O Castelo de Yodo

O Castelo de Yodo Yasushi Inoue

Resenhas - O Castelo de Yodo

@Estantedelivrosdamylla 23/01/2021

Denso
Há algum tempo eu me considero uma pessoa que admira a cultura japonesa e gosta de a cada dia se aventurar um pouco mais na literatura nipônica. Após a leitura de alguns clássicos japoneses, me aventurei em obter essa obra em questão, tendo em vista as excelentes avaliações da mesma.

Ao ler a sinopse de "O castelo de Yodo" imaginava que seria um romance um pouco simplório e com vários elementos da época feudal japonesa, mas vai muito além disso, é uma verdadeira aula de história.

Por ter lido anteriormente "Musashi" que se passa após a batalha de Sekigahara, foi uma experiência muito enriquecedora para mim, afinal eu comparava diversos personagens e acontecimentos com relação aos dois livros e pesquisava sobre a veracidade de cada evento, podendo dizer que foi quase com totalidade fiel aos fatos.

A guerra e a busca pelo poder são os principais personagens da história, assim como temos ao centro Chacha, e consequentemente os que a cercam desde a infância até o fim de sua vida. Não simpatizei pela personagem na maior parte do tempo. Achei sua personalidade com muita sede de poder, e intransigente.

E por fim, digo que, apesar de diversas situações contestáveis (aos nossos olhos modernos e ocidentais) sempre me fascino com os elementos orientais da época em que se passa a narrativa, os significados que eles atribuem aos elementos da natureza, sua cultura, a incessante luta em prol da honra, enfim, a riqueza da história japonesa me encanta.

Lusia.Nicolino 25/06/2020

Vamos a pé, deixe a liteira para quem não vai aguentar, mas vamos logo.
Não é apenas de contemplação das cerejeiras em flor que viverão os nossos personagens. O castelo de Yodo é uma magnífica história de conspiração entre xoguns, batalhas em campos abertos, castelos imponentes – castelos erguidos em pouco tempo e alguns devorados pelo fogo em tempo menor ainda.
A narrativa de Inoue é fluida, envolvente e Chacha, a nossa personagem central, nos levará pela mão e compartilhará sua perspectiva feminina dos eventos que se sobrepõem.
Quem vive? Quem sobrevive entre casamentos e tragédias? Qual o papel da principal concubina que acaba mãe do herdeiro do regente imperial?
Entre a suntuosidade e a miséria, a ambição pelo poder e os sentimentos que brotam, essa será uma viagem incrível.

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

@tenbooks10 26/01/2020

O meu primeiro livro desse ano - ‘O Castelo de Yodo’ - é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores que eu já li.
A sinopse da obra escrita por Yasushi Inoue já havia chamado a minha atenção, pois eu sempre quisera ler uma história japonesa da era dos samurais, envolvendo batalhas sangrentas e a paisagem do Japão antigo. Mas ‘O Castelo de Yodo’ conseguiu superar minhas expectativas.
O romance histórico de Yasushi tem como cenário o nada pacífico Japão do século XVI, palco de intrigas e consolidação do modelo militar feudal. A obra, baseada em fatos reais, fica ainda melhor por ter como personagem principal uma concubina, Yodo-dono, conhecida também por Lady Chacha.
A história começa com a queda da família de Chacha, acompanha suas tentativas e das irmãs de reconquistarem algum poder (e mantê-lo, o que era mais complicado), mostrando o seu “casamento” com o homem que destruiu sua família, Toyotomi Hideyoshi - que era então o homem mais poderoso no Japão -, até chegar ao final de sua vida.
Foi muito interessante acompanhar o palco de conflitos bélicos através de uma perspectiva feminina. Além disso, a descrição dos ambientes e dos costumes do Japão Feudal, feita por Yasushi, enriquece ainda mais essa obra.
Algo que eu gostei muito é que, dentre os personagens históricos que nos são apresentados, o autor cita o mais famoso dos mestres da cerimônia do chá, Sen Rikyu. Eu fiquei muito feliz porque já havia lido a respeito dele em ‘O Livro do Chá’. É muito legal quando os livros que lemos se complementam.
No início da leitura de 'O Castelo de Yodo', é possível ter alguma dificuldade para acompanhar os fatos históricos. Isso porque nos são apresentados muitos personagens e os nomes em japonês complicam um pouco. Se achar necessário, recomendo ir anotando os nomes e membros das famílias.
Uma obra sobre ambição, poder, traições, paixões e ciúmes, no Japão do século XVI, não tinha como ser ruim.
Para finalizar, um trecho sobre a incrível Chacha: "Ela era sua mãe, amante, vassala; disposta a morrer por ele. Não aprendeu o ensinamento do primo, de que a paciência é a maior das virtudes.”

site: https://www.instagram.com/p/B7zRqFBHHfa/

Maiara.Alves 28/11/2019

Narrado a partir da perspectiva de Chacha que também é conhecida como Dama de Yodo. Apesar de ter sido uma princesa, Chacha teve uma vida bastante atribulada: perdeu o irmão e o pai durante um ataque liderado por Oda Nobunaga, a mãe num incêndio, tornou-se concubina e mãe do herdeiro de Toyotomi Hideyoshi. O domínio Tokugawa perdurou no Japão por 200 anos até a instauração do período Meiji. Trata-se de uma obra importante, mesmo sendo um romance histórico, é ótimo para se conhecer as disputas de poder que culminaram na ascensão do clã Tokugawa.

Paulo Brito 19/09/2018

Enriquecedor
Um livro enriquecedor para quem quer conhecer um pouco de um período da história do Japão, mas especificamente a ascensão dos Tokugawas e a queda dos Toytomis, tudo pelos olhos da personagem principal, Chacha, a Dama de Yodo. Para mim, a leitura fluiu muito bem, e por ser um interessado na história japonesa, achei o livro bem escrito e que prende o leitor, e é repleto de fatos históricos, muito bom.