Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Guilherme 03/08/2020

Diferente
Leitura provocante, pois vai contra o de costume contado por livros de história do ensino médio. Choca um bocado e não tem Boa popularidade justamente por não contar o que todos estão carecas de saber. Mas há diversos fatos e ligações documentadas que dão base a leitura.

sgniwmin 02/08/2020

No mínimo decepcionante
Dando uma pequena olhada na sinopse, eu logo de cara já me interessei, sempre gostei desse tema e de pesquisar mais a fundo o passado do mundo, e a premissa de "acabar" com os mitos sobre os últimos anos foi o que de verdade me fez comprar livro pois achei um tanto quanto diferente. Mas qual não foi a minha surpresa o lê-lo, pois logo nas primeiras páginas eu já fui totalmente decepcionada.
Eu não sei se foi a questão de as minhas expectativas pra esse livro terem sido diferentes do que ele realmente apresentava e eu não ter entendido o intuito, ou se é porque ele é ruim mesmo.
Achei o livro mal escrito e definitivamente mal construído, a cada capitulo e a cada página que passa, são apenas mais e mais reclamações do autor com os fatos históricos, trazendo argumentos totalmente desnecessários sobre diversos assuntos e principalmente, não explicando de maneira justa seu ponto de vista.
Mas mesmo com essa crítica, vale ressaltar que eu pude aprender algumas coisas, e pude me "divertir" com algumas partes dele, tem umas curiosidades que são na realidade até boas, mas não foi o suficiente para me fazer amar o livro tanto quanto eu gostaria.

Flávia 23/07/2020

Muito chato
Esperava mais deste livro.. desinteressante. Muito bla bla bla..

Michel 16/07/2020

EIS UM RARO LIVRO QUE NÃO SERVE PRA NADA
Estava sentindo certo desconforto, desde o começo da leitura parecia que algo não estava muito legal. Eu sei que o Narloch não é um historiador, porém, esperava encontrar um texto divertido, desmistificando conceitos de pseudohistoriadores mundo afora... Contudo, compreendi o meu desconforto ao notar que a intenção do autor é o deliberado desserviço com quem faz pesquisa histórica de verdade. Sei também que série GUIA POLITICAMENTE INCORRETO não é conteúdo analítico, mas aqui a coisa vai além, pois narra através de achismos e usa fontes um tanto tendenciosas... É a segunda vez em toda minha vida que abandono um livro antes do fim.
Mariane.Palmeira 16/07/2020minha estante
Sempre que eu ia a livrarias há alguns anos atrás, tinha vontade de comprar esse livro e outros da mesma coleção. Ainda bem que nunca fiz, depois que soube melhor sobre o seu conteúdo e que era amplamente defendido por influenciadores que espalham notícias falsas na internet, coisa boa não há de ser.

Katia 16/07/2020minha estante
Comprei um e me arrependi de cada centavo gasto.

Michel 20/07/2020minha estante
A séria GUIA POLITICAMENTE possui volumes divertidos, a sobre sexo escrita pelo Luiz Felipe Pondé é talvez a melhor. Até o guia sobre economia escrito pelo próprio Narloch serve como leitura de entretenimento. Mas esse aqui tinha um caráter extremamente enviesado... parei de ler antes da metade.

Karla de Souza 22/06/2020

Confesso que tinha muito preconceito com esse livro. No entanto, me surpreendi com a leitura. O livro traz outro ponto de vista sobre alguns fatos históricos, mostrando que nem tudo foi tão bom ou tão ruim quanto pensamos. É preciso analisar quem escreveu sobre determinado assunto e em que contexto. É muito fácil ter uma visão da Idade Média como sendo uma "idade das trevas", se quem conta sua história são iluministas, por exemplo. O livro também traz informações sobre figuras históricas que hoje são idealizadas, mas que também cometeram diversos erros (o que não descarta o que fizeram de bom).
É claro que, sabendo disso, não se deve desconsiderar que a visão do próprio autor desse livro também carrega o viés de suas opiniões. Alguns fatos citados no livro (como a proibição de contraceptivos na Romênia de Ceauşescu), e algumas citações (como de Arquipélago Gulag), apontados como "razões para não levar o comunismo a sério" já eram de meu conhecimento. A mim, não importa que o livro tenha um viés, mas que eu tenha senso crítico para lê-lo, e a curiosidade de ir atrás de mais informações para formular minhas próprias opiniões.
Acreditar que haverá um material completamente isento e confiável me parece uma utopia. Até mesmo porque é possível manipular estatísticas e dados de forma a contar uma grande mentira apenas falando verdades.

bitwoman 04/06/2020

Acredito que este tenha sido o primeiro livro que li - que não seja didático - com relação à fatos históricos. O autor escreveu de forma simples e objetiva, facilitando assim o entendimento dos acontecimentos narrados, e o principal, através de fontes confiáveis. Bom relê-lo nos dias atuais para ter a noção do quão perto estamos de tudo de ruim que ocorreu em tempos passados.

