Codinome Verity

Codinome Verity Elizabeth Wein

Resenhas - Codinome Verity

Mah 25/11/2013

Talvez vocês já saibam disso, mas eu adoro livros que se passam na Segunda Guerra Mundial, sendo a história real ou fictícia por isso logo fiquei interessada por este livro que foi lançado recentemente no Brasil.

Neste livro conhecemos a história de duas amigas, que se conheceram em meio a guerra e como acabou a história das duas. Conhecemos então Queenie, ela é agente do exercito Aliado e acabou sendo feita prisioneira pela Gestapo em uma cidade da França enquanto estava em uma missão.

A primeira parte do livro é escrita por ela, que foi obrigada a colocar no papel seus conhecimentos para os nazistas, e ao invés de só escrever listas ela conta sua história. É Queenie quem nos apresenta Maddie, como ela se tornou piloto de aviões para o exército e como duas pessoas tão diferentes acabaram sendo melhores amigas.

O livro é angustiante mas não é tão pesado quanto poderia ser em função do tema, a autora não se fixou em nos atormentar com as torturas vividas pela personagem enquanto estava presa, apesar de ela relatar em várias passagens o inferno pelo qual passou na mão da policia de Hitler e como por fim ela decidiu colaborar com a Gestapo para prolongar em algumas semanas sua vida.

Eu gostei da narrativa, dos personagens, dos acontecimentos e não me decepcionei com o final. Ela fugiu do clichê na minha opinião [mas pode haver quem discorde]. Queenie é extrovertida, beirando a “maluquice” – cativante demais, já Maddie é comedida e certinha, mas igualmente sensacional.

Recomendo a leitura, a história não é real e a autora fala disso no final o que achei bem bacana. ;)

Meu amor de hoje vai para o Jamie.

site: http://www.tocporleitura.com/resenha/codinome-verity-elizabeth-wein