Angus - O Primeiro Guerreiro

Angus - O Primeiro Guerreiro Orlando Paes Filho

Resenhas - Angus: O Primeiro Guerreiro

CarlosAugustoMatos 07/12/2023

Angus: O Primeiro Guerreiro
Angus: O Primeiro Guerreiro é um romance histórico-fantástico que narra a saga de um jovem viking que busca vingança, honra e redenção em meio às guerras e invasões que assolam a Bretanha no século IX. O autor, Orlando Paes Filho, se baseia em uma extensa pesquisa histórica e em elementos da mitologia nórdica para criar uma trama envolvente, repleta de ação, aventura, drama e emoção.

O protagonista, Angus MacLachlan, é um personagem complexo e carismático, que evolui ao longo da história, enfrentando conflitos internos e externos, e aprendendo com seus erros e acertos. Ele é guiado por valores como lealdade, coragem, justiça e fé, mas também consegue cometer atos de violência, crueldade e vingança. Ele é um herói humano, que sofre, ama, luta e sonha.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo próprio Angus, que conta sua história desde a infância até a idade adulta, passando por momentos decisivos de sua vida, como o treinamento com seu pai, um Jarl viking, a primeira batalha, a traição, a fuga para a Bretanha, o encontro com Nennius, um monge sábio e bondoso, a fundação do clã dos MacLachlan, uma aliança surpreendente, e guerra.

O autor utiliza uma linguagem simples e direta, que transporta o leitor para o cenário e o contexto histórico da obra. Ele também insere ilustrações (e muitas), mapas, glossários e notas explicativas, que complementam e enriquecem a narrativa. Ele mistura fatos históricos com elementos fantásticos, como magia, profecias, lendas e criaturas mitológicas, criando um universo próprio e original.

O livro é o primeiro de uma trilogia, que promete continuar a jornada de Angus e seus descendentes, em busca de seu destino e de sua missão. É uma obra que agrada aos fãs de história, fantasia, aventura e romance, e que surpreende pela qualidade e pela criatividade. É uma leitura envolvente, emocionante e inspiradora, que mostra que o verdadeiro guerreiro é aquele que luta por seus ideais, por seus amigos e por sua fé.

site: IG: @camatos2

Sr. Quadros 25/04/2023

Repleta de clichês, uma história genérica sem muita emoção
"Angus - O Primeiro Guerreiro" foi uma leitura extremamente frustrante e decepcionante. Com uma premissa interessante sobre um jovem guerreiro em busca de vingança em uma terra mítica, eu esperava uma história emocionante e cheia de aventura. No entanto, o livro não conseguiu cumprir as expectativas de forma alguma.

A narrativa era fraca, com uma trama que se arrastava sem rumo aparente. Os personagens eram superficiais e pouco cativantes, com motivações pouco claras e diálogos simplistas. O protagonista, Angus, era clichê e unidimensional, sem qualquer desenvolvimento significativo ao longo da história.

Além disso, a linguagem utilizada era repetitiva e pouco inspirada, não acrescentando nenhum valor à trama.

A ambientação em que a história se passava tinha potencial para ser fascinante, mas foi subutilizada. A falta de detalhes e a ausência de uma construção sólida do mundo tornaram difícil a compreensão do cenário e a visualização dos ambientes e personagens.

Além disso, a trama em si foi repleta de clichês e reviravoltas previsíveis, não oferecendo surpresas ou originalidade. As motivações dos personagens e as ações tomadas muitas vezes não faziam sentido, o que tornou difícil se conectar emocionalmente com a história.

Em resumo, "Angus - O Primeiro Guerreiro" foi uma leitura decepcionante, com uma narrativa confusa, personagens pouco desenvolvidos, estilo de escrita fraco e uma trama pouco envolvente. A falta de originalidade, a ausência de uma ambientação consistente e um desfecho insatisfatório foram aspectos negativos que comprometeram a experiência de leitura.

herbert.goncalves 13/02/2021

o meu livro nórdico favorito
obra simplesmente espetacular dE orlando paes filho. grandiosíssimo projeto com muitas pesquisas e rico em detalhes. completamente apaixonado por essa obra prima. incrível que o meu livro nórdico favorito foi escrito por um brasileiro. orgulho!! e as belas artes, hein? pesadas, macabras, adultas e simplesmente lindas. LIVRAÇO!!!

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Perrelli 18/02/2020

Um bom livro para dar início a vida de leitor !!!
Sou pouco suspeito pra falar de Angus!!! Foi um dos primeiros livros que tive acesso em minha adolescência e para mim foi uma ótima leitura
Porém, sou realista !! Para quem já possui um grande histórico de leitura o livro pode ser aquele típico " mais do mesmo".
Contudo, o livro traz um enredo cativante com ótimas descrições do ambiente, as cenas de lutas são muito bem descritas permitindo você vizualizar os embates!!
Os livros mais antigos ( da editora arx jovem) eram muito bem feitos e muito bem ilustrados!!
Nesse sentido, acredito que quem pega o livro nas novas edições e depois de já ter lido outras tantas obras principalmente após a criação da série Vikings não se empolga tanto!!
Contudo, super indico o livro para aquelas pessoas que não lêem ou pelo menos estão dando seus primeiros passos !!

Guga 21/07/2019

Lembranças.
Uma história viking muito interessante cheia de ação e um personagem que vai se desenvolvendo durante a história,me lembrou muito o protagonista do mangá vinland saga que é do mesmo tema,vikings,os dois livros possuien fatos históricos bem interessantes,espero muito dos próximos volumes de Angus.

