Ipaty, o curumim da selva

Ipaty, o curumim da selva Ely Macuxi

Resenhas - Ipaty, o curumim da selva

CamilaOsterne 16/06/2021

Leiam!
Esse livro é muito fofinho. Tive a oportunidade de conhecer através de uma aula sobre literatura indígena. O professor leu o livro pra gente. Precisamos valorizar essa literatura porque pra chegar até a gente, podem ter certeza que houveram muitas mãos pra ajudar.

><'',º> 24/12/2020

Enquanto narra um pouco de sua vida, suas brincadeiras prediletas e conta as traquinices de moleque no meio da floresta, Ely Macuxi, na voz do pequeno Ipaty, nos dá a conhecer as lendas, os mitos, as tradições, os costumes e o cotidiano dos Macuxi, indígenas que habitam as serras do Estado de Roraima, próximo à fronteira do Brasil e Venezuela e dos quais Ely descende. Como gosta de contar histórias - na maioria das vezes aumentando um pouquinho o tamanho da cobra, do boto, do dente do curupira e dos braços da mãe d’água - Ely botou em livro um naco de sua infância na aldeia. Em Ipaty, o curumim da selva, lançado por Paulinas, diverte-se com o amigo Tauã nos extensos campos, montanhas e vales, catando jabuti, correndo atrás de pacas, cutucando os buracos dos tatus, catando ovos das patas, caçando porco-do-mato... Ao longo de um texto divertido, espontâneo e engraçado, Ely, que bebeu muito da sabedoria dos velhos da aldeia, nos faz conhecer a cultura de sua gente e confirma que é possível usufruir dos recursos naturais sem destruí-los. Seja no mergulho nas piscinas naturais, escalando montanhas, caçando ou colhendo mel e frutas silvestres, evidencia a relação harmoniosa que os indígenas da etnia mantêm com a floresta e os animais. O designer gráfico Mauricio Negro, pesquisador das culturas indígenas, foi acompanhando de perto as aventuras dos meninos e reproduzindo as imagens "naturais" do lugar, que parecem ter sido sacadas das cores da infância de Ely.

Fonte:

site: firenzeshop.com.br/catalogo/produto/134361/IPATY-O-CURUMIM-DA-SELVA