Bling Ring

Bling Ring Nancy Jo Sales

Resenhas - Bling Ring: A Gangue de Hollywood

Yuri Hollanda 10/08/2013

Bling Ring: A Gangue de Hollywood
Quando comprei Bling Ring pra ler eu realmente não sabia como seria a escrita. Por mais que eu já soubesse a história que o livro iria me contar, eu realmente esperava que fosse de outra forma, e não a mostrada no livro.
Acontece que Nancy Jo Sales me decepcionou muito. Confesso que só comprei esse livro pelo filme que está prestes a lançar, sabia que não era uma grande história, que não tinha nada muito a ser contado/revelado. Porém quando me deparei com o tamanho (relativamente grande para uma história que parece ser tão meia boca), pensei Wow, deve ser bom

Acabou não sendo. Eu demorei mais do que o normal para ler esse, do que normalmente leio outros livros, e digo, sem pestanejar: por culpa da escrita de Nancy Jo. Não a culpo por ter escrito em forma de reportagem (foi de onde o livro se originou: de sua reportagem sobre a Gangue, e é o seu ramo da escrita), mas a forma que ela escreve é MUITO tediosa, pelo menos pra mim.
Durante os parágrafos que lia, parecia que ela se perdia, ela vai e volta num assunto sem ter muito o que dizer, procurando, evidentemente, dados para ter o que falar e fugindo muito da história central: a gangue!
Durante a leitura, percebi que os métodos que Nancy Jo Sales usou foram muito parecidos com os da escrita maravilhosa de Lionel Shriver (escritora do incrível thriller psicológico Precisamos Falar Sobre O Kevin). Porém não de boa forma.

Nancy tenta ir fundo no assunto e acaba entrando em outro, e em outro, e de repente você está em outro assunto completamente diferente. O capítulo acaba, e no próximo ela RECOMEÇA o mesmo assunto em que se perdeu. Por isso acho que esse livro deveria ter sido contado de forma e escrita convencional, de livros que seguem um ritmo e uma sequência de acontecimentos, sem querer inovar muito no sentido linha do tempo. Ela quis traçar paralelos durante o livro todo não deu certo. Acho que isso foi uma jogada de marketing mal feita ou a escritora não soube escolher o que seria melhor, pelo menos pra essa obra (nunca me aventurei a ler uma reportagem jornalística dela).
O livro também me passou a sensação de que não foi revisado, ele é muito mal montado. Como disse, foca em um assunto aqui, e depois de cinqüenta páginas retorna ao mesmo assunto novamente.

O que o livro abrange são os motivos dos jovens roubarem, suas vidinhas fúteis e ricas, e as consequências desses atos, e como os artistas foram (oh, coitados) prejudicados com os roubos. E depois de quase 300 páginas parece que você leu, leu e leu para não chegar na conclusão proposta. Não é um livro que te faça pensar, refletir. É um livro que infelizmente, quando acaba, te passa a sensação de tempo e dinheiro perdidos. E livros que passam essa sensação tem o mesmo motivo em específico.

Para mais resenhas, visite:

site: www.estantenerd.wordpress.com
Laís 18/08/2013minha estante
Concordo com seu texto. Pra mim o livro é apenas 'legalzinho' e me fez parar pra pensar um pouco nessa loucura com a fama e as celebridades mas realmente a autora repete muita coisa e parece "encher linguiça" em algumas partes.

Bianca Martins 19/08/2013minha estante
Não tenho o costume de ler resenhas de livros antes de terminá-los, porém este estava tão maçante que resolvi ver o que as outras pessoas acharam...
Você descreveu exatamente o que estou sentindo.
Comprei o livro pq também pensei "(...)só comprei esse livro pelo filme que está prestes a lançar, sabia que não era uma grande história, que não tinha nada muito a ser contado/revelado. Porém quando me deparei com o tamanho (relativamente grande para uma história que parece ser tão meia boca), pensei ?Wow, deve ser bom??"
Tá difícil terminar de ler...

