História na sala de aula

História na sala de aula Leandro Karnal

Resenhas - História na sala de aula

Jhess 15/09/2022

O Ensino de História pode ser tanta coisa ...
~ Fico me questionando como construir conhecimentos com meus futuros alunas, alunos e alunes de uma forma que posso ir além do que eu já vivenciei enquanto aluna na sala aula.

Apesar, creio eu, que qualquer coisa que eu faça será difente dos professores do Ensino Fundamental na minha época, afinal chegar na sala e abrir na pág tal e mandar responder às questões, é quase um crime ao se tratar dos saberes que devem ser oportunizados nas aulas de História.

Esse livro me Deus algumas respostas sobre meus questionamentos, mas me deixou com mais dúvidas do que com resoluções ... Então, eu acho que está tudo certo.

Ana 15/07/2022

Estudos
Uma leitura bem gostosa, trazendo reflexões interessantes sobre o ensino de História e os objetos de conhecimento de História.

Jóckisan 10/07/2022

Bom livro. Muita coisa permanece atual, mas ele se mostra datado quando fala nas PCNs. Talvez fosse interessante uma atualização para ser falado da BNCC, que é a política atual.

Pamy 18/01/2021

Um livro ideal para todas as épocas do magistério
Mais uma vez Karnal vem, juntamente de outros grandes nomes falar o simples e essencial: as dificuldades do ensino de história em nosso país, e dando dicas sobre como dar aulas com sobre os diversos temas dentro desta disciplina.

Com uma leitura de fácil entendimento, e com fontes riquíssimas, os diversos docentes que escreveram essa obra mostraram à que vieram com a mesma, que apesar de ter sido escrita no início dos anos 2000, e ter realizado a leitura agora no início de 2021, posso dizer que o livro é tão bom, quanto melhor que alguns livros escritos recentemente sobre o ensino de história no Brasil.

São capítulos lúcidos, de fácil entendimento, sendo cada capítulo escrito por um autor diferente, com temas também diferentes, especificando a história antiga, como a história das religiões, é um livro onde tem diversas práticas de ensino para serem ensinadas aos jovens e antigos professores.

O método para as aulas utilizado no texto é a PCN, um método que não é mais usado, porém que podemos ver facilmente as dicas dadas pelos profissionais com a BNCC, nova norma de ensino solicitada pelo ministério da educação em nosso país.

São diversos os nomes inseridos nessa obra de grande renome, como Carla Pinsky, Pedro Paulo Funari e Circe Bittencourt mostrando a que vieram, e porquê são exemplos até hoje de docentes à se seguir os passos.

Um livro bom, que todos os jovens/futuros professores, como os antigos deveriam ler para as diversas dicas e conselhos como planejar uma aula mostradas através dessa obra extremamente rica.

Clio0 04/07/2020

Não se engane pela data de publicação, é uma ótima coletânea de textos que discutem os planos metodológicos para o ensino de História.

Os autores, contudo, não apenas questionam os problemas e propostas; eles apontam erros, incongruências, paroxismos e vão mais além, oferecem alternativas e soluções.... e quando isso não é possível, comiseram com o leitor.

Em quase todos os capítulos, há uma abordagem teórica e um exemplo... saindo daquela perspectiva puramente panfletária do-que-devemos-fazer para o como-podemos-fazer.
Manuela do Prado 04/07/2020minha estante
Clio, você é formada em História? Apenas curiosidade, admiro muito o seu discernimento a cerca desse tipo de obra!

Clio0 04/07/2020minha estante
Sim, sou formada em História. Obrigada pelo elogio. ^^
Você está cursando História também?

Manuela do Prado 05/07/2020minha estante
Não rsrs mas era a minha matéria favorita na época do colégio. Cursei o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, me formei no início de 2019 e agora estou 1/3 de Med. Veterinária... ler/estudar história é apenas um prazer para mim! Obrigado por compartilhar seu conhecimento, abs.

Raquel.Paes 10/04/2020

História na sala de aula é um livro organizado por Lendro Karnal, que traz alguns temas que são trabalhados na sala de aula, mas, de acordo com as pesquisas recentes o livro aborda metodologias, práticas e conceitos para contribuir com a formação dos professores e futuros professores de História.

