À Queima-roupa o Caso Pimenta Neves

À Queima-roupa o Caso Pimenta Neves Vicente Vilardaga

Resenhas - À Queima-roupa o Caso Pimenta Neves

Vanessa Aragao 07/03/2024

Uma jovem cheia de sonhos, com uma vida inteira pela frente, tendo o futuro ceifado de forma tão abrupta pelo simples fato de não querer mais um relacionamento. Um homem que aparentemente achamos ser equilibrado, experiente, vivido mas no fundo não passa de um sociopata, frio, calculista e sem escrúpulos, capaz de matar e ainda chorar junto ao corpo e a família, dilacerada pela dor de perder a filha querida. Um caso de feminicídio entre tantos vistos diariamente em nosso País. Quanto ao assassino, segue em regime semi aberto, por ?bom comportamento?

Christiane.Leite 02/05/2023

A narrativa é construída com base em uma investigação jornalística que mistura fatos e ficção, tornando o livro realista e misterioso. Os personagens são bem desenvolvidos e suas motivações são bem exploradas. No entanto, o desfecho do livro pode ser previsível e a leitura pode ser um pouco arrastada em algumas partes. A partir do 3º capitulo, o livro trata pouco do crime e foca mais em contar a história da Gazeta Mercantil. O próprio autor revela no livro que sua intenção era contar a história do jornalismo econômico desse período. Ou seja, apesar do título falar sobre o crime do Pimenta Neves, ele não é exclusivamente sobre isso. Não recomendo àqueles interessados exclusivamente no crime.

Lais David 28/01/2023

Uma excelente obra sobre o crime em meio ao jornalismo
Revolta. É esse o efeverscente sentimento que se cria durante a leitura de 'À queima roupa', livro-reportagem do experiente Vicente Viladarga. Na tentativa de escrever um retrato do fervilhante (e problemático) jornalismo econômico da virada do século XXI, Viladarga se viu em uma encruzilhada: o (talvez) mais importante profissional da área era, coincidentemente, um criminoso impune.

Como vi em outras reviews, constante uso de termos jornalísticos e a ambientação nas principais redações do país pode não agradar leitores que buscam, na obra de Viladarga, uma simples construção do assassinato da ex-editora de economia do Estadão e vítima de feminicídio, Sandra Gomide.

Mas para estudantes de jornalismo, como eu, essa obra fomentou a noção crítica de que as redações no Brasil são extremamente problemáticas e devem ser alvo de análise dos profissionais do meio. 'À queima roupa' mostrou como nepotismo, falta de governança empresarial e a influência dos altos cargos do jornalismo foram fatores que ajudaram a construir a narrativa doentia de Pimenta, que, em 2000, cometeu o assassinato de Sandra.

Também saio desse livro com um conhecimento aprofundado do universo do jornalismo econômico e das noções de gênero dentro das redações.

Que Sandra descanse em paz.

FabAola 02/07/2020

O Jornalismo Econômico Brasileiro
É um conteúdo bem denso sobre a história do jornalismo econômico brasileiro, que tem como pano de fundo o caso de assassinato contra a vítima Sandra Gomide. Porém, o caso não é o foco, é mais aprofundado durante o primeiro capítulo, e depois no último. Ótimo livro para quem se interessa por história, principalmente sobre desenvolvimento da economia nacional pós plano Real.

Kamila 02/12/2017

Excelente Livro
"À Queima Roupa" é um livro escrito pelo jornalista Vicente Vilardaga sobre o caso Pimenta Neves, que, em 2000, quando ocupava o cargo de Diretor de Redação do jornal "O Estado de São Paulo", assassinou sua ex-namorada, a jornalista Sandra Gomide. O caso, na época, chocou o Brasil é é um exemplar de que a justiça brasileira não só tarda, como também falha - para citar uma frase do autor. No formato livro-reportagem, o autor se debruça pela estrutura das redações dos grandes jornais brasileiros, pelas mudanças econômicas ocorridas no Brasil no final dos anos 80 e início da década 2000 e, principalmente, pelas relações de trabalho nas redações. Um livro obrigatório para os jornalistas e uma obra extremamente contundente! Li num fôlego só!

Felipe B. Cruz 01/11/2013

Não é o melhor livro sobre o Pimenta Neves
O livro não é o melhor sobre o Pimenta Neves. Não vou me alongar em uma crítica a ele. Prefiro indicar outro que li sobre o crime e que me pareceu completo e melhor: "Pimenta Neves: Uma Reportagem", de Luiz Octavido de Lima.

Esse livro "À Queima Roupa" trata pouco do crime e foca mais em contar a historia da Gazeta Mercantil e da criação do jornal Valor Economico. O proprio autor revela no livro que sua intençao era contar a historia do jornalismo economico desse periodo. Ou seja, apesar do título falar sobre o crime do Pimenta Neves, ele não é exclusivamente sobre isso. Por isso, prefiro o "Pimenta Neves: Uma Reportagem"
marialucia.mont 13/10/2016minha estante
O que gostei no livro é justamente o fato de o escritor não falar apenas sobre o crime. O autor traçou um panorama político e econômico do país não esquecendo do panorama mundial. Trouxe ainda curiosidades sobre o universo jornalístico, se tivesse apenas escrito sobre o crime cometido por Pimenta Neves o livro ficaria raso, pouco interessante.

Matheus.Martins 04/12/2016minha estante
A crítica é muito pertinente. Terminei de ler o livro agora e comungo com a sua opinião.

Mari SN 21/10/2020minha estante
Eu gostei do livro por causa disso. Mostrou a realidade do machismo e jogo de poder presentes no jornalismo, especialmente na Gazeta Mercantil na época do caso. O livro foi escrito por um jornalista colega da vítima, portanto muito próximo dos acontecimentos e com propriedade para falar. Eu gostei, mostrou como um homem até então tranquilo e muito bem-sucedido destrói a vida de uma mulher e por consequente a sua. Mas agora vou procurar o livro que você recomendou, porque deve ser interessante também.