Cruel Beauty

Cruel Beauty Rosamund Hodge

Resenhas - Cruel Beauty

gabiruta 09/04/2024

Hora ou outra eu sempre volto pra esse livro
Eu já li esse livro umas 3 ou 4 vezes e leria novamente com certeza. A história é tão ?simples?, apesar de a lore ser bem detalhada e eu falo isso de uma forma boa.

?Simples?, porque tem começo, meio e fim, tudo fechadinho bonitinho em um único livro. ?Simples?, porque não fica enrolando em volta de um monte de coisa sem sentido e sem necessidade. É um livro de romance que começa e acaba ali mesmo e faz isso de forma fluída e gostosa de ler.

Eu gosto dos personagens, gosto da forma que a autora retrata uma certa ?malícia? presente nos personagens, porque afinal ninguém é 100% bom e nem 100% mal (ali pelo menos).

Gosto da dinâmica entre Nyx e Ignifex, o romance deles, pra mim, é perfeito. Eu amo como autora escreve um amor na qual se abraça e aceita todos as facetas da outra pessoa, não só as partes boas e gentis dela, como também as partes que são maliciosas, egoístas e arrogantes.

Eu não acho de forma alguma que a história tenha sido apressada, mas pensando bem, agora, eu gostaria que tivesse tido mais cenas e mais detalhes do ?dia-a-dia? dos protagonistas do meio para o final do livro, quando eles decidem que amam um ao outro.

Facilmente consigo visualizar alguma cena depois que eles conciliam a relação na qual o Ignifex é ?invocado? para fazer alguma barganha e a Nyx vai junto, mas não para tentar impedir de acontecer e ?salvar? a pessoa que veio barganhar, mas só para avisar que ela está cometendo um erro e fazer companhia para o Ignifex. Consigo imaginar ela revirando o olho e fazendo comentários incisivos sobre os termos da barganha e aí os dois começam a discutir e se provocar, de forma leve e meio que flertando, deixando a pessoa que está ali com eles meio desconfortável.

É só uma besteirinha que eu imaginei, algo que não influenciaria muito na história, mas que eu gostaria de ter visto acontecendo. Querendo ou não, o livro é bem curto, 300 e poucas páginas, então talvez pudesse ter tido. Apesar de eu ter chamado atenção pro fato de não ter enrolação como algo bom, eu gostei do livro o suficiente para até querer que tivesse um pouquinho de enrolação, se fosse em prol de mostrar mais cenas do casal.

bruna 12/10/2022

YA levinho, levinho...
Curti bastante! Não era o que esperava, mas me surpreendi. Os fãs de Bela e a Fera irão gostar, assim como eu :) O universo criado é cheio da mitologia grega, cultura pagã e símbolos mágicos, como do Doutor Estranho. Por ser um livro jovem, o romance está presente porém sem aquelas pitadas hot, que podem pecar algum livro com proposta e desenvolvimento excelentes (cofcof acotar). Ademais, foi bom ler uma história jovem, que a autora apostou seu primeiro lançamento bem: releitura de Bela e a Fera, magia intensa, altas emoções... Curti muito o final, aquele que dá o gostinho de quero mais, estilo Holly Black. Aposto que Jude e Cardan, de Povo do Ar, fariam cosplay de Nyx e Ignifex no Halloween haha

Xanda 07/09/2021

Autora jogou o potencial no lixo
A premissa do livro foi super interessante pra mim: um reconto da bela e a fera, com romance de enemies to lovers onde ela foi treinada para assassinar ele, e ambientado num mundo que (pelo meu entendimento) seria uma versão da era medieval se a religião cultuada na Grécia antiga tivesse se expandido e se mantido ao longo dos séculos, ou, no mínimo, na região isolada onde os personagens habitam.

Começou com tudo e depois desandou um pouquinho. Fiquei muito admirada com a qualidade da criação do universo dela, pois não esperava muito. As referências mitológicas são super legais e o mundo que ela criou convence bastante. Os personagens foram ok, mas enredo foi muito bom - existe um conflito e uma união entre os estudiosos e os religiosos, várias maldições como o fato de que eles vivem sob uma redoma celeste, magia baseada nos elementos da natureza, barganhas com demônios, mais de uma teoria sobre como se livrar da influência maligna do lorde ao qual a personagem principal é entregue em casamento. O problema do livro foi o romance e a teia de relacionamentos. A evolução do romance é muito rápida e sem sentido, forçada, mal construída. Tem algo que parece um triângulo amoroso (mas que não é) totalmente sem sentido, sem química e sem necessidade alguma no meio da história. Tudo que envolve o romance é meio óbvio e clichê demais. Pensei que seria erótico, mas não foi tanto.