Cami 09/09/2013minha estante
Eu estou lendo esse livro agora e a sua resenha é exatamente o que eu estou pensando. Pela primeira vez eu cogitei a ideia de vender um livro... Só vou terminar de le-lo porque eu paguei por ele hahaha .
A unica coisa que esse livro me trouxe foi uma lição: nunca maissss vou comprar um livro antes de ler pelo menos dois capítulos (ate porque sinceramente no prefácio eu ja tava de saco cheio)

Ellen 23/09/2013minha estante
Seguindo a opinião da Cami, só estou terminando de ler esse livro porque paguei, que leitura massacrante.

Katia 14/10/2013minha estante
Finalmente terminei esse martírio.... demorei horrores para ler esse livro... muito massante gente.... Assim como a Cami, nunca mais pego um livro para ler antes de ler pelo menos o primeiro capítulo. Achei vocês muito bonzinhos... 3 estrelas para algo que é ruim... eu dei uma só e olha lá..rs..

Flavi 23/11/2013minha estante
Penso exatamente como você a respeito desse livro!

Angelica75 01/12/2013minha estante
comecei agora e estou achando interessante...e gostando da escrita de Nancy Jo Sales...vcs que não gostaram... qual o livro inesquecível pra vc? só por curiosidade...

bugabraga 31/01/2014minha estante
Discordo de sua opinião e acho que você não está habituado a ler textos jornalísticos e, por isso, não gostou da forma como Nancy Jo Sales escreveu o livro. Também acredito que você não tenha lido a epígrafe do livro, uma vez que ele não poderia ter sido contado da "forma convencional", uma vez que a própria diretora disse ter se interessado pelas matérias. Se você não chegou a uma conclusão ao final dessa obra talvez tenha sido uma leitura sem interesse de sua parte e não porque ela não consegue a chegar a ponto nenhum. Não há ponto a chegar. São relatos de fatos acontecidos.

Mateus 10/04/2014minha estante
Discordo também, achei muito bem escrito, detalhado e altamente interessante. Achei pesado você dizer que não é um livro que não faz pensar, nem refletir. O livro retrata nossa geração que é obcecada por fama e pela vida das celebridades que somando ao poder das redes sociais é uma receita para o desastre. E foi o que acabou acontecendo com a gangue: chegaram ao desastre. Roubo, uso de drogas, invasão de propriedades, invasão de privacidade, acidentes, desequilíbrio emocional. Tudo isso resultado de um vida completamente superficial. A maioria dos jovens retratados são jovens de famílias ricas e de forma algum tinham a necessidade de roubar algo que eles podia comprar com o próprio dinheiro. O prazer deles é roubar algo de alguém "importante", alguém que estava na mídia e depois eles podia gabar para os outros que estava usando uma bolsa da Paris Hilton, por exemplo. Preferência de estilo é algo que varia de pessoa de pessoa, mas falar que a escrita da Nancy Jo é ruim porque não agradou você é bobagem. E também falar que o livro não faz refletir é, na minha opinião, preguiça de pensar. O livro reflete , discuti e evidencia problemas que são reais e precisam ser colocados em pauta. Achei uma leitura deliciosa e recomendo muito!

Tatiane.Nogueira 31/05/2023

Maravilhoso
Entre 2008 e 2009, as residências de Lindsay Lohan, Orlando Bloom, Paris Hilton e diversas outras celebridades foram invadidas e saqueadas.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0
CarolCazzolli 24/08/2023minha estante
Esse é tipo o livro do filme?

Tatiane.Nogueira 24/08/2023minha estante
sim é o livro do filme

wwlfstar 06/06/2021

Esperava uma coisa e o livro me entregou outra. Apesar da chuva de informações, não achei a leitura muito proveitosa. Alguns trechos foram desnecessários, com longos monólogos sobre assuntos paralelos, de modo que tornou o livro maçante em determinados momentos.

Flavs Machado 07/07/2013

Bling Ring – A Gangue de Hollywood (Bling Ring) é um filme que simplesmente fiquei louca para ver quando vi anunciar e o enredo por três motivos: a história real que eu acabei acompanhando quando aconteceu, Sofia Coppola e Emma Watson. Quando descobri que havia um livro com o mesmo título, fiquei completamente maluca para ler, pelos exatos mesmos motivos citados acima, haha.