Victor 27/11/2017

Bom... Divertido
Esse é o único livro bom dos que já foram lançados... O segundo é bem complicado de ler tanto que abandonei...
O primeiro guerreiro te prende um pouco apesar de não ser aquela obra prima... Mas diverte...
Infelizmente estavam previstos uns 7 livros e nunca mais o autor lançou não sei pq

Lindsey 26/04/2017

História de Vikings
Esse é o primeiro de três livros que narram uma história nórdica viking, onde o jovem Angus MacLachlan, juntamente com seu clã escocês, sofre com o processo de barbarização com o recuo do cristianismo e as cruzadas. Angus é o herói aqui, treinado para a guerra desde criança, e que possui uma espada mágica e a grande missão de defender seu povo da invasão dos daneses. Ou seja, é uma trama fantasiosa que percorre alguns séculos de guerras e aventuras, onde podemos vivenciar as lutas dos europeus da Idade Média, que culmina na formação e no desenvolvimento da Europa atual. Além de ser uma história fantástica cheia de contexto histórico real, o autor, que é brasileiro, também recheou a publicação com belíssimas ilustrações, tornando o livro um trabalho de primeira.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

Manoela Castejon 28/07/2016

Decepcionante
A narrativa é falha em certas partes, em alguns momentos torna-se maçante ao abordar demasiadamente questões não tão interessantes para a história e deixar de se aprofundar em partes que julgo muito mais necessárias.
No entanto o que mais detestei foi a visão ingênua trabalhada. Faltou um olhar mais 'antropológico', isto é, saber melhor penetrar em morais e preceitos diferenciados.
E sobre as ilustrações... Por conter artistas variados algumas são lindas, outras horrorosas.

Luciano Luíz 09/08/2014

ORLANDO PAES FILHO, tentou...

ANGUS - O PRIMEIRO GUERREIRO - LIVRO 1, vendeu muito bem.

Uma estória com fatos históricos permeados de ficção.
Ou de seu protagonista.

A narrativa é boa.
O enredo nada traz de interessante.

E claro, era para ser uma série de 7 volumes...
O que até o presente momento, não deu certo...

O livro 1 é recheado de ilustrações coloridas.
Mas feias de doer, ainda mais pelo fato de que foram vários os desenhistas que trabalharam na concepção das mesmas.
Em certas cenas da mesma batalha, o herói tem cabelos compridos, depois, cabelo curto, em seguida, o cabelo volta a ser comprido...
Fora todas as falhas nas ilustrações.
Sem contar que foi feito um trabalho amador em todas.
Escudos reutilizados em diversas cenas, soldados copiados e colados.
Serviço mequetrefe.
Algo que chega a dar vergonha...

Mas, fora isso...

O livro seria muito melhor sem as ilustrações...
E olha que eu estou falando somente do livro 1. Nem quero ver como ficaram os livros 2 e 3. Além de mais alguns fora da série principal...

Resumindo...

ANGUS é uma merda.

A não ser que você realmente encontre algo interessante aqui...

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

ALEKZ CLIKZ 26/05/2013

As Novas Cruzadas do Século XXI
Detesto ler criticas de spoiler, por isto vou falar mais de uma experiência que tive com este livro e que foi muito legal. Conheci o Orlando Paes Filho em uma cobertura do Jornal Painel ─ da Universidade Gama Filho ─ na Bienal do Livro. Para quem não o conhece, ele além de ótimo escritor é também criador de vários personagens para empresas, tais quais: Mc Donalds, Warner Bros, Hop Hari, Nestlé e Ambev. Mas voltando a vaca fria, eu havia ingressado a poucos anos na Ordem DeMolay e me interessei pela temática dos Templários. Entre meu ingresso na DeMolay e a entrevista com Orlando, li Os Reis Malditos, de Maurice Druon, e isto coincidiu justamente com o período da Bienal. Imagine a satisfação que não foi ouvir falar de uma abordagem futurista de novas Cruzadas no século XXI. Me empolguei mais ainda ao entrevista-lo e ver sua paixão pelo livro escrito e sobre a possibilidade da Warner levar pro cinema sua história. Gostei muito.

Fábio Matos 09/02/2013

O que salva...
Mto bom! (ao menos quando li, hehe)

Minha resenha é a mesma de todas as outras:
"Angus é mto bom no primeiro livro. Depois que converte, já era..."

O segundo livro é extremamente maçante. O terceiro dá uma melhoradinha, mas pouco. Enfim, faço côro com todos os comentários que vi até hj sobre esses livros: "o que salva é o primeiro"

Spirit 14/09/2012

Angus - O Primeiro Guerreiro
Um jovem de 16 anos anseia por acompanhar seu pai, um jarl (líder guerreiro) viking, às guerras na Terra dos Anglos, pois para isso é treinado desde criança. Quando tão esperado fato se concretiza, porém, ele descobre que a barbárie e as injustiças das lutas estão longe dos ideais de honra que o pai havia lhe ensinado por meio de um heróico exemplo. E são essas mesmas injustiças que farão dele o mais nobre guerreiro.
Esse é Angus MacLachlan, primeiro guerreiro e fundador do clã dos MacLachlan que retira, dos momentos de total desgaste emocional e físico, verdadeiras lições para aprender a viver, a sobreviver e a lutar. Sua personalidade, no entanto, é lapidada não só pelas adversidades e pelo sofrimento, mas também pela orientação de grandes mestres, como Nennius, significativa figura que altera por completo a visão de mundo de Angus.
Ambientada no século IX, no auge da Idade Média, a história revela uma aventura diferente de tudo o que já foi contado, baseada em uma extensa e detalhada pesquisa histórica que torna ainda mais reais e impressionantes os fatos retratados. Um livro que reúne exércitos e monges, sangue e compaixão, lendas e fatos. Porque as cruzadas jamais terão fim.

Tati 02/09/2012

Adorei, as ilustrações são incríveis e a história envolvente.