O desenvolvimento dos personagem também é muito acelerado e aleatório, com mudanças muito radicais de opinião e personalidade. As poucas evoluções que ocorrem nos personagens ao longo do enredo são muito atiradas de forma abrupta, e então sublinhadas. Para mim não fez muito sentido a divisão entre personalidade boa e má do príncipe, pois mesmo depois da divisão a personalidade boa conseguia ser má e vice versa. Foi mau construído e mau justificado. A Nyx, personagem principal, apesar de ser muito carente ao ponto de ser chata até que é um pouco interessante. O rancor e as inconstâncias dela, mesmo a carência, fazem sentido.

Sinto que a autora desperdiçou o universo incrível dela, cujo qual dava para escrever uns 5 livros habitando-o, em um romance único e sem graça, instantâneo e de justificativa fraca. Acabou me decepcionando bastante. A narrativa da autora é interessante, embora pouco coesa pelo fato de ela ter criado evoluções muito rápidas para a história. Outro ponto forte foi o relacionamento das irmãs, pois achei que ali teve mais cuidado em tecer uma dinâmica mais real, mas infelizmente nada disso sustentou o livro sozinho. Não sei nem que nota dar para isso aqui.
Jonatas 07/09/2021minha estante
Curti a resenha

Nati 11/07/2017

"I was not born to be saved."
Como não amar qualquer coisa que a Rosamund Hodge escreva? Adoro a escrita dessa mulher e o talento que ela tem para essas descrições poéticas, esse tom sombrio dos livros, mas ao mesmo tempo mágico e atraente. Assim como a Marissa Meyer, ela tem a habilidade e pegar histórias conhecidas e torná-las refrescantes e originais, com um toque único. E é bem isso que acontece aqui. Beleza Cruel é uma reimaginação da Bela e a Fera com toques de Rumpeltiltiskin e Barba Azul, além de referências à mitologia grega e outras mitologias pagãs. O que mais adorei no livro foi a protagonista - Nyx é uma heroína diferente, ela não abraça muito seu papel como libertadora de seu reino, como "a escolhida". Ela é extremamente ressentida com tudo isso e acaba sendo meio cruel e ácida por conta disso. E todos que dizem que a amam e se aproximam dela na verdade esperam algo dela de alguma forma - até que aparece Ignifex, aquele que ela foi enviada para matar, quem ela devia odiar mais que todos, com um coração tão obscuro quanto o dela, mas que a ama apesar de disso E por isso. O romance deles não é aqueles que esperamos quando lemos um romance, mas sim uma troca de farpas sem fim, e vai se desenvolvendo aos poucos, assim como o mundo criado pela Hodge e todo o desenrolar do mistério. E Hodge, por ser a rainha dos plot twists, colocou váarios nesse livro, inclusive alguns que me deixaram no chão. Os personagens secundários também são maravilhosos e surpreendem a todo momento - você acha que conhece bem algum deles, mas eles vão lá e mostram uma nova faceta que ninguém esperava. E o bom é que nenhum deles são aqueles personagens totalmente bons, justos e corretos, os 'mocinhos', ou completamente malvados, no caso dos vilões - são todos personagens cinzentos, complexos, e muito reais.

Dá para ver no entanto que esse foi o livro debut da autora, porque ela deixa algumas pontas soltas durante a história, a resolução do mistério principal é um pouco 'quê?', mas isso para mim não atrapalhou em nada a leitura e na história, e eu amei cada página. Não tinha como não dar 5 estrelas.

Isa 23/02/2016

"Conhecer a verdade nem sempre é uma gentileza."
Eu não sei que nota dar a este livro, eu fico mudando de idéia o tempo todo...

O que eu gostei :
- O enredo: era original e interessante. Além disso, quem não ama um retelling ? (:
- Ignifex - ele foi, na verdade, o único personagem que eu gostei neste livro;
- O ritmo foi ótimo - li tudo de uma só vez;

O que eu não gostei:
- Todos os outros personagens (até a Nyx me incomodou na maior parte do tempo);
- Insta-love;
- O final. Argh

Então, claramente, eu tive alguns problemas com este livro, mas ao mesmo tempo foi uma leitura muito divertida! Que tal 3,5 estrelas? (Pode mudar mais tarde :P)

site: https://www.goodreads.com/review/show/872284884

GeL 13/01/2016

Resenha do blog Garotas entre Livros
Hey, hey! Como estão? Dessa vez vim resenhar esse livro bem interessante que li recentemente. Essa leitura foi uma proposta feita pela minha amiga Marina do blog Minha Vida Por Um Livro, onde iríamos ler capítulos e comentar nosso parecer ao longo da leitura. Como adoro comentar sobre o que estou lendo, escolhemos esse que tem recebido muitos comentários das gringas rsrs. Mas vamos ao que interessa!