Eu conheci a história de The Bling Ring por conta do seriado Pretty Wild que passava no canal E! – é, de vez em quando eu vejo esses realitys (que de real não tem nada) super educativos (hahaha) e adoro, confesso! -, e claro quando descobri sobre o filme e livro fiquei super curiosa.

Bling Ring é escrito em forma de uma grande reportagem e traz entrevistas com alguns dos membros da dita “gangue”, como Nick Rudd e Alexis Neyers, além de “desmascarar” diversas farsas do reality Pretty Wild.

No sentido geral, eu gostei bastante do livro. Ele acompanha desde os primeiros arrombamentos e roubos nas casas das celebridades e traz muitas informações interessantes. Infelizmente não fui muito fã da tradução, pelo fato de ter encontrado alguns errinhos de ortografia - a maior parte deles, falta de vírgula.

Quem se interessou pelo caso vai gostar de se aprofundar nele através desse livro e conhecer a história de maneira mais detalhada e sem precisar buscar notícias, matérias etc na internet. Mas já aviso que diversas perguntas ficam sem respostas e que uma das pessoas que mais seria importante ouvir o lado na história se recusou a dar entrevista e isso me deixou mais curiosa. Infelizmente, não saberemos muitas coisas, afinal os jovens que formaram esta pseudo-gangue mentem demais e estavam todos interessados em apenas uma coisa: fama.

site: http://psychoreader.wordpress.com

Alan kleber 10/08/2023

Glamour obscuro e cultura de celebridade.
"Bling Ring: A Gangue de Hollywood" é uma intrigante exploração da cultura de celebridades e excessos de Hollywood, imbuída de uma perspectiva filosófica que nos convida a refletir sobre os valores e obsessões de nossa sociedade contemporânea. Nancy Jo Sales habilmente tece uma narrativa que revela as motivações obscuras por trás dos crimes cometidos por um grupo de jovens obcecados pela fama e riqueza.

Ao longo das páginas deste livro, somos levados a questionar a natureza da busca pela notoriedade a qualquer custo. Sales nos instiga a considerar até que ponto nossa sociedade coloca a riqueza material e a fama acima de valores mais profundos, como ética e empatia. A leitura nos confronta com a realidade desconcertante de indivíduos que anseiam não apenas pelos objetos luxuosos, mas também pela sensação de serem reconhecidos e adorados por suas ações.

Marcando presença no centro dessa trama estão os jovens, cujas aspirações por uma vida de glamour e luxo os levam a cometer uma série de crimes chocantes. Sales nos revela as nuances psicológicas por trás de suas ações, explorando a natureza do desejo humano por pertencimento e validação social. Esses indivíduos, seduzidos pela promessa de serem adorados como as estrelas que idolatram, acabam se perdendo em um mundo de ilusões e falsas narrativas.

A figura carismática e complexa de Rachel Lee surge como uma peça central na gangue. Seu desejo ardente de ascender socialmente e ser reconhecida é um exemplo arrebatador das motivações por trás de seus atos. Enquanto ela e seus cúmplices se apropriam das propriedades de celebridades, há uma ironia profunda na medida em que estão, de fato, tentando imitar e superar os mesmos indivíduos que admiram.

Nossos olhos também se voltam para Nick Prugo, cujo anseio por ser valorizado e aceito o leva a uma jornada de autoafirmação distorcida. Sales destaca como ele se torna uma peça crucial no quebra-cabeça da gangue, revelando as complexas interações entre os membros enquanto buscam preencher os vazios em suas próprias vidas.

O livro também nos apresenta a outros personagens que orbitam ao redor dessa história, oferecendo uma visão mais ampla das motivações e ambições que os levam a se envolver com a gangue. As interações entre esses indivíduos nos fazem questionar até que ponto somos influenciados pelos outros e como nossas próprias aspirações podem ser moldadas pela sociedade em que vivemos.

Em última análise, "Bling Ring: A Gangue de Hollywood" não apenas revela os detalhes de um assalto audacioso, mas também nos instiga a refletir sobre a natureza humana, as dinâmicas sociais e os anseios profundos que nos impulsionam. Sales nos oferece um olhar perspicaz e multifacetado sobre as pessoas envolvidas, convidando-nos a explorar as motivações por trás de suas ações e a questionar nossa própria relação com a busca incessante por reconhecimento e sucesso.

