Adivinhação e Sincronicidade

Adivinhação e Sincronicidade Marie-Louise von Franz

Resenhas - Adivinhação e Sincronicidade

Rebecca.Valenca 07/09/2023

Gostei do livro. As análises que são apresentadas com exemplos, somam e muito a didática utilizada pela Autora. Para os interessados no tema Sincronicidade e oráculos é um livro interessante.

Erico.Jose 26/01/2021

A aleatoriedade proporciona informações que mudam vidas
Enquanto Jung parecia apenas tatear superficialmente as possibilidades teóricas da sincronicidade, Marie Louise Von Franz começa a jogar luz neste assunto aplicando-a a um uso específico, a adivinhação dos oráculos. Mesmo assim ela repete o feito de Jung, introduzindo bases para um assunto ainda a ser explorado.

Sincronicidade são os eventos acausais, ou seja, sem causa específica, que acontecem ao nosso redor. São as famosas coincidências. Essas coincidências são utilizadas em oráculos divinatórios para acessar informações sobre a vontade dos deuses ou informações distantes no tempo e/ou no espaço. Os oráculos são sistemas onde podemos tirar informações através de resultados aleatórios, como um jogo de dados. Esses são os dois conceitos principais explorados no livro, as coincidências e seu uso nos oráculos.

A autora parte de diversas discussões sobre conteúdos mitológicos, narrativos, matemáticos e arquetípicos para poder tentar jogar luz no que consistiria a prática de adivinhação e para investigar o funcionamento destes. Ela elabora um pouco melhor os conceitos de Jung e ilustra-os, inclusive.

O livro é bastante satisfatório para quem está buscando aprofundar seus conhecimentos em práticas divinatórias, mas acho que não é um livro recomendado para quem ainda está se inserindo no assunto. Eu indico a leitura do livro “sincronicidade” do próprio Jung antes de ler esse para ter mais familiaridade com o assunto. É um livro bastante profundo e útil que merece ser lido várias vezes.