To All the Boys I

To All the Boys I've Loved Before Jenny Han

Resenhas - To All the Boys I've Loved Before

Analu 01/01/2019

PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI
Lara Jean escreve cartas para todos os garotos por quem se apaixona e as guarda em uma caixa. Sua vida, então, vira de ponta cabeça quando sua irmã mais nova, Kitty, resolve enviá-las para todos seus destinatários. A garota apaixonada agora não mais vive sua vida amorosa apenas em sua cabeça, mas na vida real. Uma dessas cartas é enviada à Josh, namorado de sua irmã mais velha, Margot, que acabou de viajar para longe para fazer faculdade, enquanto outra acaba chegando às mãos de Peter Kavinsky, sua paixão de infância. Quando toda a loucura começa a acontecer, Lara Jean vai tomar decisões e viver coisas que jamais imaginou.

Quando li o livro em 2016, jamais me passou pela cabeça que ele se tornaria filme, muito menos um tão famoso quanto foi a adaptação lançada pela Netflix, que assisti e farei uma leve comparação. Esse é um YA contemporâneo repleto de clichês e que nos faz dar vários sorrisos bobos. A história é divertida e a leitura é bem fluida a partir do meio do livro. O triângulo amoroso é muito mais presente, na minha percepção, no livro.

Muitas vezes infantil, Lara Jean é uma personagem que me deixou irritada durante a leitura. A escrita de Jenny Han colaborou não só para que os diálogos de Lara Jean me parecessem um pouco ridículos, como as situações também. Felizmente, o mesmo não ocorreu com a personagem no filme. A presença da família, especialmente o pai, é bem renegada no filme, enquanto o livro aborda muito mais esse tema.

Como sou apaixonada por um guilty pleasure, não resisti e acabei lendo o restante da trilogia, mesmo observando diversos problemas nesse primeiro. Me contem se quiserem que eu faça resenha do segundo livro, que também será adaptado pela Netflix, antes do filme ser lançado.

site: https://www.instagram.com/nalureads/

bia prado 24/01/2019

I'm a sucker for the fake relationship trope
eu vou escrever uma resenha porque esse livro ta merecendo.
bom, não é bem uma resenha.
sou só eu chorando por causa desse livro.

estou obcecada.
não sei se toda a hype em cima desse livro/filme tem a ver (provavelmente), mas eu não ficava doida por um livro tosco assim desde a seleção. o plot não é incrível, mas eu não conseguia para de ler e querer matar alguns personagens (sim, josh e gen, estou falando com vocês).
como sempre, comprei esse livro, sei lá, há 4 anos e ele está lá bonitinho esperando para que eu o lesse desde então. minha edição tem até um adesivo falando para eu comprar a continuação ps: i still love you na pré-venda, porque estava “coming soon” meu deus.
comprei. ai eu enrolei. e enrolei. e eu vi o trailer e lembrei “ah tenho que ler antes de ver o filme”. e o filme lançou. e todo mundo estava comentando. minha amiga estava viciada e queria ler os livros também. e ela acabou a trilogia. e eu me manti firme, querendo ler antes de assistir a adaptação (mas não lendo ao mesmo tempo, vai entender). nesse meio tempo peguei vários spoilers, mas também, eu não ajudava, nem a internet. eles pareciam ser muito fofos juntos (e os atores são todos lindos, assim como a fotografia) e eu sempre amei um casal amorzinho. e a amiga falando na minha orelha “vai ler porque eu quero falar sobre”. e eu li. e agora eu estou irada. minha amiga sabe como eu fiquei doida depois de terminar esse livro que não tem conclusão. sinceramente… tem gente que não tem dó do meu pobre coração

estou quase perdendo as estribeiras com esse final que não tem final.
por quê ninguém me avisou? eu sabia de vários spoilers, menos esse. ai que raiva da autora. a lara jane não resolveu nada com o peter
então, entendo que ela queria fazer um gancho para uma continuação, mas eu não estava querendo ler segundo livro nenhum.
só queria ver o filme meu senhor [aaaaaaa]
e minha amiga me contou o que vai acontecer nos outros livros, então eu me recuso a passar por esse sofrimento. porque essas continuações são pura tortura.
eu consegui ler um pouco do livro 2 na madrugada mesmo, e cheguei até a parte do segundo contrato e pra mim a história deveria ter acabado ali.
to nem ai que o final da trilogia foi realístico. eu to lendo essa bagaça com capa fofa por causa da irrealidade mesmo.

o livro é razoável, falando sobre o contexto. eles namoram de mentira e vão se apaixonando. ai o josh estraga tudo porque ele simplesmente não podia ficar num canto escuro chorando pela ex. que confusão no final. a briga das songs é muito mais pesada no livro que no filme.
claramente tem um slowww burn muito pesado, e estava na pagina ela 300 e não tava acontecendo nada demais entre eles e eu tava uat.
mas eu não posso dar somente duas estrelas pro livro. eu fiquei obcecada demais para falar que ele é razoável. tenho que admitir que realmente possui seu valor. mesmo que seja um melodrama de high school, eu gostei (e amei o filme também).
o relacionamento deles não foi forçado e tinha muito companheirismo. ambos estavam tentando superar outras pessoas e foi legal ver o desenvolvimento desse amor (apesar de eles não terem nada em comum [???])