Ricardo Silas 09/06/2018

História na sala de aula
História na sala de aula, livro organizado por Leandro Karnal, reúne diversos artigos focados em auxiliar, de forma breve e básica, estudantes e professores de História na longa, difícil e às vezes frustante jornada que é a discência e a docência. A contribuição de destacados historiadores brasileiros que deu origem a esse livro oferece ao leitor a chance de conhecer algumas ferramentas críticas capazes de transformar o papel do professor na sistematização do conhecimento a ser trabalhado com seus alunos. Ao conquistarem a graduação, muitos desses profissionais encontram cenários desalentadores em escolas públicas e privadas em diferentes regiões do Brasil. Não é raro encontrar professores que exercem sua função em espaços ruinosos, com salários apertados e má remuneração, constrangidos por jornadas estressantes de aulas e de correções de provas e trabalhos, bem como outros obstáculos que, para aprofundar ainda mais o estado de desânimo do espírito da docência, os levam a lidar com crianças, adolescentes e jovens que perderam - ou ainda não tiveram a oportunidade de encontrar - o prazer pelo conhecimento e pela aprendizagem. Tudo isso, é claro, se aplica não somente à área de História, mas a tantas outras igualmente imprescindíveis à formação básica de milhões de brasileiros. Existem também entraves de ordem historiográfica presentes nos livros didáticos e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), responsáveis pela atualização dos conteúdos a serem abordados pelo professor ao longo do ano letivo, que dificultam a atuação do professor. É importante que os livros sejam periodicamente revisados e atualizados, mas, embora muitos não estejam, isso não serve de subterfúgio para o professor diminuir seu potencial de dar boas aulas. Por piores que sejam alguns livros didáticos, é possível desmistificá-los para suscitar temáticas estimulantes e criativas para os alunos. As principais críticas, contudo, demonstram que centenas de livros permanecem atrelados a concepções positivistas ou rankeanas da História, que alimentam a idealização de heróis nacionais, de seus grandes feitos e de acontecimentos. Os principais impactos disso é que os alunos, diante desse passado encarado de forma completamente alheia ao presente, se sentirão pequenos, deixando até de se enxergarem como sujeitos históricos com valor individual e coletivo. Para tentar responder a essas e tantas outras questões, nenhum dos autores apela para a ingênua e traiçoeira ilusão de que existe uma fórmula mágica com o poder solucionar os problemas que há décadas prejudicam o avanço da educação no Brasil. Os argumentos que se apresentam como soluções possíveis não são expressos sem o alerta de que, em parte, eles podem funcionar aqui mas não acolá; podem funcionar hoje mas não amanhã; podem funcionar ou ser trabalhados com esta turma mas não com aquela. A complexidade do processo educativo é imensa. Com esse livro, e com as propostas e ideias de abordagem de planejamento didático que ele apresenta, os professores e estudantes de História poderão refletir sobre a importância não só de seu trabalho, mas da própria legitimidade que o conhecimento histórico possui no intenso desafio de fazer do mundo um lugar melhor.

Saracino 23/12/2012

Resenha Parcial - Introdução
Introdução - Leandro Karnal

Na introdução, Leandro Karnal apresenta a proposta do livro. Não uma coletânea de artigos sobre a "História em sala de aula", mas, uma sequência de artigos, organizada para debater e oferecer propostas para que o ofício de ensinar história não se torne obsoleto, para que o professor/historiador não perca (ou encontre) o sentido do que faz.

Parte I - Abordagens

Por uma história prazerosa e consequente - Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky

Para os autores, a disciplina de história passa por um momento de adequação ao neoliberalismo e suas consequências: o materialismo exacerbado e a valorização da velocidade da informação. O que resulta em dois grandes problemas - o professor sem idealismos e a substituição dos livros por alternativas virtuais, filmes e etc.
Os autores propõe que o professor de história valorizem os livros e o estudo, valorizem o conhecimento dos conteúdos e estejam sempre se aprimorando. No final do artigo, os autores propõe diversos temas e maneiras para trabalhar estes temas de forma a que estes se tornem abrangentes e interessantes.

Ensino de História - Conteúdos e Conceitos Básicos - Holien Gonçalves Bezerra

Holien inicia o texto expondo o principal objetivo, não só do ensino de história, mas, de toda a educação formal, exposto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Formar cidadãos para a prática social e para o mundo do trabalho. Ou seja, o objetivo da disciplina de história é desenvolver competências e habilidades para este fim e não a compreensão do passado.
Com os objetivos definidos, o autor passa para a segunda etapa, a seleção do conteúdo. O conteúdo histórico é demasiadamente vasto para ser todo trabalhado, por isso a necessidade de uma seleção. Selecionar de forma clássica, cronológica, ou de forma integrada, temática. Sendo a questão mais importante o envolvimento do aluno com o conteúdo, mais do que a totalidade do conteúdo.
May 14/10/2018minha estante
queria um resumo com no minimo 300 a 500 palavras dessa parte
Historia na sala de aula: Novas formas de abordar historia de Rafael Ruiz.
você tem ai para me ajudar?