A Equação do Casamento

A Equação do Casamento Luiz Hanns

Resenhas - A Equação do Casamento

Leticiametal 27/03/2024

Bem interessante. Tanto pra quem está em um relacionamento amoroso, quando pra quem trabalha com saúde mental.

Karol 18/01/2024

Indicação do meu psicólogo, gostei bastante do livro, mesmo não sendo casada ainda. Achei interessante os aspectos levantados pelo autor e gostei do livro trazer exemplos com casais passando pelos problemas e mostrando o resultado das atitudes tomadas.

Badlouis 04/08/2023

Bons temas e exemplos
Não gostei tanto como achei que iria gostar. Achei uma leitura bem livro de faculdade, daqueles que chegam ao tédio.
Está certo que dá para tirar boas ideias, até porque tem bastante exemplo da vivência do consultório.
No resumo bem didático seria: não existe casamento 100% maravilhoso, as duas partes não devem se confrontar, tem que dialogar e alguma parte, ou ambas, deve ceder.

Adriano Schiessl 04/03/2023

Uma verdadeira terapia de casal na forma de livro
O livro é muito bom. O autor compartilha conhecimento e experiência como terapeuta de casais. As propostas e reflexões são ótimas, bem realistas e bem adequadas ao contexto brasileiro, diferente de muitos livros de gringos.

Ely 30/01/2023

De fácil entendimento
O livro é bem explicativo, e com os exemplos podemos entender melhor todas as situações que o autor quer passar.
Gostei que no final tem um "gabarito" da equação do casamento. E me passou muita confiança ele ter colocado bastante fontes de suas ideias.
Tenho certeza que usarei as ideias do livro. Mas resumo o casamento através dele a ter paciência, empatia e conversar. E com certeza cooperação.
Recomendo esta leitura com toda certeza.

Deise.Maria 19/01/2023

Imprescindível para encontrar a satisfacao no casamento
Este livro tem como base garantir ao leitor que ele encontre e entenda pq deve ter satisfação no casamento.Poucos livros chamaram tanto minha atenção como esse que me prendeu e abriu minha mente para diversos aspectos que engloba a vida a dois
O terapeuta Luiz Hans Brasileiro formado em psicologia e terapeuta de casais por quase 20 anos trás uma abrangentes formas de equacionar os valores que agregam o matrimônio. O livro desde já nos mostra como eram os casamentos nos anos 19 a 20 e os contemporâneos ,mostrando o que os fazia durar e pq os de hoje duram tão poucos. O livro é dividido em 3 partes e centraliza - em 3 perguntas objetivas;
O que leva vc e seu parceiro a continuar casados?
2- Com que grau de satisfação?
3-Como se posicionar aos eventuais problemas ?
Cada parte possui aspectos de competências sobre o tema
PARTE 1 _ A EQUAÇÃO DO CASAMENTO
aborda pelo menos 6 dimensões e dentro de cada uma 22 aspectos que podem ser mudados no casamento
1-compatibilidade psicológica(saber se temperamento é personalidade se conbinam)
2-saber conviver a dois (engloba 5 competências =habilidade para lidar com divergências ; etiquetas ; diálogo de conexão de gênero, personalidade e situação.
3-graus de consenso ( divergências e convergências)categorizadas em concepção se casamento, projetos de vida,senso de propósito e afinidades de gostos e interesses.
4-atracao e vida sexual( 4 competências;ambiente erótico;preferências habilidades erótica e química sexual)
5-ciclos de vida(pressões e frustrações externas)
6 -vantagem de permanecer casado
Na parte 2 todas essas dimensões são desntrinchadas e analistas através de experiências de pacientes citados como exemplo e com perguntas de dinâmica, que tanto podemos responder como sw colocar no lugar do nosso parceiro.na 3 parte é uma parte sobre autoconhecimento que aponte para o fato do leitor entender ou considerar o pq de querer manter o projeto de casamento ou desejar se divorciar.
Achei o livro super prático e profundo e aborda diversos assuntos que nos leva a reflexão sobre conflitos e impasses tão arraigados no matrimônio. Além de oferecer sugestões objetivas de aspectos que podem ser mudados no casamento desde a assuntos triviais aos mais aflitivos.deixo aqui pontos que para mim foram cruciais ;

* sobre botões verdes e vermelhos; esse tema foi bastante esclarecedor no que se refere a entender o que irrita e o trás sarisfacao
*a dinâmica das cinco hipóteses; mapear sempre que possível situações que justifique o que levou a determinado conflito.
* Diario de palavras construtivas e destrutivas. dinamica que envolve pôr por escrito cada vez que vc direcionar palavras ofensivas ou de incentivo positivas ao parceiro
*Estabelecer o diálogo de conexão ( entrar no mundo do parceiro, fazer parte, estar ligado aos gostos, preferências, anseios) esse último foi muito citado ao longo de todo o livro .
Para um casamento hoje valer apena se exige mais esforços por parte do casal tanto individualmente como parceiros. Mas depois de ler as recomendações de Luiz entendi que é possível chegar a um equação onde o casamento pode ser visto não só como projeto ou uma aliança mas como um complemento de nossas vidas.o casamento jamais deve ser visto como o fim da linha ou algo apenas defasado. Mas pode ser repactuado e mantido sobre o que vc acha de importante mante-lo.
OBS:DESFRUTE DO LIVRO, ESTUDE COM AFINCO POIS ELE MERECE SER LIDO COM TOTAL ATENÇÃO E SERENIDADE.