tem muitos tropes:
- a ex namorada louca e ciumenta
- ficar fazendo ciúmes pra essa ex namorada
- fake dating
- gostar do vizinho
- gostar do namorado da sua irmã
- triângulo amoroso
- mentir pra todo mundo
- fofocas

mas isso não me impediu de ler tudo em um dia. a lara jean é bem dependente dos outros (principalmente da irmã) e foi bom ver ela tentando melhorar isso. tem um pouco de auto descoberta e os laços familiares são bem importantes aqui também.
porém o negocio das cartas vazarem foi bem sério hein? não vi muita problematização sobre isso no livro/filme. o josh até fala no filme que se as cartas não tivessem sido enviadas ela não teria feitos várias coisas incríveis e ficado com o peter (????) isso não justifica vazar coisas privadas sem autorização

sabe por que a margot é tão responsável? porque ela teve q ser. a mãe delas morreu e o pai não ia conseguir tomar conta de tudo pq homens sao mto fracos. então ela pegou a responsabilidade de um adulto e tomou conta das irmãs. tecnicamente ela não acha ruim e nunca reclamou, mas me pareceu q ela não teve muita escolha. ela fez isso pelo bem da familia e para mantê-la unida e funcionando bem. entao apesar dos bons motivos e intenções, ela não deveria ter q tomar conta de tudo. ela é apenas uma adolescente e não era responsabilidade dela manter tudo em ordem. e senti que eles romantizaram um pouco isso, sendo ela “a irmã perfeita”

genevive passa o livro todo sussurrando para emily nussbaum. eu tenho dó da personagem da gen, realmente. se ela tentasse ser mais raza, acho que não conseguiria. a ex namorada popular e linda e egoísta e má que quer controlar o ex lindo e popular, tipo, sério? fico realmente preocupada com o tipo de adolescente nos estados unidos porque eu realmente nunca conheci essas meninas malvadas que o high school americano sempre tem. como se ela fosse só uma evil bitch. like really…

segredinhos e mentiras importam para o avanço da história. todos os personagens ligam muito para o que todo mundo pensa e acha. ai ele é popular e eu sou invisível! temos que ir a festas para todo mundo achar que estamos juntos. de novo: really?

eu já li o primeiro livro da outra série da autora, verão que mudou minha vida, ou algo assim. e eu detestei, tinha esse negócio de triângulo amoroso e todo mundo lindo e rico. mas para todos os garotos é bem melhor e ler no original também ajudou. nao sei. ambos tiveram intriguistas adolescentes mas o combo filme + livro deste me fez muito bem.

agora a vida não tem mais sentido e vou ter que procurar outro vício.
o dia foi intenso demais.
eu só dormi quatro horas e acordei pra ver o filme, nem pensei em comer ou lavar o cabelo…
tudo bem. acontece.
quando eu me empolgo, a empolgação é real.

animada para o filme 2 mas ao mesmo tempo apreensiva. espero que eles mudem o final, porque essa autora não estava em sã consciência quando escreveu o terceiro livro.

luquescunha 27/01/2019

Sensacional
Não esperava que um livro desse me prenderia do início ao fim, os personagens são ótimos, a história também e você fica tão ansioso com as confusões da Lara Jean como se fosse ela mesma.

Márcia 12/09/2015

um livro que realmente retrata adolescentes como eles são
Finalmente um livro que retrata adolescentes com características de adolescente e esse é, com certeza a melhor parte de Para todos os garotos que já amei. Em si, a história desse livro não chama muito atenção - e com razão! Não há nada novo na história - mas o que me fez gostar do livro foi a caracterização que a autora dá aos personagens. Durante o decorrer do livro, nos colocamos no lugar de Lara Jean - que em certas partes do livro é tão adolescente que chega a ser insuportável - quando tem suas cartas enviadas e no drama que aquilo acarretará na vida dela, o que é interessante - e um pouco nostálgico - no ponto de vista de uma garota de 15-16 anos em que o maior drama da vida é que saibam que ela gosta de tal garoto. Mas resumindo num geral, o livro é bom, porque além de retratar personagens com personalidades cabíveis a suas respectivas idades, é um livro leve que flui bem rápido e cumpre o que promete.
4/5 estrelas

site: http://vivacafeina.blogspot.com.br/

Laleska 01/03/2020

Muito mais que um romance clichê
Lara Jean perdeu a mãe cedo e junto com suas duas irmãs é criada pelo pai, com isso por falta de uma figura materna ela guarda seus sentimentos dentro de sí.
Não só guarda os seus sentimentos como guarda cartas de amor. Na sua caixa azul petróleo se encontram todas suas paixonites.
Um dia acorda e as cartas foram enviadas.
E ela é obrigada a sair da caixa em que se prendia, passa a ver o mundo com outros olhos.

Mel 16/03/2020

Um bom livro. Não é tão previsível ou clichê. Fácil de se ler. Quis ler para treinar o inglês e foi muito bom, li em dois dias.

