Orquídea Negra

Neil Gaiman

Resenhas - Orquídea Negra

Emanuel 14/02/2022

Orquídea Negra
Quando a heroína Orquídea Negra, um ser geneticamente criado a partir de genes humanos e de planta, é assassinada de forma abrupta, uma sucessora ganha vida herdando suas memórias. Porém essa sucessora está confusa e busca saber quem (ou oque) é enquanto é perseguida pelos assassinos da antiga Orquídea.

Uma das primeiras obras a aparecerem com o selo Vertigo da DC comics, e também um grande clássico de Neil Gaiman, Orquídea Negra trás uma história de super-heróis diferente de tudo que existia em sua época. Fantasia abstrata, surpresa e quebra de espectativa somada a várias referências e com aquele toque que só o Gaiman proporciona.
O gibi possui não só um roteiro muito interessante mas também a bela arte de Dave McKean. Eu acho que Dave está realmente no ápice de sua arte, mantendo sua técnica diferenciada mas sem se jogar no total abstrato.

O quadrinho usa de muitos personagens e da ambientação de outros títulos da DC/Vertigo. Onde iremos encontrar personagens como Hera Venenosa, Batman, Luthor, Monstro do Pantano e cidades como Gotham e Metrópolis.
No entanto, mesmo já famosos, esses personagens não roubam a cena principal.

Ótimo roteiro e arte linda somada a uma edição muito bem feita. Um grande quadrinho pra se ter.
Carol 15/02/2022minha estante
Não consigo descrever de outra forma sem ser: obra prima ?

Emanuel 16/02/2022minha estante
Eu achei ótimo também

Marco 07/02/2022

um mergulho onírico na parte fantástica da DC
Há eras eu queria colocar as mãos na história da orquídea negra. A arte do Dave McKean sempre me fascinou, e saber q Neil Gaiman escrevia era um charme à parte. Mesmo assim, seja pelo preço ou pelo timing errado, nunca consegui adquirir... até alguns dias atrás.
Assim q chegou em casa eu simplesmente devorei. Não sabia nada da história, apenas q se tratava da Orquídea Negra (uma heroína da DC de quinta categoria q recebeu uma nova personagem pelos autores e q eu nunca tinha ouvido falar antes). Na sinopse fala q descobriremos mais sobre a vida e a morte dela.
O início é um pouco arrastado, devo admitir. Muitos quadros, muito texto e muita explicação sobre o funcionamento dos poderes e do passado de alguns personagens. Do meio pro fim, entretanto, o dinamismo toma conta e somos presenteados com algumas participações especiais do panteão da DC.
Orquídea Negra fala sobre vida e morte. Juventude e inocência. Escolhas q fazemos e suas consequências. É uma fábula no bom e velho estilo Gaiman.
Eu imagino q n seja uma história para todos, principalmente para aqueles q gostam de ação, frases de efeito ou algo mais dinâmico. Para aqueles q gostam de contemplar a página (e sua belíssima arte), se deleitar com as falas e refletir sobre as mensagens, terá um companheiro bem delicioso para te acompanhar na cabeceira da cama antes de dormir.

Marcelo 25/11/2021

A minissérie sobre a personagem Orquídea Negra foi a apresentação da dupla Gaiman/Mckean ao mundo e eles chegaram com tudo! Aqui já está presente muito do universo onírico e do lirismo que seriam características marcantes da obra-prima Sandman. Recomendado até para quem não é fã de quadrinhos.

Guilherme Vechiato 21/08/2021

Belo e Poético.
Orquídea Negra é o primeiro trabalho de Neil Gaiman para a DC. Gaiman tinha como objetivo reinventar um personagem da baixa linha da editora, e o que temos aqui é algo poético e muito lindo.
A beleza vem dos traços perfeitos do Dave McKean, que possuem uma beleza única, a cada página você fica mais apaixonado. Já a poesia envolve o belíssimo texto do Gaiman para a personagem título.
A trama é muito bem construída, por mais que envolva diferentes linhas temporais, onde o passado e o presente são importantes, a história não fica confusa. Todo o mistério e dúvida que envolve a personagem só nos faz, a cada página, querer saber como tudo vai terminar, além de nos fazer questionar algumas coisas internas
Aqui nós temos algumas aparições especiais de grande personagens da DC, algo que o Gaiman também faria nas primeiras edições de Sandman, que no caso não ficou muito bom. Mas em Orquídea Negra essas aparições fazem total sentido e são essenciais para o desenvolvimento da história.
É uma HQ apaixonante e de uma beleza única e digo que é uma parada obrigatória para quem é fã do trabalho desses dois gênios.

Géssica Ferreira 15/08/2021

Os traços são belíssimos, e a explosão de cores sempre que as Orquídeas são retratadas é fantástica. Uma história curta, e por vezes triste.

Ricardo.Borges 01/03/2021

Bem no começo...
Acho que foi por conta desta graphic novel que comecei a ler quadrinhos intensamente...

mlagerlof 15/04/2018

Ecofeminismo e Identidade
O feminino em busca de sua identidade no mundo através de uma metáfora ecofeminista. Uma obra que talvez dialogue melhor com mulheres do que homens.

Cy 06/01/2017

"Nunca estive tão viva!"
Título original: Black Orchid
Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Dave McKean
Publicação original: DC Comics, 1988, EUA.
Esta edição: Panini, 2013, Brasil.