Whermeson 12/05/2020

Livro 2017 11: Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo - Leandro Narloch
“A perseguição da NKVD [polícia secreta soviética] aos inocentes gerou uma piada na época, ainda que um tanto dolorosa. Conta-se que uma ovelha foi barrada por guardas na fronteira da Rússia com a Finlândia:
- Por que você quer deixar a Rússia - perguntaram os guardas
-É por causa da NKVD - diz a ovelha. -
'O chefe da polícia' mandou que todos os elefantes fossem presos.
-Mas você não é um elefante - replicou o guarda.
- Vai explicar isso para a NKVD...”

site: https://garimpoliterario.wordpress.com/2015/03/23/resenha-guia-politicamente-incorreto-da-historia-do-mundo-leandro-narloch/

Sofia 02/05/2020

2.5/5 - Ruim, mas achei que seria pior
Quando fui ler este livro as minhas expectativas sobre ele eram bem baixas, mas tive uma grata surpresa: não é tão ruim quanto eu pensei, mas longe de ser bom. É uma leitura indiferente assim como tantos outros livros que já li

site: https://www.instagram.com/perdidonaestante/
Mih 10/05/2020minha estante
Kkkkkkk amei o título!

Biel 30/04/2020

Extremamente tendencioso
Eu comprei o livro (ainda bem foi bem barato nessas feiras de livros) pois achei o título bem interessante. Sempre é bom desmistificar ou ampliar os horizontes mediante aos fatos, sejam passados ou presentes.
Desde o início o que me incomodou foi o fato de ter poucas referências para as informações que eram trazidas. A linguagem utilizada é leve, porém em alguns momentos, para mim, é de tom jocoso demais.
Depois o que me incomodou foram algumas sentenças bem desconexas do seu panorama geral e que incomodam a maioria daqueles que estudaram um pouquinho de história. Seja sobre Hitler, a África ou a Revolução Verde, vemos que ele pretende afirmar um ponto de vista. Isso tornou o livro doloroso de ler a partir de certo momento.Eu queria ver a imparcialidade analística através de referências bibliográficas robustas e não opiniões e sentenças bobas de alguém que se diz crítico ou estudioso de algo. Decepcionante!
PS: Duas estrelas porque algumas informações que ele traz são de boa referência.

Mateus 05/04/2020

Bom ?
O livro é escrito de forma leve e isso é um ótimo ponto positivo! Entretanto, achei que algumas conclusões foram tomadas de forma precipitada, pois não se pode afirmar algo com base em apenas uma fonte (o que é feito diversas vezes no livro).

Cleiton.Duarte 31/03/2020

Interessante para desconstruir nossos heróis!

Luciana 02/03/2020

Um lixo ideológico com falseamento de dados históricos
Comecei a ler esse livro já pensando que seria mais ou menos como O guia politicamente incorreto da história do Brasil e para a minha surpresa, é muito pior. Manipulação de dados históricos na defesa de uma ideologia, sem bases sólidas alguma.

- Hitler socialista;
- Agrotóxicos não fazem mal para a saúde;
- O trabalho infantil acabou para sempre, dentre outras pérolas.

Iury 02/03/2020

Curiosamente tendencioso.

Thais 14/02/2020

Não sou muito fã desse tipo de leitura. Mais é bem construtivo.

Joao.Magalhaes 08/02/2020

Antes de começar a leitura, lembre-se que se trata de um GUIA
Muitas pessoas se decepcionam durante a leitura deste livro ao acharem que verão uma incrível tese revisionista da história mundial. Obviamente, não é essa a proposta de Narloch, e sim apresentar fatos ignorados sobre fatos e personagens históricos, e consequências pouco discutidas de grandes eventos mundiais.
Novamente, não se trata de um livro de história, e sim de um "guia".