Brina 06/04/2020

Um amável clichê
Em uma caixa de chapéu azul, que sua falecida mãe lhe deu, Lara Jean, uma garota romântica, guarda cartas de amor não correspondido, cheias de confissões e sentimentos, que escreveu para todos os garotos que já amou, porém nunca as enviou. Até que um dia as cartas são misteriosamente enviadas para cada um de seus destinatários e é aí que a toda vida amorosa de Lara Jean começa a mudar.

Achei o livro super cringe, várias partes fiquei com vergonha alheia dos personagens, mas muito fofo e com uma história bem cativante. Adorei! A leitura é leve, fluída e de aquecer o coração. Fiquei com vontade de ler mais livros da autora. Se você gosta de clichês adolescentes, recomendo a leitura!

Algumas frases do livro que gostei e grifei:

?You?d rather make up a fantasy version of somebody in your head than be with a real person.?

?(?) I don?t want to be with a boy whose heart belongs to somebody else. Just once, I want to be some one else?s first choice.?

?Sister?s are supposed to fight and make up, because they are sisters and sisters always find their way back to each other.?

?Sometimes questions can be more cruel than insults.?

?People come in and out of your life and for a time they are your world, they are everything. And then one day they are not.?

?When someone's been gone a long time, at first you save up all the things you want to tell them. You try to keep track of everything in your head. But it's like trying to hold on to a fistful of sand: all the little bits slip out of your hands, and then you're just clutching air and grit. That's why you can't save it all up like that.
Because by the time you finally see each other, you're catching up only on the big things, because it's too much bother to tell about the little things. But the little things are what make up life.?

?Life doesn't have to be so planned. Just roll with it and let it happen.?

Mari 16/04/2020

Saindo da zona de conforto!
Já li em português para todos os garotos que já amei, e nesse ano coloquei a meta de ler um livro em inglês, foi muito boa a experiência e ler o livro em seu idioma original foi muito bom espero ler outros livros em inglês! Amo demais essa história então sou uma Lara Jean lover!

Ariadne.Lucas 21/04/2020

Cute and easy
Leitura gostosa e de nível fácil para assim como eu não tem experiência em leitura no idioma. É um livro adolescente que, apesar de ter algumas palavras desconhecidas, é possível entender pelo contexto. Recomendo para quem quer treinar a habilidade reading.

anne (: 22/04/2020

Lara Jean: a heroína que eu pedi
sim, eu mesma.

pra e por todos nós, tímidas, que temos hábitos caseiros, uma mente sonhadora e uma capacidade imaginativa fértil. especialmente meninas e mulheres, que não necessariamente se encaixam nos padrões desde sempre: Lara Jean foi o quentinho no coração de ver e se sentir representada nos anos adolescentes, sem a pilha comum dos livros do mesmo gênero.

esse é o livro de introdução da série Para Todos os Garotos que Já Amei, estourando após a estreia do filme pela Netflix em 2018. aqui conhecemos Lara Jean, adolescente de 16 anos, filha do meio e órfã de mãe, que tem o hábito de escrever cartas quando tem um crush por algum garoto. no total eram 5 cartas, que acabam sendo enviadas anonimamente, causando uma reviravolta em sua vida.

é claro que é super divertido ver LJ pirando com toda a situação, e depois chega a proposta do Peter de namorarem de mentira, cada um pelos seus motivos. obviamente, isso daria resultados confusos, todo mundo já viu um filme e livro com histórico desses e aqui não seria diferente. mas é delicioso ver os dois deixarem suas reservas anteriores e irem se abrindo um pro outro, construindo um vínculo real no meio de tudo.

palmas pra Jenny Han, que conseguiu escrever um livro delícia de ler, com personagens com os quais a gente consegue se identificar, costurar relações profundas de forma leve (quem não queria ser uma irmã Song/Covey?!) e introduzir temáticas super importantes (representação coreana YAY, drops de feminismo, papéis de gênero, pauta lgbt) sem forçar o leitor, com muita sensibilidade.

“A vida não precisa ser tão planejada. Deixe rolar e veja o que acontece.”

ju 04/05/2020

Foi um dos primeiros livros que eu li em inglês, e a leitura é super facinha, leve e fluida. Além de que a história é muito engraçadinha e a Lara Jean é uma fofura.

leeê 15/06/2020

Melhor do que eu esperava!
Eu já tinha assistido o filme e ganhei o livro. Achei que seria chato ou cansativo por já saber a história mas é super envolvente e gostosinho de ler. Eu amo livros adolescentes, e esse é um dos melhores que já li!

Marília 02/07/2020

Leve e fácil de ler
Uma ótima leitura para relaxar, de linguagem fácil e simples.

LeticiaSPereira 29/04/2024

Romance gostosinho
Um romance gostosinho de ler e passar um tempo. O livro é super rápido de ler, nem ve a hora passar.

Leda R. Jankoski 05/08/2020

Aquele passatempo gostoso.
A leitura é muito fluida e tranquila. A história é simples e açucarada. Sem grandes reflexões, mas um ótimo entretenimento.

Gostei!