Cruel Beauty é o tipo de livro que tem todos os elementos para dar certo porém... não dá! É bem broxante – por falta de adjetivo melhor. A sinopse é um bom parâmetro para você entender tudo o que vai acontecer na história...
Quando comecei a ler, confesso que estava bem empolgada. O livro tem um ar de mistério que te deixa bem curioso, por esse motivo eu não abandonei a leitura!

O livro é narrado em primeira pessoa, então em todo o momento estamos na cabeça da Nyx, e se você esperava uma pseudo Bela boazinha, simplória e etc... sinto muito, mas você se decepcionará! Nyx não tem quase nada de boa, na verdade ela é bem amarga em certas partes do livro, e quando você lê na sinopse que ela se ressente da família... Sim, ela guarda uma raiva profunda de toda sua família, creio ser por isso que ela se aproxima do Ignifex.

Como ponto alto, nós temos uma mitologia SUPER legal! Eu adorei essa parte da história, a forma como foi montada o mistério que envolvia o país e seus moradores, porque eles foram amaldiçoados e etc... Poxa, é muito interessante mesmo! Essa parte foi bem construída, mas acertando essa parte ela errou em muitas outras. -.-

A cabeça da Nyx é chata! Sim, me peguei várias vezes revirando os olhos por causa das atitudes dela, sem contar que ela é tão sedenta de amor que... SPOILER! Não vou contar rsrs Leia!
O romance também é muito mal construído... As coisas acontecem numa velocidade que você fica sem entender e se perguntando: Como eles chegaram aí?!
Sim, esse livro tem grandes problemas, e nem é tão longo... Creio que tudo se resolveria com algumas páginas a mais e uma atenção ao romance.

Agora você deve está se perguntando por que as três estrelas se vi tantos problemas no geral... Bom, o final é muito bom! Tudo é explicado e te deixa satisfeito! A questão da mitologia novamente dando um Up na leitura, então por esse motivo apenas, eu recomendo a leitura, mas não vá cheio de esperanças por uma releitura maravilhosa do conto de fadas. :/

Beijinhos

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2014/02/resenha-06-cruel-beauty.html

Geli 26/04/2015

Infelizmente esse não era para mim. Não me conectei com nenhum personagem, inclusive achei eles péssimos, todos. Eu entendi a tentativa de fazer uma anti-heroína como protagonista, mas a execução não foi boa. A Nyx é insuportavelmente chata.
O romance acontece do nada e por isso não me deu aquele arrepio gostoso. De uma hora pra outra ela já estava apaixonada e eu nem isso acontecendo.
A mitologia é muito confusa e não foi interessante o suficiente para ser a redenção do livro.
A escrita é confusa também e por vezes eu nem sabia do a autora estava falando.
Eu dificilmente sou tão dura com algum livro, mas esse foi difícil do começo ao fim.
isabellaqlopes 27/04/2015minha estante
e tao ruin assim KKKKKKKKK

isabellaqlopes 27/04/2015minha estante
a sinopse parece ser muito bom ! mais confio na sua indicação e 2 estrelas não e bom

Barbara Lima 20/02/2014

"Sinopse: Baseado no clássico conto de fadas A Bela e a Fera, “Cruel Beauty” é uma deslumbrante história de amor sobre os nossos mais profundos desejos e o seu poder de mudar nosso destino.

Desde que nasceu, Nyx foi prometida ao terrível Mestre do seu Reino – tudo por causa de uma tola barganha feita por seu pai. E desde que então, ela foi treinada para matá-lo.

Sem escolhas a não ser executar sua obrigação, Nyx se ressente pela família nunca tentar salva-la e se odeia por querer fugir do seu destino. Em 17º seu aniversário, Nyx abandona tudo o que ela um dia conheceu para se casar com o todo poderoso e imortal Ignifex. Seu plano? Seduzi-lo, destruir seu castelo encantado e acabar com a maldição de 900 anos que ele pôs sobre seu povo.

Porém Ignifex não é nada como Nyx esperava. O estranho e charmoso Senhor a seduz, e seu confuso e labiríntico castelo com seus mágicos quartos a encantam.

Enquanto Nyx procura uma forma de libertar sua terra descobrindo os segredos de Ignifex, ela se encontra cada vez mais atraída por ele. Mesmo que ela pudesse se apaixonar pelo seu inimigo, como ela poderia recusar sua obrigação de matá-lo? Sem tempo a perder, Nyx deve decidir o que é mais importante: O futuro do seu Reino, ou o homem por quem ela nunca imaginaria se apaixonar."

Beijinhos,
Barbara