Marcelo, marmelo, martelo

Marcelo, marmelo, martelo Ruth Rocha




Resenhas - Marcelo, marmelo, martelo


92 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Daniel.Malaquias 25/02/2021

Um clássico infantil
Acredito que toda criança brasileira dos anos 80 e 90 deve ter lido ou ao menos ouvido falar de "Marcelo, marmelo, martelo", da escritora Ruth Rocha. Uma narrativa colorida, divertida, que conta a história do menino Marcelo e sua curiosidade sobre o porquê as coisas terem aquele nome e não um outro mais apropriado, como ele mesmo diz. Apesar de ter sido escrito nos anos 70, este livro não deixa de ser atual, afinal a língua é algo mutável.
comentários(0)comente



skuser02844 14/02/2021

Se você nunca leu esse livro na infância, você viveu ela errado! É um clássico! Não sei como ainda não tinha adicionado esse livro aqui.
comentários(0)comente



Cinara... 30/01/2021

"E agora, naquela família, todo mundo se entende muito bem.
O pai e a mãe do Marcelo não aprenderam a falar como ele, mas fazem força pra entender o que ele fala.
E nem estão incomodados com o que a visitas pensam..."

Como seria maravilhoso se os pais tentassem entender o que os filhos estão tentando falar! ?
Outra leitura super nostálgica!
Juliana 31/01/2021minha estante
Uau!! Li este livro quando eu era beeeem novinha, muito legal!!


Cinara... 31/01/2021minha estante
Eu também Juliana agora matei a saudade ?




jotaefesanchez 24/01/2021

Vivências infantis
Leitura leve para crianças, com linguagem bacana e descontraída. Uma boa opção de literatura infantil brasileira, com situações divertidas do cotidiano vivenciado pelas crianças.
comentários(0)comente



Camila 24/12/2020

Bom livro para crianças.
Livro divertido.
comentários(0)comente



Jacque Spotto 01/12/2020

Edição que contém 3 histórias:
* Marcelo, martelo, marmelo
* Teresinha e Gabriela
* O dono da bola

As 3 historinhas mostram alguns acontecimentos que as crianças se deparam e conseguem superar com ajuda dos pais e amigos.
comentários(0)comente



Aline327 24/11/2020

Livro da infância
O livro conta três histórias.
Marcelo que começa a inventar nomes para as coisas.
Terezinha e Gabriela que tentam ser diferentes.
Carlos Alberto (Calota) que aprende a ter amigos.
comentários(0)comente



Halley 01/09/2020

Muito difícil descrever a sensação de ler e ver as figuras. É um livro acolhedor.
comentários(0)comente



Clube Tripas 19/07/2020

[Resenha]
Conteúdo: Livre
Livro: Marcelo, Marmelo, Martelo
Escritor: Ruth Rocha
Ilustrador: Mariana Massarani @marianamassarani
Editora: Salamandra @ediciones_salamandra
Páginas: 64
Avaliação: Adorei (5/5)
Mês: Abril/20
Bibliotecária: Beatriz Silva Curti/ Bebedouro -SP
.
.
O livro traz uma abordagem super bem humorada com três histórias que relatam comportamentos comuns em crianças: "Marcelo, Marmelo, Martelo", "Teresinha e Gabriela" e "O dono da bola".
.
A história que dá título ao livro, conta sobre um garoto que questiona o nome de tudo. Ele defende a ideia de que as coisas deveriam ser chamadas pela sua função ou característica concreta. A princípio seus pais não concordam, por receio de que o menino não seja compreendido e não consiga interagir com as pessoas. Mas, após uma situação inusitada, cedem quando percebem coerência nos argumentos do garoto. Neste sentido, o enredo pontua algo importante, como por exemplo o fato de que os adultos não estão sempre certos, portanto não são donos da verdade.
.
A segunda narrativa fala sobre duas meninas que são muito diferentes e que são comparadas pelos amigos o tempo todo. No entanto, de uma forma surpreendente acabam aprendendo muito uma com outra.
.
A terceiro conto tem Caloca, o Carlos Alberto, menino mimado que não sabe lidar com as frustrações, mas que percebe que a vida é muito mais legal quando temos amigos.
.
O livro é divertido, ensina por meio de exemplos cotidianos e estimula a criatividade.
.
Tive o prazer de desfrutar dessa leitura diversas vezes quando ganhei este livro de presente de duas amigas em meu aniversário de 6 anos. Me lembro que em muitas ocasiões me imaginei no lugar dos personagens.
.
Atualmente tenho relido inúmeras vezes, principalmente a pedido de minha sobrinha, especialmente a história do Marcelo. Às vezes brincamos de trocar o nome das coisas, dar a elas o nome de sua função. E como é gostoso! A diversão dura horas!

site: https://www.instagram.com/p/B_LjfpNj7ZW/
comentários(0)comente



Alec 07/07/2020

Marcelo bobinho
Marcelo estava falando palavras estranhas.
Ele só queria falar as palavras do jeito que ele entendia e não como eram chamadas.
Que bom que os seus pais aceitaram a sua forma de ver as coisas.
comentários(0)comente



Lili 31/05/2020

Esse livro foi uma indicação da minha professora de psicologia da faculdade. No qual me recomendou para usar na minha atuação na escola, pois o meu projeto de intervenção era sobre o reconhecimento das palavras. Esse livro contra três historias: Marcelo, um menino curioso que desafia a origem das palavras, de Gabriel e Teresinha que descobre a identidade nas diferenças, e por último a história de Carlos Alberto, que descobre que o egoísmo e arrogância não nos leva a seres completamente felizes, apenas solitários.

É um livro interessante, de escrita simples e perfeito para ser lido para crianças. Inclusive, é um livro escrito pela rainha da literatura infantil brasileira.
comentários(0)comente



Cintia.PrAspero 28/05/2020

Um ótimo livro infantil!
Leia para uma criança! Tem lições que valem a pena!
comentários(0)comente



Edja 22/05/2020

Marcelo questiona o sentido no nome das coisas e percebe que tá tudo errado. Sendo assim, começa a nomear as coisas como elas devem ser corretamente chamadas.
Ótimo pra trabalhar na alfabetização de crianças.
comentários(0)comente



Barbie 26/04/2020

3 histórias em 1 livro
A história nos apresenta a Marcelo, um menino curioso e que desafia a origem das palavras. Em todo o momento ele quer saber o porque das coisas e o que motivaram a receber tal nome. Essa história nos faz pensar sobre o assunto, o texto é divertido e nos faz refletir sobre o ponto de vista do Marcelo, que chega a conclusão de que se as coisas receberam nomes arbitrariamente, ele tem toda a liberdade para chamá-las do jeito que acha mais conveniente e lógico,o que gera situações embaraçosas aos pais ao próprio menino.

Na segunda história, Gabriela e Teresinha mostram como ser diferente agrega e muito na vida do próximo. Elas percebem que são boas do jeitinho que são e sem a necessidade de ser modificada, no final, unidas são o exemplo de amizade e cumplicidade.

Na história do Caloca mais uma lição, o egoismo e arrogância não nos levam a sermos completamente felizes e sim solitários e indiferentes ao mundo colorido que a amizade pode nos trazer.
comentários(0)comente



Evellyn.Souza 25/04/2020

Inocência
É muito bonitinho o jeito como as crianças podem ser tão espertas.
comentários(0)comente



92 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR