Defy

Defy Sara B. Larson

Resenhas - Defy

Thaysa41 27/11/2023

Gostei
Peguei esse sem expectativa nenhuma e gostei. O livro tem alguns probleminhas mas gostei do universo criado pela autora e da personagem principal então pretendo ler o resto da trilogia

Fernanda1893 27/01/2022

Sentimentos conflituosos em relação a esse livro: a escrita da autora é super fácil e fluida, mas o desenvolvimento? Não me conectei a nenhum personagem e, mesmo depois de conhecer as motivações e os segredos, todos eles ainda me parecem bidimensionais. A tentativa de triângulo amoroso só piorou a trama em geral. Quanto à ambientação e construção do universo, consegue ser tão rasa quanto o resto.
Mas vou dar uma chance pra trilogia, porque dificilmente um primeiro volume é perfeito.

Deyse 30/12/2014

Alexa vê o mundo que conhecia acabar quando um grupo de feiticeiros queimou seu povoado, junto com seus pais, para evitar as breeding houses (basicamente casas de garotas que são obrigadas a servir, sexualmente, os soldados da guerra) seu irmão gêmeo corta seu cabelo e a força se passar por um garoto. Sendo assim, alguns anos depois ela e seu irmão estão na guarda real e suas habilidades com luta de espadas seu disfarce parece a salvo – até que a guerra entre os dois reinos acaba chegando ao castelo e as coisas começam a mudar.

Eu queria ter gostado deste livro e muito, quer dizer olha essa capa! E essa sinopse: uma garota que sabe lutar disfarçada de garoto em um universo fantástico? Bring it on! Mas acabou que eu me decepcionei e feio, a construção desse mundo é terrível, os personagens são tão clichês que é difícil acreditar, as grandes lutas que parecia que iriam acontecer foram tão rápidas que eu pisquei e perdi elas, além do fato de que a trama foi resolvida de forma extremamente fácil.

A parte mais frustante desse livro foi a construção desse mundo fantástico, eu acho que já falei aqui o quanto é importante em livros de fantasia criar um universo em que se possa acreditar (em questões de geografia, politica, cultura, etc.) e isso é algo extremamente difícil de se fazer, mas esse livro nem tentou! Eu li 336 páginas e a única coisa que eu sei desse universo é que tem dois reinos Antion, que tem uma selva e Blevon, o que é mais frio e não tem uma selva, ambos tem um rei e um sistema monárquico. Ah, e também um tem uns feiticeiros por ai. E é isso, em todo livro essa foi a única tentativa de construção de um mundo. #shameonyou

Outra parte que me frustou foram as relações entre os personagens durante essa guerra. É uma guerra, não é para se confiar em ninguém, eu queria um sentimento como o  de “Guerra dos Tronos” em que as pessoas estão sempre tramando algo contra a outra porque tem um reino em jogo! Mas o que eu ganhei foi uma personagem principal extremamente insegura que odeia o fato do Príncipe não despejar toda sua vida para ela logo apos o primeiro beijo deles (é como se ele tivesse que desconfiar de pessoas tentando matar/trair ele ou algo assim).

Um outro aspecto que também desapontou no livro foi as cenas de ação, além de elas já serem extremamente pequenas no livro, também foram descritas de forma tão… minimas que foi difícil de imagina-las na minha cabeça. Outra parte desapontante foi a trama, ela rolou de uma forma extremamente conveniente para os mocinhos e todos os problemas conseguiam ser resolvidos em poucas páginas (e eu to falando de problemas que o reino tinha a mais de 15 anos… Difícil de acreditar né?)

Enfim, eu recomendo esse livro para quem gosta de romance e triângulos amorosos cheios de drama bem adolescente porque é isso que esse livro é e nada mais, se fosse está em busca de uma boa fantasia fique bem longe. O livro foi publicado nos USA em janeiro deste ano, pela editora Scholastic Press.

site: https://deysediztudo.wordpress.com