A obra também nos impulsiona a analisar criticamente o papel da mídia em perpetuar essa cultura de adoração às celebridades. Sales desafia a forma como os meios de comunicação influenciam a percepção pública da realidade e como, por sua vez, afetam a autoestima e os desejos dos indivíduos. Durante a leitura somos levados a contemplar a fragilidade da identidade pessoal, à medida que os membros da gangue buscam construir uma imagem alterada de si mesmos, moldada pelas narrativas midiáticas que veneram

Nancy Jo Sales nos guia por um labirinto de reflexões sobre moralidade, cultura popular e a natureza da ambição desenfreada, incitando-nos a reconsiderar nossa própria relação com a busca de riqueza, fama e identidade em um mundo onde os holofotes podem ser tão deslumbrantes quanto enganosos.

Gisele 27/09/2013

Bling Ring só tem a capa bonita.
Fiz uma wishlist literária para a bienal que teve aqui no RJ e mesmo sabendo com o lançamento do livro, não fiz questão. Chegando na intrínseca, após uma longa fila esperando, li o verso e achei legal. A história, o preço, a Emma na capa e o título me chamou a atenção. Foi o terceiro que comecei a ler e adivinhem? Me decepcionei.
A ideia central do livro é interessante e confesso que os primeiros capítulos te envolvem, mas a narração é pelo ponto de vista da autora, sendo o livro muito mais baseado em estatística e dados do que na propriamente história. Além disso, remete todo tempo à famosos, livros, filmes, músicas, redes sociais, e depois de um certo tempo, isso enjoou a leitura por ser muito massante.
Achei que o livro seria narrado por personagens, e na verdade, não. Que fosse a história da gangue como estamos acostumados a ler, mas não. Recomendo apenas a quem gosta de livros com bastante detalhes (Na maioria, desnecessário) com estatísticas, dados etc.

Katia 14/10/2013

Horrível
Péssimo Livro ! A autora escreve em formato de reportagem, não em narrativa como a maioria dos livros que estamos acostumados atualmente. Decidi ler, devido ao fato de em breve um filme baseado no livro ser lançado e convenhamos, o livro sempre é melhor que o filme né gente ! Sendo assim, nem vou assistir esse filme porque se for pior que o livro, vou morrer de tédio !
Essa leitura demorou muito mais do que costumo demorar para ler um livro, e só não abandonei a leitura, pois tenho a regra básica de NUNCA abandanar um livro..rs...

Pâmela 27/06/2021

Bling Ring
Um grupo de adolescentes de mais ou menos 18 anos assalta casa de famosos quando eles não estão em casa. Orlando BLOOM, Lindsay Lohan, Paris Hilton, Rachel Bilson, Brian Austin Green, casado na época com Megan Fox. Bolsas, malas, sapatos, casacos são levados na região de Calabasas, Califórnia. As imagens de segurança não conseguem pegá-los com nitidez, e os alarmes não foram acionados, assim eles voltam nas casas dos famosos para roubar MAIS quatro ou cinco vezes. Demora mais de um ano até serem descobertos. Um filme do LIFETIME foi produzido, mas esse livro da Nancy Jo Sales foi escrito, enquanto Sofia Coppola começava a filmar a versão para o CINEMA: Bling Ring: A Gangue de Hollywood.

svrrichard 08/06/2021

Eu acho a história real sobre o caso muito interessante. Já pesquisei muito sobre.

Contudo, o livro é cansativo! A escrita não possui muito nexo e as diferentes histórias apresentadas rapidamente se confundem. O leitor perde o interesse pelo caso real no meio de tantas referências desnecessárias.

Amanda 01/04/2023

O LIVRO QUE PREVIU A GERAÇÃO TIK TOK
Quer entender o que acontece na cabecinha da tua sobrinha que passa horas fazendo vídeos de dancinhas com músicas horríveis e sem conteúdo apenas para viralizar e ganhar curtidas que estão em volta de milhares de outras que também são insignificantes? Ela quer a fama pela fama, sem fazer uma aula de canto, um curso de teatro, uma aula de dança…

Nick Prugo e Rachel Lee são adolescentes de Calabasas, lugar próximo a Hollywood , onde algumas estrelas possuem suas mansões longe da Calçada da Fama.