---

A Orquídea Negra é um personagem menor do universo DC, uma super-heroína híbrida (semi planta, semi mulher) com alguns poderes especiais, incluindo habilidades para voar e alterar sua aparência física. Ela fazia algumas aparições esporádicas pelo universo DC desde os anos 70, mas seu personagem era pouco explorado. Quase nada se sabia sobre a misteriosa heroína... até que Gaiman entra na área.

Na publicação de 1988, Neil Gaiman e Dave McKean se unem para construir um pano de fundo, uma origem para um personagem que era, até então, famoso por não ter origem. Enquanto investiga um grupo criminoso, ON é desmascarada e assassinada. (NÃO, ISSO NÃO É UM SPOILER. NÃO SE DESESPERE. ESTÁ TUDO BEM.). Contudo, em algum lugar, mantida em uma estufa qualquer (só que não), parte da consciência da Orquídea desperta e inicia uma jornada em busca de sua identidade. A partir daqui, mais do que uma história de ação, como era de se esperar, os autores fogem do clichê do gênero e propõe uma trama bastante introspectiva, cheia de inquietações por parte de nossa heroína que busca seu lugar no mundo. Destaque para a participação de diversos personagens conhecidos do mundo DC, um prato cheio para quem curte easter eggs.

Neil Gaiman utiliza um recurso de contar a história pelo “avesso” que vai funcionar muito bem, e casar de forma harmoniosa com a trajetória percorrida pela personagem. Por falar em casamento harmonioso, não há outro comentário que se possa fazer a respeito da parceria Gaiman-McKean. A narrativa de um está em perfeita sincronia com as (INCRÍVEIS!) ilustrações e cores do outro. Um trabalho espetacular!

Michael 06/01/2017

"Orquídea Negra" (Roteiro de Neil Gaiman e arte de Dave McKean. Estados Unidos, 1989). Na década considerada a mais rica para os quadrinhos, Neil Gaiman traz uma nova proposta para o universo dos super-heróis. O autor resgata Orquídea Negra, uma heroína pouco conhecida criada nos anos 70, e mostra sua visão do mundo dos super seres, num roteiro mais experimental, que foge dos clichês do gênero. A trama explora mais o passado da heroína original, por meio das inquietações da nova Orquídea, uma espécie de reencarnação de sua antecessora, assassinada logo no início da história. Gaiman trabalhou com McKean, que usa cores extravagantes. Gostei, particularmente, dos frames nos quais ele retrata a natureza. A obra aborda ainda temas ecológicos, embora um pouco datados agora, quase 30 anos após seu lançamento. Destaque para a participação mais humana de conhecidos vilões gothamitas.

Ligia 04/11/2016

Resenha do encadernado "Orquídea Negra - Edição de Luxo"
Ficha Técnica
Título Original: "Black Orchid"
Ilustrações: Dave Mckean
Editora: Panini
Ano: 2013
Páginas: 176
Avaliação: Muito Bom

Lançado ano passado pela editora Panini, o encadernado possuí o formato (18,5 x 27,5 cm) tem 176 páginas e capa dura. Além disso, a versão conta com 15 páginas de material extra. Tais como esboços, anotações, e outros documentos e relacionados ao lançamento original do título. Foi lançado originalmente no final da década de 1980, em volumes separados em formato americano e o conta com as maravilhosas ilustrações de Dave Mckean. Este também foi o primeiro trabalho de Gaiman para a DC.
A história conta as várias vidas de Susan Linden e sua transformação na heroína Orquídea Negra. A forma como somos guiados pela narrativa junto com a personagem, um alguém que não sabe quem é ou muito menos para onde deve ir é igualmente confusa. Isso é, ao mesmo tempo, bom e ruim. Conforme você vai lendo, as peças vão se encaixando até que quando você entendeu mais ou menos o que aconteceu,vão lá e te despejam tudo de uma vez. Por esse motivo e por causa do final que achei que não se resolveu bem é que dei minha avaliação como "Muito Bom" ao invés de "Ótimo". Contudo, a história tem muita coisa legal como as aparições de alguns personagens conhecidos do universo DC como, por exemplo, Lex Luthor, Batman etc., e vale a leitura.

27/08/2016

Orquídea Negra é uma heroína com uma história diferente de tudo que você já leu, com um desfecho incomum e situações imprevisíveis. A ilustração da HQ é fenomenal!

Viick 04/09/2013

Que colorido lindo!
Eu não gostei muito do traço da maior parte das personagens, mas a parte da mata, o lilás lindo da Orquídea e da pequenininha, passa tanta paz, é tão bonito.... confesso que não gostei muito da história, mas o colorido é tão bonito que me fez gostar do conjunto da obra. Tô doida pra ler Sandman!

Vinícius 03/09/2013

Comprei essa edição definitiva mais para guardar do que ler, já que já tinha lido em outra ocasião. Mas resolvi dar uma folheada a toa e acabei lendo tudo de novo até o fim. Da primeira vez, não tinha reparado o quão bonita é arte do Dave McKean, que por si só vale a compra. Legal também é como o Gaiman consegue entrar e sair do universo DC de forma bastante confortável e suave. Clássico da Vertigo/DC e vale mais ainda ler por que a heroína agora está aparecendo na Dark mensal, então é um bom jeito de conhecer e entender a personagem. Muito, muito bom.
Dani 11/09/2013minha estante
hummm q enigmático (????). Estou na fila da leitura!
=)