Nick 15/12/2021

A equação do casamento
Apesar de ter escolhido o livro "por acaso" gostei de ter me dado a oportunidade de dar a chance para essa leitura.
Obviamente este livro aborda temas com relação ao casamento, e como saber se você consegue superar ou não certos comportamentos ou erros do parceiro. Te faz pensar que em toda relação há os dois lados e que há coisas que fazemos a o parceiro não gosta do msm jeito q há coisas q eles fazem que não gostamos.

Não sou casada, mas este livro abriu muito minha mente sobre o tema e me fez entender que resolver alguns conflitos não são tão simples quanto pensamos ser quando estamos olhando de fora.

Thayssa Emily 28/11/2021

É um livro bom. Luiz Hanns é formado em psicologia e trabalha há mais de 20 anos com terapia de casais. Então, ele tem propriedade no que fala. O livro nos mostra através das estatísticas os futuros problemas que podem ocorrer na vida de um casal e como resolver algumas situações.

Daniela694 21/10/2021

Estou enrolando para fazer resenha desse livro rsr mas vamos lá. O livro é muito bom, traz diversas situações que podem acontecer em uma vida a dois e formas de lidarmos com elas. O autor fala com muita propriedade sobre tudo pois ele vivencia isso, ajudando muitos casais, e isso traz uma credibilidade muito grande no que estamos lendo. Acho que talvez não me dei taooo bem com esse livro pois ele é muito prático. O autor propõe diversas vezes atividades que podemos colocar em prática hoje mesmo. E isso é ótimo, claro. Mas sempre tive o hábito de fazer leituras muito passivas. Por esse motivo tive um pouco de dificuldade em continuar a leitura em momentos que ele coloca questionários para que o leitor preencha, por exemplo. Acredito ser algo que preciso mudar em mim, é super importante colocarmos em prática aquilo que lemos, ainda mais quando é para melhorar algo. Mas nesse momento o livro não funcionou tanto para mim. Porém, pretendo ler ele em outro momento que eu esteja mais disposta a trazer para minha realidade os ensinamentos que o autor nos traz.

Michel.Nascimento 10/10/2021

Nos ajuda a ter uma visão mais ampla dos problemas envolvidos em um relacionamento. Força-nos a se colocar no lugar do outro, enxergando sua necessidade que fica escondida através das reclamações.

jessicafarraia 02/03/2021

bom!
esse livro é um ótimo ?divisor de águas? para quem está planejando se casar. para quem tem sonhos em se casar & também para quem já se casou, principalmente para aqueles casamentos que vem enfrentando uma batalha espiritual grande. de fato, são situações onde 99% pelo menos da população passa ou já passou por isso! um livro que vai te ajudar a ter um direcionamento, e ser a mulher sábia que edifica o lar. bem como para o homem, ser um esposo de grande valor.

Rodrigo 19/02/2021

Livro de cabeceira
Aqui, o autor trás diálogos incrível, com técnicas simples de como buscar mudanças reais nos casamentos.
Leitura recomendada.

Carina232 11/02/2021

De muito aprendizado
Luiz Hanns possui doutorado em psicologia e atua como terapeuta de casais. Não sou casada, mas a leitura foi de muito aprendizado. Relacionamento tóxico, traição, estresse, infelicidade e filhos são alguns dos temas abordados no livro. Gostei muito das dicas do terapeuta.

Cleidiane.Oliveira 04/02/2021

A equação do casamento
A leitura apenas reforçou em mim a certeza de que não existe receita para um casamento feliz. Para que assim seja, faz-se necessário que nele estejam envolvidas pessoas maduras, conscientes e razoáveis, capazes de compreender o outro em todas as suas dimensões.
A equação do casamento traz luz à situação das relações, a partir do que é possível encontrar os meios e caminhos necessários à resolução dos conflitos.

Tamara 31/12/2020

Uma revisão das relações saudáveis
Ao longo do livro, o autor apresenta aspectos centrais de sua técnica de terapia de casal, desenvolvida a partir de sua prática. Os exemplos são constantes e as estratégias frequentemente estão numeradas, como sequências de atitudes ou comportamentos. Um bom começo para quem quer refletir sobre relacionamentos.

site: https://tamarapsi.wordpress.com/