Vale ressaltar que todos os integrantes da gangue apenas um tinha condições financeiras desfavoráveis para “precisar” cometer atos ilícitos.

Alexis é filha do diretor de fotografia de Friends e além de trabalhos como modelos tem junto com a sua amiga-irmã, Tess um reality show inspirado nas Kardashians.

Coincidentemente ou não a mãe das Kardashians planejou minuciosamente todos os passos das filha e as más línguas dizem que a própria matriarca vazou o vídeo da Kim com o Ray-J e do outro lado temos a hoje tão famosa mãe narcisista, a mãe de Alex e Tess que participa de uma igreja onde a “Bíblia” é o livro O Segredo, onde seguem os princípios da lei da atração.

O modus operandi começa com uma simples voltinha de carro no automóvel de um vizinho, vale destacar que o lugar era tão seguro que os moradores deixavam a porta dos veículos destrancados e as casas também.

Em uma noite qualquer decidem roubar ninguém mais ninguém menos do que a socialite herdeira dos Hotéis Hilton, Paris Hilton, e sim eles conseguem de jeito fácil pois Paris, pasmem, literalmente guardava a chave debaixo da porta e desse dia em diante os furtos não pararam mais.

wilsucker 23/10/2020

Daqueles que eu li na adolescência e que me fez querer ler outros livros. Hoje, não faz mais o meu tipo de leitura mas lembro que na época foi uma boa experiência. Boas memórias afetivas com este livro! 💖

Joyce 26/12/2022

Foi o pior livro que eu li esse ano?
A escritora deu um monte de voltas e falou um bando de coisa desnecessária.
Esse livro podia facilmente ter só 20 páginas ????

Gabi 19/01/2022

Obsessão por fama e riqueza
De modo geral, é um livro envolvente, tanto pelo fato de ter sido baseado em fatos reais (o ocorrido em si é intrigante) quanto pela autora ter trazido um levantamento abrangente de dados como estatísticas, informações jornalística, sociológicas e até antropológicas, o que vejo como ponto positivo, pois esperava algo restrito ao caso. Por outro lado, senti que a leitura foi organizada com muita desconexão e falta de linearidade, dificultando o entendimento e profundidade em diversos momentos. Considero um livro com ótimas ideias, mas problemas na execução.

Henrique Nascimento 29/07/2013

Jovens Idiotas... Por Terem Sido Pegos.
Apesar de ser um livro sobre a investigação criminal em cima dos roubos cometidos entre 2008 e 2009 a casas de celebridades em Hollywood, o livro não deixa de ser uma crítica à leva de jovens e adolescentes fissurados por celebridades e pela fama que explodiu de uns tempos pra cá.

A motivação de todos os jovens envolvidos nesses crimes é praticamente a mesma: "se eu tiver aquilo, eu serei aquilo." Eles não queriam saber de se parecer com os seus ídolos, eles queriam sê-los. Eles queriam ser fotografados por paparazzi, frequentar lugares badalados e ganhar "dinheiro fácil" como os seus ídolos. Diferente de outras pessoas que querem isso, o primeiro passo deles é invadir a casa dessas pessoas e tomar os seus bens pessoais para si.

Eram crimes geniais, devemos admitir. Apesar de não se preocuparem em serem cuidadosos na hora de executar os seus crimes, o processo de preparação para as invasões era bem pensado, estudado, exatamente como criminosos de verdade fariam (o que eleva jovens de 17 e 18 anos à categoria de criminosos de verdade).

É um ótimo livro, mas não esperem uma glorificação aos roubos no texto. De jeito nenhum. Aqui a autora trata os roubos pelo que eles são: crimes. Acredito que no filme da Sofia Coppola seja uma visão mais direta dos jovens e dos roubos e, assim, os roubos serão apresentados como a coisa glamourosa que parecem ser (e que fazem tantos jovens dizerem que queriam ter participado da Bling Ring). É esperar para ver.