uma pequena luz na escuridao

uma pequena luz na escuridao Gilberto Martins

Resenhas - Uma pequena luz na escuridão

Aleatorio_1927 29/10/2023

Uma pequena luz na escuridão
Bom, eu dei 2,5 estrelas porque me lembro vagamente da história. Li quando era criança, não tinha internet e muito menos livros para ler, mas encontrei ele nas coisas do meu tio. Vou reler e reavaliar. Na minha vaga lembrança, aparentemente eu gostei.

Anna 28/07/2023

Muito bom!
Gostei bastante desse livro. A história se passa perto do fim da escravidão e conta a história de uma bela amizade, de um negro escravo e um branco órfão adotado pelo Senhor da Fazenda, eles "ignoram" as diferenças e compartilham um pouco a vida de cada um. O tratamento aos escravos, os laços sem preconceitos, as ideias escravistas dos fazendeiros são bem marcantes no livro. Além disso, as descobertas são muito inesperadas...uma ótima história.

Elicleide.Santos 24/07/2023

Realmente uma pequena viagem fascinante no tempo.
Uma história leve e que aborda assuntos importantes da época, e assuntos atuais também. Vale muito a leitura.

bella318 09/05/2023

Adoro esse livro!!
Esse livro é tão bom,ele se passa no finalzinho da escravidão e esse menino passa por tanta coisa viu. Adoro. Reviravolta que essa história toma. Eu li pq minha amiga tinha lido para a aula de uma professora e falou que era bom e que eu ia gostar e ela acertou!!!

Recomendo muito,aposto que iram gostar muito,caso leiam!

Vivi 21/11/2022

Simplesmente lindo
Esse é um livrinho curto , lindo e importante!! Traz os tempos da escravidão no Brasil o que é um assunto extremamente importante , esse livro é muito necessário de verdade , se tiverem a oportunidade leiam!!! Não vão se arrepender.

Luan.Amaral 16/03/2022

Histórias do Brasil
A obra é de grande riqueza de detalhes, contextualizada local e historicamente, além de muito bem escrita e organizada. Leitura que instiga.
Através de uma obra literária, o autor mostra de sorte e com êxito a perspectiva do senhor e do escravizado, frente às barbáries ocorridas naquele durante a escravização de negros no Brasil.

Kleber 29/12/2021

Um livro que deveria ser leitura obrigatória
Uma Pequena Luz na Escuridão é uma ficção histórica que se passa no período em que imperava no Brasil o regime da escravidão, que trouxe tanto sofrimento aos povos afrodescendentes.

O livro acompanha a vida de Luís, um jovem rapaz muito inteligente e ousado, quando se trata de lutra pelo que acredita. Ele passa por diversos momentos tristes com várias perdas lastimáveis, e por fim se vê morando numa fazenda de um grande produtor de cana de açúcar da Bahia, o Brandão e Souza, que o acolhe em sua Casa-Grande e com ele aprende valiosas lições.

O livro fala de assuntos bem sérios e dolorosos na história do nosso país, com personagens cativantes como o menino Ricardo e a muito astuta cozinheira Matilde, e nos conduz a uma viagem histórica repleta de beleza e dor, de encanto e de injustiça, mas, sobretudo, de esperança.

Ana 02/06/2021

Muito lindinho. Um livro q retrata a escravidão em seu 'final'. Pq todos sabemos q msm decretado a Lei Áurea nada tinha mudado. Luiz é um menino adorável, e consegue mudar a opinião de um senhor de escravos q parecia irredutível. Temos a vida de duas crianças retratadas. Uma branca e uma negra. A branca tenta mudar a realidade do lugar em q vive, desejando a liberdade e tratamento humano para os escravos do senhor. A negra diz a ele q as coisas não são tão fáceis qnto ele acha. Um livro bom pra crianças aprenderem a ter compaixão e entender q todos somos iguais e devemos ser tratados com dignidade, não importando nossa cor. Bem rapidinho de ler e não é arrastado. O q deixa a leitura mais fluída. Gostei.

Nina 23/12/2020

Uma pequena luz na escuridão
Este livro é muito bom, eu tenho o livro físico e estou lendo de novo ele tem uma desenvoltura muito boa tem um ar de mistério, o autor que escreveu este livro foi muito bem pensado os personagens tem uma desenvoltura incrível, está estória deixa a gente preso como se não pudesse parar de ler eu particularmente amei a estória, e espero que vocês gostem também.

Ari_Nay 06/01/2019

Uma pequena Luz na escuridão
Um livro que narra sobre a escravidão no Brasil, através da história de um garoto branco e um menino negro, com vidas diferentes que se cruzam em certo momento, o enredo se passa na Bahia.
É educativo, "fofo", e trás uma lição de uma época da nossa história, acho uma leitura bem válida.

Adryan 02/07/2016

Ótimo!

Velton 23/12/2012

A mudança e a verdade.
É SEMPRE NECESSÁRIO PROCURA A LUZ NA ESCURIDÃO POIS ELA REPRESENTAR A ESPERANÇA DE MUDAR AS SITUAÇÕES ADVERSAS COMO NO CASO DOS DA LUTA DOS ABOLUSINISTAS NA ÉPOCA DO BRASIL ESCRAVOCRATA QUE TRAVARAM FÉRREAS BATALHAS PERANTE A ELITE CAFEICULTURA PARA O ALCANCE DO SONHO DE LIBERDADE ONDE RESULTOU NA CONSUMAÇÃO DA VERDADE DE QUE TODOS SÃO SERES HUMANOS ÚNICOS E COMPLEXAMENTE PECULIARES COM ALGO DE ESPECIAL E CRIATIVO PARA CONTRIBUIR PARA A HISTORIA DA HUMANIDADE.

*Jaque 12/09/2011

A história é emoção do começo ao fim,o errendo é perfeito, sujiro que quem deseja ler,leia do começo ao fim:o que é muito raro por aí um homem que muda seu modo de vida apenas com a opinião de uma criança , na qual essa amizade dura pra sempre.

Mr. Fênix 02/05/2011

Um livro de leitura embriagante, que te captura do início ao fim.
Apesar de ser um livro e leitura fácil aborda um importante, com certeza este é um livro que merece ser lido.