisso que ele assume com o leitor.

1968 é um ano polêmico e de muitos conflitos no Brasil, é o ano do AI-5, do golpe dentro do golpe. Ventura consegue nos transmitir o sentimento que pairava no ar da época com maestria, é impossível não se revoltar com o que se lê, ainda mais por se tratar de um passado nada fictício da nossa história.

A sucessão de eventos narrados por Ventura culminam no AI-5. Apesar de serem fatos indiscutíveis, o autor tem uma enorme sensibilidade na escrita, a forma como ele nos conta a história é bem aquém da escrita de um mero jornalista.

A verdade é que tanto a ditadura quanto a resistência que existiram no Brasil têm nome e sobrenome, Ventura faz questão de explicitar cada um deles sem nenhum rodeio (pode ser cansativo ler tantos nomes, mas é uma exposição que acredito ser necessária).

Um livro essencial para todos os brasileiros entenderem que nossa ditadura não teve nada de ?tranquila? em relação a outros regimes ditatoriais no mesmo período... a censura, a tortura, a repressão, a crise e o golpe são fatos existentes na nossa história, e contra fatos não há argumentos. Obrigada Zuenir pelo exaustivo trabalho de pesquisa e por compartilha-lo conosco.

sevennationarmy 27/04/2021

DITADURA NUNCA MAIS!
o livro é tão fluído de ler, apesar de ser um assunto tão pesado, você lê que nem sente!

Zuenir é cirúrgico e detalhista em todos os episódios que relata. deveria ser leitura obrigatória nas escolas para NUNCA nos esquecermos os 20 anos de obscurantismo que assolaram nosso país.

episódios como o plano dos militares para explodir o gasoduto em plena segunda-feira na hora do rush somente para culpar os "comunistas" é dolorido de ler, mas faz você entender mais como a ditadura foi CRUEL! o próprio autor do livro foi uma vítima do AI-5 sem motivos.

DITADURA NUNCA MAIS!

Júlia 27/04/2021

Um livro que todo brasileiro deveria ler, para que não se deixe repetir oq aconteceu em 1968.

Aline 28/12/2020

Ditadura relatada em texto leve e com bom humor
O livro conta os fatos relacionados à resistência à ditadura ocorridos no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, em 1968. Começa narrando a festa de Réveillon na casa de Heloisa Buarque de Holanda e termina falando sobre a promulgação do AI-5 (o golpe dentro do golpe, como diz o autor). Traça um retrato do efervescente cenário cultural daquela época e dos protestos liderados pelos movimentos estudantis. Como todo livro que fala sobre a ditadura Brasileira, são citadas inúmeras pessoas, o que torna a narrativa confusa em alguns pontos. Mas no geral é uma leitura leve (a pesar do tema pesado), agradável, fluida e com uma boa dose de humor. O livro peca pela ausência de fotos, que ajudariam a abrilhantar o bom livro de Zuenir Ventura.

van.cazarotto 27/12/2020

Recomendo
Zuenir faz uma viagem por 1968, começando na passagem do ano até seu final. Fala dos acontecimentos marcantes de um ano movimentadissimo. Mas traz também histórias de bastidores contadas com uma narrativa maravilhosa. É um livro que eu indicaria para quem quer conhecer um pouco mais sobre a elite intelectual carioca daquele ano, além, é claro, de quem gosta de história

Thiago.Milani 11/06/2020

Bom para os dias atuais.
Interessante saber como alguns personagens conhecidos se portaram diante do período da ditadura.

Paula.Matni 09/06/2020

Um livro sobre os fatos históricos de um ano bem difícil e renovador da ditadura militar

Antony.Trindade 01/06/2020

Li esse livro já tem uns 4 anos.
1968 é um ano para ser estudado sempre. Ano de grandes manifestações estudantis. Teatro, cinema e principalmente a música denunciando a ditadura militar através de metáforas para fugir da censura.

Lucas 22/05/2020

Um belo recorte dos eventos ocorridos em 1968
Zuenir faz neste livro uma rica análise dos eventos ocorridos no ano de 1968. Seu talento para narrar os fatos é sem dúvida uma marca deste livro, que com um toque de refinado humor em alguns momentos, faz permear uma certa leveza aos fatos que precederam e deram causa ao momento mais delicado do governo militar, após sua instauração em 1964.

Importante leitura para aqueles que se interessam sobre esse momento da história política brasileira.

1 | 2 | 3 | 4