O céu pode esperar mais um pouquinho

O céu pode esperar mais um pouquinho Maria Clara Mattos

Resenhas - O céu pode esperar mais um pouquinho

Luisa1033 09/10/2020

O céu pode esperar mais um pouquinho
O que se espera da literatura? O início de uma jornada, o caminhar por lugares diferentes, difíceis ou mágicos? Ou o conforto, encontrar algo testado e aprovado que não nos moverá de uma zona de conforto?
A julgar pelo histórico de “O céu pode esperar mais um pouquinho” talvez a experimentação não seja apreciada nem por quem ler ou por quem procura a leitura. Lido por 14 perfis e com uma nota de 2,7 que ao meu ver é bastante injusta.
“O céu pode esperar mais um pouquinho” não é um livro perfeito, não será a leitura da sua vida e nem trará grandes questionamentos para o seu dia, porém, consegue ser um livro competente na proposta e ser uma obra diferente dentro de um gênero pouco popular nos últimos tempos.
Trata-se de um romance noir e você encontra todos os elementos na obra, um crime, uma personagem feminina ambígua e misteriosa, o detetive e um herói fraco que é levado pelos acontecimentos.
O narrador é nada confiável e isso não é identificável tão facilmente, o que traz uma nuance interessante para a obra. Você se perde e se encontra em diversos momentos, fica se perguntando para onde a trama está seguindo, quer torcer pelo personagem principal e ao mesmo não se importa muito com ele.
Ao finalizar a obra tudo se encaixa e todas dúvidas são sanadas. A trama é simples e não reinventa a roda mas, se apresenta de forma concisa e bem feita.
Para finalizar, um ponto deve ser ressaltado é um romance noir e possui todos os estereótipos do gênero. A autora escreve um personagem masculino sem vergonha de não ser 100% agradável, a autora não se furta da coragem de tratar tudo de forma crua e seca.
Bom entretenimento, escrita agradável e um romance de atmosfera deslocada porém, pertinente a trama.

Karol 22/08/2013

O Céu Pode Esperar mais um Pouquinho
O Céu Pode Esperar mais um Pouquinho foi uma cortesia da Editora Dublinense e uma agradável surpresa. É difícil descrever essa obra em um gênero somente, é um misto de emoções, mistério, romance, dúvidas e questionamentos do cotidiano e até mesmo humor. A autora consegue descrever os sentimentos de forma tão profunda e intensa que faz com que o leitor se sinta presente na cena descrita. É um livro diferente e faz de Maria Clara Mattos uma escritora de alto nível, criativa e capaz de surpreender os mais diversos leitores.

"Hoje eu levei um tiro. Eu não sei de onde ele veio, quem atirou, por quê. O que eu sei é que ele atingiu o meu baço. Pelo menos essa é a última coisa de que eu me lembro antes de mergulhar no poço de luz e breu onde eu tô agora. Um hiato. Entre as palavras. Como se eu me lembrasse das últimas, mas não das próximas. Na verdade isso é meio idiota porque ninguém se lembra das próximas palavras, elas ainda não aconteceram, não são memória ainda. É como se eu estivesse entre dois mundos também. Flutuando. Mas isso não quer dizer que eu esteja leve. Nem um pouco. Tem uma tonelada comigo. Eu só não sei de quê."

O livro começa assim. Leva o leitor a acreditar, imaginar e montar um milhão de cenas e possibilidades para o atual momento. O que aconteceu? Ele está morto? No purgatório? Quem atirou? Vai terminar assim? Diversas perguntas começam a surgir na sua mente e a vontade de ler mais e mais para descobrir as respostas só aumenta. Um dos gêneros fortes da obra é o mistério, o suspense. E isso fica explícito em cada cena, em cada capítulo.

Após esse começo intenso o enredo começa a rodar. É como se você estivesse lendo um diário de relatos do protagonista, já lembrando que é narrado em primeira pessoa. São episódios de sua vida até o exato momento. Trabalho, vida amorosa, conflitos internos (que são muitos) e tudo que o cotidiano reserva. Um cara comum, uma vida comum. Porém acontecimentos recentes fazem de toda essa normalidade um passado.

Posso citar alguns personagens importantes e essenciais, como Linda a namorada prostituta que matou um cara, simples assim. Na verdade Linda é um dos pontos mais importantes do livro, é ela que está presente em quase todos os pensamentos no nosso protagonista e é ela que o faz tomar a maioria de suas atitudes e que transforma sua vida em praticamente um filme. O que nos leva a outros dois personagens importantes, o detetive Alex e a Dra. Dolores. Alex quer saber tudo de uma noite que parece apaga da memória. Já Dolores busca respostas para as dores e tenta ajudar nosso personagem principal a lidar com elas. Já perceberam que não citei o nome do nosso protagonista? Não irei citar, na verdade. Pois no livro todo é um mistério e seu nome só é revelado na última página e isso é um ponto importante, diferente e que torna o livro ainda mais especial e fora dos padrões.

"Desculpa. Minha palavra preferida. Não que eu goste do som dela, propriamente. Ou que eu realmente ache que deva me desculpar por muita coisa. É só o hábito de pedir desculpas. Parece que esse é o meu papel. O cara que pede desculpas."

Um ponto importante na personalidade do protagonista é a complexidade. Não podemos definir se ele é uma boa ou má pessoa, ele mesmo não consegue se definir. São atitudes boas e ruins, pensamentos que o fazem ser melhor ou pior. E uma personagem importante para despertar a bondade é a Ginger. Sua colega de trabalho que ele descreve como "pura, inocente". E ao menos eu, torci em cada capítulo para que Ginger fosse a solução para todos os seus problemas e capaz de lhe mostrar o que é ser amado. Mas por mais complexo, complicado e obscuro que seja, eu acredito que ele possa ser resumido em apenas uma palavra: Perdido. Ele precisa achar respostas, luz e uma redenção. Ele só quer ser amado, se sentir amado e importante. Pois por mais melancólico que ele seja, e desejos auto-destrutivos ele só quer alguém, algo que o tire dessa solidão e lhe mostre o caminho.

Mas quando você acha que o livro já contém características demais e todos os atributos necessários, surge mais alguma coisa que te surpreende. Trilha Sonora, sim... possui trilha sonora. Essa é uma das diversas características do personagem que em cada capítulo, atribui para a cena uma música que descreva todo o momento, desde The Killers até Britney Spears.

""Eu gosto de você", ela disse e aquilo era estranho e promissor.
"Eu sou seu."
Coisas que a gente diz sem pensar. Sem saber. Ela me beijou e eu senti que podia ir pra qualquer lugar, que podia fazer qualquer coisa se ela ficasse comigo. Aquela garota jovem e boba e quente era minha deixa. Minha deixa para viver."

E o final é o que te surpreende e todas as suas perguntas são respondidas. A autora soube sair de clichês e presentar com um encerramento de vida real. Pontos positivos por toda arte do livro, a capa é belíssima e todo o acabamento interno feito com capricho. Recomendado para todos os públicos e gostos.

site: http://sirjamesmatthewbar.blogspot.com.br/2013/08/livros-47-o-ceu-pode-esperar-mais-um.html