Aristóteles em Nova Perspectiva

Aristóteles em Nova Perspectiva Olavo de Carvalho

Resenhas - Aristóteles em Nova Perspectiva

Diego 01/03/2018

Divisão. Apelo à esquerda (da qual faço parte, a julgar pela direita brasileira atual).
Primeiramente: não é bem uma resenha, eu não sou formado em Filosofia, eu não conheço a obra completa de Aristóteles...mas, eu peço, encarecidamente, que leiam esse livro. Se algum especialista em Aristóteles achar prejudicial o que o autor escreveu, favor, me contatar (para fins de conhecimento, eu gosto de aprender coisas novas) e explicar as razões também. Se quiserem um resumo, pulem para o último parágrafo.

Existe uma história, atribuída a Jesus - ao que parece, erroneamente - em que um grupo de pessoas andava por um dos lados da estrada e, no mesmo lado, viu um cachorro morto. O cachorro já estava em estado de decomposição, estava fétido, moscas o rodeavam e - como devem imaginar - não era uma cena muito bonita de se ver. O grupo foi para o outro lado, buscando ao menos sair de perto daquela cena deplorável. Eis que um deles olha o cachorro e diz: "Vejam, os dentes daquele cachorro...eles parecem pérolas."

A dualidade do pensamento das pessoas costuma ser um grande mal. Ou você concorda 100% com quem você gosta, ou discorda 100%. E é por isso que começo essa "resenha" dizendo: Eu não concordo com mais da metade do que conheço do Olavo de Carvalho - digo mais, sou um dos que brinca com algumas partes do raciocínio dele que acho incoerente -, mas não significa que ele não acerte em cheio muitas vezes. Já vi textos do Olavo demonstrando por que a meritocracia não é a regra na sociedade capitalista, já vi vídeos dele desbancando teorias conspiratórias dos democratas (e fechando os olhos para as republicanas), já vi vídeos dele atacando com um retórica de fazer inveja aqueles que dizem que o homossexualismo é antinatural ou que abala a ordem da sociedade ocidental.

Olavo é um homem, erra, acerta, pede desculpas quando acha que deve, tem como princípio dogmático a Bíblia (acredito), o que o faz ter posicionamentos BEM contrários do meu, e, às vezes, divulga fake news sem saber que o faz...ele não é o Deus que a direita pinta, e não é o Diabo que a esquerda ataca.

Dito isso, digo: o trabalho que o Olavo fez nesse livro é de ficar boquiaberto. Não levem a mal, o pouquíssimo que sei de Aristóteles me foi ensinado na faculdade de Direito - primeiro semestre, uma cadeira pra toda história da filosofia -, e só o volume da lógica. Talvez tenha me escapado algo, mas acredito que o autor fez por onde explicar por que os quatro escritos de Aristóteles (poética, retórica, dialética e analítica/lógica) mais do que se completam, fazem parte do amadurecimento de como se cria uma teoria, uma cultura, um pensamento coeso. Não consigo achar uma brecha de como quebrar o cerne desse livro, seja com Aristóteles, ou seja mesmo com simples "senso comum" de como as coisas funcionam- que não gosto muito, mas como não sou o ás da Filosofia, não podia escapar muito disso.

A parte final do livro é uma...coisa singular, trata-se da desavença do autor do livro com o SBPC em relação à obra (situação que eu teria ficado ainda mais irado que o Olavo). O mesmo expõe como uma parte - e digo isso por experiência própria em Direito (coisa que eu já vi com os próprios olhos) - das pessoas que compõem certas bancas são...de qualidade duvidosa, pra dizer o mínimo. Bom pra dar umas risadas e ver que, alguns (alguns, sim, porque já conheci muitos intelectuais honestos e que reconhecem seus erros) membros de entidades científicas não conseguem aceitar os próprios erros e que, em se tratando de ciências humanas/biológicas/algumas exatas, contatos fazem a diferença, infelizmente.

Enfim, resumo: a teoria do autor é incrível, a escrita é fenomenal, posso não concordar com tudo que esse cara fala, mas ele SOUBE do que fala quando falou de Aristóteles. Concordar com alguém em um ponto, não te faz ser fã cego dele.

OBS: certeza que alguém vai ler isso e me chamar de comuna.
Bruno Oliveira 07/06/2020minha estante
Repare que, embora você relate seu espanto com a obra, você não escreveu quase nada sobre ela. Não há análise de excertos ou argumentos em sua resenha, não há discussão sobre as ideias colocadas aí. É como se nem tivesse lido a obra, ou como se o que fosse importante para você não fosse o conteúdo do texto propriamente.

Será que você não foi apenas impactado pela aura em torno do autor?

Diego 14/02/2021minha estante
Eae Bruno, tô "reativando" o skoob agora, oito meses por uma resposta, desculpe a demora.

Então, assim, vou por partes, mas acho que talvez te obscureça mais do que te esclareça sobre a obra:

1) tenho o costume de não falar nada/pouca coisa do teor da obra que me proponho a "resenhar", pois, tecnicamente falando, uma resenha precisa dar uma geral no conteúdo total do livro em questão e isso daria na cara de quem não quer os ditos spoilers (mesmo para um livro que não é um romance). Isso se dá em todos os livros que me proponho a escrever sobre aqui no skoob - pode conferir. Por isso não há análise de partes do livro - também porque uma análise minha comparando ao que o Olavo escreveu não faria jus ao livro.

2) Bom, impactado pelo autor, acho que todos o são. Independente de gostar ou não, Olavo está na boca do povo, nas camisetas do instituto Mises e nos camelôs...

3) Bom, hahahaha, eu li a obra, revendo o que escrevi, há algumas coisas que, quem não leu a obra, não teria como saber, como o episódio na academia. Sinto muito se assim não o pareceu, meu intuito aqui é fazer com que as pessoas leiam a obra, não dar spoilers ou fazer uma resenha profissional da mesma.

4) Acerca do impacto, bom, serei sincero, não foi o amor por Aristóteles que me fez ler essa obra. Queria ver o que a pessoa em questão queria dizer com a obra em questão.