Parasite

Parasite Mira Grant

Resenhas - Parasite

Fabricio~Raito 26/02/2015

Parasitologia fascinante!
• Ganhei esse lindo livro de um amigo que, em meio à sua viagem internacional, atendeu ao meu pedido inusitado e, gentilmente, me agraciou (era um livro que estava na minha lista de favoritos desde seu anúncio nos EUA, em 2013). Só levei um tempo além do habitual pela leitura ser em inglês (infelizmente, ainda não foi trazido para cá).

• Uma década no futuro, a humanidade está experimentando uma vida sem doenças. Esta eficiente saúde deve-se à um humilde parasita, o "Intestinal Bodyguard" que, além de proteger as pessoas de doenças, potencializa o sistema imunológico. As pessoas então passam a desejar o parasita vivo em seus organismos, criado pela indústria farmacêutica-científica SymboGen. O verme é similar à "solitária" e passa a coexistir com a pessoa, alimentando-se de seus nutrientes.

• Sally Mitchell acorda de um coma profundo após um grave acidente de carro, que resultou em graves danos cerebrais. Porém, quando ela acorda do coma, descobre que está com o implante do parasita e que se recuperou de forma incrível, tendo como efeito colateral apenas o esquecimento de suas memórias anteriores ao acidente, e tais memórias poderiam retornar. Ela então torna-se alvo de interesse da SymboGen, que passa a oferecer tratamentos enquanto banca suas despesas.

• Após Sally presenciar um estranho caso de "sonambulismo" entre algumas pessoas durante um passeio em um shopping, ela passa a buscar respostas, acreditando que, de certa forma, tais casos possuem ligação com os parasitas. E desta forma, novos surtos vão surgindo por todo o mundo. As pessoas parecem entrar em um completo estado de transe, e passam a se portar de forma violenta, atacando e matando qualquer um ao seu redor. Sally desconfia que os vermes estão "subindo" e se alojando no cérebro dos hospedeiros, tendo assim controle sobre os mesmos.

• O livro é muito interessante. É praticamente uma aula de biologia e de parasitologia, onde o leitor é convidado à adentrar em laboratórios de pesquisas para entender a criação do parasita (que envolve genoma, dna, toxoplasmose, tênias, planárias). No aguardo do segundo volume!